Como se chama a ferramente de comparação em site

Comprar produtos pela internet e ainda recebê-los em casa, com toda comodidade, está se tornando um hábito comum. Um dos fatores que facilita a realização de compras online é encontrar um site de comparação de preços, já que com esse tipo de página é possível acompanhar os preços do mesmo produto em várias lojas diferentes, de forma simples e rápida.

O mercado de e-commerce vem crescendo a cada ano, e saber se adequar às mudanças é essencial para ter bons rendimentos. Nesse contexto, as ferramentas de comparação de preços estão mais populares e auxiliam os consumidores a encontrarem as melhores opções de produtos, além de ajudar na criação de um e-commerce de sucesso.

Neste post, você descobrirá como utilizar corretamente sites de comparação de preços. Acompanhe!

Quais as ferramentas mais comuns para comparar preços?

A quantidade de sites que fazem comparação de valores de produtos na internet tem aumentado progressivamente. Todos eles seguem a mesma ideia inicial e alguns acrescentam outras opções para tentar chamar atenção do público. Esses sites atraem uma grande audiência que procura por ofertas, o que também aumenta a visibilidade do buscador e das lojas, aumentando o número de visitas.

Uma pesquisa realizada pela plataforma CONECTA Express, do IBOPE — que revela hábitos de compras dos internautas brasileiros —, mostrou quais sites de comparação de preços de e-commerces são mais utilizados pelos consumidores. No topo da lista configuraram as seguintes páginas:

  • Buscapé, com 57% dos votos;
  • Zoom, com 20% dos votos;
  • Bondfaro, com 18%;
  • Google Shopping Brasil, com 12%;
  • Shopping UOL, com 10%.

Com tantas alternativas de busca, o consumidor consegue definir qual das lojas é mais vantajosa antes de realizar sua compra.

Como um site de comparação de preços pode impactar seu e-commerce?

No momento que o consumidor procura por determinado produto no site, ele já está no último estágio do funil de vendas — a etapa da decisão. Quando o cliente analisa as opções mostradas na página, o que mais chama a sua atenção são os preços e a credibilidade das lojas disponíveis.

O principal benefício dessa ferramenta é a possibilidade do seu e-commerce ser visto por mais pessoas. Essa visibilidade auxilia na construção da imagem da loja, transformando-a em referência no mercado. Os sites de comparação de preços também são um meio de analisar a concorrência e suas estratégias, ponto essencial para aprimorar as suas ações.

Para que o e-commerce consiga tirar bom proveito nesses sites, é fundamental que se faça uma análise profunda para identificar a concorrência, os valores de mercado, o custo de aquisição por cliente e outros fatores que devem ser levados em conta antes de aderir a essas páginas.

Qual o custo dos comparadores de preços?

O mais comum é a cobrança por clique (CPC), em que o vendedor paga o valor acertado sempre que um cliente em potencial clica no anúncio postado. Há também a cobrança por ação (CPA), em que a loja paga uma porcentagem do valor para cada compra realizada por clientes que encontraram o produto no site de comparação de preços.

Cada e-commerce define qual dos métodos é mais lucrativo e oferece mais benefícios, pensando se estão alinhados às suas estratégias de vendas.

Antes de optar por investir em sites de comparação de preços, é essencial avaliar se esses sites serão efetivos para seu modelo de negócio.

Os comparadores não são recomendados para lojas que vendem produtos próprios e exclusivos, por exemplo, pois esses produtos são oferecidos somente no seu e-commerce e não há necessidade de pesquisa de valores.

Já um e-commerce com produtos commodities (aqueles comuns que são vendidos por várias lojas) são mais indicados para ter sucesso e aumentar o tráfego com essa ferramenta.

O que fazer para se destacar nos comparadores de preços?

Com uma ampla concorrência que envolve milhares de lojas virtuais em todo o país, é ainda mais importante se destacar e atrair o consumidor. Não se trata apenas de apresentar os melhores produtos com preços sedutores, outras práticas também são essenciais:

  • comece a planejar ações;
  • cuide do layout e responsividade do site;
  • trabalhe com boas fotos dos produtos;
  • escreva boas descrições nos produtos;
  • tenha avaliações e recomendações positivas;
  • utilize estratégias de marketing e divulgação;
  • adote preços competitivos.

Estar entre os principais resultados na pesquisa comparativa e gerar curiosidade no público é um bom caminho para fortalecer sua marca. Por mais que o visitante não se torne cliente de primeira, ainda assim a sua empresa será lembrada. Uma estratégia bem estruturada de branding ajudará muito para que isso ocorra de forma mais rápida.

Quais cuidados se deve ter antes de usar essas ferramentas?

Analisar atentamente antes de ingressar nos comparadores de preço é um cuidado que sempre deve ser considerado. Caso as dúvidas ainda persistam depois de ponderar os prós e contras, é possível realizar um período de testes para avaliar a eficiência das plataformas no seu negócio.

Se sua loja virtual tem as mesmas características de outras, por que essa estratégia não vai para a frente? Esse também é um bom sinal de que talvez o seu e-commerce precise de ajustes. Um bom desempenho nessas ferramentas exige dedicação e devem ser acompanhadas diariamente. Se mesmo com todos os esforços a campanha ainda não consiga alcançar resultados positivos, talvez ainda não seja o momento para que seus produtos fiquem expostos nessas plataformas.

Mensurar os resultados obtidos diariamente e no período em que a campanha esteve ativa nos comparadores de preços darão muitas pistas do que está acontecido. Ferramentas de mensuração de métricas, como o Google Analytics, são indicadas para explorar os resultados. A análise das estratégias dos concorrentes também é recomendada para auxiliar na busca por respostas. O importante é identificar o que é benéfico e o que não traz bons resultados.

Um site de comparação de preços é um ótimo investimento para aumentar sua audiência e fortalecer a imagem da sua marca. Unido a ações de marketing e estratégias certeiras para atrair o público correto, essa ferramenta pode representar uma boa parcela no faturamento do seu e-commerce.

Este post ajudou você a entender melhor os efeitos que os comparadores de preços exercem na compra do cliente? Que tal não perder mais nenhum conteúdo como este? Assine nossa newsletter e receba e-mails com todas as novidades!

A Ferramenta de comparação de modelos permite comparar como modelos de atribuição diferentes afetam a avaliação dos canais de marketing.

Tópicos deste artigo:

Como usar a Ferramenta de comparação de modelos

Escolha um modelo de atribuição (por exemplo, Última interação) na ferramenta, e a tabela mostra o número de Conversões (ou Valor de conversão, dependendo da sua seleção) para cada canal, conforme calculado pelo modelo em questão. Você pode selecionar até três modelos de atribuição de cada vez e comparar os resultados de cada modelo na tabela.

Ao avaliar a eficiência dos seus canais, use modelos de atribuição que reflitam suas metas de publicidade e seus modelos de negócios. Independentemente dos modelos usados, teste suas suposições. Aumente ou diminua o investimento em um canal conforme instruído pela saída do modelo e observe seus resultados nos dados.

Criar um modelo de atribuição personalizado

Além dos modelos padrão, você pode usar a Ferramenta de comparação de modelos para criar, salvar e aplicar um modelo personalizado que usa as regras especificadas. Desse modo, você pode adaptar os modelos especificamente para o conjunto de suposições que deseja avaliar nos dados do caminho de conversão.

Você pode criar até 10 modelos de atribuição personalizados por vista da propriedade. Para criar um modelo de atribuição personalizado:

  1. Clique no seletor suspenso de modelo e escolha Criar novo modelo personalizado.
  2. Insira um nome para seu modelo.
  3. Use o menu suspenso Modelo de base para selecionar o modelo padrão que você deseja usar como ponto de partida para seu modelo personalizado. O modelo básico define como o crédito é distribuído para os pontos de contato no caminho antes da aplicação das regras de crédito personalizadas. Você pode escolher Linear, Primeira interação, Última interação, Redução de tempo e Com base na posição como modelos básicos.
  4. (Opcional) Defina Janela de lookback como Ativado para especificar uma janela de lookback de um a 90 dias.
  5. (Opcional) Defina Ajustar crédito para impressões como Ativado para personalizar a forma como as impressões são avaliadas.
  6. (Opcional) Defina Ajustar crédito com base no engajamento dos usuários como Ativado para distribuir crédito proporcionalmente com base em métricas de engajamento.
  7. (Opcional) Defina Aplicar regras de crédito personalizadas como Ativado para definir as condições que identificam os pontos de contato no caminho de conversão de acordo com características como posição (primeiro, último, meio, auxiliar) e campanha ou tipo de origem de tráfego (Campanha, Palavra-chave e outras dimensões). Depois de definir os pontos de contato que você deseja identificar, especifique como esses pontos de contato serão distribuídos para crédito de conversão, em relação a outros pontos de contato. Veja na próxima seção exemplos de regras de crédito personalizadas.
  8. Clique no botão Salvar e aplicar para começar a utilizar seu modelo de atribuição personalizado.

Todas as regras especificam a distribuição relativa do crédito.

Por exemplo, o modelo Linear divide o crédito da conversão igualmente entre os pontos de contato. Assim, em um caminho de conversão com quatro interações, cada ponto de contato receberia 25% do crédito. No entanto, se você aplicar um crédito igual a 2 ao canal Pesquisa paga, e o terceiro ponto de contato do caminho for Pesquisa paga, o crédito será aplicado da seguinte forma:

Se você criar várias regras que se aplicam ao mesmo ponto de contato, a divisão do crédito para as regras sobrepostas será multiplicada. Conforme mostrado no exemplo acima, se uma segunda regra fosse aplicada e se Pesquisa de marca recebesse 0,1 mais crédito do que os outros pontos de contato, os pontos de contato de Pesquisa de marca que também correspondessem à regra definida para Pesquisa paga receberiam 2 x 0,1 = 0,2 vezes mais crédito do que os outros pontos de contato.

Exemplos de regra de crédito personalizada

Ao criar um modelo personalizado, você especifica regras de crédito personalizadas. Veja a seguir alguns exemplos de regras que podem ser aplicadas.

Se você considerar que os pontos de contato Diretos vieram de clientes que já foram conquistados por meio de outra iniciativa de marketing, convém diminuir o valor do canal Direto. Para reduzir pela metade o crédito atribuído ao tráfego direto que é o último ponto de contato em uma série de sessões, crie a seguinte regra de crédito personalizada:

Inclua Posição no caminho com correspondência exata a último E

Inclua Origem com correspondência exata a direta

conceda crédito de 0,5 vezes o valor de outras interações no caminho de conversão

Se você considerar que sessões de palavras-chave genéricas são mais valiosas do que as sessões de palavras-chave com marca, convém diminuir o crédito concedido ao seu canal de palavra-chave com marca. Desse modo, você pode atribuir o valor apropriado aos canais do funil que apresentaram sua marca ao cliente. Para diminuir pela metade o crédito atribuído aos termos de pesquisa de marca ou navegação em qualquer ponto do caminho, especifique palavras-chave ou use uma expressão regular para especificar [termos de marca]:

Inclua a palavra-chave que contém [termos de marca]

conceda crédito de 0,5 vezes o valor de outras interações no caminho de conversão

Para não atribuir nenhum crédito a sessões no caminho que resultem em rejeição:

Inclua Rejeitar visita com correspondência exata a Sim

conceda crédito de 0, vezes o valor de outras interações no caminho de conversão

Depois de criar e salvar um modelo de atribuição personalizado, você pode compartilhá-lo diretamente com outras pessoas ou na Galeria de soluções.

Para compartilhar um modelo personalizado, abra a Ferramenta de comparação de modelos. No seletor suspenso de modelo, vá até a seção Modelos personalizados e clique no ícone de compartilhamento ao lado do modelo personalizado que você deseja compartilhar. Selecione o tipo de compartilhamento: Compartilhar link do modelo ou Compartilhar na Galeria de soluções. Clique em Compartilhar.

Apenas as informações de configuração são compartilhadas. Seus dados permanecem privados. Saiba mais sobre como compartilhar recursos, incluindo como compartilhar vários modelos personalizados ao mesmo tempo.

Saiba mais sobre os modelos de atribuição padrão.

Última postagem

Tag