A Nissin divide sua produção pelo Brasil em duas fábricas onde elas se encontram

Tem curiosidade de saber como é feito o miojo ou se interessa em fazer pratos diferentes com miojo? Hoje vamos ensinar a você como o macarrão instantâneo é produzido.

O miojo divide opiniões, pelo menos aqui no Brasil. De um lado há aqueles que relatam as consequências de consumir o macarrão instantâneo e do outro há os que buscam a facilidade no momento de se alimentar.

Assim como qualquer alimento, o miojo quando consumido demasiadamente pode fazer mal, principalmente por ser um produto industrial. Por isso, ao ler esse texto desejo que você conheça um pouco sobre o que compõe esse alimento e seu preparo, mesmo saber que ele não deve ser consumido em excesso.

Antes de saber como funciona o passo-a-passo, quer conhecer quais os principais ingredientes? É só conferir!

Quais são os ingredientes do miojo?

Primeiro, para saber como é feito o miojo é importante saber que ingredientes fazem parte dele, assim podemos entender um pouco melhor de como é produzido o macarrão instantâneo.

Alguns deles fazem o diferencial da receita, como por exemplo, o extrato de levedura, que também pode ser encontrado na cerveja e é rico em vitaminas do complexo B, para tornar o macarrão mais nutritivo.

Tem também a vitamina B6 é conhecida como piridoxina, podemos encontrá-la em alimentos como frutas e cereais e, para complementar o complexo vitamínico ela é adicionada a receita; o guanilato dissódico é um pó branco que é utilizado para dar mais sabor ao alimento, como por exemplo em batatas fritas e sopas instantâneas.

Outro ingrediente é o glutamato monossódico, ele é uma minoácido que ativa as papilas gustativas, realçando o gosto do alimento.

Com esses ingredientes o miojo deixa de ser um macarrão qualquer e torna-se o alimento que conhecemos.

Leia também: Como é feita a pasta de dente?

Como é feito o miojo industrialmente?

Agora, se sua curiosidade é sobre como é feito o miojo industrialmente, antes de ser embalado, separamos aqui um passo a passo.

  • Os ingredientes são misturados e formam a massa do macarrão;
  • Essa massa é levada para a esteira através de um monte de biquinhos finos, que formam fios de macarrão ondulado;
  • Em seguida, a massa passa for um forno bem longo, onde é cozida no vapor;
  • Depois, essa massa produzida segue resfriando na esteira, até ser cortada na porção de uma embalagem e então dobrada sobre si mesma.
  • A massa que foi cozida, resfriada e dobrada é acomodada em moldes que são cheios de furinhos, que se parece com uma escumadeira, para que o óleo escorra;
  • Nesses moldes, a massa é imersa em óleo quente por certo tempo e depois é conduzida para fora da fritadeira, para ser resfriada mais uma vez;
  • Depois disso, a massa está pronta.

Algumas receitas feitas com miojo

Para fazer a receita tradicional de miojo não  há mistério: ferva a água, quando ela estiver bem quente, adicione o macarrão instantâneo e o tempero que o acompanhar, deixe agir por 3 minutos e depois escorra. Lembre-se de escolher o seu sabor preferido de tempero na hora de comprar.

São várias opções para todos os tipos de gosto e eu vou te mostrar como é feito o miojo.

Agora, se você quer sair da mesmice e incrementar seu miojo, seguem algumas receitas bem legais para você fazer com o que tiver em casa.

Saber como é feita a produção do miojo você já sabe, agora vamos pensar em receitas diferentes:

Bolinho de Miojo

Você vai precisar de:

  • 1 pacote de miojo sabor galinha caipira;
  • 1 batata grande cozida e amassada;
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão;
  • 3 colheres (sopa) de salame picadinho;
  • 1 xícara (chá) de cubos de mussarela;
  • Orégano a gosto;

 Ingredientes para empanar:

  • 1 clara de ovo;
  • farinha de rosca.

Saiba como preparar:

  1. Cozinhe o miojo sabor galinha caipira conforme as instruções da embalagem e deixe esfriar;
  2. Em uma travessa coloque o lámen frio e misture com a batata amassada, junte o salame, o queijo ralado e o orégano, misture bem até formar uma massa bem compacta que dê para enrolar bolinhos;
  3. Faça bolinhos, recheie com mussarela e passe pela clara e pela farinha de rosca;
  4. Frite em óleo quente.

Miojo cremoso pizza com muzzarela

Você vai precisar de:

  • Miojo sabor Pizza;
  • 100 gramas de mussarela ralada;
  • 2 colheres(sopa) molho de tomate;
  • 1 colher (sobremesa) manjericão picado;
  • 1 colher (café) azeite de oliva.

Saiba como preparar:

Acrescente os ingredientes ao miojo quente e está pronto!

Miojo Light com frango

Você vai precisar de:

  • pacote de miojo sabor Galinha Caipira;
  • 3 colheres (sopa) de peito de frango cozido e desfiado;
  • 2 copos e meio de água;
  • 2 colheres (sopa) de salsão picado;
  • 1 colher (sopa) de passas picadas;
  • 3 colheres (sopa) de cenoura ralada;
  • 1 colher (sopa) de creme de leite light.

Saiba como preparar:

  1. Em uma panela antiaderente doure ligeiramente os pedaços de frango.
  2. Acrescente a água e prepare o Nissin Lámen Light sabor galinha caipira conforme as instruções da embalagem.
  3. Acrescente o salsão, as passas, a cenoura e por fim o creme de leite. Misture e sirva em seguida.

Cheese Fingers de Miojo

Você vai precisar de:

  • 1 miojo com o sachê de tempero
  • 1 pedaço de queijo mozzarela
  • Um pouco de farinha
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara de leite

Saiba como preparar:

  1. Comece descontando a raiva do chefe, socando o miojo ainda dentro do saquinho. Quando mais triturado melhor! Depois coloque tudo dentro de uma vasilha funda.
  2. Despeje o conteúdo do pacote de tempero que veio junto com o macarrão e misture. Reserve.
  3. Pegue o seu pedaço de mussarela e corte em fatias grossas.
  4. Em uma vasilha, coloque o ovo, adicione leite e mexa. Em um prato, coloque a farinha. Pegue o miojo já com tempero que estava reservado. Deixe um do lado do outro.
  5. Pegue uma tirinha de mussarela de cada vez e passe na farinha, na vasilha do ovo com leite e no miojo, nesta ordem!
  6. Repita o processo 3 vezes até a tirinha ficar bem grossa e o queijo sumir dentro da crosta. Você vai ter algo parecido com isso aqui.
  7. Hora de levar essas delícias para a frigideira! Cubra o fundo da frigideira com óleo e frite as tirinhas. Quando um lado começar a dourar, vire com o auxílio de um pegador de macarrão.
  8. Não se esqueça de colocar as tirinhas numa superfície coberta com guardanapos para enxugar o óleo.
  9. Depois, é só colocar em uma vasilha bonita e convidar os amigos para experimentar suas novas receitas com miojo.

Leia também: Como é feita a farinha de mandioca

Prepare pratos a base de miojo!

Agora que você já sabe como é feito o miojo, o que o compõe e receitas variadas de como fazê-lo, que tal tirar o miojo do armário e ir testar algumas dessas receitas?

Esperamos que você aproveite essas ideias para dar espaço a sua criatividade e ousar fazer um miojo diferente, com os ingredientes que você mais gosta. Nos vemos no próximo texto?

Com o maior investimento de toda a sua história no Brasil, a Nissin Foods, que é líder no segmento de macarrão instantâneo, está lançando a linha Cup Noodles, com seis sabores. A marca de macarrão instantâneo mais vendida no mundo promete conquistar de vez o paladar dos brasileiros. Hoje, o Brasil é o 10º país em consumo de macarrão instantâneo, com um consumo per capita de 12 porções/ano. No Japão, o consumo per capita é de 44 porções/ano.

Curitiba foi uma das três capitais brasileiras escolhidas pelo grupo japonês para o lançamento da nova linha. Ao apresentar os novos produtos para a imprensa nesta quinta-feira (20), na capital paranaense, o diretor de Marketing da Nissin Foods do Brasil, Yukio Kidokoro, disse que a empresa, que possui duas fábricas no Brasil, uma em Ibiúna, São Paulo, e outra em Gloria do Goitá, em Pernambuco, quer aumentar a demanda por macarrão instantâneo através da inovação e do marketing. “Esse é o grande lançamento da Nissin em 2016. Estamos apostando em levar mais valor e comodidade para o consumidor, fortalecendo a categoria de macarrão instantâneo em copo. Com um produto mais prático e saboroso, queremos mudar o hábito do brasileiro, que já adora o lámen em pacote, para consumir também o Cup Noodles”, afirma Kidokoro.

Com massa mais macia, as novas versões trazem o dobro de flocos, que agora estão maiores e mais saborosos. Além

disso, o tempero tem sabor caseiro e a embalagem com novo visual é também mais prática: térmica, não esquenta as mãos, e pode ir ao micro-ondas. A nova linha é composta por seis sabores: Galinha Caipira, Carne, Costela com Molho de Churrasco, Frango com Requeijão, Legumes, e o novo sabor Tomate. As receitas das versões Galinha Caipira e Carne ganharam um novo ingrediente: flocos de ovos em sua composição. O sabor Legumes ganhou flocos de brócolis, que são combinados com milho, cenoura e cebolinha. Já o novo sabor Tomate tem flocos de milho, cebolinha, brócolis e tomate.

As ações de marketing previstas incluem um milhão de degustações do novo produto em pontos de venda, grandes avenidas e metrôs, além de um filme global com cenas gravadas no Brasil que será transmitido em TV aberta e internet a partir de novembro.

No Brasil desde 1965, a Nissin Foods se popularizou como a primeira e principal marca de macarrão instantâneo. As duas fábricas no Brasil produzem juntas mais de 50 produtos feitos para agradar o paladar do consumidor brasileiro. A companhia fabrica e comercializa em todo o país dez linhas de produtos: Nissin Lámen, Nissin Lámen Suave, Nissin Lámen Cremoso, Nissin Lámen Hot, Nissin Lámen Light, Nissin Nosso Sabor (linha fabricada exclusivamente para as regiões Norte e Nordeste), Nissin Yakissoba, Nissin Talharim, Cup Noodles, Nissin Espaguete 500g.

História de sucesso

“A paz está garantida quando não se está com fome”. Esse foi o lema que pautou a vida de Momofuko Ando (1910-2007), inventor do macarrão instantâneo e fundador da Nissin Food Holdings Co. Ltd. O produto hoje é consumido em mais de 80 países e virou ícone de cultura pop.

Momofuku Ando, em 1948 fundou a Nissin e, dez anos depois, inventou o primeiro macarrão instantâneo do mundo, o Chicken Rámen. Ando se sensibilizou ao ver longas filas de pessoas, no período pós-guerra, esperando para comer uma tigela de lámen, prato popular entre os japoneses. Assim, teve a ideia de fabricar um produto de fácil preparo, barato, saboroso e que pudesse ser consumido em momentos de falta de alimento.

Em 1971, Momofuku Ando inventou mais um inovador produto: Cup Noodles, o primeiro macarrão instantâneo em copo do mundo. Hoje o produto é comercializado em 80 países.

Última postagem

Tag