Escreva uma frase resumindo as principais características de cada uma das camadas atmosféricas

Diferença entre elas é, basicamente, de temperatura e altitude. Mas cada uma guarda suas peculiaridades

Por Diego Garcia Atualizado em 4 jul 2018, 20h19 - Publicado em 18 dez 2015, 16h03

 /

Publicidade

ILUSTRA André Moscatelli

PERGUNTA Ana Caroline Bernardino, Orlândia, PR

São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Juntas, as cinco compõem a atmosfera, camada gasosa que envolve a Terra e é responsável, entre outras coisas, por manter o equilíbrio térmico do planeta, proteger contra o impacto de meteoros e filtrar os raios ultravioleta. A diferença entre cada uma das camadas é, basicamente, de temperatura e altitude. Mas cada uma guarda suas peculiaridades.

+ Por que o céu é azul?

+ Como a atmosfera se formou?

1. A FAIXA DA VIDA

Nome Troposfera

Altitude De 0 km a 18 km

Temperatura Até -60°C, nas partes mais altas

Concentra as maiores quantidades de gases indispensáveis para os seres vivos: 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% de gás carbônico. Nela, ocorrem os fenômenos meteorológicos, como chuvas e ventos. E é por ela que transitam aviões, helicópteros, balões etc.

2. FILTRO SOLAR

Nome Estratosfera

Altitude De 18 km a 50 km

Temperatura De -60°C a -80°C

Nela está a camada de ozônio, responsável por filtrar a radiação ultravioleta emitida pelo Sol. O famoso “buraco”, na verdade, é a rarefação do ozônio e fica concentrado na Antártida, levado por fortes correntes de ar.

3. PELÍCULA PROTETORA

Nome Mesosfera

Continua após a publicidade

Altitude De 50 km a 80 km

Temperatura De -10°C a -100°C

Protege a Terra de meteoros. Eles caem a uma velocidade de 65 mil km/h, mas explodem ao encontrarem o atrito dessa fatia, aliado à baixa temperatura. Nela também se formam as intrigantes nuvens noctilucentes: compostas por minúsculos cristais de gelo que só são visíveis quando iluminados por baixo, no pôr do sol.

+ Como um satélite fica em órbita?

+ Qual é a temperatura do espaço?

4. CAMINHO PARA O SOL

Nome Termosfera

Altitude De 80 km a 300 km

Temperatura Pode chegar a 1.000°C

Nessa camada o ar já é muito rarefeito. É aqui que o vento solar é interceptado pelo magnetismo da Terra e direcionado para os polos, o que forma a aurora boreal. É também onde fica a ionosfera, faixa carregada de íons e que recebe e transmite as frequências do rádio.

5. LACRE ESPACIAL

Nome Exosfera

Altitude De 300 km a 600 km

Temperatura 1.000°C

É a transição entre a atmosfera e o espaço, por isso, vai terminando gradualmente até virar só espaço sideral! Nessa camada ficam os satélites espaciais que orbitam a Terra. Como o ar é extremamente rarefeito, a temperatura chega a 1.000 oC. Mas não se assuste: devido à rarefação, o calor não se propaga.

A atmosfera terrestre é a camada de ar que envolve o Planeta Terra fornecendo proteção e os gases necessários para a manutenção da vida. Graças à ação da gravidade, as partículas de ar que compõe a atmosfera terrestre não se dissipam pelo espaço, permanecendo unidos a superfície.

Conteúdo deste artigo

  •      
  •      
  •      
  •      
  •      

Como a atmosfera terrestre foi formada?

A atmosfera do Planeta Terra começou a se formar há 4,5 bilhões de anos. Neste período, apesar de haver um processo de resfriamento da crosta, a atividade vulcânica era intensa e responsável por liberar uma série de componentes químicos presente no magma do interior do planeta.

Dessa forma, com o passar do tempo, partículas de vapor d’agua, dióxido de carbono, nitrogênio e uma série de substâncias tóxicas passaram a se acumular junto a superfície pela ação da gravidade.

As bactérias anaeróbicas, que foram as primeiras formas de vida a surgir no planeta, deram origem às primeiras plantas marinhas primitivas. Essas plantas começaram a utilizar o dióxido de carbono presente na atmosfera primitiva para realizar fotossíntese e, assim, pouco a pouco a constituição do ar da atmosfera foi sendo alterada conforme as plantas liberavam oxigênio na atmosfera.

Porém, a transformação da atmosfera foi um processo muito lento. Para que os níveis de oxigênio chegassem aos atuais 21% do volume total da atmosfera foram necessários 2 bilhões.

Qual a importância da atmosfera terrestre para a vida na Terra?

Além de garantir os gases necessários para a manutenção da vida no Planeta, a atmosfera terrestre é responsável por uma série de funções que protegem a superfície terrestre, como a manutenção da temperatura média, defesa contra o ataque de meteoritos e bloqueio dos raios ultravioleta.

Leia mais sobre as funções da atmosfera.

Quais são os gases que compõe a atmosfera terrestre?

78% do volume da atmosfera é composto de nitrogênio; 21% de oxigênio; 0,93% de argônio; 0,039% de dióxido de carbono; e, 4% de vapor d’agua, que apesar de não ser um gás, desempenha papel importante na manutenção da temperatura média do Planeta.

Quais são as camadas que compõe a atmosfera terrestre?

Camadas da atmosfera terrestre. Ilustração: Designua / Shutterstock.com

A atmosfera é um meio fluido e, portanto, a diferenciação entre as camadas ocorre de forma gradual, não existindo um limite físico entre elas. Entretanto, convencionou-se dividir a atmosfera em cinco camadas. São elas:

Troposfera

É a camada mais próxima da superfície terrestre e onde o ar é mais concentrado. Pode chegar até 17 km em seu limite superior. Na troposfera, conforme aumenta a altitude há uma redução da temperatura atmosférica.

Estratosfera

A Estratosfera é a segunda camada da atmosfera, está entre aproximadamente 17 km e 50 km da superfície. A camada de ozônio, responsável por filtrar os raios ultravioleta emitidos pelo sol, está entre 20 km e 35 km de distância da superfície, ou seja, localizada na estratosfera.

Mesosfera

Localiza-se aproximadamente entre 50 km e 80 km de distância da superfície. É a camada mais fria da atmosfera com temperatura que podem chegar a -90º C em virtude do ar rarefeito. Nessa camada, os meteoritos que atingem o planeta são fragmentados e entram em processo de combustão.

Termosfera

Localizada aproximadamente entre 80 km e 500 km de distância da superfície, a temperatura na termosfera pode chegar aos 1500 ºC. É também chamada de ionosfera, por causa da grande concentração de íons.

Exosfera

É a última camada da atmosfera terrestre. Localiza-se, aproximadamente, entre 500 km e 800 km de distância da superfície. Nessa camada o ar é muito rarefeito e quase não há presença de outros gases atmosféricos com exceção do hélio e hidrogênio. Sua temperatura atinge os 1000 ºC.

Fonte: VERSIGNASSI, Alexandre. Como a atmosfera da Terra se formou? Disponível em: < //super.abril.com.br/mundo-estranho/como-a-atmosfera-da-terra-se-formou/>. Acesso em 05 mar 2019.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. A Camada de Ozônio. Disponível em < //www.mma.gov.br/clima/protecao-da-camada-de-ozonio/a-camada-de-ozonio>. Acesso em 03 de mar 2019.

Quais são as principais características de cada camada da atmosfera?

São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Elas não se distribuem de forma igualitária e sua distância varia de acordo com a densidade dos elementos químicos que as compõem, de forma que, à medida que se afastam da superfície da Terra, mais rarefeitas elas se tornam.

Quais são as camadas da atmosfera e suas principais características Brainly?

Resposta.
Explicação:.
TROPOSFERA : mais perto da crosta e O2..
ESTRATOSFERA: camada de ozônio..
MESOSFERA: camada que queima as rochas (estrela cadente ).
TERMOSFERA : maiores temperaturas +1000 C..
EXOSFERA : gases rarefeito, se misturando no espaço cósmico..

Quais são as principais características da estratosfera?

A estratosfera concentra 19% dos gases da atmosfera, ela é a segunda camada mais próxima da Terra. Como característica, ela possui pouco vapor d'água em sua composição e quase não apresenta nuvens. A movimentação do ar na estratosfera ocorre no sentido horizontal.

Quais são as principais características da mesosfera?

A mesosfera é uma região extremante fria com temperaturas que variam de -10 a -100°C. Assim, a mesosfera é considerada a camada mais fria da atmosfera. Nela, a temperatura cai proporcionalmente com o aumento da altitude, como resultado da diminuição do aquecimento solar.

Toplist

Última postagem

Tag