O que é o sentimento da infância?

425 palavras 2 páginas

OS DOIS SENTIMENTOS DA INFÂNCIA
Na idade média não existia a ideia de infância que temos hoje, as crianças eram tratadas como adultos sem os cuidados aos quais estamos habituados, o que não significa que elas eram negligenciadas. O que se tinha eram crianças que sendo tratadas como adultos, vestiam-se como tal e viviam no ambiente dos adultos. Podemos dizer que não existia o sentimento da infância onde as crianças deveriam ser tratadas como seres frágeis e dependentes de cuidados, até porque era como se elas não fizessem diferença, pois poderiam desaparecer a qualquer momento, visto que o índice de mortalidade infantil era muito grande.
Já a partir do século XIV um novo retrato começa a aparecer: as crianças passam a ter seus trajes próprios. Também nessa época a criança passa a ser fonte de distração e relaxamento para o adulto por sua ingenuidade e graça, o que passamos a chamar de “paparicação”. O jeito e o comportamento dos bebês certamente sempre agradaram as mãe e as amas, mais esse sentimento ficava recolhido, como tantos outros.
Em contrapartida, no século XVI muitos moralistas adquirem certa rejeição ao sentimento de “paparicação” dedicado às crianças. Estes acreditam ser inaceitável dedicar tanto tempo a seres que nem almas possuem e que o excesso de afeto tornaria as crianças insuportáveis e mal educadas.
E é com essa preocupação dos moralistas e educadores da época que no século XVII surge um novo sentimento da infância, onde a criança deve ser educada dentro de padrões rígidos para se desenvolver como ser racional e cristão, ideia disseminada pelos escolásticos que além de discipliná-los, viam nas crianças frágeis criaturas de Deus, necessitadas de cuidado.
Já no século XVIII esses dois sentimentos, o da paparicação e do desenvolvimento disciplinar, mesclam-se com a preocupação do cuidado com a higiene e a saúde física. Havia entre os escolásticos uma preocupação com os doentes, mais se desconhecia os cuidados com os corpos saudáveis. Essa

Relacionados

  • cna123

    564 palavras | 3 páginas

    for results in English? Change to English Manter em português Configurações de idioma Resultados da pesquisa .: Resenha do livro de Philippe Ariès "História Social da Infância e ... disciplinasdehistoria.blogspot.com/.../resenha-do-livro-de-philippe-aries....‎ 19/10/2010 - 1º O SENTIMENTO DA INFÂNCIA 1 As Idades da Vida Assim que uma criança nasce, passado um tempo, já começa a falar suas primeiras ... [PDF] parte 1 Pagina 01 História Social da Criança e da Família….

  • Os dois sentimentos da infância

    412 palavras | 2 páginas

    RESUMO CRÍTICO Os dois sentimentos da Infância Aries inicia seu texto dizendo que nas sociedades medievais o sentimento da infância não existia, mas logo esclarece que isso não significa que não houvesse afeição por elas, mas sim a ausência da consciência da particularidade infantil, e prossegue relatando que devido essa falta de sentimento, e também por causa do alto índice de mortalidade, as crianças ingressavam na vida adulta aos sete anos de idade. Aquelas que conseguiam sobreviver já estavam….

  • Os dois sentimentos da infancia

    987 palavras | 4 páginas

    1. Resumo Não havia o sentimento da infância na sociedade medieval, entretanto isso não quer dizer que as crianças eram abandonadas ou até mesmo desprezadas. A criança era introduzida na sociedade dos adultos, sem haver distinções destes, a partir do momento que possuía condições de viver sem a ajuda de sua mãe ou ama. A indeterminação da idade abrangia as atividades sociais como jogos e brincadeiras e até às profissões e armas. Não haviam representações coletivas onde as crianças maiores e as….

  • gtgtgt

    551 palavras | 3 páginas

    Resumo pág. 45 Neste excerto do livro do Desassossego, o sujeito poético escreve sobre a arte que permite expressar os seus sentimentos de maneira a que todos consigam senti-los, utilizando uma linguagem própria que os traduz num “sentimento humano típico”, sem que estes percam a sua verdadeira natureza. Ou seja, esta arte pode ser definida como uma forma de comunicar aos outros a sua identidade íntima, recorrendo a emoções humanas vulgares, tal como a saudade da infância perdida, que possuí as….

  • Atividade 1 2 EAD220 Joicimara Alves Polo Caratinga

    912 palavras | 4 páginas

    Ferreira Tutor a Distancia: Cristina Santos da Conceição Ramos Tutores Presenciais: Maria de Lourdes Cupertino e Nilza Soares Pólo: Caratinga Data: 20/10/2014 Aluna: Joicimara Alves Barbosa Lopes Matrícula: 13.1.9934 Resumo De ante do texto apreciado temos que o desenvolvimento psíquico é “uma equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado menor de equilíbrio para um estado de equilíbrio superior.” É por tanto em temos de equilíbrio que vamos descrever….

  • Educação na idade média

    1454 palavras | 6 páginas

    10/06/2010 RESUMO Este texto apresenta as idéias da concepção da infância ao longo dos tempos. Partindo da Idade Média analisando como a criança era vista pela sociedade medieval que a ignorava enquanto criança, o surgimento e posterior desenvolvimento de certos sentimentos em relação à criança pequena. Mostrando-nos o surgimento dos mecanismos que conduziram as mudanças de atitude com relação à criança e o posterior surgimento do que pode si chamar de “sentimento da infância”. Palavras-chave:….

  • Resumo critico

    991 palavras | 4 páginas

    RESUMO A INFÂNCIA INICIAL O BEBÊ E SUA MÃE Guanambi-Bahia 2014 Isabel Cristina Silva Neves RESUMO A INFÂNCIA INICIAL O BEBÊ E SUA MÃE Trabalho acadêmico a ser entregue a Faculdade Guanambi como parte das exigências da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento na Infância do curso de Psicologia 2º Semestre Noturno. Docente: Weslley Valadares Guanambi-Bahia 2014 A seguinte obra a infância inicial o bebê….

  • A infância na história: breves considerações

    1508 palavras | 7 páginas

    A INFÂNCIA NA HISTÓRIA: BREVES REFLEXÕES Adriana Aparecida Rodrigues (FAFIPA), e-mail: , Adão Aparecido Molina (Orientador), e-mail: . Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí/ Colegiado do curso de História – Paranavaí-PR. Área e sub-área do conhecimento CNPQ: Educação: 7.08.00.00-6 Fundamentos da educação: 7.08.01.00-2 Palavras-chave: História, Transformações sociais, Infância. Resumo: Os estudos sobre a infância….

  • Infância, Philippe Arìes

    969 palavras | 4 páginas

    1. Resumo No texto Infância, Philippe Arìes apresenta a concepção de infância em diferentes períodos históricos: Idade antiga: gregos e romanos, Idade Média (V-XV) e Idade moderna (XVI-XVIII). No primeiro período, segundo Arìes, a criança acabada de nascer passava por uma espécie de processo de adoção, no qual a criança não era aceita como um simples acréscimo natural, independente da vontade consciente dos homens, destinadas a desaparecer, se não fosse reconhecido mediante uma decisão ponderada….

  • historia da infância

    995 palavras | 4 páginas

    Resumo da obra de Phippe Ariés "História do social da criança e da familía. Philippe Ariés com sua obra publicada em 1960 "história social da crinça e da familia" nos traz uma grande contribuição para o estudo da especifícidade da criança no decorrer dos séculos XII ao XVII. Ariés afirma que a infância tomou diferentes conotações dentro do imaginário do homem em todos os aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos, de acordo com cada periodo histórico. No seculo XII a infância era ignorada….

Outros Trabalhos Populares

Quais são os dois sentimentos da infância?

nossas sociedades industriais. Da indiferença aos dois sentimentos da infância: Paparicação: a criança se tornava uma fonte de distração e de relaxamento para o adulto. Exasperação: irritação com a atenção dedicada às crianças e disposição para controlar e disciplinar as crianças.

O que é o sentimento de infância e como ele surgiu?

O entendimento de uma infância se dá por um sentimento de fragilidade quanto ao ser menor de idade de estatura, não se limitando mais somente a idade do ser mais em sua forma frágil de ser, e sim uma criança que fora construído a partir de critérios para se perceber está, que ainda se encontra no imaginário artístico e ...

Quantas fases tem a infância?

As fases do desenvolvimento infantil Entremeadas durante as três primeiras fases da infância (primeira infância, fase pré-escolar e período de latência) temos as fases de desenvolvimento infantil.

Que elementos são importantes para entender a infância?

Cognitivo, emocional, físico até”, explica, falando não somente da figura materna, mas de todos que exercem o papel de cuidados do bebê.

Toplist

Última postagem

Tag