Quais são os requisitos do Sistema de Gestão Ambiental?

A conscientização de cuidado com o Meio Ambiente e a Sustentabilidade são duas pautas recorrentes e urgentes, principalmente, no âmbito corporativo. As organizações hoje devem se preocupar como suas ações podem influenciar negativamente os recursos naturais do planeta, mas não somente isso. Por definição das leis, elas também precisam estar atentas em todas as fases relacionadas aos seus serviços e produtos oferecidos, incluindo a destinação final destes materiais, de forma a não poluir o ambiente quando forem descartados. Tendo como base esse pensamento ambiental, as empresas e indústrias de alto impacto precisam planejar adequadamente suas ações visando a prevenção e controle de danos ambientais significativos.

Os requisitos para um Sistema de Gestão Ambiental Integrado são muitos e a coordenação eficaz de riscos promove a melhoria do desempenho ambiental e da produtividade. Outro aspecto importante a ser observado neste contexto é a avaliação e monitoramento das conformidades visando o atendimento aos requisitos legais aplicáveis a cada organização. Mais do oferecer um “selo de empresa sustentável”, a Certificação ISO 14001 oferece diversos benefícios comerciais de melhoria para a imagem da sua empresa e mostra para seus clientes, parceiros e possíveis consumidores que você tem credibilidade e preocupação com o futuro.

Certificação ISO 14001: O que é e para que serve?

Criada para auxiliar empresas a identificarem, priorizarem e gerenciarem seus principais riscos ambientais, a certificação ABNT NBR ISO 14001 é aplicável a qualquer tipo de organização ou indústria que tem por objetivo obter um desempenho sustentável e responsável como parte fundamental de suas práticas usuais, bem como buscar seu reconhecimento internacional por uma organização externa competente. Esta norma visa atender e orientar a implementação de Sistemas de Gestão Ambiental e faz com que uma empresa dê uma maior atenção às questões mais relevantes de seu negócio já que exige o comprometimento com a prevenção da poluição e com melhorias contínuas, como parte do ciclo normal de administração empresarial responsável. A ISO 14001 também tem como objetivo dar as diretrizes para a confirmação de sua conformidade frente a algum requisito pré-estabelecido por algum cliente ou fornecedor.

Curiosidade: ISO é uma sigla em inglês para International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização) e é formada por diversos países que reúnem especialistas para desenvolver padrões feitos de forma voluntária. Eles são baseados em consenso sobre aspectos importantes do mercado, que irão apoiar a inovação e proporcionar soluções para os desafios globais. No Brasil o conceito de ISO se inseriu por meio da ABNT.

Vantagens de um Sistema de Gestão Ambiental

É importante estar por dentro dos impactos que a sua organização ou indústria pode causar ao Meio Ambiente e também formas de eliminá-los sem perder rentabilidade. Cada vez mais os consumidores exigem que as empresas tenham responsabilidade ambiental. Quando uma companhia é certificada pela ISO 14001 com um Sistema de Gestão Ambiental reconhecido internacionalmente ela desfruta de diversas vantagens para seu negócio, por exemplo:

  • Captação de novos consumidores;
  • Crescimento de forma sustentável;
  • Credibilidade e preocupação com o Meio Ambiente;
  • Redução de riscos de acidentes ou de sanções legais;
  • Aumento da qualidade dos produtos, serviços e melhora dos processos;
  • Economia ou redução do consumo de matérias-primas, como água e energia;
  • Se mantem atualizada diante das leis ambientais e evitando possíveis processos;
  • Mantem a imagem da marca em alta com clientes, fornecedores e investidores;
  • Incremento das possibilidades de permanência da empresa no mercado;
  • Aumento das possibilidades de financiamentos, devido ao bom histórico ambiental.

Como implementar a ISO 14001 com ajuda do SICLOPE

Quais são os requisitos do Sistema de Gestão Ambiental?
Módulo de Planos e Ações

Para obter certificação ISO 14001, a organização deve aplicar algumas medidas para atender aos requisitos da norma. Conseguir o certificado é um pouco mais complicado do que obter o certificado ISO 9001 (qualidade). A legislação pertinente ao Direito Ambiental no Brasil é bastante complexa e é necessário fazer um levantamento minucioso da situação de cada empresa. Cabe a uma consultoria todo o processo de inspeção, verificação, testes e auditoria interna. Já o processo de certificação externa fica a cargo de organismos de certificação independentes que sejam referências mundiais em qualidade e integridade, como a SGS Brasil e o Bureau Veritas Quality International, por exemplo.

Em média, esse tipo de implementação dura entre 10 e 18 meses, mas em casos mais complexos e menos comuns, esse tempo para realizar todo o procedimento pode ser superior. Tudo depende do tamanho da organização, do grau de envolvimento da direção e, claro, da comunicação e monitoramento dos recursos humanos disponíveis para este processo. O software SICLOPE – Sistema Integrado de Controle de Operações – possui módulos específicos que ajudam a administrar demandas e otimizar esta implementação da ISO 14001 dentro das empresas, assim como o arquivamento digital e painel de gestão. São eles:

  • Módulo de Aspectos e Impactos Ambientais, que é destinado àqueles que querem obter a certificação ISO 14001 ou manter suas diretrizes sobre para gestão ambiental.
  • Módulo de Monitoramento Ambiental, que promove uma análise constante das condicionantes ligadas à implementação e acompanhamento das licenças ambientais.
  • Módulo de Licenças e Condicionantes, que compete ao controle e a gestão dos processos de licenciamento, documentação legal, autorizações e suas condicionantes.
  • Módulo de Planos e Ações, que garante a gestão das demandas e o envolvimento dos responsáveis em tempo real, com alertas pró-ativos otimizando ao máximo a performance das ações.

“O SICLOPE, caiu como uma luva, pois além de nos auxiliar com as ações ainda recorda os responsáveis de seus devidos prazos por e-mail. Lá você pode ter o histórico de vários projetos em diferentes épocas sem ocupar o espaço no seu computador”, afirma Melissa Makhohl Mamone, colaboradora da Belgo Bekaert Arames. “Como responsável da Qualidade e Meio Ambiente posso dizer que este sistema tem feito a diferença do dia-dia, não só com a gestão de planos mas também nas inspeções, facilitando a execução de auditorias internas”, ela completa sobre os outros benefícios de usar a plataforma da Erplan. O SICLOPE ainda oferece um modelo customizável de Sistema de Gestão Integrada (SGI) baseado no ciclo PDCA, do inglês Plan Do Check Act (Planejar, Fazer, Checar e Agir). Saiba mais sobre todas as funcionalidades desta ferramenta clicando aqui. Leia outros depoimentos clicando aqui.

Quais são os 4 requisitos importantes que devem estar dentro de uma política ambiental?

A aplicação da norma e os requisitos da ISO 14001.
da política ambiental da organização;.
das atividades desenvolvidas por elas;.
dos produtos e serviços;.
das condições nas quais o sistema funciona;.
do atendimento aos requisitos legais e estatutários do mercado que atua..

Quais os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental especificados pela norma NBR ISO 14001 2004?

Esta Norma não estabelece requisitos absolutos para o desempenho ambiental, além dos comprometimentos, expressos na política ambiental, de estar em conformidade com requisitos legais e outros requisitos aos quais a organização tenha subscrito, com a prevenção da poluição e com a melhoria contínua.

São requisitos verdadeiros de um SGA Sistema de Gestão Ambiental ):?

Os elementos do sistema de gestão ambiental relativos ao planejamento incluem: identificação dos aspectos ambientais e avaliação dos impactos ambientais associados; requisitos legais (ambientais e outros); critérios internos de desempenho; objetivos e metas ambientais; planos ambientais e programa de gestão.

O que se faz necessário para implantar um Sistema de Gestão Ambiental?

Pode-se definir que existem 6 fases fundamentais na implementação de um sistema de gestão ambiental..
Decisão. ... .
Revisão Ambiental Inicial (RAI) ... .
Verificação da conformidade legal inicial. ... .
Preparação da documentação do sistema. ... .
Implementação. ... .
Auditoria interna. ... .
Certificação..