Faz mal beber água depois de vomitar?

Vómitos

O vómito é a expulsão brusca do conteúdo do estômago pela boca. Costuma ser precedido por náuseas e dor de estômago.

As causas mais frequentes são as infeções do estômago e intestino por vírus (gastroenterites). Nas crianças pode acontecer em muitas outras doenças como constipações, dor de garganta, otite, etc. Em certas ocasiões podem dever-se a uma doença de maior gravidade.

Muitas vezes os vómitos acompanham-se de diarreia.

Habitualmente duram pouco tempo e desaparecem sem tratamento. Contudo, com as crianças, há que tomar precauções especiais, porque com os vómitos perdem-se água e sais corporais e a criança pode ficar desidratada, sobretudo se há diarreia e a criança é um lactente (bebé com menos de um ano).

O que deve fazer?

  • Não force a criança a comer. Se não tem apetite ofereça-lhe somente líquidos. A criança não deve deixar de beber para compensar as perdas pelos vómitos.
  • Para beber, utilize soros de farmácia: líquidos de hidratação oral, que contêm água e sais. Pode prepará-los em casa diluindo 1 carteira na quantidade indicada de água, que não deve estar a ferver. Sabe melhor se juntar umas gotas de limão e se estiver fresca (guarde-o no frigorífico).
  • Depois de vomitar, não lhe dê nada (nem água) durante 15 a 30 minutos. Mais tarde dê-lhe a beber pequenos golos de líquido: 1-2 colherzinhas cada 10-15 minutos. Se a criança tiver sede e lhe pedir mais, dê-lhe pequenos golos e humedeça-lhe os lábios com uma gaze molhada ou com um cubo de gelo.
  • Se não vomitar em 2-3 horas aumente a quantidade de líquido lentamente e dê-lhe o alimento que lhe apetecer em pequenas quantidades, sem forçar.
  • Inicie a alimentação com uma dieta ligeira (sopa, cozidos, sumos naturais). Evite os alimentos gordos ou com muito açúcar.
  • Se não tiver vomitado há 24 horas pode iniciar a sua alimentação normal.
  • Em crianças lactentes que vomitam a refeição completa, deve continuar a amamentação dando um só peito e reduzindo o tempo de mamar para 5-10 minutos, mas fazendo-o a cada 2 horas. Se dentro de 6-8 horas não vomitar, pode passar à amamentação normal com as duas mamas.
  • Não lhe dê medicação para os vómitos a menos que o seu médico indique.
  • Tanto a criança como o seu cuidador devem lavar bem as mãos, especialmente os dedos e as unhas. As crianças com vómitos por infeções intestinais podem contagiar outros. Evite o contacto com outras crianças enquanto tiverem vómitos.
  • Se tiver febre pode tomar paracetamol na dose aconselhada pelo seu médico.

Quando consultar o seu médico de família?

  • Se apresenta mais de 38o C de febre.
  • Se a criança está muito prostrada, dificilmente despertável ou irritada.
  • Se não quer beber.
  • Se tem menos de 3 meses e vomita as refeições.
  • Se tem sangue no vómito ou nas fezes.
  • Se o vómito tem aspeto de borra de café.
  • Se tem a boca seca, chora sem lágrimas ou urina pouco.
  • Se tem dor de cabeça, no pescoço ou lhe apareceram manchas no corpo.
  • Se vomita todos os líquidos, apesar de lhos dar em pequenos golos.
  • Se apresenta dor de barriga persistente.
  • Se suspeita que possa ter tomado algum produto tóxico ou medicamento.

Excerto do Guia Prático de Saúde - da semFYC (Sociedad Española de Medicina de Familia y Comunitaria)

Traduzido e adaptado pela APMGF (Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar), julho 2013.

Todo o conteúdo pertence ao © BabyCenter, L.L.C. 1997-2022. Todos os direitos reservados.

Este site disponibiliza informações de natureza genérica, e foi criado com propósitos apenas educativos. Se você tem qualquer preocupação com a sua saúde ou a de ser filho, é sempre necessário consultar um médico ou outro profissional de saúde. Por favor veja os Termos de Uso antes de usar o site. A utilização do site indica que você concorda com os Termos de Uso.

Este site é uma publicação do BabyCenter, L.L.C., que é responsável por todo o conteúdo, conforme descrito e qualificado em detalhes nos Termos de Uso.

Vida Saudável

11/12/15, 10:14

Vômito ou sentir Náuseas é desagradável, independentemente da causa. Se a pessoa estiver grávida, sofrendo de uma doença do estômago, vivenciando os efeitos colaterais de uma medicação, ou o vômito é causado por Estresse emocional, é necessário tomar cuidado com o próprio corpo. O desejo de comer após vomitar, geralmente retorna lentamente. No entanto, é importante fornecer ao corpo a nutrição e hidratação, até se não estiver apto para consumir uma refeição completa.

O Vômito pode provocar emagrecimento não saudável, desidratação, e até estender sintomas de uma doença. Quanto mais cedo comer depois de vomitar é melhor para a própria saúde, desde que tenha identificado a causa do problema. Nutrir o próprio corpo pode ajudar a encontrar o caminho de volta para saúde. O que comer após vomitar pode ser uma escolha difícil.

1 – Começando: A pessoa pode não sentir a vontade em relação a o que comer após vomitar, ou não ter ideia do que comer quando vomitar, mas até se estiver morrendo de fome, o ideal ainda é comer de modo leve e devagar. Começar com líquidos claros. Tentar beber ao menos de 8 a 10 copos de água, por causa da perda excessiva de água. Uma vez que se saiba que a água não desencadeará outro ataque de Vômito.

As bebidas esportivas diluídas permitem beber algo com sabor. O chá fraco e descafeinado é outra opção. Algumas variedades de chá são até ditas a acelerar o processo de cura. Se houver sucesso com líquidos, é possível tentar picolés de gelatina, ou um pouco de caldo de carne ou sopa.

2 – Dieta Convalescente: A “Dieta Convalescente“ é uma dieta rica em nutrientes, apetitosa e facilmente digerível. Então, Além das opções listadas acima, é possível tentar também uma dieta convalescente, em relação a o que comer após vomitar. Estas opções ajudam a nutrir o próprio corpo sem exagerar. As opções de alimento são leves e de ajuda para recuperar.

3 – Medicação: Isto pode ser uma resposta comum à questão de o que comer após vomitar. Nos casos de Náusea ou Vômito severo ou crônico, o médico poderia sugerir medicação. Há duas medicações de prescrição disponíveis para controlar o Vômito. Prometazina (Fenergan) é um anti-histamínico que também previne vômito.

4 – Coisas para Evitar: Além de o que comer após vomitar é necessário também ter atenção das coisas a evitar comer. Estes poderiam desencadear crises de vômito adicionais ou deixar a pessoa sentir-se enjoada e inchada.

Os alimentos com odor picante podem desencadear sensações de Náusea. Até se tipicamente achar os cheiros agradáveis, podem ter o efeito oposto quando está sentindo-se mal.
Os alimentos que são gordurosos ou salgados também devem ser evitados. A maioria destes nunca é boa, mas o corpo reagirá imediatamente se exposto durante um ataque de vômito. Alguns dos alimentos na lista proibida incluem produtos de panificação, pão branco, salsichas, hambúrgueres, batatas fritas, pizza, alimentos fritos, e itens enlatados. Se tiver qualquer vontade, uma vez que sentir-se melhor, voltar a comer estes alimentos lentamente. É possível até buscar por uma opção mais saudável que satisfaça a vontade.
Produtos lácteos, cafeína, álcool e bebidas carbonatadas podem também desencadear problemas quando está se sentindo mal. E podem fazer a pessoa sentir-se inchada, irritar a mucosa do estômago, ou desidratar.
Alimentos picantes devem ser evitados até que se sinta melhor. Embora muitas especiarias ofereçam propriedades curativas, não são úteis quando o estômago está enfrentando tumulto.
Frutas e vegetais crus. Não comer frutas e vegetais crus até que se volte ao normal. Estes são alimentos muito saudáveis, mas contêm muita fibra e podem ser difíceis para estômago e intestino.
Analgésicos. A pessoa desejará evitar os medicamentos de dor como ibuprofeno, aspirina, e naproxen. Estes perturbam o estômago, então se o vômito for acompanhado de dores, a indicação é buscar outros remédios que não vão piorar o problema.


Fonte: Saúde e Dica

Pode beber muita água depois que vomitar?

Se você estiver vomitando muito, o melhor é tomar apenas pequenos goles freqüentes de líquidos claros. Beber muito de uma só vez pode causar mais vômito. Líquidos claros que você pode beber são água, chá claros, água de côco e bebidas esportivas.

Quanto tempo beber água depois de vomitar?

Deixar o estômago descansar reduz o risco de vomitar de novo caso volte a comer. É aceitável lavar a boca um pouco para tirar o gosto do vômito. Mas tente evitar engolir a água nos primeiros 15 minutos.

O que é bom para tomar depois de vomitar?

Experimente tomar uma sopa de legumes ou canja de galinha (pegue leve nos temperos e não consuma muito quente), beba isotônicos, água mineral, água de coco, soro caseiro e até mesmo gelatina para ajudar o seu organismo a se manter hidratado e repor o líquido perdido com os vômitos.

Como hidratar após vômito?

Hidrate-se O ideal é ingerir ao menos 2 litros de água ou soro reidratação oral , já que com o quadro infeccioso há uma perda de nutrientes que podem levar à desidratação. Além disso, os chás de camomila, gengibre e de pêssego sem açúcar são ótimos aliados para hidratar o organismo.

Toplist

Última postagem

Tag