Entre as alterações que preparam o corpo humano para a reprodução estão

A partir da puberdade, o corpo feminino está apto para a reprodução. O corpo a cada mês se preparará para receber uma vida em seu útero. Caso isso não ocorra, acontecerá a menstruação. Sobre a menstruação, marque a alternativa incorreta.

  1. A menstruação é a eliminação de restos do endométrio, juntamente ao sangue.
  2. A menstruação pode durar de 3 a 7 dias;
  3. A menstruação ocorre quando há um aumento na produção dos hormônios femininos.
  4. Quando ocorre a gravidez, a menstruação é impedida graças à manutenção da taxa hormonal.

Sabemos que o período entre o início de uma menstruação e o início de outra é chamado de ciclo menstrual.  Esse ciclo é controlado pelo aumento e diminuição de alguns hormônios. Marque a alternativa em que aparecem os hormônios hipofisários relacionados ao ciclo menstrual:

  1. FSH e LH.
  2. LH e GH.
  3. Progesterona e LH.
  4. Estrogênio e Progesterona.

Com o aumento da idade, os hormônios sexuais femininos tendem a diminuir sua produção. Normalmente, a partir dos 50 anos, os ciclos menstruais começam a apresentar irregularidades até desaparecerem por completo. Essa fase é chamada de:

  1. Menarca.
  2. Menopausa.
  3. Menstruação.
  4. Ciclo menstrual.

(UEL) A pílula anticoncepcional é utilizada como método contraceptivo, porque sua ação é capaz de bloquear a ovulação no organismo feminino humano. Portanto, a pílula anticoncepcional é uma combinação dos hormônios:

a) Estrógeno e progesterona que inibem a produção de folículo-estimulante e de luteinizante na hipófise.

b) Estrógeno e progesterona que estimulam a produção de folículo-estimulante e de luteinizante na hipófise.

c) Folículo-estimulante e luteinizante que estimulam a produção de estrógeno e progesterona nos ovários.

d) Folículo-estimulante e luteinizante que inibem a produção de estrógeno e de progesterona nos ovários.

e) progesterona e luteinizante que inibem a produção de folículo-estimulante e de estrógeno na hipófise.

(UFPR) Em relação ao processo reprodutivo humano, considere as afirmativas abaixo.

I.         A fase proliferativa do ciclo menstrual, que ocorre antes da ovulação, apresenta altos níveis de progesterona.

II.        O hormônio dosado pelos testes de gravidez mais comuns é a gonadotrofina coriônica, a qual impede a involução do corpo lúteo no início da gravidez.

III.      Uma alta secreção de hormônio luteinizante (LH) é o fator responsável pela maturação do óvulo.

IV.      Altos níveis de testosterona na circulação sanguínea podem inibir a liberação de LH ou ICSH pela hipófise masculina.

V.        Se o ciclo menstrual durar 32 dias ao invés de 28, haverá maior probabilidade de que a ovulação ocorra no décimo sexto dia.

Das afirmativas acima:

a) todas são verdadeiras.

b) apenas I, II, III e V são verdadeiras.

c) apenas II, IV e V são verdadeiras.

d) apenas II, III e V são verdadeiras.

e) apenas I, III e IV são verdadeiras.

Alternativa “c”. A alternativa está incorreta porque a menstruarão ocorre quando a taxa dos hormônios torna-se muito baixa, levando ao descamamento do endométrio.

Alternativa “a”. Os hormônios produzidos pela hipófise que atuam no ciclo menstrual são o FSH e o LH. O FSH atua estimulando o desenvolvimento do folículo, secreção de estrógeno e a ovulação. Já o LH, além de estimular a ovulação, estimula o desenvolvimento do corpo-amarelo.

Alternativa “b”. Chamamos de menopausa o encerramento da fase reprodutiva da mulher, consequentemente o fim dos ciclos menstruais.

Alternativa “a”. A pílula anticoncepcional é um combinado de estrógeno e progesterona que vão atuar inibindo a produção de FSH e de LH, dois hormônios que estimulam a ovulação.

Alternativa “c”. Apenas a II, IV e V são verdadeiras. A gonadotrofina coriônica é usada para o diagnóstico de gravidez. A testosterona inibe a liberação do LH. E, por fim, a ovulação ocorre na metade do ciclo menstrual.

Fecundação é o nome dado ao evento no qual ocorre a união entre o gameta masculino e o feminino: espermatozoide e ovócito secundário, respectivamente. Ele ocorre geralmente na tuba uterina, e em até trinta e seis horas após a ovulação.

Ovulação é o fenômeno no qual o sistema genital feminino libera o ovócito, anteriormente abrigado em uma estrutura localizada no ovário chamada folículo. Tal evento ocorre graças à ação de hormônios específicos, os estrogênios.

O ovócito secundário, erroneamente chamado de óvulo, é envolto por uma estrutura glicoproteica denominada zona pelúcida que, por sua vez, fica interna a uma camada rica em nutrientes e que confere proteção ao gameta.

Durante o ato sexual, na ejaculação, o homem libera, juntamente com o esperma, cerca de 350 milhões de espermatozoides. Esses, cuja formação se inicia somente na puberdade, se direcionam da vagina para o útero, e dele para as trompas, buscando atingir o gameta feminino, que exerce forte atração química sobre eles. Durante o percurso, muitos ficam para trás; e somente um, ou um número um pouco maior que esse, consegue atingir o ovócito.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Chegando ali, uma glicoproteína da zona pelúcida, chamada ZP3 se une ao gameta masculino, permitindo com que ele atravesse essa estrutura e atinja a membrana plasmática do ovócito, graças à ação de enzimas que ele é estimulado a liberar. Em seguida, proteínas da membrana plasmática do espermatozoide permitem a união entre as membranas de ambos, impedindo que novos espermatozoides se direcionem.

A cauda do espermatozoide se degenera, e seu cromossomo se condensa ao ovócito após este sofrer meiose. Depois, todo o zigoto sofre meiose, apresentando, ao final, 23 cromossomos maternos e 23 paternos.

Cerca de nove dias após a ovulação já há como detectar se a mulher está grávida ou não, já que, em caso positivo, a fecundação propicia a produção de gonadotrofina coriônica humana (HCG). Esta glicoproteína é liberada pelo corpo-lúteo, estrutura formada a partir do folículo ovariano, após a liberação do ovócito. Ela impede que o corpo feminino tenha novas menstruações e ovulações.

Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental

Quais os hormônios relacionados à reprodução?

Hormônios sexuais na reprodução O principal hormônio sexual masculino é a testosterona, produzida nos testículos. Já os femininos, são conhecidos como progesterona e estrógeno e são produzidos nos ovários.

Quais são os hormônios produzidos pelo corpo humano?

E os principais hormônios do corpo humano são: hormônio do crescimento (GH), antidiurético (ADH), tiroxina (T4), adrenalina, glucagon, insulina, estrogênio, progesterona, prolactina, testosterona.

Quantos tipos de hormônios existem no corpo humano?

Cerca de 50 tipos de hormônios são produzidas pelas glândulas endócrinas. No corpo humano, os hormônios são responsáveis pelo metabolismo, crescimento, sexualidade, dentre outros. A palavra “hormônio”, de origem grega, significa movimento ou estímulo.

Quais são as suas funções dos hormônios no organismo humano?

Hormônios são moléculas produzidas pelo sistema endócrino e que mandam mensagens a várias partes do corpo. Eles ajudam a regular os processos do seu corpo, como fome, pressão sanguínea e libido. Enquanto hormônios são essenciais para a reprodução, eles são fundamentais para todos os sistemas do seu corpo.

Toplist

Última postagem

Tag