O que são verminoses cite medidas para evitar a contaminação por vermes?

11/05/2011 14h50 - Atualizado em 11/05/2011 14h50

Doenças são mais comuns onde falta saneamento.
Alguns sintomas podem ser diarreia, febre e vômito.

As verminoses, doenças causadas por vermes, são mais comuns em locais onde falta saneamento básico. Mas a contaminação pode ser evitada com vários cuidados. Os médicos recomendam beber água filtrada ou fervida, higienizar muito bem alimentos crus e a medida mais importante: lavar as mãos.

Alguns sintomas podem ser diarreia, febre e vômito. A ameba, por exemplo, é transmitida principalmente pela água contaminada. Outro protozoário, a giárdia, também se desenvolve em locais onde falta saneamento.

O parasita da esquistossomose vive em um caramujo em água parada. Entra no organismo pela pele e se aloja no intestino e no fígado. Já as lombrigas são transmitidas geralmente por alimentos mal higienizados. O diagnóstico é feito por exames de laboratório.

Uma das doenças mais graves é transmitida pela carne de porco contaminada. A Taenia solium, também conhecida como solitária, se desenvolve no intestino e pode chegar ao cérebro humano.

As verminoses acontecem quando vermes parasitas se instalam no organismo humano, conhecido como hospedeiro. Essas verminoses podem resultar em diversas doenças. Normalmente, esses vermes se instalam nos intestinos, mas podem se instalar em outros órgãos, como o cérebro, os pulmões e o fígado. 

Existem classificações dos vermes. Entre eles existem os nematelmintos, que são as lombrigas, o ancilostoma, que causa o amarelão, as filárias e os oxiúros. Outro tipo de vermes que pode ser encontrado no organismo, são os platelmintos, que são as tênias, que podem causar a cisticercose e a solitária. As verminoses podem acontecer em ambos os sexos e em todas as idades. As principais verminoses são Ancilostomose (amarelão), Ascaridíase (lombriga), Esquistossomose (barriga d’água), Filariose, Giardíase, Oxiuríase, Teníase e cisticercose.

Causas das verminoses

Na maioria das vezes, a verminose é contraída através da ingestão de água ou alimentos contaminados. Normalmente, os ovos desses vermes são ingeridos, e eles se desenvolvem no hospedeiro. No entanto, é possível que vermes entrem no organismo por algum corte. Estes já são mais desenvolvidos que os ovos.

Sintomas das verminoses

Os sintomas das verminoses variam de acordo com o tipo do verme, no entanto, os sintomas mais comuns são: dor no abdômen, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia e problemas respiratórios. 

Tratamento das verminoses

As verminoses têm cura e o tratamento não é complicado. O tratamento é feito através do uso de vermífugos, dependendo do tipo da verminose. No entanto, existem alguns vermífugos que são polivalentes e atuam contra vários tipos de vermes.

A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.

Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.

Marque uma consulta

A ascaridíase é a doença causada por vermes parasitas mais disseminada no pelo mundo. A infecção acontece pela ingestão dos ovos do verme Ascaris Lumbricoide, e é popularmente conhecida como lombriga. Apesar de preferir os intestinos, os vermes podem habitar também outros órgãos como o coração, pulmão e fígado.

O ser humano é o único hospedeiro, e por isso, responsável pela transmissão e continuidade do ciclo do verme.

Ingerir água, frutas ou verduras contaminadas pode levar os ovos da lombriga ao sistema digestório. Ao chegar no intestino delgado os ovos se rompem, liberando as larvas, que por sua vez vão penetrar as paredes intestinais e cair na corrente sanguínea e se espalhando por outros órgãos.

Ao atingirem os pulmões, as larvas já estão crescendo e podem causar sintomas semelhantes à pneumonia. Depois penetram traqueia, laringe, faringe e estômago. Depois de deglutidas as larvas se instalam no intestino delgado já adultas, onde vão se multiplicar, chegando a botar cerca de 15 mil ovos por dia.

Esse ciclo todo pode levar por volta de dois meses, e os ovos das larvas adultas são eliminados nas fezes humanas. Quando não existem condições satisfatórias de higiene, as fezes humanas podem acabar contaminando o solo, a água ou alimentos.

Os sintomas característicos da ascaridíase são dores abdominais, dificuldade de evacuar e enjôo. Mas eles só são percebidos caso a infestação seja grande. Quando a contaminação ainda está em estágio inicial, apenas através de um exame de fezes é possível identificar o verme.

O tratamento é simples, e deve ser feito com administração de medicação antiparasitária via oral de um a três dias consecutivos. Mas a prevenção através de hábitos higiênicos é a melhor maneira de prevenir a ascaridíase:

  • Lave bem os alimentos antes do consumo;
  • Prefira alimentos cozidos;
  • Lave sempre as mãos;
  • Mantenha o local de preparação dos alimentos limpo;
  • Beba apenas água filtrada;
  • Mantenha sua higiene pessoal em dia.

O site do Hospital viValle tem caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico infectologista e tire suas dúvidas.

O que é a verminose?

O que são as verminoses? As verminoses acontecem quando vermes parasitas se instalam no organismo humano, conhecido como hospedeiro. Essas verminoses podem resultar em diversas doenças. Normalmente, esses vermes se instalam nos intestinos, mas podem se instalar em outros órgãos, como o cérebro, os pulmões e o fígado.

O que é verminose e como prevenir?

As verminoses correspondem a um grupo de doenças causadas por parasitas, popularmente conhecidos como vermes, que podem ser transmitidas por meio do consumo de água e alimentos contaminados ou pelo fato de se andar descalço, por exemplo e, por isso, para evitá-las é importante lavar sempre as mãos antes de comer e após ...

O que é verminoses exemplos?

As verminoses são doenças causadas por parasitas que se instalam geralmente no intestino, mas também no fígado, pulmões e cérebro. Com alta incidência em todo o mundo, principalmente em regiões de baixa renda, as parasitoses afetam 36% da população brasileira, com uma prevalência de 55% entre as crianças.

Como prevenir a contaminação por vermes?

Tratamento e Prevenção.
Lavar as mãos com frequência;.
Lavar adequadamente os alimentos, principalmente os que serão consumidos crus, como frutas e legumes;.
Manter as unhas sempre cortadas e limpas;.
Evitar andar descalço;.
Beber água filtrada ou fervida;.
Evitar o consumo de carne crua..

Toplist

Última postagem

Tag