Nicho ecológico é a parte da comunidade biológica representada por seres vivos

Sabemos que cada ser vivo está bem adaptado ao local em que vive. Vamos pensar em uma hiena. Ela vive na savana africana e lá se alimenta de gazelas e gnus, mas também se alimenta de carniça. São animais extremamente violentos e perigosos em bandos e são as grandes rivais dos leões na savana, sofrendo inclusive ataques desses animais.

A breve descrição acima fala sobre o habitat e o nicho ecológico da hiena. Mas, afinal, o que é habitat e o que é nicho ecológico?

Chamamos de habitat o local em que um organismo vive, o ambiente onde ele se encontra. No caso da hiena, seu habitat é a savana africana, um local que possui uma estação seca bem definida.

Quando falamos em nicho ecológico, estamos descrevendo o modo de vida de um ser vivo, suas relações com o ambiente, sua alimentação, seu tipo de reprodução, seus hábitos, seus predadores naturais, suas estratégias para sobrevivência, sua forma de predar etc. Resumindo, o nicho pode ser definido como o papel ecológico de uma espécie em determinada comunidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao falarmos da hiena, sobre sua alimentação e sua rivalidade com leões, estamos falando do seu nicho.

Vamos pensar em outro exemplo: a tartaruga-verde. Esse animal vive normalmente em águas costeiras e com grande quantidade de vegetação. Ela apresenta uma característica peculiar quando o assunto é alimentação. A tartaruga-verde é onívora quando filhote, entretanto, quando atinge mais de 25 cm de casco, ela torna-se basicamente herbívora. Elas procuram botar seus ovos principalmente em ilhas oceânicas.

A partir da descrição acima é possível perceber que o habitat da tartaruga-verde é as águas costeiras com vegetação. Já o nicho ecológico é o seu modo de vida, que inclui sua alimentação peculiar e sua desova, por exemplo.

Muitos autores gostam de resumir esses conceitos da seguinte forma: o habitat é o endereço de um ser vivo, enquanto o nicho é a sua profissão.

01) (Enem/2020 – 2ª aplicação) Gralha-do-cerrado (Cyanocorax cristatellus) é uma espécie de ave que tem um característico topete frontal alongado, plumagem azul-escura, parte posterior do pescoço e garganta pretos, barriga e ponta da cauda brancas.
Alcança até 35 centímetros de comprimento. A espécie é onívora e sua ampla dieta inclui frutos, insetos, sementes, pequenos répteis e ovos de outras espécies de aves.

SICK, H. Ornitologia brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997 (adaptado).

Além das características morfológicas do animal, a descrição da gralha-do-cerrado diz respeito a seu

A) hábitat.
B) ecótopo.
C) nível trófico.
D) nicho ecológico.
E) ecossistema.

02) (Facig /2017 – Medicina) Analise as alternativas a seguir.
I. Organismo.
II. Sistemas.
III. Moléculas.
IV. Átomos.
V. Tecidos.
VI. Órgãos.
VII. Células.

A alternativa que indica corretamente a sequência lógica dos níveis de organização dos seres vivos é:
A) III, IV, VI, VII, V, I, II.
B) IV, III, VII, V, VI, II, I.
C) III, IV, VII, VI, V, I, II.
D) VII, III, IV, V, I, II, VI.

03) (Facig/2017 – Medicina) No pantanal, muitas espécies de aves, insetos, aranhas, mamíferos e plantas interagem entre si, e, embora só as plantas e os animais sejam mais fáceis de serem identificados, existem, ainda, muitos micro-organismos, importantes para a manutenção do equilíbrio do ambiente. Esses fatores bióticos representados pelos seres vivos que vivem no mesmo ambiente constituem um(a):
A) Biosfera.
B) População.
C) Ecossistema.
D) Comunidade.

04) (UFLA) Suponha que em um terreno coberto de capim-gordura vivam saúvas, gafanhotos, pardais e ratos do campo. A partir dessas informações, podemos afirmar que nessa região estão presentes:
A) seis populações.
B) duas comunidades.
C) cinco populações.
D) seis comunidades.
E) dois ecossistemas.

05) (UFTPR) A Lagoa do Peixe, no Rio Grande do Sul, ao longo dos seus 40 km de comprimento abriga em suas águas grande quantidade de plâncton que alimenta uma rica diversidade de peixes e aves. A flora é representada principalmente por espécies de solos arenosos com alto teor de sal, como a macela graúda, o brejo da praia e a espartina. São vistas também muitas aves migratórias que aproveitam a permanência para recuperar peso e estocar energia. Flamingos, batuíras, colheiros, maçaricos brancos, gansos marinhos e cisnes de pescoço-preto são facilmente observados voando em bandos ou isolados.
O texto acima refere-se a:
A) uma população.
B) uma sucessão.
C) um bioma.
D) um nicho ecológico.
E) uma comunidade.

06) (UFPA/2016) Em relação aos níveis de organização de um ser vivo, a alternativa que contém os termos que substituem adequadamente os números 1, 2, 3 e 4, sendo
Célula → (1) → (2) → Sistema → (3) → (4) → Comunidade, é
A) 1 – tecido, 2 – órgão, 3 – corpo, 4 – espécie.
B) 1 – órgão, 2 – tecido, 3 – organismo, 4 – ecossistema.
C) 1 – tecido, 2 – órgão, 3 – organismo, 4 – população.
D) 1 – organela, 2 – tecido, 3 – corpo, 4 – população.
E) 1 – organela, 2 – órgão, 3 – tecido, 4 – órgão.

07) (Mackenzie/2015) Há espécies de insetos, como por exemplo, o Aedes aegypti em que machos e fêmeas vivem no mesmo esconderijo, porém na hora de se alimentar, a fêmea busca o sangue de outros animais, enquanto que o macho se alimenta de frutas ou outros vegetais adocicados. Assim, podemos afirmar que o macho e a fêmea
A) ocupam nichos ecológicos diferentes, porém o mesmo habitat.
B) ocupam o mesmo nicho ecológico, porém com habitats diferentes.
C) ambos ocupam o mesmo nicho ecológico e o mesmo habitat.
D) são consumidores de primeira ordem.
E) são consumidores de segunda ordem.

08) (Enem/2012) O menor tamanduá do mundo é solitário e tem hábitos noturnos, passa o dia repousando, geralmente em um emaranhado de cipós, com o corpo curvado de tal maneira que forma uma bola. Quando em atividade, se locomove vagarosamente e emite som semelhante a um assobio. A cada gestação, gera um único filhote. A cria é deixada em uma árvore à noite e é amamentada pela mãe até que tenha idade para procurar alimento. As fêmeas adultas têm territórios grandes e o território de um macho inclui o de várias fêmeas, o que significa que ele tem sempre diversas pretendentes à disposição para namorar!
Ciência Hoje das Crianças, ano 19, n.174, Nov.2006 (adaptado).

Essa descrição sobre o tamanduá diz respeito ao seu
A) habitat
B) biótopo
C) nível trófico
D) nicho ecológico
E) potencial biótico.

01) Além das características morfológicas do animal, o texto faz uma breve citação do modo de vida da gralha-do-cerrado, principalmente, com relação ao hábito alimentar. Assim, a descrição apresentada corresponde ao nicho ecológico da ave.
Resp.: D

02) A sequência dos níveis de organização dos seres vivos é a seguinte:
Átomos – moléculas – células – tecidos – sistemas – organismo – população – comunidade – ecossistema.
Resp.: B

03) O conjunto de todos os seres vivos que vivem em uma determinada área formam a comunidade (ou biocenose).
Resp.: D

04) No ambiente citado há 5 populações: a de capim gordura, a de saúvas (que são formigas cortadeiras), a de pardais, a de gafanhotos e a de ratos.
Resp.: C

05) O enunciado enfatiza os seres vivos que são encontrados na Lagoa do Peixe; ao conjunto desses seres vivos, tem-se uma comunidade.
Resp.: E

06) Relembrando a questão de número 01, os níveis de organização dos seres vivos obedece à seguinte sequência:
Átomos – moléculas – células – tecidos – sistemas – organismo – população – comunidade – ecossistema.
Resp.: C

07) Machos e fêmeas vivem no mesmo esconderijo, o que indica a ocorrência de habitat comum entre eles. Como têm comportamentos alimentares diferentes, o nicho ecológico deles é diferente.
Resp.: A

08) A questão descreve o modo de vida do tamanduá , o que corresponde ao seu nicho ecológico.
Resp.: D

O que é nicho ecológico na biologia?

Quando falamos em nicho ecológico, referimo-nos ao modo de vida desse ser, suas relações ecológicas, seu modo de reprodução, do que ele se alimenta, quem são seus predadores naturais, entre outras características. Sendo assim, podemos dizer que o nicho é o papel ecológico de um ser vivo na comunidade em que ele vive.

Quais são os nichos ecológicos?

O nicho ecológico descreve como um organismo vive em um ecossistema. Isso inclui as relações ecológicas que mantém, como escapam de predadores, do que e como se alimentam e a forma de reprodução. Esses fatores determinam se uma população se mantém viável ou não em um determinado ambiente, ao longo de tempo.

Qual o seu nicho ecológico?

O termo nicho ecológico é utilizado para explicar o modo de vida de uma espécie em um ecossistema. Quando analisamos o nicho ecológico de um organismo, precisamos analisar todas as variáveis necessárias para que ele sobreviva em determinada área.

Como é dividido o nicho ecológico?

O nicho ecológico pode ainda ser dividido em dois tipos: nicho fundamental e nicho efetivo. O primeiro se refere às condições e recursos necessários para que uma espécie possa existir, considerando-se, nesse caso, um ambiente livre de inimigos naturais e de competição interespecífica.

Toplist

Última postagem

Tag