Sistema aberto é fechado teoria de sistemas

11 Pages Posted: 11 Dec 2006

Date Written: July 2005

Abstract

This work atempts to do a small reflection about economic methodology. Mainstream economics uses even more close systems as a method, are ven more reality abstract, due to the use of mathematics, when economics is a social science and open to the environment, perhaps it requires other kind of methods to be use, like Keynes, for instance did.

Keywords: Rationality, Mainstream Economics, Open systems, Keynes

JEL Classification: B 41

Suggested Citation: Suggested Citation

Do you have a job opening that you would like to promote on SSRN?

Paper statistics

Feedback to SSRN

If you need immediate assistance, call 877-SSRNHelp (877 777 6435) in the United States, or +1 212 448 2500 outside of the United States, 8:30AM to 6:00PM U.S. Eastern, Monday - Friday.

    • 2 Teoria dos Sistemas

2 Teoria dos Sistemas

Este capítulo começa com a definição do termo sistema e tem sequência com a diferenciação entre os tipos de sistemas e tem fim com o detalhamento dos tipos de sistemas automatizados.

2.1 Conceitos Fundamentais

O princípio dos estudos da Análise e Projeto de Sistemas deve partir, inevitavelmente, da compreensão do que é um sistema. Em seguida pode-se enquadrar este entendimento na realidade dos sistemas computacionais.

De origem grega, o termo sistema significa combinar, ajustar, formar um conjunto. Assim, sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo. Qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser considerado um sistema, desde que as relações entre as partes e o comportamento do todo tenham o mesmo objetivo comum.

Sabendo disso, os sistemas, de acordo com o nível de interação, podem ser classificados como fechados e abertos. Assim, no contexto computacional, os sistemas fechados não estabelecem ou minimizam ao máximo a troca de qualquer tipo de dados ou informações com o ambiente externo. Um sistema fechado, impossibilita a portabilidade de aplicações, a interoperabilidade entre sistemas, e a portabilidade do usuário entre muitas plataformas. Por outro lado, os sistemas abertos se caracterizam por realizarem trocas constantes de dados e informações com o meio em que estão inseridos. Exemplos deste tipo de sistemas são os mais variados e, entre os mais comuns para os estudos, é possível citar os sistemas utilizados nas empresas e corporações. Portanto, na grande maioria das vezes, nas atividades realizadas durante a análise e projeto de sistemas, os esforços irão se concentrar nos sistemas abertos. Um sistema aberto é composto de um conjunto de partes em constante interação (interdependência das partes), constituindo um todo orientado para determinados fins e em permanente relação de interdependência com o ambiente externo. Os sistemas ainda podem ser divididos em vários subsistemas, os quais também se caracterizam em um conjunto de partes interdependentes que se relacionam entre si, compondo um sistema maior.

Além disso, de acordo com a origem, existem dois tipos de sistemas: sistemas naturais e os sistemas artificiais. A maioria dos sistemas é de origem natural, ou seja, são encontrados na natureza. Outros tipos de sistemas são os sistemas desenvolvidos, organizados e mantidos pelo homem, os artificiais. Por fim, os sistemas automatizados, que representam o foco desta disciplina, representam uma subcategoria dos sistemas artificiais e possuem como característica básica a melhoria da eficiência na realização de atividades repetitivas ou de alta complexidade. 

Assim, grande parte dos sistemas automatizados não funcionaria sem computadores. Existem outros que utilizam o computador como componente, mas possuem outros componentes não computadorizados ou manuais para a realização das atividades. Assim, os sistemas artificiais, que interagem ou que são controlados por um ou mais computadores são denominados sistemas automatizados. Deste modo, embora existam muitos tipos diferentes de sistemas automatizados, todos tem componentes em comum como: hardware, software, pessoas e dados.

2.2 Tipos de Sistemas Automatizados

Com base nisso, é possível listar os principais tipos de sistemas automatizados. O primeiro tipo de sistemas são os sistemas on-line. Neste tipo de sistema os usuários interagem com o computador para fornecer e receber dados a partir da utilização da Internet. Além deste tipo de sistema, é possível listar os sistemas de tempo real, que são variações dos sistemas on-line.  Este tipo de sistema tem a capacidade de controlar um ambiente pelo recebimento de dados, seu processamento e apresentação dos resultados com rapidez suficiente para afetar o ambiente naquele momento. Além da velocidade, este sistema interage tanto com pessoas quanto com o ambiente. De modo sequencial, também é possível listar os sistemas de apoio à decisão, que são sistemas tipicamente passivos no sentido de que não funcionam de uma forma regular, em vez disso, são utilizados quando isso se faz necessário. São utilizados por gestores para avaliar o estado de uma empresa, fornecendo informações mais amplas e gerais sobre clientes, comportamento dos competidores e perspectivas do mercado. Outro tipo de sistema são os sistemas baseados no conhecimento, também conhecidos como sistemas especialistas, são construídos habitualmente para terem a capacidade de explicar as linhas de raciocínio que conduzem as suas decisões. Alguns podem até mesmo explicar porque rejeitaram certas linhas de raciocínio e escolheram outras. Neste tipo de sistema se armazena dados e regras. Como exemplo deste tipo de sistema, é possível listar os sistemas de aprovação de créditos bancários.

Assim, de modo geral, os sistemas automatizados têm como objetivo principal promover o fornecimento, controle e análise de informações. Na maioria dos casos, estes sistemas são criados para empresas, considerando dois aspectos principais: os componentes da empresa e o nível de decisão da empresa. Os componentes da empresa correspondem aos diversos setores que executam as diferentes funções necessárias ao seu funcionamento. Já os níveis de decisão, obedecem a hierarquia existente na empresa e são conhecidos como nível estratégico, tático e operacional.

O que é um sistema aberto é fechado?

- sistema aberto, onde se verificam trocas de energia e de matéria com o meio envolvente; - sistema fechado, onde ocorrem apenas transferências de energia; - sistema isolado, em que não há permutas de energia nem de matéria.

O que é sistema aberto segundo teoria dos sistemas?

Com relação à natureza, os sistemas podem ser: Abertos: são suscetíveis a influências do ambiente ao seu redor. Fechados: não interagem com o ambiente ao seu redor.

O que é sistema aberto é fechado na administração?

O sistema fechado obedece às leis da física nesse relacionamento com o ambiente. O sistema aberto tem uma variedade enorme de entradas e de saídas com relação ao ambiente externo. Essas entradas e saídas não são bem conhecidas e suas relações de causa e efeito são indeterminadas.

Qual o conceito de sistema é de sistema aberto?

A organização como sistema aberto: Elementos se relacionam e trabalham de maneira coordenada, com o propósito de alcançar um objetivo. Sistema aberto: relações e trocas também ocorrem com o ambiente externo — com elementos (pessoas, empresas, situações) que estão fora do sistema interno da organização.