O que o bebê sente quando a mãe sente raiva

  • Psicólogos
  • >
  • Agressividade
  • >
  • Perguntas
  • >
  • Sentir muita raiva na gravidez é normal?
  • Oi, estou grávida de 5 meses e desde então sinto muita raiva de tudo, brigo por coisas inúteis, já tive depressão, pode ser em decorrência disso? Só sei q isso tá me fazendo mal, pq eu trato mal as pessoas q eu amo, tô pra ficar doida, tem horas q eu fico trêmula de tanta raiva.

    Resposta enviada

    Em breve, comprovaremos a sua resposta para publicá-la posteriormente

    Algo falhou

    Por favor, tente outra vez mais tarde.

    A melhor resposta 8 DEZ 2019 · Esta resposta foi útil a 28 pessoas

    Oi Laila,

    Sim. Cada gravidez é única, e inserida em um período específico de tempo, na vida da mulher. Nessa unicidade própria de cada pessoa, a vivência do período gestacional também acontecerá de forma diferente para cada mulher.
    Existem relatos de transtornos de humor, ansiedade e stress no período gestacional. Fatores hormonais, biológicos, psíquicos e sociais podem influenciar nessa vivência da gestação. Cada organismo funciona de um modo e é preciso saber o que é mais adequado à sua realidade.
    É preciso cuidar da alimentação, se necessário buscar apoio psicológico, acompanhamento médico, lazer, manejo das situações de stress...Ter uma boa equipe de profissionais.
    Esse período é muito importante para o desenvolvimento do bebê, que está em constante relação com a mãe, e também com outras pessoas.
    É de grande importância os cuidados com a mãe, bebê e família, na gravidez.
    A Psicologia Perinatal desenvolve estudos e auxilia no período antes da gestação, durante e após, atenta às necessidades de cada pessoa.
    Os sentimentos de raiva, também podem acontecer no período gestacional, assim como outros sentimentos. Se você percebe o aumento da irritabilidade e uma dificuldade de manejo com essas emoções, e isso te incomoda, pode ser uma boa oportunidade para buscar acompanhamento, uma ajuda acolhedora nesse tempo de gestação.

    Manuela Costa Psicólogo em Salvador

    1 resposta

    28 pontuações positivas

    Fazer terapia online

    Contatar

    A resposta foi útil a você?

    Obrigado pela sua avaliação!

    4 respostas

    29 NOV 2019 · Esta resposta foi útil a 21 pessoas

    Oi Laila...
    Importante compreender o motivo da raiva para não prejudicar a ti mesma e ao bebê que está se formando. Saiba que já desde agora está influenciando o Bebê através da comunicação emocional... tu e a criança, são um só e tudo o que está sentindo está passando à criança.
    Então, te tranquilize e vamos aprender com o que surge, assim evoluímos. Nada anormal, muitas mulheres apresentam este sintoma.
    Te convido a pensar sobre o que significa a gravidez: interrupção de sonhos? Planejamento frustrado?
    Nada está perdido, apenas adiado porque um bebê significa para a mãe uma estagnação para a vida dela de mais ou menos 2 anos. Por isso a mulher, teria que ter esta consciência antes de engravidar. Mas agora tens a responsabilidade de, e tens a graça de ser Mãe de uma criança, vais possibilitar que esta criança também possa desenvolver o seu Projeto de Vida, para o qual está vindo ao mundo concreto.
    Precisas sim elaborar este sentimento de raiva e não vais conseguir fazer isto sozinha. Eu disse elaborar, resolver e não silenciá-lo porque se não elaboras, ele vai se manifestar em outro momento.
    Pode ser um conflito, um trauma que acessou a memória consciente que veio a tona neste momento, mas que precisas compreendê-lo.

    Geime Rozanski Psicólogo em Brasília

    4228 respostas

    5065 pontuações positivas

    Fazer terapia online

    Contatar

    A resposta foi útil a você?

    Obrigado pela sua avaliação!

    28 NOV 2019 · Esta resposta foi útil a 8 pessoas

    Boa tarde Laila,
    a depressão se apresenta de várias maneiras, irritação, mal humor, conflitos podem ser sintomas de depressão.
    É importante que você verifique isso com o médico que está acompanhando seu pré-natal. Normalmente a gravidez é um momento que a mulher se senti feliz, afinal está gerando um ser que dever ser muito amado. Procure manter a acalma, pois tudo que você senti afeta a criança, ele senti tudo...
    Procure um psicólogo para ajudá-la a entender o que está se passando .
    Maria da Conceição V. Gioia

    Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

    489 respostas

    8410 pontuações positivas

    Fazer terapia online

    A resposta foi útil a você?

    Obrigado pela sua avaliação!

    28 NOV 2019 · Esta resposta foi útil a 12 pessoas

    OI Laila! Muito interessante esse seu relato. Busque por ajudada psicológica, tratamento mesmo! Parece que essa gravidez está querendo te dizer alguma coisa. Para além das alterações hormonal que ocorre na gravidez, é muito importante entender também suas emoções e o que acontece no seu mundo interno. Essa sua raiva, tem a ver com suas emoções.! Procure por ajuda psicanálise/ou psicologia.

    A resposta foi útil a você?

    Obrigado pela sua avaliação!

    28 NOV 2019 · Esta resposta foi útil a 13 pessoas

    Oi! Obrigado por participar. O que será que está significando a gravidez para você? Quais alterações corporais e hormonais você está vivenciando? Na verdade, gradativamente você deve estar dando à gestação o sentido que ela deve ter: propiciar a vinda de uma nova vida, de um ser humano pleno, completo, com incontáveis recursos e possibilidades. O nascimento de um bebê é sempre renovador, estimulador da vida daqueles que o conduzem para o desenvolvimento, por anos e anos a fio. Certamente esse bebê será muito gerador de sentimentos bons: ingenuidade, descoberta do mundo, aprendizados, aproximação entre pessoas. Conto com a sua iniciativa de procurar um psicólogo - agora - para conversar sobre isso. Você deve trabalhar, mentalmente, para poder fazer sobressair os sentimentos bons de uma mulher que vai gerar uma vida. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado.

    Ary Donizete Machado Psicólogo em Limeira

    6504 respostas

    5554 pontuações positivas

    Fazer terapia online

    Contatar

    A resposta foi útil a você?

    Obrigado pela sua avaliação!

    Explique seu caso aos nossos psicólogos

    Publique a sua pergunta de forma anônima e receba orientação psicológica em 48h.

    13600

    Psicólogos

    22200

    perguntas

    57000

    respostas

    Buscar perguntas existentes

    Encontre respostas entre as mais de 22200 perguntas feitas em MundoPsicologos.com

    O que acontece com o bebê quando a mãe chora e fica triste?

    A ciência demonstrou que, durante a gravidez, seu bebê sente as mesmas coisas que você e com a mesma intensidade. Se você chora de tristeza, seu bebê vai experimentar na própria pele esse estado emocional. Ele vai sentir como se essa tristeza e essa angústia fossem dele.

    Quando a mãe se estressa o que o bebê sente?

    De acordo com a pesquisa, o feto responde ao estresse da mãe produzindo imunoglobulina E, um anticorpo relacionado ao desenvolvimento de alergias respiratórias. Com o distúrbio emocional, o organismo da mãe diminui as barreiras que evitam que o bebê tenha contato com substâncias que façam mal a ele.

    O que acontece quando a mãe chora na gravidez?

    A mudança de hormônios e as expectativas com a gestação podem causar as famosas flutuações de humor. A mulher pode ter crises de choro e ficar com a sensibilidade à flor da pele. Isso tudo é normal, comum e não deve ser motivo de preocupação.

    O que o estresse na gravidez pode causar ao bebê?

    O estresse na gravidez também pode favorecer:.
    O baixo peso no nascimento,devido à diminuição da quantidade de sangue e oxigênio que chega ao bebê;.
    Ocorrência de maior resistência à insulina e maior risco de obesidadena vida adulta, devido à exposição às citocinas inflamatórias;.
    O aumento do risco de doenças cardíacas..

    Toplist

    Última postagem

    Tag