Diferença entre luva vinil e nitrilica

Existem muitos tipos de luvas descartáveis: vinil, látex, vitrilo, neopreno, polietileno, PVC… As mais utilizadas no sector odontológico são as de látex, vinil e nitrilo. Vejamos as diferenças para que possa escolher corretamente as que correspondem às suas necessidades.

LUVAS DE LÁTEX

As luvas de látex são fabricadas com borracha natural, um dos materiais mais elásticos e adaptáveis que existem, pelo que se revela especialmente adequado para o fabrico de luvas ajustáveis e confortáveis. No entanto, como é um material natural, algumas pessoas podem sofrer reações alérgicas.

Características:

  • Extremamente elásticas
  • Proteção perfeita contra substâncias perigosas
  • Fácil colocação e ajustamento natural
  • Suaves ao toque

LUVAS DE NITRILO

As luvas de nitrilo são fabricadas a partir de polímeros sintéticos (100% nitrilo sintético) e oferecem proteção semelhante às de látex, mas com maior resistência à punção. Estas luvas têm uma resistência química muito alta, e a sua superfície microrrugosa e sem pó proporciona um elevado conforto e sentido do tacto.

Características:

  • Boa elasticidade, embora menor que a das luvas de látex
  • Alta resistência à perfuração
  • Alternativa ideal em caso de alergia a luvas de látex

LUVAS DE VINIL

As luvas de vinil sintético, fabricadas com resinas sintéticas de cloreto de polivinil, são luvas sem látex e sem aceleradores químicos, o que as torna ideais para evitar problemas alérgicos. Este tipo de luvas tem uma boa proteção de barreira, resiste a uma ampla gama de contaminantes e é habitualmente usado em odontologia.

Características:

  • Ideais para realizar tarefas curtas
  • Conforto e elasticidade aceitáveis
  • Preço semelhante às de látex
  • Não são tão resistentes a perfurações como as de látex

Luvas com pó ou sem pó?

O pó das luvas é composto por amido de milho e tem como vantagem um efeito que facilita a sua colocação, mas o inconveniente de poder causar irritações ou alergias. O pó, no entanto, não afeta qualquer funcionalidade, durabilidade ou resistência da luva. As luvas sem pó passam por um processo de lavagem intensivo e recebem um revestimento sintético de polímeros para terem as mesmas características das luvas com pó.

Qual a diferença entre luva de vinil e nitrilo?

São luvas mais resistentes do que as luvas descartáveis de látex tanto no quesito de proliferação de bactérias (por isso são muito utilizadas na indústria alimentícia) como quanto a pequenos rasgos e perfurações. No entanto, as Luvas Nitrílicas ainda são as mais resistentes entre os três modelos de luva descartável.

Qual a diferença entre luva de vinil e látex e nitrílica?

Luvas nitrílicas são mais resistentes, duráveis e até três vezes mais resistentes à punção. As luvas nitrílicas resistem melhor que o látex à avaria do contato com alimentos gordurosos. Nitrilo não contém proteínas do látex e apresenta risco ínfimo de reações alérgicas.

Para que serve a luva nitrílica?

Luva de Látex Nitrílica: Resistente a saliências e perfurações, abrasões e cortes para uma luva de polímero fino. Ótima proteção contra bases, óleos, muitos solventes, graxas e gordura animal. Luva de Malha: Resistem à riscos de abrasão e contato com farpas de madeiras e outros.

Pode usar luva nitrílica na cozinha?

Após contatar algumas empresas fabricantes e ler o rótulo de tantas outras marcas, tanto de luvas nitrílicas, látex e vinil, as respostas foram sempre as mesmas: as luvas de látex, vinil e borracha nitrílica, independentemente da coloração, NÃO devem ser utilizadas em áreas quentes, pois NÃO POSSUEM RESISTÊNCIA TÉRMICA ...

Toplist

Última postagem

Tag