O que ninguém te conta sobre a airfryer?

As fritadeiras elétricas a ar (airfryer) realmente são itens da cozinha que revolucionaram a forma de preparar alimentos. No entanto, existem alguns segredos da airfryer que ninguém te contou, mas que você precisa saber.

Veja também: 3 maneiras práticas de limpar a grelha da churrasqueira sem sufoco

– Segredos da airfryer: use congelados

Você pode não saber disso, mas os alimentos congelados tendem a ficar ainda melhores se feitos na airfryer. As comidas assim ficam mais crocantes e podem ser finalizadas ainda mais rápido. Experimente preparar alimentos congelados na sua airfryer a partir de agora.

– Conta luz fica mais barata

Embora algumas pessoas acreditem que airfryer gasta muita energia, a verdade é que o contrário é justamente o que ocorre. Um dos segredos da airfryer está na economia de energia elétrica. Ela costuma ser menos gastona do que a maioria dos equipamentos elétricos utilizados na cozinha para o mesmo fim, como fornos, por exemplo.

– Airfryer pode funcionar como um forno pequeno

Dá até para assar bolo nela e este é um dos segredos da airfryer que você precisava conhecer. Pois é, se o preparo não for muito grande, ele pode ser feito assado dentro da sua fritadeira elétrica sem nenhum problema.

– Segredos da airfryer: vire os alimentos

A praticidade que a airfryer oferece é realmente incrível, mas ela não é absoluta. Você precisa mexer, desgrudar e virar os alimentos durante o preparo. Isso vai garantir que ele cozinhe por igual de ambos os lados e em todas as direções. Sempre siga as instruções de uso presentes na embalagem ou na receita que está seguindo.

– Não use papel alumínio na airfryer

Não utilize papel alumínio dentro da airfryer, isso vale tanto para os alimentos quanto para o próprio cesto do aparelho. Utilizar o papel alumínio pode barrar a passagem do ar quente e comprometer o preparo dos alimentos.

– Segredos da airfryer: nem tudo fica melhor

Alguns alimentos, infelizmente, precisam do óleo para fritar corretamente. Ou seja, não é sempre que airfryer é capaz de substituir a tradicional gordura. Pastel, por exemplo, fica bem melhor se for frito no óleo.

AirFryer - A Verdade! Maurício Rodrigues 394 Comentários (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

O que ninguém te conta sobre a airfryer?

Olá pessoal, tenho ouvido e lido pela internet muita gente dizendo e reclamando que a AirFryer não é uma fritadeira sem óleo, que não existe fritura sem óleo, que não passam de fornos elétricos e etc... bom estou aqui para dizer que existe sim e que é sim, para isso basta entendermos como isso funciona e termos um pouco de bom senso, vamos lá!

As fritadeiras sem óleo, mais conhecidas como AirFryer funcionam com um sistema de aquecimento que realmente a faz aquecer como se fosse um forno elétrico, pois possuem uma resistência que aquece a uma alta temperatura, mas o principal diferencial é que ela também tem uma espécie de hélice interna que faz com que o ar aquecido por esta resistência circule rapidamente entre o alimento e se choque sobre o mesmo fazendo com que o alimento seja, digamos assim, "super assado" através deste contato do ar super quente, o que ocorre em uma fritadeira convencional só que por meio de óleo aquecido.

O que ocorre então que algumas pessoas reclamam? Acontece que para que o sabor do alimento seja idêntico ao frito convencionalmente, alguns alimentos exigem um pouco de gordura, ainda mais os que não possuem nada de gordura, por exemplo, os alimentos pré-fritos como batatas congeladas, nuggets, steaks, almondegas, salgadinhos... já possuem uma finíssima camada de gordura ou óleo que foi utilizado em seu pré-cozimento ou pré-fritura ainda no processo de industrialização, então ao serem fritos na AirFryer não precisam de nenhuma gota de óleo mais, agora alguns alimentos frescos como as batatas palito feitas em casa, que são as mais faladas, precisam estar secas e de uma mínima quantidade de algum óleo para poderem dar aquela craqueladinha, aquela crocância na casca, e outros alimentos com o frango, linguiça e carnes já possuem uma quantidade de gordura natural que fazem com que não seja necessário a adição de mais nenhuma gordura ou óleo na preparação na AirFryer. E claro que você também pode preparar sem óleo estes alimentos que mencionei, a diferença não é nada absurda, em relação a se fazer utilizando algumas gotas de óleo, vai de paladar para paladar!

Agora convenhamos, quem é que consegue fazer batatinha 100% idênticas as de fastfood em casa do zero? E o frango a passarinho então sem ser no óleo? Eu nunca consegui, só na AirFryer, e digo que não gosto de batatas palito naturais feitas com batatas frescas, só se for de meia lua para cima, pois não ficam iguais as de fastfood então acabo utilizando para este resultado as batatas congeladas, ou seja, se você fizer batatas frescas na AirFryer elas ficarão como as que você faz em casa mesmo não como as de fastfood, só que sem o óleo, e o frango a passarinho por exemplo, que foi a primeira receita que postei, para mim foi o auge da fritadeira sem óleo, pois não comia a muuuito tempo justamente pela grande quantidade de óleo e ainda quando você termina o óleo está inutilizável para qualquer outra coisa né, já na AirFryer quando você termina além de não ter usando óleo ainda elimina o excesso do próprio alimento.

Resumindo, se pensarmos nas seguintes diferenças básicas:

- Fritando em óleo: É necessário grande quantidade de óleo, não há como limitar a quantidade de óleo que o alimento irá absorver, ao comer se consome grande quantidade de óleo, gorduras saturadas e ainda aquelas sujeirinhas que ficam no óleo, aqueles pontinhos pretos, que são altamente prejudiciais a saúde. E claro, o pior de tudo, o terrível cheiro de fritura que invade a casa, em apartamento então fica 3 dias e você tem que ficar olhando o alimento e checando a temperatura do óleo o tempo todo.

- Fritando na AirFryer:Não se gasta com litros de óleo, não faz aquela sujeira enorme que respinga até na gente, o alimento que precisa de algum óleo só absorve o que nós estipulamos e ainda não ingerimos outras substâncias maléficas à saúde. Não tem cheiro de óleo na casa, somente o suave aroma do alimento e você ainda programa o tempo e deixa preparando despreocupadamente. E ainda existem muitas outras vantagens que vou contando aos poucos aqui no blog e que você perceberá ao utilizar.

É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.

Quais os malefícios da airfryer?

Alimentos superaquecidos na air fryer podem produzir uma substância malevolente conhecida como acrilamida. As temperaturas elevadas da air fryer também podem ser prejudiciais a saúde devido a uma substância química chamada acrilamida.

É saudável cozinhar na airfryer?

"Em comparação com a fritura por imersão, é obviamente mais saudável, porque usa menos gordura", diz Radzikowski. Mas também pode ser mais saudável do que cozinhar em um forno convencional. Se as batatas forem regadas com óleo, elas vão absorvê-lo enquanto são assadas.

Quais os benefícios e malefícios da airfryer?

Embora a airfryer permita fritar alimentos sem utilizar óleo ou outra gordura, você precisa saber que nem todos os alimentos preparados no eletrodoméstico são saudáveis. Opções ricas em açúcar, gordura, sódio e com baixo valor nutricional continuam sendo prejudiciais, mesmo preparadas sem a adição de algum óleo.

É verdade que a airfryer consome muita energia?

Pegando a média das air fryers já testadas, o consumo fica em torno de 0,66kWh. Considerando R$0,79 o preço do kWh, valor atual de Curitiba-PR, uma air fryer terá um gasto de R$0,53 se usada por uma hora.