Hemácias nucleadas aves por quê

A morfologia dos eritrócitos varia de acordo com a espécie animal. A realização do hemograma em qualquer espécie animal inclui o estudo e análise dos eritrócitos

A morfologia dos eritrócitos varia de acordo com a espécie animal. Dentre as características morfológicas dos eritrócitos das aves, podemos citar:

• As aves possuem eritrócitos nucleados.

• São células elípticas, com citoplasma. O núcleo é centralizado.

• O núcleo cora-se de roxo e o citoplasma de rosa-alaranjado, mantendo uma textura uniforme.

• A cromatina nuclear fica mais condensada com a idade do animal. Nas aves, a cromatina nuclear funciona como um diferenciador entre aves mais novas e aves velhas.

Nas aves também podem ocorrer alterações no tamanho e na cor dos eritrócitos”, explica Waleska de Melo Ferreira Dantas, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre em Medicina Veterinária e Doutora em Patologia Clínica Animal.

As alterações dos eritrócitos em relação ao tamanho são:

Macrocitose: aumento do tamanho de eritrócitos que passam a ser denominados de macrócitos.

Microcitose: diminuição do tamanho de eritrócitos que passam a ser denominados de micrócitos.

Anisocitose: presença de eritrócitos de tamanhos variados, maiores, normais e menores.

As alterações dos eritrócitos das aves em relação à cor são denominadas:

Policromasia: presença de eritrócitos de várias cores.

Hipocromia: diminuição na coloração dos eritrócitos.

Os eritrócitos hipocrômicos possuem vacúolos citoplasmáticos e núcleos arredondados. Na hipocromia, a área central dos vacúolos encontra-se mais pálida e pode indicar deficiência de ferro no paciente.

É comum encontrarmos quadro clínico anêmico em aves, pois a maioria delas são criadas em cativeiro ou de forma irregular nos domicílios como animal de estimação. Muitas vezes, os proprietários não têm conhecimento sobre as características da espécie e não procuram o veterinário para orientações e exames. Tal fato causa, com frequência, a deficiência nutricional desses animais.

Reticulócitos: as aves possuem reticulócitos que são uma forma jovem de eritrócito. São menores e alongados em sua forma elíptica. Veja mais características dos reticulócitos:

• Possuem anel reticular agregado que circunda o núcleo da hemácia.

• Indicam anemia regenerativa quando presentes no hemograma, pois apontam resposta medular ao quadro clínico do animal.

Aprenda mais sobre esse assunto na área Patologia Clínica Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 “Gostaria de saber qual a vantagem evolutiva dos eritrócitos dos mamíferos serem anucleados e das aves terem núcleo?” (Maurício Baum)

Boa pergunta Maurício!  As hemácias são conhecidas como glóbulos vermelhos por conterem um pigmento chamado de hemoglobina que é por onde o oxigênio pode ser transportado para todas as células do organismo. Como sabemos, as hemácias (eritrócitos) são anucleadas, ou seja, não possui núcleo e isso lhe confere um formato bastante diferente das demais células do nosso corpo, elas são bicôncavas, ou seja, as duas faces são côncavas opostas.

Essa formatação da célula sanguínea lhe confere uma característica que vai muito além da sua fisiologia, seu formato auxilia na captação do oxigênio favorecendo uma grande relação entre superfície e volume, ou seja, as tornam mais eficazes nesse trabalho. Assim, as hemácias dos mamíferos são mais eficientes no transporte de oxigênio e produção de energia quando comparados com os demais vertebrados. Todavia, como as hemácias não possuem núcleo elas são incapazes de se reproduzir e apresentam uma vida muito curta, em torno de 120 dias nos humanos, ou seja, para que possamos ter as hemácias suficientes diariamente a nossa medula óssea trabalha arduamente para renovar constantemente o nosso estoque diário.

Já as hemácias presentes no sangue das aves são células elípticas e com um núcleo também elíptico. Por apresentarem um núcleo, essa célula já apresenta uma característica fundamental que difere das hemácias dos mamíferos que é a capacidade de realizar a mitose, ou seja, ela pode se reproduzir e por isso apresenta uma vida mais longa. Essa propriedade de realizar a mitose lhes garante uma melhor produção de células sanguíneas nestas espécies e evita a sobrecarga dos órgãos hematopoiéticos, como o fígado.

A melhor hipótese que nos faz compreender melhor sobre as hemácias serem anucleadas nos mamíferos é garantir ao organismo o transporte de uma quantidade maior de oxigênio, já que contém uma quantidade maior de hemoglobina. Isso foi uma característica evolutiva que permitiu uma melhor adaptação para algumas espécies, já que a maioria das células possui núcleo.

Na verdade, a maioria dos vertebrados, como peixes, anfíbios, répteis e aves possuem hemácias com núcleo o que indica o processo evolutivo de adaptação nos mamíferos que por um dado momento na história da evolução teve que ser adaptada para melhor corresponder as características do ambiente e conseguir a sobrevivência. É por isso que temos uma grande variabilidade e diversidade de animais no planeta devido essa característica evolutiva que é a adaptação ao meio e o mais importante: ajuda a garantir a perpetuação de espécies e preservação dos seres vivos.

Fontes: ppgca/ vestseller/ prosangue  Imagem: Reprodução/educacao/

Porquê as hemácias das aves têm núcleo?

Em aves, répteis, anfíbios e peixes as hemácias possuem núcleo durante toda a sua sobrevida. A principal função das hemácias é transportar a hemoglobina, que por sua vez trasporta oxigênio e gás carbônico. Por isso, nos mamíferos, o núcleo foi substituído por uma maior concentração de hemoglobina.

O que significa hemácias nucleadas?

Os eritrócitos nucleados (nucleated red blood cells, NRBC) apresentam uma dimensão e um núcleo semelhante aos linfócitos. Como tal, muitos analisadores hematológicos classificam erradamente os NRBC e apresentam uma contagem total de leucócitos e de linfócitos erradas.

Quem tem hemácias nucleadas?

Os eritrócitos dos mamíferos, exceto nos Camelídeos, têm a forma de disco bicôncavo sem núcleo, enquanto nos outros vertebrados são ovais e nucleados. Nos mamíferos camelídeos, as hemácias são elípticas com núcleo.

Por que as hemácias de mamíferos não possuem núcleo?

Sendo o núcleo celular uma estrutura metabolicamente ativa, ele consome quantidades consideráveis de O2. Com a perda do núcleo, as hemácias dos mamíferos deixaram de utilizar oxigênio, tornando-se mais eficientes no transporte desse gás.

Toplist

Última postagem

Tag