Como descobrir quem é o proprietário de um imóvel

  1. Boa tarde,

    Alguem poderia dar uma ajuda na seguinte questão:

    -Qual seria a melhor maneira de descobrir quem é o dono de um imóvel que encontra-se desocupado?

    Trata-se de um armazém no qual um familiar possuí muito interesse em tentar arrendar para o seu negócio. A algum tempo (meses ou mesmo anos) que o armazém esta vazio e já tentamos saber através dos vizinhos...possíveis anúncios do armazem...etc...até agora sem sucesso.

  2. Pergunte a um vizinho o número do artigo matricial de um imóvel que confronta com esse desconhecido (está na caderneta predial ou recibo do IMI). Depois vá às finanças e pelas confrontações descobre o artigo desconhecido e vê logo o nome do proprietário.

  3. Colocado por: envi89-Qual seria a melhor maneira de descobrir quem é o dono de um imóvel que encontra-se desocupado?

    Coloque lá uma placa a dizer "VENDE-SE" com o seu nº de telemóvel...dentro de poucos dias será contactado pelo proprietário.

  4. Colocado por: Picareta
    Coloque lá uma placa a dizer "VENDE-SE" com o seu nº de telemóvel...dentro de poucos dias será contactado pelo proprietário.

    Concordam com este comentário:Billy_Boy

    Não funcionará igualmente bem com 'compro'?

  5. Pega na morada e vai à conservatória de registo predial pedir a certidão predial. Se pedir uma cópia não certificada paga o preço das fotocópias. Pode pedir online (predial online) mas custa muito mais caro.

  6. Colocado por: brunomrosaPega na morada e vai à conservatória de registo predial pedir a certidão predial.

    Só com a morada não consegue descobrir...

  7. O que sei é isto:
    Já o fiz quando se desconhecia o artigo matricial e número de registo na conservatória, e os serviços tiveram a amabilidade de procurar pela morada, de um prédio em Lisboa.
    De resto, desconheço.

Gente vamos desmistificar a lenda de que a matrícula do imóvel é a verdade absoluta e imutável sobre o imóvel? A lei diz que os direitos reais sobre imóveis constituídos ou transmitidos por atos entre VIVOS só se adquire após o registro no Cartório de Registro de Imóveis. E a lei também diz que o camarada que constar do registro de imóveis é PRESUMIDO como dono.

Então num condomínio de médio para grande sempre existirão:
- imóveis herdados e cujo formal de partilha não esteja registrado no CRI,
- imóveis ainda em inventário,
- escrituras públicas ainda não registradas, mas já entregues no condomínio. Num caso desses ajuíze contra o vendedor e ganhe uma litigância de má fé;
- tenho um cliente que é o PROPRIETÁRIO OFICIAL, devidamente registrado mas que não pode entrar na sua propriedade sob pena de multa judicial de R$500,00 por dia. Enquanto a justiça não se decide quem usa o imóvel é o possuidor - sob esse imóvel existem processos de imissão de posse, turbação e esbulho.
- existem casamentos e divórcios raramente averbados.
Isso para não citarmos os "gaveteiros".

Então qualquer síndico que saiba onde tem o nariz exige e examina a documentação cabível antes de se permitir a mudança da titularidade do condomínio. Esse mesmo e eficiente síndico, em caso de ajuizar a ação vai buscar a certidão recente da matrícula e se o nome do proprietário não bater com seus registros vai buscar nos arquivos do condomínio toda a documentação que levou à mudança da titularidade.

E nesse meio tempo eu mandar um edital para quem vendeu o apê e não avisou o condomínio? Ou mudou e não deixou novo endereço? Problema dele, procure na sua convenção, quase certo que conste dela o dever de manter o condomínio atualizado sobre esse tipo de situação.

Num "tico-tico" de nove unidades converse com cada um dos seus vizinhos, tenho certeza que você conhece todos.

E ANGELO, eu preciso de sua fonte: quem disse que basta mandar um oficio ao cartório que ele cede o número das matrículas? Na imobiliária eu sempre paguei pela informação.

Abraços

A captação de imóveis é um processo que precisa ser realizado pelo corretor, para que ele possua informações sobre a residência ou ponto comercial que quer vender ou alugar. No entanto, esse processo pode ser um pouco complicado dependendo do seu caso.

Mas, para tentar tornar a sua vida um pouco menos complicada, decidimos fazer esse texto onde passaremos algumas dicas que possam ser úteis. Afinal, usando as ferramentas certas podemos chegar muito mais longe. As dicas são bem variadas e devem agregar na maneira como você realiza as pesquisas.

Contudo, todas as dicas são de métodos considerados legalmente possíveis, nada de infringir leis para obter as informações.  Por isso, não espere encontrar tal método nesse texto. No entanto, caso queira dicas que vão lhe ajudar e que seguem a Constituição Brasileira, está no lugar certo.

O que é captação de imóveis?

Em suma, a captação de imóveis é um processo no qual uma empresa ou o próprio corretor de imóveis realiza uma busca em banco de dados, procurando informações de bens e seus donos. Isso é possível, porque quando um imóvel é comprado de maneira legal, ele acaba sendo registrado em um Cartório de Imóveis.

Então, a captação de imóveis é o processo de realizar a pesquisa de informações relevantes para um corretor. Sendo que esses dados podem ser armazenados muitas vezes em bancos de dados que são utilizados para verificações futuras. No entanto, por vezes o corretor não possui acesso a um desses e acaba tendo que fazer a pesquisa de forma mais arcaica, que exige um maior esforço.

Como funciona a captação de imóveis?

Todo imóvel que está registrado de maneira regular, está no nome de alguma pessoa. E uma imobiliária ou corretor não pode deixar de ter esse dado em mãos, pois é muito útil para fazer negócios.

Por vezes, nem existe a necessidade de descobrir quem é o dono, pois o corretor já possui a informação. No entanto, precisa verificar se as informações são verdadeiras e se podem ser utilizadas para o objetivo pretendido.

Objetivo esse que pode variar conforme o desejo do gestor, podendo ser aprovar um financiamento, uma compra ou disponibilizar para alugar. Por isso, é tão importante que sejam verificadas as informações, como medida de segurança para evitar qualquer problema que possa surgir no futuro.

7 dicas para descobrir os dados do proprietário

Para fazer a captação de imóveis o corretor precisa atravessar difíceis barreiras, dependendo da sua situação. Por isso, decidimos preparar para você algumas dicas que podem lhe auxiliar nessa aventura que um corretor de imóveis tem de enfrentar.

Utilizando certos métodos e estratégias que indivíduos com muita experiência desenvolveram, descobrir o dono de um imóvel pode ser algo menos trabalhoso. Então se ligue, que na sequência iremos lhe dar várias dicas para facilitar a captação de imóveis.

Comece reunindo o máximo de informações que conseguir

Encontrar algum proprietário de imóveis sem possuir nenhum dado sobre, é absurdamente complexo. Então, para começar de maneira mais fácil a sua pesquisa, reúna o máximo de informações possíveis sobre o bem, e sobre quem você acha que possivelmente é o proprietário do mesmo. As informações mais relevantes a se procurar são:

  • O endereço do imóvel;
  • Os dados pessoais do provável proprietário;
  • O telefone do possível proprietário.

Com essa grande quantidade de informações, será muito mais fácil e rápido você fazer suas pesquisas. Porque quanto mais informações tiver, mais rápido consegue encontrar aquilo que procura. Sejam informações de possíveis pendências ou só a confirmação de quem é o dono imóvel.

Use a internet a seu favor para encontrar o que busca

A melhor ferramenta para se realizar uma pesquisa provavelmente é a internet, ela desde que ascendeu ao mundo, vem mudando os modos de diversos ramos da sociedade trabalhar. Atualmente é quase impossível operar uma empresa ou exercer qualquer função sem saber usar a internet.

E na captação de imóveis ela também pode ser de grande auxílio, uma vez que torna muito mais simplificada a busca. Pois, fornece acesso a um poderoso banco de dados tanto público como privado, disponível a um clique de distância. Assim, permitindo ao corretor obter a informação sem sair do escritório.

Utilize ferramentas para fazer o cruzamento de dados de maneira automática

Profissionais e empresas que buscam sucesso a curto e longo prazo precisam ser o mais eficientes possível, na realização de qualquer função. Além disso, é preciso impor normas de qualidade para o serviço, é claro. Mas qual seria a melhor forma para isso?

Obviamente seria automatizar as atividades manuais através de ferramentas que consigam produzir mais e melhor. Por isso, utilizar ferramentas automatizadas pode ajudar muito um corretor de imóveis. Pois, elas podem ser capazes de cruzar informações e assim encontrar o proprietário do imóvel sem perder muito tempo.

Basicamente esses softwares são o futuro da captação de imóveis, pois com poucos cliques eles são capazes de realizar buscas completas e cruzar dados com uma alta confiabilidade. Assim lhe dando um resultado confiável sobre quem é o dono do imóvel.

Cartórios são boas fontes de informação

Essa é uma forma bastante tradicional, mas que ainda funciona bem. É a busca de informações em cartórios, isso não precisa ser feito de forma presencial. Pois já existem softwares capazes de fazer a varredura dessas informações de maneira online.

E como todos os imóveis são registrados em pelo menos um cartório, essa se torna uma fonte bastante confiável de informação. E lhe permite ter a oportunidade de encontrar de maneira mais segura o nome do proprietário legal do imóvel.

Obtenha boas conexões

Para facilitar a sua captação de imóveis pode investir em boas conexões com pessoas que atuem na mesma área do mercado que você. Isso não vale somente para os profissionais dessa área, porque quanto mais indivíduos conseguir ter uma boa relação melhor será para você.

Todas as pessoas são boas fontes de informações e podem ser preciosas para os corretores. Afinal, todos sabemos a história de outras pessoas, logo todos podemos ter informações sobre imóveis, e algum desses dados podem ser o que está procurando.

Esteja sempre alerta e disponível

Nessa área quem dorme está perdendo dinheiro, como algumas pessoas diriam. É importante estar totalmente focado para não perder as oportunidades que surgem. Por vezes a pessoa que você mandou um e-mail pedindo alguma informação lhe responde, mas o corretor só vê muito tempo depois e quando entra em contato ela não responde mais.

Aliás, existem pessoas que se ofendem quando não são respondidas logo após entrarem em contato. Principalmente quando você está tratando de um imóvel de alguém muito importante, que não possui muito tempo livre. Então, esteja sempre ligado e responda e-mails, mensagens e ligações o mais rápido possível.

Utilize a melhor plataforma para a captação de imóveis

A Place2b pode lhe auxiliar na sua busca de captação de imóveis, oferecendo centenas de imóveis comerciais para alugar. Nós contamos com um poderoso banco de dados. E uma grande quantidade de opções para você enviar para o seu cliente.

É muito melhor apostar em uma empresa com anos de experiência no mercado, do que firmar acordos de aluguéis com gente que você não conhece ou confia. Aposte na certeza, aposte na melhor, e faça o seu cadastro no Place2b.

Como saber quem é o proprietário de imóvel?

Se você não sabe quem é o dono de um determinado imóvel ou apenas quer confirmar essa informação, vá ao Ofício (cartório) de Registro de Imóveis responsável pela localidade ou bairro do imóvel que você deseja pesquisar e peça uma certidão da matrícula pelo endereço do imóvel pesquisado ou pelo próprio número de ...

Como descobrir o proprietário de um imóvel no Rio de Janeiro pela internet?

O primeiro passo é pesquisar na internet quais são os cartórios disponíveis na sua cidade para fazer a consulta do proprietário. Chegando lá você só precisará do nome completo ou CPF do proprietário e o endereço do mesmo, para fazer a busca.

Toplist

Última postagem

Tag