No fragmento e todas as lágrimas que ela chorou a expressão destacada refere-se a

0% acharam este documento útil (0 voto)

338 visualizações

13 páginas

Título original

D2-9º-Ano-L.P-BLOG-do-Prof.-Warles.doc

Direitos autorais

© © All Rights Reserved

Formatos disponíveis

DOC, PDF, TXT ou leia online no Scribd

Compartilhar este documento

Você considera este documento útil?

0% acharam este documento útil (0 voto)

338 visualizações13 páginas

D2 9º Ano L.P BLOG Do Prof. Warles

Título original:

D2-9º-Ano-L.P-BLOG-do-Prof.-Warles.doc

 

D2

 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

(Prova Brasil). Leia o texto abaixo:A floresta do contrário

Todas as florestas existem antes doshomens.

Elas estão lá e então o homem chega,vai destruindo, derruba as árvores, começa aconstruir prédios, casas, tudo com muitotijolo e concreto. E poluição também. Mas nesta floresta aconteceu ocontrário.  !ue havia antes era uma cidadedos

homens, dessas bem polu"das, feia, suja,meio neur#tica. Então as árvores foram chegando, ocupandonovamente o espaço, conseguiram expulsar todaa!uela sujeira e se instalaram no lugar. $ o !ue se poderia chamar de vingança danature%a & foi assim !ue terminou seu relato oamigo beija'flor. (or isso ele estava tão feli%, beijocandotodas as flores & aliás, um colibri bemassanhado, passava flor por ali, ele já sapecavaum beijão.  )gora o *an havia entendido por !ue umaou outra árvore tinha parede por dentro, e eleachou bem melhor assim.  )lgumas árvores chegaram a engolir casasinteiras. Era um lugar muito bonito, gostoso de seficar. +# !ue o *an não podia, precisava partir sem demora. oi se despedir do colibri, mas ele já estava namorando apertado a uma outraflor%inha, era melhor não atrapalhar.

-M), /icardo da 0unha. Em busca dotesouro de Magritte. +ão (aulo1 T2,3455.

*o trecho 6Elas eso e eno o homemchega,...7 89. :;, a palavra destacada re'fere'se a18); flores.8<; casas.80; florestas.82; árvores.

------------------------------------------------------------

-eia o texto abaixo.

POP II – PARCERIA CO! PA"ARO##I

s duetos de -uciano (avarotti 834=>':??@; já são um clássico do pop art"sticomundial. Mas é a primeira ve% !ue eles saem juntos e revelam momentos preciosos eminterpretaçAes d"spares, sim, mas sempreinteressantes. 2e Elton Bohn a <ono, passandopor EurCthmics e ranD +inatra 8com !uem canta

My Wa

;, a vo% dos outros digladia'se com oespantoso alcance da de (avarotti. 6+ua vo% clarae original foi um modelo para os tenores do p#s'guerra7, escreve o

New York Times

, 6emperformances carismáticas7, afi rma a

BBC 

.

Pavarotti – #$e %&ets

, -uciano (avarotti,Eric 0lapton, <ono, Elton Bohn e +ting entreoutros.

Revista da Semana

, n FG. +ão (aulo1 Editora )bril, novembro :??5. p :3.

*o trecho 68

co' &e'

canta

My Wa

;7, aexpressão destacada refere'se a ); Elton Bohn.<; <ono.0; EurCthmics.2; ranD +inatra.

------------------------------------------------------------

-eia o texto para responder a !uestão abaixo1

Lin&ae' P&blicitária

H...I )o contrário do panorama ca#tico do mundoapresentado nos noticiários dos jornais, amensagem publicitária cria e exibe um mundoperfeito e ideal H...I Tudo o lu%es, calor eencanto, numa bele%a perfeita e não perec"vel.H...I0omo bem definiu certa ve% um gerente de umagrande agJncia francesa, publicidade é 6encontrar algo de extraordinário para falar sobre coisasbanais7.H...I

0)/K)-L, *ellC de.

 A linguagem da sedução

.+ão (aulo1 tica, 344G.n1 0E/EB),Nilliam /oberto e M)O)-LPE+,There%a.

Portugus !inguagens

. +ão (aulo1 )tual, :??G.

*o trecho 6)o contrário do panorama

ca*tico

domundo apresentado nos noticiários dos jornais, amensagem publicitária cria e exibe um mundoperfeito e ideal H...I7, a palavra destacada está nomesmo campo de significado de8); confuso.8<; perfeito.80; ideal.82; encanto.

------------------------------------------------------------

-eia o texto para responder a !uestão abaixo1

Minha bicicleta

Sérgio Caparelli

1

 

D2

 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

0)()/E--, +ergio.

Tigres no "uintal 

. (orto )legre, Quarup,344?.

 ) repetição do verso 60om minha bici7 reforça8); a ideia de velocidade das brincadeirasinfantis do eu do texto.8<; a sensação de !ue a bicicleta é um objetomágico para o eu do texto.80; a visão infantil do eu do texto frente aosproblemas da vida.82; a necessidade de uso da bicicleta comomeio de transporte.

------------------------------------------------------------

-eia o texto para responder a !uestão abaixo1

%ois e %ois s+o ,&atro

erreira Oullar 

0omo dois e dois são !uatro+ei !ue a vida vale a penaEmbora o pão seja caroE a liberdade pe!uena0omo teus olhos são clarosE a tua pele, morenacomo é a%ul o oceanoE a lagoa, serena0omo um tempo de alegria(or trás do terror me acenaE a noite carrega o dia*o seu colo de açucenaR sei !ue dois e dois são !uatrosei !ue a vida vale a penamesmo !ue o pão seja caroe a liberdade pe!uena.

onte1 http1SS.pensador.infoSautorSerreiraUOullarS

 ) repetição da expressão 6como dois e dois são!uatro7 no primeiro verso das estrofes 3 e F e not"tulo do poema reforça a ideia de8); certe%a absoluta de !ue vale a pena viver.8<; esperança frente Vs dificuldades da vida.80; facilidade para conseguir o pão de cadadia.82; certe%a da necessidade de lutar pelaliberdade.

------------------------------------------------------------

-eia o texto para responder a !uestão a seguir1texto publicitário abaixo é composto darepetição da palavra WbomW. Esse recurso éutili%ado para8); provocar uma sensação de relaxamento dossentidos.8<; imitar uma conhecida canção de natal com obombom.80; enfati%ar !ue o bombom é bom presente denatal.82; reprodu%ir a sonoridade de tamboresbatendo.

------------------------------------------------------------

-eia o texto para responder a !uestão a seguir1

A !á&ina

-Xcia 0arvalhoMorreu uma tia minha. Ela morava so%inha,não tinha filhos. ) fam"lia toda foi até lá, num final desemana, separar e dividir as coisas dela paraesva%iar a casa. M#vel, roupa de cama, loa,!uadro, livro, tudo espalhado pelo chão, umatremenda confusão.oi !uando ouvi meus filhos me chamarem.  & MãeY MaiJY & aaala.Eles apareceram, esbaforidos.

2

 

D2

 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

 & Mãe. ) gente achou uma coisa incr""vel. +eningm !uiser, essa coisa pode ficar para agenteZ LeinZ & 2epende. [ue éZEles falavam juntos, animad"ssimos. & $éé... uma má!uina, mãe. & $ s# uma má!uina meio velha. & $, mas funciona, está #timaYMinha filha interrompeu o irmão mais novo,dando uma explicação melhor. & 2eixa !ue eu falo1 é assim, é uma má!uina,tipo um... teclado de computador, sabe s# otecladoZ +# o lugar !ue escreveZ & +ei. & Então. Essa má!uina tem assim, tipo... umaimpressora, ligada nesse teclado, mas assim,ligada direto. +em fio. <em, a gente vai, digita,digita...Ela ia se animando, os olhos brilhando. & ... e a má!uina imprime direto na folha depapel !ue a gente coloca ali mesmoY $ muuuuitolegalY 2ireto, na mesma hora, eu juroYEla juravaZ i!uei muda. Eu !ue jurava !uenão sabia o !ue falar diante dessa explicação deuma má!uina de escrever, dada por uma meninade 3: anos. Ela nem a" comigo. 0ontinuava. & ... entendeu como é, \ mãeZ ) gente, %upt,escreve e imprime, até dá para ver a impressão tipona hora, e não precisa essa coisa chatérrima deentrar no computador, ligaaar, esperar hoooras,entrar no Nord, de escrever olhando na tela e s###depois mandar para a impressora, não tem essemonte de má!uina tuuudo ligada uma na outra, nãotem !ue ter até estabili%ador, não precisa comprar cartucho caro, nada, nada, mãeY $ muuuito legal. Enem precisa colocar na tomada funciona semenergia e escreve direto na folha da impressora. & *ossa, filha...

80oleção novo diálogo & -"ngua (ortuguesa & +ão (aulo & T2, :??@.;

 ) repetição das vogais no trecho6..ligaaar,.esperar hoooras,...7 pretende realçar 8); o som de eco, dada a amplitude da casa damenina.8<; o pouco tempo !ue o computador demorapara iniciali%ar.80; a falta de !ualidade na impressão de umdocumento.82; o longo tempo de iniciali%ação docomputador.

------------------------------------------------------------

-eia o texto para responder a !uestão a seguir1

!-nica #orres ac$ará todo '&ndo entin$a/ e' novela

 ) atri% M\nica Torres começa nos pr#ximosdias a preparação para a nova novela da

Record

,

Ri#eirão do Tem$o

. Ela será uma ex'modelo e proprietária dabuti!ue mais luxuosa da cidade%inha !ueempresta seu nome V trama.' ) 0élia vai morar em /ibeirão do Tempocontrariada. Ela está acostumada com o glamour das grandes cidades. Kai contrariada por conta domarido e vai achar todo mundo ]gentinha^.

http1SSentretenimento.r@.comS

 uso do diminutivo na palavra ]gentinha^ no textosignifica !ue8); a personagem dará Vs pessoas umtratamento carinhoso.8<; as pessoas da novela vivem em uma cidadepe!uena.80; a atri% compara as pessoas da cidade V suabuti!ue luxuosa.82; a personagem desconsidera as pessoas dacidade%inha.

------------------------------------------------------------

Leia o texto abaixo e res0onda.

Toca o despertador e meu pai vem mechamar1R -evanta, filho, levanta, na hora deacordar._ma coisa, no entanto, impede !ue eu melevante1sentado nas minhas costas, há um enormeelefante.Ele tem essa mania, todo dia vem a!ui.+enta em cima de mim, e começa a ler gibi. sono, !ue estava bom, fica ainda maispesado.0omo eu posso levantar 0om o bichão a" sentadoZ meu pai não vJ o bicho, deve estar ruimde vista.(odia me deixar dormindo, en!uanto ia aooculista...Espera um pouco, papai...

3

Toplist

Última postagem

Tag