Em 1922 foi implantada a URSS qual das alternativas abaixo apresenta características da URSS

1. (PUC-MG) Leia atentamente o texto abaixo.

Antes da desintegração da União Soviética havia uma república autônoma, a da Tchetchênia-Ingústia, que reunia dois povos que lhe davam nome. Quando a União Soviética não mais existia, a Tchetchênia se recusou a assinar o Tratado de adesão à Federação Russa e proclamou a independência, o que não foi reconhecido pelo governo de Moscou. Em dezembro de 1994 iniciou-se a intervenção militar russa na Tchetchênia.

Adaptado de Olic, Nelson Bacic. Conflitos no Mundo: questões e visões geopolíticas. São Paulo: Moderna, 2000.

Assinale a opção que MELHOR EXPLICA os interesses russos pela região da Tchetchênia.

a) Áreas de produção e transporte de petróleo e gás das importantes jazidas da região; posição geográfica estratégica entre o “mundo-russo” e o Oriente Médio; implicações geopolíticas da religião islâmica.

b) Produção de haxixe e ópio para o mercado consumidor da Rússia; atuação da máfia tchetchena na capital Moscou; proteção à maioria russa na região.

c) Posição estratégica privilegiada (entre o Mar Negro, Cáspio e o Oriente Médio); importantes usinas nucleares e bases militares na região.

d) Jazidas de petróleo e gás natural; atuação de grupos terroristas tchetchenos que, tendo na religião ortodoxa ponto de união, desafiam o poder de Moscou.


2. (PUCMG) Considerando a Rússia na nova ordem mundial, assinale a opção INCORRETA:

a) Tem uma economia mais significativa que a dos países emergentes, igualando-se aos países centrais no setor industrial e tecnológico.

b) Acumulou-se um extraordinário arsenal nuclear ao longo dos anos, capaz de destruir várias vezes a Terra.

c) A crise russa gerou impacto nos mercados emergentes e redirecionou os interesses das finanças internacionais.

d) Os reflexos da instabilidade econômica refletem-se nas bolsas de valores e geram turbulências em países centrais e periféricos.

e) Passa por graves transformações políticas e seus programas governamentais têm dificuldade de atender às necessidades da nação.


3. (FUVEST) Analisando as transformações ocorridas na ex–URSS, pode-se considerar que a Federação Russa

a) atrai maciços investimentos estrangeiros, devido ao seu elevado ritmo de crescimento econômico.

b) tem dificuldade em transferir a tecnologia desenvolvida no setor militar para a produção industrial do setor civil da economia.

c) ainda figura entre as cinco maiores potências econômicas do globo, em razão de sua moderna agricultura destinada à exportação.

d) completou o processo de privatização no país, porque suas empresas estatais eram rentáveis e competitivas no mercado.

e) conseguiu construir sua identidade nacional, com a saída das demais repúblicas que constituíam a URSS.

4. (PUC/RIO) A passagem da economia centralmente planificada para a economia de mercado, na Rússia, criou uma situação de fragilidade que se manifesta:

I – na fragmentação do espaço russo resultante da vitória dos movimentos separatistas.

II – na incapacidade de controle, por parte do governo, das ações dos diferentes agentes econômicos.

III – no retrocesso da capacidade de produção demonstrada pela redução do PIB russo.

Está(ão) correta(s):

a) apenas a afirmativa I.

b) apenas a afirmativa II.

c) apenas a afirmativa III.

d) as afirmativas I e II.

e) as afirmativas II e III.

5. (PUCRJ) A taxa de crescimento populacional atual da Rússia é negativa: a população do país diminuiu em 286 mil pessoas no primeiro quadrimestre deste ano. O número de mortes no país é, em média, 70% superior ao número de nascimentos. A diminuição vem ocorrendo desde o desmantelamento da União Soviética, em 1991.

Essa situação é decorrência:

a) dos fluxos migratórios em direção à Europa Ocidental.

b) da rigorosa política de governo de controle da natalidade.

c) do aumento da mortalidade na base e no corpo da pirâmide etária.

d) do elevado número de idosos e da baixa taxa de fecundidade.

e) das mudanças ocorridas na economia do país a partir da desestruturação da União Soviética.


6. (PUCRJ/2009)

NA CONFUSÃO DO CÁUCASO

Tropas russa invadiram a Geórgia para proteger dois enclaves separatistas

Revista Veja. 11/08/08

Os confrontos armados na região do Cáucaso são resultado de anos de disputas e desentendimentos, que ultrapassam a própria Eurásia. Assinale a única alternativa que apresenta uma explicação INCORRETA sobre os conflitos na região.

a) O ditador Josef Stálin decidiu transformar, em 1922, o território da Ossétia do Sul em Região Autônoma da República Socialista Soviética da Geórgia. A medida colocou parte dos ossetas, grupo etnicamente ligado à Rússia, dentro do domínio territorial georgiano.

b) Apesar de o território georgiano não possuir grandes reservas de petróleo e gás natural, ele abriga importantes dutos que abastecem as economias da Europa Ocidental com hidrocarbonetos, fato que amplia a ação russa contra as forças de emancipação.

c) A participação dos países da região do Cáucaso na União Europeia contraria os interesses do governo russo, que não mede esforços em convencer esses países a fazerem parte da Organização Xangai de Cooperação (SCO).

d) A intenção do governo georgiano em juntar-se à OTAN, aliança militar do Ocidente, pode ser considerada um desagravo ao governo russo, o que leva os EUA a agirem mais diretamente na resolução dos atuais conflitos na região.

e) A posição estratégica do território georgiano – está na rota dos dutos projetados para conduzir gás e óleo do Turcomenistão e do Azerbaijão (países pró-Moscou) até o litoral mediterrâneo – torna a ação militar russa mais intensa e imediata na área.

7. Uma das principais causas da Revolução Russa foi a situação de injustiça social que afetava as camadas mais pobres da população no começo do século XX. Qual das alternativas abaixo apresenta características do contexto histórico da Rússia pré-revolução?

a) trabalhadores urbanos, clero e nobreza pagavam altos impostos; setor industrial desenvolvido; camponeses vivendo em situação de miséria.

b) trabalhadores rurais vivendo em extrema situação de pobreza; economia atrasada; altos impostos pagos pelas camadas mais baixas da sociedade.

c) agricultura atrasada, distribuição de renda igualitária; privilégios sociais, políticos e econômicos para a nobreza.

d) boa situação econômica para toda população, falta de democracia, altos impostos pagos pela nobreza e clero.

8. A Revolução Russa de outubro de 1917 foi liderada por Lênin e os revolucionários prometiam as seguintes ações:

a) Implantação o sistema capitalista na Rússia após a revolução.

b) Um governo socialista, apoiado pela nobreza russa.

c) Distribuição de terras, igualdade social, democracia e participação do clero nas decisões do governo.

d) Paz (saída da Rússia da 1ª Guerra Mundial), terra, pão, liberdade e trabalho.

9. Qual das alternativas abaixo apresenta as principais mudanças ocorridas na Rússia após a revolução e implantação do socialismo?

a) Nacionalização de bancos; implantação de leis que favoreciam os donos de indústrias, implantação de sistema democrática com eleições livres e diretas para todos os cargos públicos.

b) Redistribuição de terras para os trabalhadores do campo.

c) Redistribuição de terras para os trabalhadores do campo; nacionalização de bancos; controle das fábricas pelos operários.

d) Implantação de sistema democrático, fortalecimento de laços econômicos e militares com os Estados Unidos, criação de governo composto por integrantes de todas as camadas da sociedade russa.



10. Qual das alternativas abaixo explica melhor a situação política da Rússia após a Revolução?

a) O sistema político era unipartidário, ou seja, o governo era controlado por um único partido político: PC (Partido Comunista).

b) O sistema político era bipartidário, ou seja, o governo era controlado por dois partidos políticos: PC (Partido Comunista) e PM (Partido Monarquista).

c) Existiam vários partidos políticos e os presidentes eram escolhidos através de eleições diretas.

d) Embora houvesse apenas um partido político, o Partido Comunista, havia muita liberdade política e de expressão onde todos podiam manifestar livremente suas opiniões e posições políticas sem sofrer perseguições.

11. Em 1922 foi implantada a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Qual das alternativas abaixo apresenta características da URSS.

a) Total liberdade política, investimentos em arte e cultura, política econômica voltada para as camadas mais pobres da população.

b) Sistema econômico capitalista, política militarista, aliança política e militar com os Estados Unidos e Grã-Bretanha.

c) Adesão à economia de mercado, fortes laços comerciais com países do oeste europeu, repressão aos opositores políticos.

d) Falta de democracia, governo controlado pelo Partido Comunista, fortes investimentos nos setores industrial e bélico.


12. Com as medidas da Perestroika e da Glasnost, a URSS pretendia, a um só tempo:

a) reestruturar as forças armadas e prosseguir na ocupação de outras regiões da Europa Ocidental.

b) reformar o sistema de mísseis balísticos que tinham por alvo os países-membros da OTAN.

c) resolver a crise econômica e demonstrar transparência política para a população soviética.

d) integrar Cuba no Pacto de Varsóvia

e) Anexar a China aos seus domínios.

13. Dentre as características do desenvolvimento industrial da ex-URSS, podemos destacar:

a) a inexistência de qualquer planificação.

b) o crescimento relativamente lento da produção industrial.

c) o predomínio das indústrias de equipamento.

d) o predomínio da mão-de-obra feminina.

e) a predominância das indústrias de consumo.

14. A ex-URSS apresenta em seu território alguns problemas. São dificuldades encontradas neste país, exceto:

a) saídas fáceis para oceanos, livres do gelo durante todo o ano e próximas dos grandes centros industriais.

b) climas rigorosos (sobretudo no inverno) em larga parte do território.

c) grandes montanhas na fronteira meridional.

d) presença de áreas áridas.

e) congelamento de muitos rios, o que dificulta o aproveitamento hidrelétrico em algumas regiões.

15. (UnB)

I.   Existiam dois tipos de estabelecimentos rurais na ex-União Soviética: as fazendas cooperativas (kolkhozes) e as fazendas estatais (sovkhozes).

II. A maior parte da ex-URSS fica em latitudes muito elevadas: metade de seu território encontra-se ao norte do Círculo Polar Ártico.

III. O Cáucaso é uma região que se industrializa graças às jazidas de petróleo, carvão e manganês.

Estão corretas:

a) todas

b) nenhuma

c) apenas I

d) apenas II

e) apenas I e III

16. (MACK) Um sistema de canais para comunicação, denominado “Sistema dos Cinco Mares”, foi construído na Ex-URSS, aproveitando os grandes rios Volga e Don, formando grandes lagos artificiais, que coloca em interligação os mares:

a) Cáspio, Negro, Egeu, Jônio e Tirreno.

b) Branco, Báltico, Cáspio, Azof e Negro.

c) Norte, Branco, Báltico, Azof e Adriático.

d) Báltico, Adriático, Cáspio, Negro e Norte.

e) Tirreno, Negro, Jônio, Báltico e Branco.

17. (Ufpe) Sobre as várias propostas de reformas na economia e na política, na antiga União Soviética, uma foi fundamental para mudanças radicais nessa sociedade. Quanto a isso, assinale a resposta correta. 

a) Gorbatchev, através do seu projeto de reformas para a União Soviética, a glasnost, conseguiu estabilizar a economia russa e democratizar as instituições. 

b) As reformas introduzidas na antiga União Soviética, por Boris Ieltsin, depois de eleito presidente da recém-criada Federação Russa em 1991, aceleram a transição do socialismo para o capitalismo. 

c) A crise social e econômica que atingiu a URSS, no final da década de 1980, é atribuída à competição militar com a China, sua arquirrival, e à corrida espacial com a Europa. 

d) O principal fator que desencadeou o desmoronamento do Império Soviético foi o relaxamento do controle do Estado sobre a imprensa. 

e) É inegável que a falta de relacionamento político com o ocidente e a perestroika proposta por Gorbatchev foram fundamentais para que a Rússia mergulhasse na crise atual. 

18. (Ufmg) A Perestroika é entendida como um processo de transformação global do sistema socialista da antiga URSS. 

Considerando-se esse processo de transformação, é CORRETO afirmar que: 

a) a opção pela interdependência entre o aparelho do Estado e o aparelho partidário foi importante para o fim do autoritarismo vigente na esfera das instituições sociais e políticas. 

b) o incremento da indústria de armamentos, em razão da posição hegemônica da URSS na Guerra Fria, gerou recursos importantes para a implementação de novas estratégias econômicas. 

c) a Glasnost, como abertura democrática, abriu caminho para a reforma do Estado e para discussões ideológicas e assegurou transformações básicas na economia soviética. 

d) o crescimento da economia soviética nos anos 80 deste século, a taxas bastante elevadas, impulsionou o processo de transformação do sistema socialista na URSS. 

19. (Pucsp) O Estado Soviético, formado após a Revolução Russa, cuidou de expurgar da cultura desse país toda e qualquer manifestação artística que estivesse, no entendimento das autoridades, associada ao chamado "espírito burguês". Foi criada, então, uma política cultural que decretava como arte oficial apenas as expressões que servissem de estímulo para a ideologia do proletariado. Dessa forma, foi consagrado um estilo conhecido por:

a) expressionismo soviético - que, através de uma orientação estética intimista, procurava expor a "alma inquieta dos povos eslavos", que passaram a integrar a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

b) abstracionismo proletário - que, através da decomposição geométrica do real, exprimia a "ordenação sincrônica da sociedade comunista".

c) realismo socialista - que, através de composições didáticas, esteticamente simplificadas, procurava enaltecer a "combatividade, a capacidade de trabalho e a consciência social" do povo soviético.

d) romantismo comunista - que, através de um figurativismo apenas sugestivo, procurava realizar a "idealização do mujique", o camponês russo típico, como representante das raízes culturais russas.

e) concretismo operário - que, através de uma concepção criadora autônoma - não resultante de modelos -, utilizava elementos visuais e táteis, com o objetivo de mostrar a "prevalência do concreto sobre o abstrato"- ideia básica no materialismo dialético.

20. Com o esfacelamento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) em decorrência do colapso do modelo político-econômico comunista, que vigorou nesses países durante décadas, uma nova associação de apoio mútuo foi estabelecida entre a Rússia e outros países da ex-URSS. O nome dado a essa associação foi:

a) Organização do Tratado do Atlântico Norte.

b) Associação Progressista do Leste Europeu.

c) Pacto de Varsóvia.

d) Comunidade dos Estados Independentes.

e) Fundo Monetário Internacional.

GABARITO

O que foi implantada na URSS em 1922?

Após essa guerra, os bolcheviques conseguiram consolidar seu poder sobre o interior do território russo e o socialismo foi implantado. A imposição desse poder sobre todo o território permitiu que os soviéticos unificassem-no e fundassem a União Soviética, já no final de 1922.

Qual das alternativas abaixo apresenta características da URSS?

5. Em 1922 foi implantada a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Qual das alternativas abaixo apresenta características da URSS. A - Total liberdade política, investimentos em arte e cultura, política econômica voltada para as camadas mais pobres da população.

Quais são as principais características da URSS?

- Ela era composta por 15 repúblicas, ocupando um território de, aproximadamente, 22 milhões de km². A União Soviética seguiu sempre o sistema político-econômico socialista. Havia um sistema político baseado num partido único (PCUS), que governava a URSS de forma centralizada e sem abrir espaço para opositores.

Em que ano foi implantada a URSS e quais as características da URSS?

História da União Soviética. As raízes da URSS estão na Revolução de 1917 e na Guerra Civil Russa (1918 e 1921). Oficialmente, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas foi criada no dia 30 de dezembro de 1922, ao fim do congresso dos sovietes. Estes eram um conselho que reunia operários, soldados e camponeses.

Toplist

Última postagem

Tag