Mesmo se eu falasse a língua dos anjos

Versículos de 1 Coríntios 13 do livro de 1 Coríntios da Bíblia.

O amor

1 Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.

2 Ainda que eu tenha o dom de profecia, saiba todos os mistérios e todo o conhecimento e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei.

3 Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me valerá.

4 O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.

5 Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.

6 O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

8 O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.

9 Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos;

10 quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.

11 Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.

12 Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma com que sou plenamente conhecido.

13 Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.

  • 1 Coríntios 12
  • 1 Coríntios 13
  • 1 Coríntios 14

  • 1 Coríntios 12
  • 1 Coríntios 14

Legião Urbana

As Quatro Estações: ao Vivo

Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor, eu nada seria

É só o amor, é só o amor
Que conhece o que é verdade
O amor é bom, não quer o mal
Não sente inveja ou se envaidece

O amor é o fogo que arde sem se ver
É ferida que dói e não se sente
É um contentamento descontente
É dor que desatina sem doer

Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor, eu nada seria

É um não querer mais que bem querer
É solitário andar por entre a gente
É um não contentar-se de contente
É cuidar que se ganha em se perder

É um estar-se preso por vontade
É servir a quem vence, o vencedor
É um ter com quem nos mata a lealdade
Tão contrario a si é o mesmo amor

Estou acordado e todos dormem
Todos dormem, todos dormem
Agora vejo em parte
Mas então veremos face a face

É só o amor, é só o amor
Que conhece o que é verdade

Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor, eu nada seria

Composição: Renato Russo

Ouça estações relacionadas a Legião Urbana no Vagalume.FM

A Grécia é um país com uma geografia única. Com uma área de 131 mil km2, equivale aproximadamente ao Estado do Ceará, que possui 148 mil km2. Mas se for considerada a extensão de seu litoral, a cena muda. A Grécia possui cerca de 15 mil km de costas, muito acima do litoral do Brasil como um todo, que tem 9 mil km de extensão.

Trata-se, assim, de um país recortado por ilhas e reentrâncias que lhe conferem um aspecto singular. Na parte continental, o território grego está dividido na extremidade sul dos Bálcãs e numa grande península chamada Peloponeso. Na realidade, o Peloponeso está hoje completamente separado do continente devido à construção do canal de Corinto, no final do Século XIX, o qual ligou o Mar Egeu ao Mar Jônico. Na entrada do Peloponeso se encontra a cidade de Corinto, localizada a 80 km de Atenas, com cerca de 150 mil habitantes. Os nascidos em Corinto são chamados de “coríntios”, donde surgiu o nome do Sport Club Corinthians Paulista.

Mas esse texto não é sobre futebol. É sobre uma passagem da Bíblia que relata a fala do Apóstolo Paulo aos coríntios, ao redor do ano 50 dC.

Paulo, nascido Saulo, foi um dos principais propagadores do Cristianismo. Seu status de cidadão romano lhe permitia andar livremente pelas províncias do Império, o que o fez divulgando os ideais cristãos. Dentre suas viagens missionárias, esteve Paulo em Corinto, onde lá permaneceu por quase dois anos. A Bíblia nos da fala da pregação de Paulo aos coríntios:

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom da profecia e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.”
(1 Coríntios 13:1-2)

Essa passagem bíblica, ao lado de trechos de Camões, é uma das inspirações de Renato Russo, ao compor a música Monte Castelo:

“Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos,
Sem amor eu nada seria.”
(Legião Urbana)
//letras.terra.com.br/legiao-urbana/22490/

Os alunos admiram os professores que conhecem o que ensinam. Gostam daqueles que transitam com facilidade da teoria para a prática e vice-versa. Admiram os que dominam a teoria, porque a praticam no seu dia-a-dia. E respeitam os que exercem a prática com eficiência, por possuir uma consistente base teórica. Mas os alunos gostam também daqueles professores que têm boa didática e que lhes prendem a atenção. Costumam se referir a esses professores como aqueles que “sabem passar a matéria”. Ou seja, um bom professor é aquele consegue equilibrar o domínio da matéria com a capacidade didática.

Todavia, dominar o conteúdo e saber “passá-lo” com eficiência não bastam. No centro da aprendizagem, está a afetividade. Ainda que os professores soubessem a matéria a fundo e falassem a língua dos eruditos, sem os vínculos afetivos com os alunos, de nada seriam. Quando esse vínculo não ocorre, o processo cognitivo não se estabelece.

O desafio que está posto, assim, é criar laços de afetividade com os alunos de forma a motivá-los aos estudos. Só quando isso se estabelece é que há espaço para o desenvolvimento das competências a partir dos conteúdos das disciplinas. Não se trata de ser complacente com os alunos. Não se trata de afrouxar o rigor e a disciplina que são tão necessários. Os alunos sabem reconhecer os professores que são justos, ainda que rigorosos. Trata-se de compreender que na base da aprendizagem está a forma como se dá o relacionamento entre o aluno e o professor:

É só o amor
Que conhece o que é verdade.
O amor é bom, não quer o mal,
Não sente inveja ou se envaidece.

O que quer dizer 1 Coríntios 13 8?

1 Coríntios 13:8-13 Muitos aspectos da vida da igreja terão fim quando esta era presente acabar, mas a caridade nunca falha. Esta permanência ressalta a prioridade da caridade dentro da igreja.

De quem é a poesia Ainda que eu falasse a língua dos anjos Bíblia?

Ainda que eu falasse a língua dos homens, e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.

O que diz em 1 Coríntios 13?

1 Coríntios 13. Paulo fala da excelência da caridade — A caridade, um amor puro, excede e supera quase todas as outras coisas. 1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse acaridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

O que significa Ainda que eu falasse a língua dos anjos?

Isto indica a possibilidade (que entretanto não havia) de alguém falar as línguas faladas pelos anjos ao se comunicar com os outros. No texto segue Paulo dizendo que se tivesse fé suficiente para transportar os montes e não tivesse amor, nada seria.

Toplist

Última postagem

Tag