O que significa Isaías 61 7?

Na Bíblia, a expressão “dupla honra” significa o resultado do caráter abundante da graça restauradora de Deus. Essa expressão aparece na profecia do profeta Isaías que diz: “Em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra; em lugar da afronta, exultareis o dobro e tereis perpétua alegria” (Isaías 61:7).

Mas esse conceito de “dupla honra” jamais deve ser interpretado fora de seu contexto. Atualmente tem sido cada vez mais comum as pessoas usarem a expressão “dupla honra” num sentido completamente estranho às Escrituras.

A profecia acerca da “dupla honra” faz parte de uma seção do livro do profeta Isaías que trata sobre a destruição de Jerusalém que haveria de acontecer, e sobre o consequente cativeiro dos judeus. Mas essa seção também traz a maravilhosa promessa de restauração após o cativeiro (Isaías 40-66). Além disso, é nessa seção que o profeta revela um retrato vívido do Messias como o Servo Sofredor (Isaías 49-57 – especialmente Isaías 52:13-53:12).

Portanto, antes de qualquer tentativa de interpretação acerca do que significa a “dupla honra” da qual Isaías fala, é preciso considerar três pontos principais. Em primeiro lugar, essa expressão aparece dentro de uma mensagem consoladora. Essa mensagem foi primariamente dirigida a um grupo de judeus refugiados numa terra estranha.

Em segundo lugar, ao mesmo tempo em que esses judeus conviviam com a expectativa de retorno à sua terra amada, eles tinham que lidar com o desânimo diante da longa viagem de volta e da desafiadora tarefa de reconstrução que tinham que desempenhar.

Em terceiro lugar, muito dessa profecia vai além de sua aplicação primária. Isso significa que ela encontra seu cumprimento pleno em Cristo e nas bênçãos da redenção providas por Ele ao Seu povo. Tendo entendido esse contexto, vejamos o significado correto do que é a dupla honra na Bíblia.

Em lugar da vergonha… Em lugar da afronta…

O capítulo 61 de Isaías começa com uma declaração que foi aplicada pelo próprio Cristo a si mesmo no Novo Testamento (Isaías 61:1,2; cf. Lucas 3:22; 4:18,19). Então obviamente isso deixa claro que o tema principal do capítulo fala sobre as boas-novas da salvação através do ministério do Messias.

O texto bíblico diz que “em lugar da vergonha, tereis dupla honra”. Na sequência imediata, ainda lemos: “em lugar da afronta, exultareis o dobro e tereis perpétua alegria”.

As expressões “em lugar da vergonha” e “em lugar da afronta” retratam as experiências dos exilados judeus na Babilônia no século 6 a.C. No cativeiro, longe de sua pátria, distante da Terra Prometida, o povo da aliança foi envergonhado e afrontado. Aqui vale lembrar que todo o processo do cativeiro serviu como julgamento de Deus por causa do pecado de Judá.

Porém, através de seus profetas o Senhor anunciou que a vergonha e a afronta não durariam para sempre. O cativeiro chegaria ao fim e o remanescente fiel seria restaurado.

Historicamente, de fato isso aconteceu, e os judeus foram honrados. Deus é fiel à sua Palavra. O Deus que conduz a História providenciou a libertação de seu povo através do decreto de um rei estrangeiro. Ele também levantou homens valorosos como Neemias, Esdras e Zorobabel para se ocuparem da restauração política e religiosa de Judá. Nesse tempo, através dos profetas Ageu, Malaquias e Zacarias, Deus corrigiu, exortou e encorajou o seu povo.

Mas toda aquela exultação da restauração após o duro exílio apontava para uma realidade ainda maior; apontava para uma bênção superior. Apesar da retomada da posse da terra e da reconstrução de Jerusalém e de seu Templo, humanamente falando ainda assim as realizações pós-exílio não podiam ser comparadas aos tempos áureos de Davi e Salomão.

Inclusive, os judeus ficaram desanimados durante a edificação do Templo, pois sabiam que o Templo de Salomão que havia sido destruído era muito mais imponente que aquele que eles estavam construindo. Então onde se encaixa a promessa de dupla honra? De exultação em dobro? De alegria perpétua?

Tereis dupla honra… Exultareis em dobro… Tereis perpétua alegria

A libertação do cativeiro babilônico e as bênçãos da restauração no período pós-exílio prefiguraram a libertação de um cativeiro inimaginavelmente pior; bem como as bênçãos de uma restauração indescritivelmente maior.

Por isso o profeta Isaías também anuncia em sua profecia o verdadeiro dia da salvação em que o povo de Deus seria liberto da servidão do pecado e desfrutaria das bênçãos sem medidas da graça restauradora de Deus. Nesse sentido é que se encaixam a dupla honra, a exultação em dobro e a alegria perpétua.

Aqui vale lembrar que no mesmo contexto da reconstrução de Jerusalém, Ageu profetizou: “A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos” (Ageu 2:9).

O profeta Ageu não falava do Templo do pós-exílio; nem mesmo se referia especificamente à grande reconstrução e reforma que Herodes promoveu mais tarde. Profeticamente Ageu se referia à glória de Cristo que entraria naquele último templo revelando-se como a manifestação final da presença de Deus habitando com seu povo.

Aquele último templo teve seu véu rasgado durante a crucificação de Cristo. Isso significa que o caminho do Santuário celestial foi aberto aos redimidos. Agora, os que foram feitos santos pelos méritos de Cristo têm livre acesso ao trono da graça de Deus.

Para eles, o caminho da sala do trono foi reaberto para nunca mais fechar. Isto sim é dupla honra, exultação em dobro e alegria perpétua! D. L. Moody ilustra a “dupla honra” prometida por Deus ao seu povo como sendo a filiação na família de Deus e a posse do próprio Cristo que habita no crente como Senhor e Companheiro.

Essa profecia também é escatológica e se cumprirá em toda sua plenitude no grande Dia do Senhor. Esse dia será dia de alegria perpétua para os redimidos que entrarão plenamente na bem-aventurança de Deus; mas também será dia de vingança para os ímpios que provarão o cálice final da santa ira do Senhor (cf. Isaías 61:2,3).

É verdade que por causa de seu caráter escatológico, há diferentes interpretações dessa porção do livro de Isaías que fala sobre a promessa de dupla honra. Estudiosos pré-milenistas, por exemplo, aplicam a profecia sobre a “dupla honra” de uma forma mais especial para se referir a uma porção dupla das bênçãos de Deus que Israel receberá num reino milenar.

Já os estudiosos de linha amilenista e pós-milenista, geralmente aplicam a profecia sobre a “dupla honra” como se referindo as bênçãos da salvação derramas sobre a Igreja, o verdadeiro Israel de Deus que reúne num só Corpo crentes judeus e gentios.

Seja como for, todos concordam que em hipótese alguma essa profecia de “dupla honra” se refere a uma suposta porção dupla de prosperidade e satisfação terrenas reservada a alguns crentes que se apropriam dela através de supostas “campanhas de milagres”.

Reduzir a dupla honra anunciada pelo Senhor através de Isaías a um conceito de satisfação de caprichos humanos nesta terra, é desconhecer a verdadeira promessa do Senhor. Para quem tem dúvida, o apóstolo João explica que promessa é essa. Ele escreve: “E esta é a promessa que Ele nos fez: a vida eterna” (1 João 2:25).

O que quer dizer em Isaías 61 7?

Homens maus se vangloriam de nós e se entregam à devassidão, porque pensam que têm a superioridade; mas o Senhor promete que, em pouco tempo, ele fará com que homens de bem, resgatados de sua tirania, obtenham sua porção.

O que quer dizer duplicada honra?

Na Bíblia, a expressão “dupla honrasignifica o resultado do caráter abundante da graça restauradora de Deus. Essa expressão aparece na profecia do profeta Isaías que diz: “Em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra; em lugar da afronta, exultareis o dobro e tereis perpétua alegria” (Isaías 61:7).

Onde Jesus cita Isaías 61?

Resumo: em Lucas 4,18 -19, podemos perceber que Jesus lê o livro de Isaias no capitulo 61, no entanto podemos perceber que na leitura do texto há um acréscimo e uma supressão do texto original. Como o Novo Testamento é escrito em grego a descrição da leitura é copiada da Septuaginta.

Onde está escrito na Bíblia para cada dia de vergonha dupla honra?

Em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra; em lugar da afronta, exultareis na vossa herança; por isso, na vossa terra possuireis o dobro e tereis perpétua alegria.

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