Diferença de gripe para resfriado

Frequentemente, ao sentir algum mal-estar acompanhado de dores no corpo e coriza, dizemos que estamos gripados. Mas será que essa denominação é correta? Afinal, qual é a diferença entre gripe e resfriado?

Primeiramente devemos dizer que gripe e resfriado são sim doenças semelhantes, ambas são, por exemplo, doenças infecciosas causadas por vírus. Os tipos de vírus, no entanto, diferenciam as duas. Enquanto a gripe é provocada pelo vírus influenza, o resfriado acontece pela ação de vários vírus diferentes, sendo o adenovírus e o rinovírus os mais frequentes.

O resfriado pode ser considerado uma doença mais amena quando comparada à gripe. Normalmente ele desenvolve-se lentamente e provoca sintomas apenas no trato respiratório superior. É comum no resfriado sentirmos a garganta irritada e um excesso na produção de secreção nasal. A febre baixa pode ocorrer, porém não é um sintoma comumente relatado.

A gripe, por sua vez, é uma doença que surge de maneira repentina e provoca sintomas como dores de garganta, tosse seca, obstrução nasal, dores de cabeça e musculares, prostração e febre alta, que atinge, normalmente, mais de 38°C. Vale destacar que algumas vezes pode ocorrer a produção de coriza, apesar de esse sintoma ser mais comum em resfriados.

A gripe, diferentemente do resfriado, pode desencadear complicações graves, tais como pneumonia. Sendo assim, é recomendada a visita ao médico assim que os sintomas surgirem, principalmente em pacientes com riscos maiores de desenvolverem complicações, tais como gestantes, transplantados, idosos e pessoas com problemas renais, pulmonares, cardíacos e de baixa imunidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O resfriado e a gripe podem ser contraídos através do ar contaminado por gotículas de saliva eliminadas pelo doente ao espirrar ou tossir. Essas doenças também podem ser transmitidas pelo contato com objetos contaminados ou pessoas doentes. Sendo assim, as principais formas de prevenção são evitar o contato com o doente e com seus objetos de uso pessoal e lavar sempre bem as mãos.

Para o tratamento dos resfriados e gripes, recomendam-se repouso, beber muita água e alimentar-se de maneira correta. Antitérmicos e analgésicos podem ser recomendados para tratar os sintomas. No caso da gripe, recomenda-se ainda o uso de alguns antivirais. Normalmente uma pessoa está completamente curada de um resfriado após 3 ou 4 dias do início dos sintomas, e uma pessoa gripada está curada após sete dias.

Atualmente a gripe pode ser prevenida através de vacina, que é distribuída gratuitamente pelo SUS para pacientes idosos acima de 60 anos, gestantes, mulheres no período pós-parto, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, profissionais da saúde, pessoas com doenças crônicas, indígenas e presos.

Gripe

Saiba a diferença entre gripe e resfriado

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

18/08/2020

Hospital 9 de Julho

​​​​​​​A gripe é uma doença provocada pelo vírus influenza, a gripe atinge as vias respiratórias. Ela se distingue do resfriado por sintomas e agentes transmissores diferentes: o resfriado é resultado da contaminação por outros tipos de vírus, chamados de rinovírus ou coronavírus.

A gripe é uma infecção​ mais forte que o resfriado, costuma durar menos tempo e apresenta maior taxa de complicações, como problemas pulmonares e cardíacos. A gripe pode ser perigosa em idosos, bebês e pessoas com imunidade baixa. O resfriado, por sua vez, raramente causa complicações.

De acordo com a Dra. Sumire Sakabe, infectologista do H9J. há vários tipos de vírus influenza, que provocam a enfermidade com características distintas. Exemplos disso são o H1N1, responsável pela epidemia da chamada gripe influenza A e o H5N1, vírus da gripe aviária. Mas os casos mais frequentes de gripe atualmente são provocados pelos vírus da influenza A e B.

​​Transmissão 

A transmissão se dá pelo contato com pessoas infectadas, principalmente por partículas de secreção respiratória ou que estejam em suspensão no ar. Após a contaminação, o paciente leva de três a quatro dias para manifestar os primeiros sintomas.


​​Sintomas

Eles se traduzem em febre alta (acima de 38 °C), dores de cabeça e no corpo, mal estar e fraqueza. É comum haver tosse, dor de garganta e coriza.

Esses sintomas costumam passar após cinco dias, mas não é incomum que algumas pessoas apresentem gripe por mais de uma semana.

​​Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico é feito por avaliação clínica e em geral não são necessários exames laboratoriais. Como a doença costuma ter curta duração e poucas complicações, o tratamento em geral é apenas para aliviar os sintomas, por meio do uso de  analgésicos, antitérmicos, repouso e hidratação. A prevenção é feita com vacinação e cuidados básicos de higiene.

A enfermidade não é considerada grave, mas pode se complicar quando atinge pessoas em estado vulnerável, como crianças com menos de dois anos, idosos, portadores de doenças crônicas (como diabetes e Aids) e obesos. "Nesses casos, a gripe pode se associar a quadros de pneumonia ou atingir o sistema nervoso, causando encefalite", afirma a médica.

Artigo originalmente publicado em 2016 e atualizado em 2020.

​​​

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​

​Leia mais: 
Dicas de prevenção da Gripe

​​ Agendamento​ ​

Veja mais

Qual diferença entre gripado e resfriado?

Diferença entre gripes e resfriados A gripe é causada pelo vírus Influenza, enquanto resfriados podem ser causados pelo Rinovírus ou similares; Uma das diferenças entre gripe e resfriado está no tempo de duração.

O que é considerado resfriado?

O que é Resfriado? O resfriado é um tipo de infecção que acomete as vias aéreas superiores, com foco principal no nariz e na garganta. O resfriado comum é normalmente causado por um vírus comum, como o rinovírus, sendo que existem mais de 200 vírus que podem fazer com que um paciente desenvolva um resfriado.

Como se pega resfriado ou gripe?

A gripe pode ser transmitida através da tosse ou espirro de uma pessoa doente: As gotículas de líquido com o vírus são espalhadas pelo ar; Você também pode espalhar o vírus ao proteger a boca, ao tossir ou espirrar, em seguida segurar algum objeto.

Qual a diferença entre gripe e Influenza?

Em relação à gripe, termo mais conhecido para se referir à influenza, é comum que a pessoa vá dormir com a garganta arranhando e já acorde doente no dia seguinte, com febre, cansaço e mal-estar. Mais grave que o resfriado, ela impossibilita que o paciente vá trabalhar ou continue com as suas tarefas normalmente.

Toplist

Última postagem

Tag