Pesquise quais as razões históricas políticas econômicas e culturais

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Pesquise quais as razões históricas políticas econômicas e culturais

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https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6d/Burian_urn%2C_AD_1000-1250%2C_Marajoara_culture_-_AMNH_-_DSC06177.JPG
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6d/Burian_urn%2C_AD_1000-1250%2C_Marajoara_culture_-_AMNH_-_DSC06177.JPG
 
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a) Qual o assunto tratado nos textos? 
a) b) As imagens acima são de uma urna da cultura marajoara e o busto da Deusa egípcia 
Nefertiti. Em que locais esses objetos estão expostos? 
b) c) Quais as críticas apresentadas pelos textos em relação aos patrimônios de determinadas 
culturas estarem em outros países? Explique o que isso significa para a preservação da 
memória dos povos. 
c) d) Pesquise quais as razões históricas (políticas, econômicas e culturais) propiciaram a saída 
de bens culturais das civilizações que os produziram? 
d) e) Você concorda com a restituição dos patrimônios aos seus locais de origem? Justifique. 
e) f) Pesquise sobre ações de preservação do patrimônio em locais de conflitos bélicos mais 
recentes, como o caso do Iraque ou da Síria. Quais são os esforços realizados pelas nações 
ou órgãos como a UNESCO para evitar a destruição? 
ao governo alemão. Neues 
Museum (Berlim, Alemanha). 
Fonte: Wikimedia. Disponível 
em: 
<https://upload.wikimedia.org/wi
kipedia/commons/1/1f/Nofretete
_Neues_Museum.jpg>. Acesso 
em: 11 set. 2020. 
 
Veja os Mapas 
animados sobre a 
reivindicação da 
devolução dos 
bens materiais. 
Disponível em: 
<https://imagens.brasil.elpais.co
m/resizer/18xzIMkdSx03uW4Xj_
blJAXMolc=/1500x0/arc-
anglerfish-eu-central-1-prod-
prisa.s3.amazonaws.com/public/
DQU3M3U3YT2FFFWDOLF2T
ZYAI4.gif>. Acesso em: 11 set. 
2020. 
dos impérios coloniais que se estenderam até o século 
XX. A Grécia reivindica obras à Inglaterra, assim como 
Benin, Iraque, Chile, Egito e Turquia. A França tem 
negociado a devolução de obras para Mali, Benim, 
Nigéria, Senegal, Etiópia e Camarões. A Colômbia 
solicita aos espanhóis objetos dos povos Quimbaya, 
assim como Alemanha e Egito, Áustria e Turquia, 
dentre alguns exemplos. 
 
Fonte: Texto elaborado a partir de: MARTÍNEZ, Héctor 
Llanos. O que aconteceria se os museus europeus 
tivessem que devolver a arte colonial espoliada? El 
País, publicado em: 25 março de 2019. 
 
Para ler o texto original, 
acesse o link ou o QR Code: 
<https://brasil.elpais.com/brasil/2019/03/14/cultura/155
2575802_167574.html>. Acesso em: 11 set. 2020. 
 
 Dando prosseguimento ao desenvolvimento da habilidade e 
problematizando os objetos de conhecimento da Situação de Aprendizagem, 
realize a leitura compartilhada dos textos sugeridos e das imagens. Lembramos 
que a leitura compartilhada é o procedimento no qual você, professor, lê 
conjuntamente com os estudantes um texto, mediando espaços para o diálogo. 
 Essa metodologia possibilita aos estudantes apresentarem suas 
impressões e interpretações do texto, pois passam a rever e ampliar seus pontos 
de vista e a aprender com os apontamentos e observações de seus colegas. 
Nesse processo, é importante que elaborem um glossário com o significado de 
palavras desconhecidas, registrando-as nos cadernos. 
 Há também no material a indicação de links e QR Codes para ampliação 
da reflexão sobre a temática, com o texto original publicado pelo El País, assim 
como os mapas animados, que mostram os países que possuem os bens 
culturais e os países que reivindicam a devolução. Se houver possibilidade, 
utilize essas indicações para a reflexão proposta ou outras que achar oportunas. 
 Os estudantes devem identificar como assunto tratado pelos textos a 
questão de os bens culturais estarem em diversas partes do mundo, e que 
alguns países têm reivindicado sua repatriação. Nesse momento, há 
possibilidade de retomar o infográfico do momento 1 e questionar, por que o 
Brasil possuía no Museu Nacional um trono do Reino de Daomé, se haveria 
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1f/Nofretete_Neues_Museum.jpg
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1f/Nofretete_Neues_Museum.jpg
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1f/Nofretete_Neues_Museum.jpg
https://imagens.brasil.elpais.com/resizer/18xzIMkdSx03uW4Xj_blJAXMolc=/1500x0/arc-anglerfish-eu-central-1-prod-prisa.s3.amazonaws.com/public/DQU3M3U3YT2FFFWDOLF2TZYAI4.gif
https://imagens.brasil.elpais.com/resizer/18xzIMkdSx03uW4Xj_blJAXMolc=/1500x0/arc-anglerfish-eu-central-1-prod-prisa.s3.amazonaws.com/public/DQU3M3U3YT2FFFWDOLF2TZYAI4.gif
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https://imagens.brasil.elpais.com/resizer/18xzIMkdSx03uW4Xj_blJAXMolc=/1500x0/arc-anglerfish-eu-central-1-prod-prisa.s3.amazonaws.com/public/DQU3M3U3YT2FFFWDOLF2TZYAI4.gif
https://imagens.brasil.elpais.com/resizer/18xzIMkdSx03uW4Xj_blJAXMolc=/1500x0/arc-anglerfish-eu-central-1-prod-prisa.s3.amazonaws.com/public/DQU3M3U3YT2FFFWDOLF2TZYAI4.gif
https://imagens.brasil.elpais.com/resizer/18xzIMkdSx03uW4Xj_blJAXMolc=/1500x0/arc-anglerfish-eu-central-1-prod-prisa.s3.amazonaws.com/public/DQU3M3U3YT2FFFWDOLF2TZYAI4.gif
https://imagens.brasil.elpais.com/resizer/18xzIMkdSx03uW4Xj_blJAXMolc=/1500x0/arc-anglerfish-eu-central-1-prod-prisa.s3.amazonaws.com/public/DQU3M3U3YT2FFFWDOLF2TZYAI4.gif
https://brasil.elpais.com/brasil/2019/03/14/cultura/1552575802_167574.html
https://brasil.elpais.com/brasil/2019/03/14/cultura/1552575802_167574.html
 
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relação com a escravização dos africanos em nosso país. Essas questões 
norteadoras possibilitam a problematização e reflexão, na mediação da 
atividade. 
 Nesse sentido, ao observarem as imagens de bens culturais materiais, 
como o busto da Deusa Nefertiti e a urna marajoara, devem identificar que não 
estão expostas em museus de seus países de origem. O primeiro é parte do 
acervo do Museu Americano de História Natural, em Nova York e o segundo no 
Neues Museum, em Berlim. Oportunize que reflitam, a partir dessas informações, 
que os patrimônios dos povos dão sentido de comunidade, guardam a 
identidade, cultura e memória das civilizações e, ao terem sido espoliadas e 
levadas para outros locais, há um comprometimento do próprio legado para 
gerações futuras. Enfatize a questão com o exemplo dos povos indígenas que 
possuem uma relação distinta com a propriedade e com o patrimônio15. 
 Ao pesquisarem sobre as razões históricas que propiciaram a saída de 
bens culturais das civilizações que os produziram, é importante que 
compreendam as relações colonialistas16, que se estenderam até meados do 
século XX, tendo uma quantidade significativa de sua cultura material tomada de 
seus territórios por missionários, exploradores, e principalmente, no século XIX, 
por antropólogos, etnólogos. Por isso, hoje são encontrados em museus ou 
coleções particulares na Europa, Estados Unidos, dentre alguns locais. É 
importante que os estudantes apresentem seus pontos de vista em relação às 
discussões propostas pelos textos, já que a intenção é estimular a construção 
de posicionamentos enquanto sujeitos históricos diante do processo de ensino e 
aprendizagem de maneira a proporcionar uma reflexão histórica. 
 Por fim, indique fontes de pesquisa sobre a questão dos patrimônios 
destruídos em conflitos e guerras (ver sugestões a seguir), explicitando que tais 
perdas ainda ocorrem devido aos limites dos países que fazem parte da 
convenção internacional, que foi aprovada em Haia em 1954, em proteger o 
patrimônio em tempos de guerra. 
 
UNESCO. Uma resolução histórica para proteger o patrimônio cultural. Por Catherine Fiankan-
Bokonga. Disponível em: <https://pt.unesco.org/courier/2017nian-di-3qi/uma-resolucao-
historica-proteger-o-patrimonio-cultural>. Acesso em: 16 set. 2020. 
Jornal da USP. Quem responde pelos danos à cultura? Por Miguel Glugoski. Disponível em: 
<http://www.usp.br/jorusp/arquivo/2003/jusp640/pag0607.htm>. Acesso em: 16 set. 2020. 
 
3º MOMENTO 
 
3.1. Leia os textos e observe as imagens para realizar a atividade 
proposta. 
 
Fonte

Quais as razões históricas política econômica e culturais?

Resposta verificada por especialistas. As principais razões históricas, econômicas e sociais que estão associadas com o processo de saída dos bens culturais que foram produzidos numa determinada cultura associam-se com a globalização contemporânea.

Quais são os destaques na área econômica e cultural?

a produção industrial em massa de bens como livros, CDs, DVDs etc., produtos de artes como a literatura, a música e o cinema.

Qual o assunto tratado nos textos os bens culturais materiais dos povos indígenas?

Os textos abordam a exposição de itens indígenas em museus europeus e da América do Norte, apesar de serem itens importantes para a cultura de povos latinos e da antiguidade como egípcios e gregos.

Qual o assunto tratado nos textos B As imagens acima são de uma urna da cultura marajoara e o busto da deusa egípcia Nefertiti em que locais esses objetos estão expostos?

Resposta: A urna da cultura marajoara está exposta no museu Americano de História Natural em Manhattan, e o busto da Deusa Nefertiti está em exposição no Neues Museu, em Berlim.