Pq o bebe sorri quando esta dormindo

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link
Pq o bebe sorri quando esta dormindo

Vários comportamentos que podem parecer estranhos para os pais durante o sono do bebê são normais e importantes para o desenvolvimento (Foto: Thinkstock)

Basta ter um recém-nascido em casa para perceber que o ritmo de sono dele é bem diferente do dos adultos. Apesar de dormirem mais horas do que os pais, eles acordam em intervalos menores. Isso ocorre porque seu sono é regulado pelas sensações de fome e saciedade e não pela alternância entre dia e noite.

Além da diferença de ritmo, os pais podem notar algumas reações inesperadas durante o descanso do filho. Alguns bebês dormem de olhos abertos ou sorriem e choram. Veja as explicações e entenda por que isso acontece:

O recém-nascido dorme quantas horas por dia?
Por ainda ter alguns sistemas imaturos, ele dorme de 16 a 18 horas por dia. Porém, não é esperado que o sono se prolongue por mais de três horas seguidas, já que a criança precisa despertar para mamar.

É normal a respiração do bebê oscilar durante o sono?
O ritmo respiratório do recém-nascido é irregular, mesmo quando ele está acordado. A pediatra Márcia Sanae Kodaira, do Hospital Santa Catarina (SP), explica que, quanto mais novo ele for, mais essa característica ficará evidente. “Isso acontece porque o sistema respiratório ainda não está completamente maduro, o que leva à oscilação”, esclarece. “Quando o bebê completa 1 ano, a tendência é a respiração se estabilizar”, completa.

Há algo errado quando o bebê dorme de olhos abertos?
O sono do bebê apresenta várias fases, assim como o dos adultos. A primeira é a que caracteriza a sonolência, quando a melatonina, uma substância que induz o relaxamento, é liberada no organismo, segundo explica Márcia. Nesse estágio, você percebe que o bebê fica com o olhar fixo e a pálpebra caída, mas não, necessariamente, fechada. É nesse momento que, em geral, os pais costumam ver o filho dormindo de olho aberto, o que é normal e indica que ainda não está em um sono pesado.

Por que alguns bebês sorriem enquanto dormem?
Depois da fase da sonolência, o bebê vai para um sono leve, em que normalmente se mexe muito e pode emitir algum som. Após esse período, chega a fase de sono profundo, em que a criança permanece parada. Depois, há uma fase mais profunda ainda, em que você pode até mexer no bebê sem que ele acorde. Ao final de todos essas estágios, há o REM (Rapid Eye Movement ou movimento rápido dos olhos) em que o bebê pode, sim, sorrir, chorar, ou fazer movimentos de sucção .

O REM é um período de atividade cerebral muito intensa, em que costumam ocorrer os sonhos. Ele é fundamental para o desenvolvimento neurológico. “Quando veem o filho sorrir durante o sono, muitos pais acreditam que esteja tendo um sonho bom”, conta a pediatra. “Mas isso só pode ocorrer após os 3 meses de vida, quando os bebês se tornam capazes de dar os sorrisos sociais, em sinal de satisfação. Até lá, os sorrisos são meros reflexos musculares”.


Por que, as vezes, o bebê acorda chorando e assustado?
O choro do recém-nascido está muito mais ligado à sensação de fome do que à de medo. Muitas vezes, a criança desperta durante a noite, abre o olho e fica quietinha. “Ela só começa a chorar quando está com fome e quer atenção dos pais. Mas, como os adultos só notam quando o bebê chora, pode parecer que ele acorda sempre dessa maneira”.

A pediatra relata também que, depois de um dia agitado, os bebês podem chorar mais vezes e mais intensamente durante a noite. “Todas as memórias acumuladas durante o dia vão repercutir à noite”, justifica a pediatra. Isso exige uma atividade cerebral intensa, podendo provocar choro e irritação.

Você já curtiu Crescer no Facebook?

Confira algumas dicas que podem melhorar as noites de sono dos bebês e trazer um pouquinho de descanso à família.Essas situações podem preocupar os pais devido à semelhança com casos de sonambulismo.| Foto: Paul Hanaoka/Unsplash

A curitibana Sirleia Gramelich estava dormindo no mesmo quarto da neta de 9 meses, quando acordou assustada com a menina batendo na lateral interna do berço. “Ela virou de bruços, ergueu o bumbum e tentou engatinhar”, relata a empresária de 53 anos, que acalmou a pequena, colocou travesseiros ao redor dela para protegê-la e ficou observando o que aconteceria. “Uma hora depois, mais ou menos, a neném se mexeu de novo dormindo, chorou um pouco e até ficou em pé. Me assustei”.

Siga o Sempre Família no Instagram!

De acordo com a médica especialista em sono infantil Aneliese Schwoelk Mair, situações como essa podem preocupar os pais devido à semelhança com casos de sonambulismo, mas se tratam apenas de movimentos associados ao despertar noturno, que afetam cerca de 90% dos bebês em diferentes fases do desenvolvimento.

“No recém-nascido, por exemplo, os pais vão notar movimentos de sucção ou pequenos sorrisos, enquanto um bebê de 3 meses tentará mexer o pescoço”, explica a médica. “Já bebês maiores podem engatinhar, sentar e, eventualmente, ficar em pé durante suas noites de sono, o que é normal e acontece por diferentes motivos”.

Veja Também:

  • Gestação surpresa durante amamentação costuma ocorrer na introdução alimentar
  • Introdução alimentar do bebê sem carne? Isso é possível, mas exige cuidado
  • Como saber qual o momento certo para que os filhos tenham o próprio celular

O principal deles, segundo ela, é a falta de maturidade neurológica para adormecer sem ajuda e para manter esse sono por longas horas. “Então, a criança pode trocar o dia pela noite ou despertar diversas vezes na madrugada”, afirma. Além disso, vivenciar um dia muito agitado ou sair da rotina também dificulta o descanso do bebê. “Sem contar os problemas de saúde que podem aparecer e incomodar essa criança”, alerta a médica, ao citar doenças como refluxo, infecção de ouvido e problemas respiratórios.

Por isso, Aneliese orienta os pais a terem paciência e a prestarem atenção às necessidades do seu bebê para perceberem quando algo for incomum. Além disso, ela apresenta algumas dicas que podem melhorar as noites de sono dos pequenos e trazer um pouquinho de descanso à família. Veja quais são:

  1. Evite que o bebê durma mamando

    Pegar no sono enquanto mama faz com que a criança associe a amamentação com o fato de adormecer. Então, mesmo que ela não esteja com fome, solicitará o seio ou a mamadeira para voltar a dormir. “E essa associação acontece com qualquer atividade realizada para pegar no sono, como ser colocada no carrinho ou ficar no colo”, pontua a especialista, afirmando que a criança solicitará a repetição dessa atividade para dormir novamente.
  2. Tente outras alternativas

    Pode existir a necessidade real de mamar durante a madrugada? Com certeza! No entanto, antes de amamentar o bebê, é possível tentar outras ações como dar atenção sem retirar a criança do berço, cobri-la sem acender a luz ou fazer carinho nas costas dela, sem grandes movimentos. “Lembrando que esse é um trabalho em conjunto de pai e mãe”.

  3. Tenha uma rotina com o bebê

    Criar uma rotina com o bebê também ajuda em suas noites de sono. Para isso, leve a criança pela manhã em um ambiente com bastante luz - de preferência natural -, sinalize que é hora do café da manhã e realize atividades com mais movimento e agitação até o início da tarde. Depois, por volta das 17 ou 18 horas, diminua a intensidade das brincadeiras de forma progressiva até que chegue a hora de descansar.

  4. Diferencie dia e noite

    Outro ponto importante é mostrar para o bebê as diferenças entre o dia e a noite. Para isso, mantenha as atividades normais da casa pela manhã e à tarde, mesmo nas horas de soneca. “Afinal, não é porque o bebe esta dormindo que a residência precisa estar em silêncio ou que o quarto deva ficar escuro”, pontua Aneliese, ao sugerir exatamente o contrário. “De dia, o bebê tem que ficar em local com mais claridade e, à medida que chega a noite, em locais com menos luminosidade”.

  5. Use objetos de transição

    Por fim, em vez de fazer com que o bebê adormeça no colo ou mamando, tente usar objetos que ele goste e que tenham o cheiro da mãe. “Pode ser uma coberta, um travesseiro ou um bichinho”, orienta a especialista, ao explicar que isso pode acalmar a criança por ter algo conhecido como um cheiro. “Claro que nem todos os bebês aceitarão essa estratégia, mas vale a pena tentar”, finaliza.

Para desmarcar, toque de novo no ícone

As notícias salvas ficam em Minha Gazeta na seção Conteúdos salvos. Leia quando quiser.

  1. Sempre Família
  2. Saúde
  3. Bebês podem sorrir, engatinhar e até ficar em pé enquanto dormem

Porque os bebês riem e choram dormindo?

Por que os bebês choram dormindo? Nos primeiros anos do bebê, é comum que ele acorde com frequência durante a noite. Os bebês têm um ciclo de sono diferente dos adultos. Muitas vezes, os bebês têm dificuldade para adormecer mesmo que se sintam exaustos, e isso faz com que eles chorem enquanto dormem.

O que significa sorrir durante o sono?

Os dados coletados e uma revisão da literatura sobre o caso sugerem que rir durante o sono, na maioria dos casos, é algo fisiológico e benigno, relacionado com sonhos e a fase do sono REM.

Em qual fase do sono o bebê sorri?

Sorrisos: no estágio REM – movimento ocular rápido, o bebê pode sorrir, chorar ou fazer movimento de sucção, devido à alta atividade cerebral que ocorre nesse período, fundamental para o desenvolvimento neurológico da criança.

É normal o bebê rir sozinho?

É comum que já nos primeiros dias de vida as crianças comecem a sorrir, mas não se iluda: neste caso, é um reflexo involuntário e, muito provavelmente não seja para você. O que não quer dizer que isso não seja um bom sinal. Aliás, muito pelo contrário, significa que está tudo indo maravilhosamente bem.