Como se caracterizou a economia e a sociedade das colônias inglesas no Sul?

A incursão dos ingleses no processo de colonização do continente americano conta com determinadas particularidades que o difere sensivelmente da experiência colonial promovida por portugueses e espanhóis. Entre outras razões, podemos apontar o processo tardio de colonização, a natureza espontânea da ocupação dos territórios e as características do litoral norte-americano como pontos fundamentais na compreensão da colonização inglesa.

No governo da rainhaElizabeth I (1558 – 1603), a Inglaterra ingressou na economia mercantilista ao investir na construção de novas embarcações e no comércio marítimo. Nesse contexto, a pirataria se tornou uma importante fonte de lucros sustentada no assalto de navios espanhóis que saíam do Caribe com destino à Europa. Nesse mesmo período tentaram empreender a colonização de região norte-americana com a organização de três expedições comandadas por Walter Raleigh.

O insucesso dessas primeiras expedições só foi revertido com a criação da colônia de Virgínia, em 1607. Depois disso, o processo de colonização britânico ganhou força com a política de cerceamentos, que expulsou os pequenos agricultores de suas propriedades, forçando-os a buscar outras possibilidades no Novo Mundo. Concomitantemente, os conflitos religiosos que tomaram conta da Inglaterra após a reforma anglicana também motivaram a imigração dos puritanos ingleses para a América.

Tópicos deste artigo

  • 1 - Mapa Mental: Colonização Inglesa

Mapa Mental: Colonização Inglesa

Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

No ano de 1620, o navio Mayflower saiu da Inglaterra com um grupo de artesãos, pequenos burgueses, comerciantes, camponeses e pequenos proprietários interessados em habitar uma terra onde poderiam prosperar e praticar o protestantismo livremente. Chegando à América do Norte naquele mesmo ano, os colonos fundaram a colônia de Plymouth – atual estado de Massachusetts – que logo se transformou em ponto original da chamada Nova Inglaterra.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com o passar do tempo, esse processo de colonização estabelecida por meio da ação autônoma de determinados indivíduos passou a ganhar características mais diversas. Na região norte, a colonização de povoamento teve que suplantar grandes dificuldades que com a posterior consolidação de pequenas propriedades e o uso de mão de obra livre permitiram a formação de um comércio diversificado sustentado pela introdução da manufatura e o surgimento de um mercado consumidor.

Na região sul, as especificidades geográficas e climáticas propiciaram um modelo de colonização distinto. O clima subtropical, o solo fértil e as planícies cortadas por rios navegáveis consolidaram um modelo de colonização semelhante aos padrões ibéricos. Dessa forma, o sistema de plantations estabeleceu o surgimento de grandes fazendas monocultoras produtoras de tabaco, arroz, índigo e algodão. Com isso, a grande demanda por força de trabalho favoreceu a adoção da mão de obra escrava vinda da África.

Compondo um processo de ocupação tardio, a região central ficou marcada por uma economia que mesclava a produção agropecuarista com o desenvolvimento de centros comerciais manufatureiros. As primeiras colônias centrais apareceram por volta de 1681, com a fundação das colônias do Delaware e da Pensilvânia. Durante a independência das colônias, esta região teve grande importância na organização das ações que deram fim à dominação britânica.

Por Rainer Sousa
Graduado em História

*Mapa Mental por Daniel Neves

Como se caracteriza a economia ea sociedade das colônias inglesas do Norte?

Com clima temperado, semelhante ao que existia na Inglaterra, desenvolveram-se atividades econômicas ligadas à pesca, à pecuária, a atividades comerciais e à produção manufatureira. Em virtude da maioria de puritanos na região, a intolerância religiosa também marcou a forma de organização social da região.

Qual a diferença entre as colônias do norte e do sul na colonização inglesa?

Nessas colônias desenvolveram-se a policultura, a produção de manufaturas e um comércio que envolvia América do norte, a África e as Antilhas. Já as colônias do sul tinham como característica a grande propriedade escravocrata, usavam o sistema de plantation, seus produtos eram destinados ao comercio exterior.

Por que as colônias do norte se desenvolveram mais que as colônias do Sul?

Nas regiões localizadas ao Sul, desenvolveu-se uma colonização de exploração. Os colonos visavam aos lucros na comercialização dos produtos agrícolas que eram vendidos na Europa. ... A povoação das colônias do Norte também foi diferente, pois os colonos dessa região eram em grande maioria refugiados religiosos.

O que prevalecia no trabalho das colônias do norte?

Haja vista o objetivo de enriquecimento rápido, a base do trabalho era a utilização de mão-de-obra escrava, com a importação de africanos para trabalhar, principalmente, no campo.

Quais os povos que colonizaram a América do Norte?

Resposta. A America do Norte compreende 3 Países Estados Unidos da America, Canada e o México. Portanto temos 3 povos como principais colonizadores, os Ingleses, os Franceses e os Espanhóis.

Quais foram os principais colonizadores da América do Norte?

Resposta: Os maiores colonizadores da América foram os portugueses e os espanhóis, mais isso eu falo de todas as Américas, mais em maioria na América do Sul os portugueses e na América do Norte os espanhóis, na América Central a uma mesclamento de descobertas entre os espanhóis e os portugueses.

Quem foram os primeiros habitantes da América do Norte?

A civilização Clóvis, assim chamada por causa dos artefatos encontrados perto da cidade de mesmo nome, no Novo México (Estados Unidos), teve início há cerca de 13 mil anos na América do Norte.

Qual é o país mais populoso da América do Norte?

Estados Unidos

Quem descobriu os Estados Unidos da América do Norte?

A colonização dos Estados Unidos foi realizada pelos ingleses no que ficou conhecido como Treze Colônias. Literalmente, tratava-se de 13 colônias fundadas por ingleses e que se transformaram nos EUA.

Quem fundou os Estados Unidos da América?

4 de julho de 1776

Por que os Estados Unidos se tornou independente?

A Independência dos EUA foi anunciada no dia 4 de julho de 1776, no 2º Congresso Continental da Filadélfia. Os ingleses somente reconheceram a independência americana em 1783. ... De toda forma, a Independência dos EUA foi encabeçada pela elite colonial, insatisfeita com a forma como a Inglaterra tratava os colonos.

Como os Estados Unidos ficou independente?

As comemorações remetem ao 4 de julho de 1776, a data em que foi impressa a Declaração de Independência, quando se considera que nasceu o país. O território que se tornou independente dos britânicos, entretanto, era muito menor do que os Estados Unidos como conhecemos hoje.

Por que a independência dos Estados Unidos serviu de exemplo para o resto da América?

A independência dos Estados Unidos serviu de exemplo pois foi a primeira vez que uma colônia no "Novo Mundo" conquistou a sua independência política em relação ao "Velho Mundo", o que serviu como símbolo de que o fim da Colonização e exploração por parte dos europeus dos territórios americanos era algo possível.

Que mudanças de ordem política ocorreram nos Estados Unidos logo após sua independência?

A lei do Chá (1767): estabeleceu impostos elevados para esse produto, que por sinal era bastante consumido pelos colonos. Leis Intoleráveis (1774): a Coroa Inglesa fechou o Porto de Boston e ocupou militarmente a colônia de Massachussetts.

O que mudou nos Estados Unidos depois da independência?

Logo após a declaração de independência dos Estados Unidos em 1776, os principais oficiais das treze antigas colônias britânicas, — agora, Estados dos Estados Unidos — passaram a planejar a instalação de um sistema de governo central, que seria válido para todo o novo país.

Como o governo dos Estados Unidos ficou organizado após a independência?

Durante os primeiros anos de independência, os Estados Unidos não passavam de uma Confederação de Estados. Ainda não havia governo nacional efetivamente. ... Esta constituição define explicitamente o papel e os poderes do governo federal no país. A Carta de Direitosfoi aprovada em seguida.

O que aconteceu nos Estados Unidos em 1776?

Em 4 de Julho de 1776, representantes das 13 colónias reunidos em Congresso declararam a independência das 13 colônias britânicas do continente americano. No dia 17 de Outubro de 1777, os norte-americanos venceram a batalha de Saratoga.

Qual a importante causa da independência dos Estados Unidos em 1776?

Resumindo, podemos dizer que as principais causas da Independência foram: O desejo por maior liberdade econômica e política das treze colônias; A recusa da metrópole em negociar, seguindo uma política de controle rígido.

Como se caracteriza a economia e a sociedade das colônias inglesas do Sul?

As colônias do Sul possuíam um clima quente e desenvolveram grandes plantações denominadas plantation, baseadas na monocultura de produtos como tabaco, algodão e arroz, que eram destinados à exportação. O Sul contava com imensa mão de obra escravista.

Como se caracterizava a economia das colônias do Sul?

Essas colônias se tornariam o núcleo histórico do que se tornaria o Sul dos Estados Unidos, ou "Dixie". Esse grupo de colônias desenvolveram economias prósperas baseadas no cultivo de culturas comerciais, como tabaco, índigo (matéria-prima para o anil), e arroz.

Como se caracterizam a economia e a sociedade?

A economia de uma sociedade baseia-se na produção de bens e na prestação de serviços. Bens são os objetos materiais produzidos para satisfazer as necessidades e os desejos de seres humanos. Os bens de consumo podem ser não duráveis, como no caso de alimentos e bebidas, ou duráveis, como no caso de imóveis.

Quais eram as principais características das colônias inglesas do norte e das colônias do Sul resumo?

A diferença entre nortistas e sulistas tinha origem no processo de desenvolvimento de cada uma destas regiões. Enquanto o sul prosperava à custa do trabalho escravo e da exportação de matéria-prima para a Europa, o norte privilegiou o trabalho assalariado e a articulação de um poderoso comércio.

Toplist

Última postagem

Tag