Como tratar dor nas juntas dos dedos das mãos

Você costuma sentir dores nas articulações das mãos? Por mais que para algumas pessoas esse seja um problema comum, a verdade é que, nos casos em que esse sintoma acontece com certa frequência, pode indicar algo um pouco mais grave.

A palma da mão é bastante sensível, uma vez que possui diversos nervos. Inclusive, a dor nas articulações pode ocorrer por conta de doenças autoimunes ou por conta de movimentos repetitivos, por exemplo.

No entanto, ainda que possa indicar doenças mais graves, é possível resolver as dores nas articulações das mãos com fisioterapia ou anti-inflamatórios, por exemplo.

Mas, no artigo de hoje, iremos falar sobre quais são as principais doenças que podem ocasionar em dores nas articulações das mãos. Confira!

Principais causas de dores nas articulações das mãos

Dores nas articulações das mãos

Depois de um dia intenso de trabalho, é normal que você sinta um pouco de dor nas suas articulações das mãos, em especial se trabalha com algo manual.

No entanto, há vezes em que as dores podem ser indícios de um problema um pouco mais sério.

Abaixo, iremos mostrar uma seleção das principais causas de dor nas mãos. Confira.

  1. Artrite

Em suma, nada mais é do que a inflamação das articulações, a qual pode resultar não só em dores constantes, como também rigidez e dificuldade de fazer movimentos.

No entanto, é interessante destacar que esse problema pode acontecer tanto nos punhos quanto nos dedos, o que pode resultar no impedimento de movimentos simples, como pegar um objeto.

Como é o tratamento para artrite?

Antes de tudo, é vital ir ao ortopedista, para que ele confirme o diagnóstico e, em seguida, inicie o tratamento mais adequado.

Mas, na grande maioria das vezes, o tratamento tem como base o uso de medicamentos anti-inflamatórios, a fim de aliviar as dores.

  1. Síndrome do Túnel do Carpo

As dores nas articulações das mãos podem ser indício de síndrome do túnel do carpo, o qual é mais comum em profissionais que utilizam muito as mãos, como cabeleireiros, escritores e programadores.

Nesse caso, o que acontece é a compressão do nervo que passa pelo punho e irriga a palma da mão, o que causa também dormência na articulação.

Como é o tratamento da síndrome do túnel do carpo?

É recomendado iniciar o tratamento assim que surgirem os primeiros sintomas. E isso acontece para evitar que o problema evolua.

Mas, em relação ao tratamento, deve-se fazer com fisioterapia, mas os casos mais graves podem necessitar de cirurgia.

  1. Tendinite

As dores nas articulações das mãos podem ser causa da tendinite, que nada mais é que uma inflamação dos tendões das mãos.

E isso acontece por conta de esforços repetitivos, sendo que os principais sintomas, além da dor, é o formigamento, e ardência.

Além disso, essa é uma das doenças que podem ocorrer com pessoas que fazem sempre o mesmo movimento, como faxineiras e digitadores.

Como é o tratamento da tendinite?

Ao notar os sintomas da tendinite, é necessário deixar de fazer a atividade repetitiva por um certo período, a fim de evitar lesões mais graves.

Ademais, é importante colocar gelo na área afetada, que podem ser os dedos da mão. O uso de anti-inflamatório também é importante, mas apenas com a orientação de um médico.

  1. Fratura

Esse é um problema que pessoas que praticam esportes como boxe, handebol etc. estão mais suscetíveis, haja vista que estão mais vulneráveis.

No entanto, também pode acontecer devido a algum acidente ou pancada direta. Nesse caso, os principais sintomas são a dor, inchaço e alteração da cor.

Como é o tratamento para fratura?

Antes, indica-se fazer um raio-x, a fim de confirmar a fratura. Feito isso, o médico deve imobilizar a região que foi fraturada, a fim de evitar a piora do caso.

Além disso, o uso de remédios para amenizar a dor também é vital, mas apenas o médico pode indicar o mais adequado para cada caso. A fisioterapia também pode ajudar bastante.

  1. Gota

A gota nada mais é que uma doença ocasionada pelo acúmulo de ácido úrico no sangue, o qual pode acarretar em inchaço e dificuldade para movimentar a articulação que foi acometida.

No entanto, é mais comum de se notar no dedo do pé, mas pode sim acometer outras regiões, como as mãos. Nesse caso, deixa os dedos inchados e doloridos.

Como é o tratamento para gota?

Primeiro, o diagnóstico deve ser feito pelo reumatologista, o qual deve confirmar as suspeitas por meio de exames laboratoriais, os quais irão indicar o nível de ácido úrico no sangue e na urina.

Confirmado o problema, o tratamento é por meio de medicamentos, o qual alivia tanto a dor quanto a inflamação.

  1. Artrite reumatoide

Trata-se de uma doença autoimune que, além de causar dores nas articulações das mãos, também pode ocasionar inchaço, vermelhidão e dificuldade de movimentar.

Como é o tratamento para artrite reumatoide?

É feito alguns exames, observações e testes laboratoriais, a fim de se obter um diagnóstico mais preciso, o qual é feito pelo reumatologista.

Assim que se confirma, o médico pode indicar o uso de anti-inflamatórios, corticoides ou imunossupressores.

No entanto, a fisioterapia é uma dieta rica em alimentos que sejam anti-inflamatórios também podem ajudar bastante.

  1. Lúpus

Outra doença autoimune que pode ocasionar em dores nas articulações das mãos e inflamação na pele, olhos, coração, cérebro e pulmão.

Como é o tratamento para lúpus?

O tratamento vai de acordo com o que o reumatologista orientar, mas geralmente é feito com o uso de anti-inflamatório e fisioterapia.

  1. Tenossinovite

Essa é uma doença que corresponde à inflamação do tendão e do tecido que envolve um grupo de tendões.

Então, sintomas podem, além de ocasionar dor, criar a sensação de fraqueza muscular, onde o paciente sente dificuldade em segurar um copo ou garfo, por exemplo.

No entanto, a tenossinovite pode ocorrer por conta de uma pancada, alteração do sistema imune, alteração hormonal e infecção.

Como é o tratamento para tenossinovite?

O ideal é manter o repouso da articulação, evitando qualquer tipo de movimento. O uso de anti-inflamatórios, corticoides e sessões de fisioterapia também são muito úteis.

Quando ir ao médico?

Saiba que dores nas articulações das mãos, por mais que seja um sintoma comum, não é normal de acontecer com frequência.

Sendo assim, se essa dor for persistente, aparecer de repente e associado com outros sintomas, procure por um médico o quanto antes.

Assim que for possível identificar a causa, o médico irá indicar o tratamento mais adequado, que pode ser desde o uso de medicamentos como fisioterapia ou repouso das mãos.

Tags relacionadas: #dor nas articulações das mãos covid #dores nas juntas dos dedos das mãos ao acordar #dor e inchaço nas articulações dos dedos das mãos #como tratar dor nas juntas dos dedos das mãos

Que que é bom para dor na Junta dos dedos?

No entanto, algumas orientações gerais que ajudam a aliviar os sintomas incluem fazer repouso do local afetado e aplicar gelo. Além disso, fazer massagens ou tomar remédios indicados pelo médico também pode ajudar.

Qual o remédio bom para dor nas juntas dos dedos da mão?

Advil;.
Anador;.
Atroveran;.
Ciprofloxacino;.
Dipirona;.
Dorflex;.
Mioflex;.

Como desinflamar as articulações dos dedos?

Fazer compressa de água quente ou fria Outra forma para relaxar os músculos e aliviar as dores nas articulações é tomar um banho longo e quente. Já nos casos de tendinite, contusões ou torções nas articulações, deve-se usar a compressa fria para ajudar a reduzir a dor, o inchaço e a inflamação nas articulações.

O que causa dor nas juntas dos dedos das mãos?

Artrite. Uma das principais causas de dor nas mãos, a artrite é uma inflamação nas articulações que, além da dor, provoca rigidez e dificulta os movimentos. Ela pode ocorrer tanto na articulação do punho quanto nas dos dedos. Geralmente o tratamento é feito com o uso de anti-inflamatórios e fisioterapia.

Toplist

Última postagem

Tag