O que fazer quando não acha mais o piso?

Esta é uma pergunta recorrente que aparece nos emails que recebo com dúvidas dos leitores do Blog: O que fazer quando dois pisos diferentes se encontram?


Bom, há muitas possibilidades. A primeira coisa que você deve saber é que, se não há desnível neste encontro não é necessário colocar soleira de pedra. Mas você pode usar soleira mesmo assim? Sim, pode, por opção decorativa e não porque ela é necessária.


Uma das coisas que pode ser feita é simplesmente nada. Isso mesmo, deixar que os pisos se encontrem e pronto. Ai em cima tem algumas imagens que mostram que não há problema nenhum em fazer isso. De qualquer forma esta solução fica melhor quando um dos pisos não tem juntas, como no caso do encontro de um piso cerâmico com um cimento queimado e até com a madeira, laminados ou vinílicos.


Para estes três últimos você ainda pode optar por colocar um filete de madeira ou pecinhas apropriadas que são vendidas com os pisos laminados e vinílicos e fazem este acabamento do encontro muito bem.


O problema maior é no encontro de dois pisos cerâmicos ou porcelanatos com tamanhos ou posição de juntas diferentes. Neste caso fica super estranho não fazer nada e o que normalmente fazemos é incluir um elemento entre eles para dar uma afastadinha nos dois pisos e disfarçar a diferença de posição das juntas. As soleiras  de pedra são uma ótima opção mas também é possível usar uma faixa de pastilhas, ladrilhos decorativos ou o que a sua imaginação permitir ousar.

Com o passar dos anos, é comum que os pisos da casa comecem a ficar com um aspecto desgastado, apresentando riscos e manchas cada vez mais insistentes. Quando isso acontece, é sinal de que o piso atingiu seu “prazo de validade” e a melhor alternativa, nesse caso, é trocar por um material novo.

Mas só de pensar em todo o quebra-quebra, sujeira e no gasto necessário para remover o piso velho, já bate aquele desânimo, não é mesmo?!

A boa notícia é que atualmente existem maneiras de mudar os pisos sem sair quebrando tudo, como é o caso da técnica do piso sobre piso. Esse método consiste em instalar o revestimento novo sobre o antigo, sem que seja necessário removê-lo. Dessa forma, é possível economizar tempo de obra, dinheiro e ainda pular toda a fase do quebra-quebra.

No entanto, antes de aderi-la, é importante contar com uma inspeção profissional para avaliar se o material preexistente está apto para receber o piso novo. Ou seja, sem desníveis que possam atrapalhar a instalação e marcar a superfície.

No post de hoje vamos apresentar algumas dicas de como você pode mudar os pisos da sua casa sem ter que remover o antigo. Confira!

1. Piso vinílico

Se você pretende deixar o rejunte e a argamassa totalmente de lado, uma das melhores alternativas é apostar no piso vinílico.

Fácil de instalar, ele pode ser encontrado em duas versões: uma que necessita de uma cola especial para sua instalação e outra que conta com um sistema de clique. Ambos podem ser assentados sobre porcelanatos, cerâmicas, pedras e placas cimentícias.

Antes de aplicá-los, é importante certificar-se de que os acabamentos antigos estejam limpos, secos, livres de infiltrações e bem nivelados.

Uma grande vantagem desse piso é o fato dele possuir uma espessura muito fina, o que, quando bem aplicados, evita transtornos com alteração de nível.

Esse piso é perfeito para quem está buscando maior sofisticação e conforto para seus ambientes, já que ele pode ser encontrado em diversas cores e estampas, além de conferir proteção térmica e acústica.

2. Cimento queimado

Democrático e versátil, o cimento queimado é um revestimento que se adapta aos mais diversos estilos de decoração e é uma ótima opção para quem quer mudar o piso sem remover o acabamento antigo, já que também possui uma espessura fina. Pode ser aplicado sobre porcelanatos, cerâmicas e outros pisos similares.

Apresenta uma boa variedade de cores — sendo o cinza, o branco e o bege os mais comuns — e conta com três tipos de acabamentos: fosco, brilhante e acetinado.

Outro aspecto muito interessante do cimento queimado, é que é possível aplicá-lo em grandes áreas sem fazer emendas, o que garante uma sensação de amplitude ao espaço.

Devido ao seu alto poder de absorção, não é recomendável aplicá-lo em áreas úmidas ou molhadas e também deve deve ser evitado em locais que recebem muito peso — como sob fogões, geladeiras e máquinas de lavar — já que, com o tempo, o piso pode ficar marcado ou ceder um pouco.

3. Piso laminado

Muito semelhante ao piso vinílico, os laminados também são fáceis de instalar e podem ser aplicados sobre diversas superfícies.

No entanto, não são recomendados para áreas molhadas — já que podem estufar com o tempo — e possuem a espessura mais grossa (de 6mm a 12mm, aproximadamente), o que pode exigir que as portas sejam adaptadas.

4. Porcelanatos e cerâmicas

Se você é adepta dos pisos mais tradicionais como porcelanato e cerâmica, e não pretende mudar tão cedo, saiba que é possível realizar a sobreposição com o mesmo material. Para isso, é necessário que o piso preexistente esteja perfeitamente nivelado, sem rachaduras, peças soltas ou infiltrações.

Para a instalação, é necessário utilizar uma argamassa específica para sobreposição, pois garante maior capacidade de aderência e secagem mais rápida.

Muito versáteis, é possível encontrá-los em uma ampla variedade de cores, tamanhos e estampas. Além de apresentar modelos com a espessura fina, sem intervir no nível do cômodo.

Agora que você já sabe como trocar os pisos da sua casa sem passar pela fase do quebra-quebra, acesse o nosso site ou vá até a loja mais próxima e confira as opções que temos para você!

   

Compre na C&C

Piso Laminado Evidence Italian Noce 22x135,7cm Comprar

Piso Laminado Evidence Carvalho Coimbra 21,7x135,7cm Comprar

Ainda não tenho cadastro

Selecione o tipo de cadastro:

Cadastrar

Para sua segurança, é necessário a autenticação para concluir o seu cadastro. Receber a confirmação por:

O que fazer se não encontrar o mesmo piso?

Devido à alta demanda no período da pandemia, muitas lojas estão com baixo estoque. Se você não encontrar mais o mesmo revestimento, terá de paralisar a obra até que o produto chegue do fornecedor.

Como disfarçar a falta de piso?

Neste caso e piso queimado, pintura artistica, outra ceramica parecida, pedras de marmore, será sua solução.

O que pode ser usado no lugar do piso?

Piso vinílico para cobrir pisos existentes Ele pode ser usado para cobrir pisos existentes na versão em manta ou então em placas de colar ou de encaixar, que são mais resistente e bonitas. Mas qualquer piso vinílico só pode ser usado em ambientes internos e secos, e o piso existente deve estar bem nivelado.

Como disfarçar azulejo faltando?

05 TÉCNICAS CRIATIVAS PARA COBRIR AZULEJOS ANTIGOS.
Revestimentos cerâmico - extrafino. Apesar de muito comum, ainda muita gente não acredita que essa técnica funcione. ... .
Adesivo vinílico. Essa técnica é pra quem quer repaginar de forma super rápida. ... .
Pastilhas Adesivas Resinadas. ... .
Pintura. ... .
Massa Acrílica..

Toplist

Última postagem

Tag