A cobra que come ela mesmo

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link

(Foto: Reprodução)

Você já ouviu falar do Ouroboros? Ele é uma criatura mitológica em forma de cobra que fica, permanentemente, devorando sua própria cauda, dando voltas em si mesmo. Como se move em círculos, indo pra frente à mesma medida que se devora, ele representa o infinito. Pois foi encontrado um 'ouroboros da vida real' - uma cobra que devora a si mesma.

Veja o vídeo:

Não há muitos detalhes sobre a filmagem no YouTube, exceto que a cobra parece estar à venda e é uma Heterodon nasicus albina fêmea. E, com uma busca rápida na internet, é fácil encontrar relatos de fenômenos parecidos registrados - embora suas causas não sejam claras, eles podem estar relacionados ao estresse do cativeiro, à falta de espaço e também ao superaquecimento do ambiente. Também não sabemos qual é o estado atual da cobra.

Determinada, cobra-real vai atrás da presa — uma outra serpente igualmente grande — que está entocada em um buraco na terra e a puxa integralmente para fora

Cobra comendo cobra Reprodução/Instagram

Cobras são animais com um apetite voraz, e o tamanho da presa não é problema. Você já deve ter ouvido falar de serpentes que engolem animais inteiros, como capivaras, jacarés e até mesmo seres humanos. Mas e cobra que come cobra, já viu?

Pois algumas espécies possuem esse "gosto" peculiar. Em um vídeo que está fazendo sucesso no Instagram, uma cobra-real (Ophiophagus hannah), espécie venenosa encontrada nas selvas do sul e sudeste da Ásia, mostra como é que se faz.

Determinada, ela vai atrás da presa -- uma outra cobra igualmente grande -- que está entocada em um buraco na terra e a puxa integralmente para fora. Em vão, ela se contorce na tentativa de se desvencilhar da cobra-real, que a engole por inteiro, até a cauda.

Saiba mais

O registro foi divulgado pelo biólogo Yatin Kalki (@vegancobra) e compartilhado pelo perfil 🐍SNAKE WORLD🐍, especializado em cobras, no Instagram.

Por aqui no Brasil, a cobra muçurana (Clelia clelia), popularmente chamada de cobra-preta na Amazônia, possui o paladar apurado para comer outras cobras, incluindo venenosas. Espécies que têm o hábito de se alimentar de serpentes são consideradas "Ofiófagas".

Estresse ou mesmo fome pode fazer com que cobras abocanhem o que houver pela frente, inclusive o próprio corpo

Usuários de internet têm fixação em vídeos de animais, sobretudo quando envolve répteis, como cobra. Mas as imagens desse vídeo em questão justificam a sua viralização no Youtube e, consequentemente, nas redes sociais. O vídeo bizarro mostra uma cobra comendo a si mesma, fato suficiente para que ele volta e meia reapareça nos trends das principais redes sociais, como Instagran e Twitter.

Cobra já havia engolido metade do seu corpo, conforme mostra o vídeo – Foto: Reprodução

As imagens foram publicadas no YouTube por Rob Clark Venitox em seu canal oficial em 12 de junho de 2019, mas voltou à tona recentemente. O que desperta a atenção dos internautas, além da atitude da cobra, é o que fez o biólogo para resolver a questão. A cobra pode ser vista comendo a própria cauda. No entanto, o comprimento de seu corpo que ele engoliu só foi revelado depois que seu dono usou um truque muito estranho para fazer a cobra parar.

Rob Clark passa um pouco de desinfetante nas mãos esfrega na cabeça do réptil, dizendo que as cobras não gostam do contato com o produto. Assim que ele aplicou o desinfetante na cobra, ela cospe todo o corpo que engoliu. Rob mencionou que acidentalmente colocou o desinfetante nos olhos da cobra em vez de na cabeça, e é por isso que ela pode ser vista se encolhendo.

Leia mais

Ele então esclareceu que têm escamas claras que protegem seus olhos, que não foram afetados pelo desinfetante.

“Esta cobra se recuperou rapidamente deste incidente. Eu a lavei e ela comeu uma refeição logo depois ”, escreveu ele ainda.

“Esse tipo de coisa acontece ocasionalmente com kingsnakes – cobra-rei -, que costuma comer outras cobras. Não sabemos, no entanto, por que ela tentou comer a si própria. Ela é mantida com temperaturas perfeitas, um recinto de tamanho adequado, lugares para se esconder e água limpa. Essa cobra em particular é alimentada adequadamente e não está morrendo de fome”, completou. O vídeo continua ganhando tamanha dimensão que chegou a virar matéria no Metro Jornal.

Porque a cobra come a si mesma?

De acordo com uma reportagem do portal americano IFL Science, se as cobras ficarem muito tempo expostas ao calor, elas podem perder o sentido de orientação. Segundo a entrevista, o metabolismo delas também pode ser modificado, levando-as a ter uma falsa sensação de fome e desejo de comer a primeira coisa que eles vêem.

Como a cobra come?

As presas das cobras na natureza são variadas. Elas costumam comer desde pequenos animais, como ratos, lacraias, aranhas e sapos, até bichos de médio e grande porte, por exemplo, as aves e mamíferos, como as capivaras. Essa é, inclusive, uma das curiosidades amplamente conhecidas sobre as cobras.

Por que a cobra vomita a presa?

Geralmente as cobras regurgitam suas presas se são perturbadas ou quando percebem que a presa é grande demais para ser engolida. Mesmo assim, ainda há serpentes que morreram sufocadas após engolir animais como jacaré, por exemplo.

Qual cobra se alimenta de cobra?

As cobras-do-cabo são predadoras que não têm escrúpulos para comer outras serpentes, inclusive aquelas que já estão mortas. Certamente, muitas espécies de serpente caçarão outras serpentes oportunamente, e algumas — como a infame cobra rei (Ophiophagus hannah) — têm feito das serpentes a maior parte de sua dieta.

Toplist

Última postagem

Tag