Qual o alimento contaminado é responsável pela infecção alimentar?

A contaminação de pessoas através de alimentos contaminados é uma preocupação constante em todos os países do mundo. Muitos microrganismos presentes em alguns alimentos provocam o aparecimento de intoxicações alimentares, mas infelizmente esses alimentos não apresentam alterações em seu cheiro, sabor ou aspecto. Os principais agentes biológicos capazes de contaminar a água e os alimentos, além de causarem inúmeras doenças aos homens, são vírus, bactérias, protozoários, vermes, fungos e toxinas microbianas.

As bactérias são os microrganismos que mais provocam intoxicações alimentares, e entre elas podemos citar Salmonella sp, Listeria monocytogenes, Clostridium prefringes, Campylobacter sp, E. coli, sendo que as duas últimas bactérias são as principais causadoras de diarreia em humanos. O botulismo é uma doença bacteriana provocada por uma bactéria do gênero Clostridium, que causa intoxicação alimentar e afeta o sistema nervoso, podendo levar à morte.

A contaminação dos alimentos pode ocorrer através da forma inapropriada de preparação, armazenamento ou manipulação dos alimentos e no próprio ambiente onde são produzidos, sendo que a maioria dos microrganismos pode ser destruída através das boas práticas de higiene e fabricação e práticas adequadas de manipulação e armazenamento.

Muitas pessoas desconhecem, mas o simples fato de cortar uma carne crua e depois utilizar a mesma faca, sem lavar, para cortar uma carne assada pode gerar vários riscos à saúde. Isso ocorre porque carnes cruas e vegetais que ainda não foram higienizados têm inúmeros microrganismos causadores de doenças, e que podem ser transmitidos para os alimentos que já estão prontos. “Esse tipo de contaminação pode acontecer por meio da transferência de microrganismos de um alimento ou superfície, através de utensílios, equipamentos ou do próprio manipulador”, explica Maria Cecilia Brito, diretora da agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Quando a contaminação de algum alimento ocorre dessa maneira é chamada de contaminação cruzada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A melhor forma de evitar a contaminação dos alimentos é seguindo algumas regras básicas durante a manipulação, o preparo e o armazenamento desses alimentos.

►  Lave muito bem as mãos antes de manipular qualquer tipo de alimento;

►  Lave muito bem as mãos e os utensílios ao manipular alimentos diferentes, para evitar a contaminação cruzada;

►  Lave muito bem as frutas, legumes e verduras em água corrente e deixe-as de molho em água com hipoclorito de sódio;

►  Não congele alimentos que já foram descongelados;

►  Descongele os alimentos sempre dentro da geladeira;

►  Todos os alimentos, dentro ou fora da geladeira, deverão estar em recipientes fechados com tampa ou cobertos com plástico transparente;

►  Evite carnes mal passadas;

►  Evite comer ovos em que a gema esteja crua;

►  Evite usar ovos crus em receitas;

►  Mantenha a temperatura da geladeira abaixo de quatro graus, enquanto que o freezer deve ficar entre doze e quinze graus negativos;

►  Evite comer alimentos crus, como ostras e crustáceos;

►  Evite comer em barraquinhas de praia ou de rua, locais que você desconhece as condições de higiene, e não sabe por quanto tempo aquele alimento ficou fora da geladeira.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

As doenças causadas por alimentos contaminados produzem principalmente sintomas como vômitos, diarreia e inchaço abdominal, porém podem variar de acordo com o microrganismo que está se desenvolvendo no alimento.

Normalmente é fácil identificar quando alimentos frescos estão estragados, pois apresentam cor, cheiro ou sabor alterados. No entanto, alimentos industrializados nem sempre apresentam essas alterações devido à presença de substâncias que ajudam a aumentar ao máximo a validade desses produtos. Por isso, é importante estar atento ao prazo de validade e não consumir alimentos vencidos, pois têm elevado risco de estarem estragados.

As principais doenças causadas por alimentos contaminados por microrganismos incluem:

1. Salmonelose

Os alimentos contaminados por Salmonella podem causar o surgimento de sintomas, como náuseas, vômitos, dores abdominais, diarreia, febre acima de 38º, dores musculares e dor de cabeça, entre 8 e 48 horas após a sua ingestão. Saiba reconhecer os sintomas da infecção por Salmonella.

Principais fontes de contaminação: A Salmonella pode ser encontrada principalmente em animais criados em fazendas, como galinhas, vacas e porcos, por exemplo. Assim, as principais fontes de contaminação são os alimentos provenientes desses animais, principalmente quando consumidos crus ou mal cozidos, como carnes, ovos, leite e queijo, por exemplo. Além disso, alimentos armazenados em temperaturas muito quente, por exemplo, também podem favorecer a proliferação dessa bactéria.

2. Contaminação por Bacillus cereus

Os alimentos que se encontram contaminados por Bacillus cereus podem levar ao desenvolvimento de sintomas como náuseas, diarreia, vômitos intensos e cansaço excessivo, até 16 horas após comer.

Principais fontes de contaminação: Esse microrganismo pode ser encontrado em diversos ambientes, sendo identificado principalmente em produtos agrícolas e de origem animal. Assim, as principais fontes de contaminação por Bacillus cereus acontece por meio do consumo de leite não pasteurizado, carne crua, além de verduras e legumes frescos ou cozinhados e armazenados em temperaturas pouco adequadas.

3. Infecção por Escherichia coli

Os sintomas provocados por alimentos contaminados por E. coli variam de acordo com o tipo da bactéria que se encontra no alimento, no entanto, os mais comuns incluem:

Tipos de E. coli no alimento Sintomas provocados pela contaminação
E. coli enterohemorrágica Dor abdominal intensa, sangue na urina e diarreia líquida seguida de fezes com sangue, 5 a 48 horas após a ingestão.
E. coli enteroinvasiva Febre acima de 38º, diarreia aquosa e dor abdominal intensa, até 3 dias após comer o alimento.
E. coli enterotoxigênica Cansaço excessivo, febre entre 37º e 38º, dor abdominal e diarreia líquida.
E. coli patogênica Dores abdominais, vômitos frequentes, dor de cabeça e náuseas constantes.

Principais fontes de contaminação: A Escherichia coli é uma bactéria que pode ser naturalmente encontrada no intestino das pessoas e animais, sendo frequentemente isolados das fezes. Assim, a principal forma de contágio por E. coli acontece por meio do contato com alimentos contaminados por essa bactéria, seja por meio do consumo de alimentos mal cozinhados, como carne mal passada ou salada, ou preparados com poucos cuidados de higiene. Veja como lavar bem as frutas e verduras.

4. Intoxicação por Staphylococcus aureus

Alguns alimentos podem estar contaminados por toxinas produzidas pela bactéria Staphylococcus aureus, o que pode causar inflamação da mucosa gastrointestinal e levar ao aparecimento de alguns sinais e sintomas poucas horas após o consumo do alimento, como vômitos, diarreia e náuseas.

Principais fontes de contaminação: A bactéria Staphylococcus aureus pode ser naturalmente encontrada na pele e nas mucosas, sem causar qualquer sintoma. No entanto, é responsável também pela produção de toxinas que podem ser encontradas principalmente em alimentos embutidos, como presunto e salsichas, por exemplo, já que são alimentos com grande quantidade de sódio, o que favorece a proliferação dessa bactéria nesses alimentos e produção de toxinas.

5. Amebíase

A amebíase é também uma doença que pode ser causada ao se consumir alimentos contaminados e é causada pelo protozoário Entamoeba histolytica, que pode causar diarreia, dor abdominal, cólicas e mal estar geral. Saiba reconhecer os sintomas de amebíase.

Principais fontes de contaminação: A infecção por Entamoeba histolytica pode acontecer por meio da ingestão de cistos desse protozoário presente em água ou alimentos contaminados com fezes de pessoas contaminadas. Assim, é mais frequente de acontecer em locais em que as condições de higiene são mais precárias.

6. Toxoplasmose

A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada pela ingestão de carne crua ou mal cozida contendo cistos do parasita Toxoplasma gondii, que pode provocar sinais e sintomas gerais, como febre, dor muscular, cansaço excessivo, dor de cabeça e dor de garganta, principalmente em pessoas que possuem o sistema imunológico mais comprometido.

Principais fontes de contaminação: A contaminação pode acontecer por meio da ingestão de carne crua, mal cozida ou mal higienizada de boi ou carneiro contaminados pelo parasita. Além disso, o Toxoplasma gondii pode também estar presente em alguns gatos, de forma que o contato com as suas fezes podem também ser uma via de contaminação. Veja mais sobre a transmissão da toxoplasmose.

O que fazer em caso de intoxicação alimentar

A ingestão de alimentos estragados ou contaminados por microrganismos provocam intoxicações alimentares, causando sintomas como vômito, diarreia e mal-estar geral que são facilmente tratados bastando hidratar o paciente com água, soro caseiro e sucos, assim como fazer uma alimentação leve com sopa e canja, por exemplo. Veja mais dicas do que comer em caso de intoxicação alimentar.

Alimentos contaminados por agrotóxicos

As doenças causadas por alimentos contaminados por agrotóxicos são, principalmente, câncer, infertilidade e outras alterações em glândulas que produzem hormônios, como a tireoide, por exemplo.

Os agrotóxicos encontram-se em pequenas quantidades nos alimentos e vão se acumulando no organismo e, por isso, apesar de normalmente não provocar doenças imediatamente depois de comer os alimentos, estão envolvidos na origem má absorção de nutrientes e de doenças degenerativas, como alguns tipos de câncer, por exemplo.

Quando os alimentos estão contaminados com agrotóxicos ou metais pesados, como mercúrio ou alumínio, não é possível ver ou sentir nenhuma alteração. Para saber se estes alimentos estão próprios para consumo é necessário saber a sua origem e conhecer a qualidade da água ou da terra onde foram cultivados ou criados.

Quais alimentos podem causar intoxicação alimentar?

As 5 principais causas de intoxicação alimentar.
Ostras. O advogado relata que os frutos do mar são os maiores causadores de intoxicação alimentar, de acordo com dados compilados nos últimos cinco anos. ... .
Frutas e verduras cortadas. ... .
Carne mal cozida. ... .
Ovos crus. ... .
Leite não pasteurizado..

Quais são os alimentos contaminados?

A lasanha, por exemplo, contém massa, carne, queijo, molhos. Esses alimentos possuem um ambiente favorável para a multiplicação de microrganismos patogênicos e por isso devem ser mantidos em temperaturas adequadas de conservação para que não haja o desenvolvimento microbiano.

Qual A principal causa de contaminação que produz A infecção alimentar?

A contaminação pode ocorrer durante a manipulação, preparo, conservação e/ou armazenamento dos alimentos. Os principais agentes causadores são as bactérias Salmonella, Shigella, Escherichia Coli, Staphilococus e Clostridium e os Rotavírus.