Onde fica o equador no mapa

Termos de Uso do Portal

Este portal é de propriedade da Fui Viagens e Turismo, a qual se exime de qualquer ônus decorrente do mal uso das informações aqui disponíveis. Todo conteúdo - texto, imagens, vídeos, links -  deste portal é de propriedade intelectual privada. Sua divulgação - mesmo que parcial - não está autorizada.

Você já pensou no Equador como destino das suas próximas férias? O país possui muito mais do que a linha imaginária do equador. 

Pequenino, seu tamanho equivale ao estado do Rio Grande do Sul, de altas

altitudes, o Equador tem muito a oferecer em termos de turismo e nos reserva uma das mais gratificantes experiências no continente sul-americano.

Apesar de pouco explorado por brasileiros, o Equador conquista por suas atrações naturais como o arquipélago de Galápagos que com sua singular fauna atraiu o inglês Charles Darwin e suas descobertas desencadeou a Teoria da Evolução Natural das Espécies. 

Além disso, as cidades de Quito e Cuenca são consideradas Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Por outro lado, as Cordilheiras dos Andes atravessam o país de norte a sul. Nos Andes equatorianos encontramos alguns dos mais altos vulcões ativos, como o Cotopaxi. 

O Equador ainda conta com atrações históricas, praias, rica gastronomia, cultura e toda a simpatia do povo equatoriano. 

É um país alegre e fica ainda mais quando recebe turistas em busca de aventuras, únicas paisagens e história.

Quer conhecer sobre esse país cercado de belezas naturais? Então, nos acompanhe neste post!

Onde fica o Equador

O Equador está localizado no noroeste da América do Sul, faz fronteira com a Colômbia (ao norte), Peru (ao sul e a leste) e com o oceano Pacífico (a oeste). Assim como o Chile, não tem nenhuma fronteira com o Brasil.

Viagem para o Equador

Os brasileiros não necessitam de visto para turismo, basta levar:

  • passaporte válido com pelo menos de 6 meses de validade a contar da data de entrada no país;
  •  ou RG dentro do prazo de validade e em bom estado de conservação. 

É recomendado apresentar a passagem de volta. 

A carteira internacional de vacinação com o registro de aplicação da vacina da Febre Amarela é um requisito obrigatório.

Atualmente, não há voos diretos entre Brasil e Equador, a Gol – única companhia aérea a operar essa linha – suspendeu esses voos em abril de 2020, ainda não há confirmação sobre a volta dessa operação.

Por enquanto, há a possibilidade de voos saindo de São Paulo (Aeroporto Internacional de Guarulhos) via Lima (Peru); ou via Bogotá (Colômbia); ou Santiago (Chile) e daí Quito (Aeroporto Internacional Mariscal Sucre).

Aeroporto Internacional Mariscal Sucre

Desse modo, o tempo médio de viagem é em torno de 10h. A partir do Aeroporto Internacional Mariscal Sucre é possível seguir viagem, aproximadamente 25km, até o centro de Quito. 

Há opções de ônibus, táxis e aluguel de carros disponíveis na saída do Aeroporto.

O idioma oficial do Equador é o espanhol, mas também se fala o quéchua, língua utilizada pelos incas e por civilizações anteriores a eles. 

Nas cidades mais turísticas o inglês é amplamente falado. O portunhol é bem aceito de um modo geral; porém é sempre bom um Buenos Dìas! Hola! Gracias! 

O Equador possui um fuso horário de duas horas atrás em relação ao horário oficial de Brasília. 

Dólares 

Desde 2000, o Equador substituiu o Sucre pelo dólar americano como moeda corrente. Só tenha cuidado com o troco, as moedas de centavos de dólares valem apenas dentro do Equador. 

Dessa forma, gaste todas as moedas antes de deixar o país, levando consigo apenas as notas que sobrarem.

Os cartões de crédito Visa e Mastercard são amplamente aceitos e caixas eletrônicos são facilmente encontrados nas grandes cidades, o que facilita sacar dinheiro da sua conta corrente do Brasil. 

No Equador há várias opções de compras como jóias, pratas, peças em couro, moda, artesanato em madeira e cerâmica. 

Hornado: compras e gastronomia 

Além das compras, a gastronomia do Equador chama a atenção. Por lá encontramos pratos deliciosos:

  • ceviches no litoral;
  • parrillada equatoriana (churrasco);
  • empanadas;
  • hornado (porco assado no forno);
  • sopas;
  • frutas. 

Nos Andes, o locros (sopas) com sua variedade de sabores e temperos. A bebida mais típica do Equador é a Chicha, feita de milho fermentado, sua tradição vem dos tempos dos incas.

O padrão de tomadas no Equador é o mesmo dos Estados Unidos, do tipo A e B, ou seja, para usar seus aparelhos com o novo padrão brasileiro, será preciso um adaptador. Já a voltagem é de 120V.

Quito: capital do Equador

Quito, a capital do Equador, está situada 2800m acima do nível do mar. É a entrada para o arquipélago de Galápagos e Cuenca. 

Entretanto, em Quito encontramos um belíssimo centro histórico e o mais conservado do continente que inclusive rendeu o título de Primeiro Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Outra curiosidade está na sua localização, a cidade fica exatamente na metade do mundo, na latitude 0°0’0’’. 

Quito é o único lugar do mundo onde é possível colocar os pés, ao mesmo tempo, nos hemisférios Norte e Sul. Além disso, é considerada a capital mais próxima ao Sol.

Quito é dona de uma cozinha equilibrada entre os excelentes pratos de origens andinas e ibéricas. 

A variada culinária de Quito inclui: locro, seco de chivo, fritada, empanadas, molhos picantes e o sorvete de paila. 

Das tradições incas, encontramos o canelazo (aguardente quente preparada com canela, cravo e naranjilla, uma típica fruta dos países andinos).

Bar em Quito

A vida noturna da cidade não é tão badalada, mas caminhar pelo bem policiado centro da cidade e encontrar bares localizados em ruas estreitas exclusivas para pedestres é uma boa pedida para quem quer ir além da pegada histórica da capital equatoriana.

O que é a Linha do Equador?

A linha do Equador é uma linha imaginária responsável pela divisão do globo terrestre em dois hemisférios: Hemisfério Sul, ou Meridional ou Austral e Hemisfério Norte, também conhecido como setentrional ou boreal.

A distância de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador recebe o nome de latitude e é dada em graus. 

Portanto, a latitude do Equador é definida como 0. A linha possui extensão

de 40.000 quilômetros, presente em toda a circunferência da Terra e passa pelo trecho centro meridional da América, pela porção central da África e pelo extremo sul da Ásia.

Por sua atração gravitacional ser levemente mais fraca, o Equador é ideal para lançamentos espaciais, pois os objetos consomem menos energia ao serem lançados em baixa gravidade. 

Duas vezes ao ano, nos equinócios da primavera e do outono, o Sol passa diretamente sobre a Linha do Equador.

Equador: Praias

Engana-se quem pensa que o Equador é feito somente da Cordilheira dos Andes, ou Arquipélago de Galápagos. O país possui opções incríveis de praias na costa do Oceano Pacífico. 

Confira a seguir algumas opções para todos os gostos.

Praias das Ilhas Galápagos

Vamos começar pelas mais famosas. As praias de areias brancas, águas mornas e algumas das paisagens mais incríveis do planeta estão nas Ilhas Galápagos, arquipélago formado por ilhas vulcânicas, a 1.000 km da costa do Equador. 

As praias de Galápagos estão espalhadas por suas inúmeras ilhas: na ilha de Santa Cruz está Tortuga Bay, ponto de desova de tartarugas marinhas.

Ilhas Galápagos

Já na Isla Isabela é possível avistar lobos marinhos e iguanas descansando à beira mar. Na Isla Rábida, é o lugar ideal para mergulhar com lobos marinhos e arraias. 

Em Galápagos também é possível mergulhar com tubarões, ver pinguins e tartarugas-gigantes. Galápagos recebe voos diretos apenas de Guayaquil,

com duração média 1h50.

Puerto Lopéz – Manabí

Essa é a praia com mais infraestrutura. Além disso, conta com diversas atrações turísticas e opções para famílias e aventureiros, sendo um ponto de saída para os principais tours. 

A atividade mais clássica para se fazer em Puerto Lopez é a observação de baleias, entre março e outubro e mergulhos na Isla de La Plata, ou na Isla de Salango, que fazem parte da área de preservação do Parque Nacional Machalilla.

Praia El Murciélago – Manta

Praia urbana, de areias finas, poucas ondas e um calçadão conhecido como Malecón Escénico.

Lugar onde se concentram restaurantes, lojas de artesanato e bares que agitam a vida noturna de Manta, cidade de 125 mil habitantes, no centro do litoral do Equador.

Praia de Atacames – Atacames

É a maior praia do Equador e a mais próxima da capital, Quito (337 km). Praia de areias escuras, ondas médias, muitos coqueiros e boa infraestrutura, com bares e vida noturna agitada. 

A cidade de Atacames tem cerca de 15 mil habitantes e fica na província de Esmeraldas, ao norte do Equador.

Praia de Same – Same

Também situada na província de Esmeraldas, a Playa de Same é cercada de montanhas e mata nativa, formando um belíssimo visual. 

Protegida pela baía, a praia de areias finas tem águas calmas, ideais para banho.

Praia de Puerto Cayo – Puerto Cayo

No pequeno vilarejo de Puerto Cayo está uma das mais bonitas praias do Equador, de areias amarelas e ondas que atraem surfistas. 

Quase em frente à praia está a Ilha Pedernales e seu coral branco, um

excelente ponto de mergulho na costa equatoriana. Por lá, podemos observar as baleias jubarte.

Praia de Montanhita – Montañita

A cidade de Montañita é um dos principais destinos de surfe na América do Sul. É considerada por muitos sites especializados como a melhor praia para surf na América Latina e uma das melhores do mundo. 

Junto com o surfe, vem o público jovem, que agita os bares e baladas de Montañita noite adentro, quase sempre ao som do reggae.

Praias de Salinas – Salinas

Perto de Montañita, a cidade de Salinas, no litoral sul, tem praias para todos os gostos, como a Playa de Chipipe, de ondas suaves e boa para banhistas, e a Playa de San Lorenzo, de ondas grandes que atraem

surfistas. 

A Playa Chocolatera, de areias cinzentas, é considerada a melhor para esportes aquáticos.

Também é uma boa região para avistar baleias jubarte. Há muitos restaurantes, bares, boates e hotéis.

O que fazer no Equador: Principais Atrações e Pontos Turísticos

Conhecemos as principais praias do Equador. Chegou o momento de conhecer toda diversidade e riqueza de atrações e pontos turísticos desse pequenino país. Surpreenda-se! 

Encontramos muito o que ver e o que fazer no Equador.

Centro Histórico de Quito

Antigo centro cultural e artístico das Américas, em tempos coloniais, Quito abriga até hoje artesãos que abrem as portas para turistas. 

O Centro Histórico é considerado Patrimônio Cultural pela Unesco e

conserva bem as construções do tempo colonial espanhol. Por outro lado, é o abrigo de artistas contemporâneos como: 

  • Oswaldo Viteri;
  • Oswaldo Guayasamín;
  • Luigi Stonornaiolo;
  • Eduardo Kingman.

Igreja Compañía de Jesús 

Situada no Centro Histórico de ruas estreitas, arquitetura bem preservada já foi a Joia da Coroa espanhola, em tempo coloniais, a Compañía de Jesús. 

A obra barroca erguida com pedras de origem vulcânica tem seu interior feito com 52 kg de ouro. 

Bem perto está a Catedral Metropolitana, na Plaza

Mayor, de estilo ortodoxo, considerada a mais antiga da América do Sul, erguida entre 1562 e 1567.

Catedral Primada de Quito

O caminho, de escadas e corredores estreitíssimos e escuros, é um não-convite para os claustrofóbicos.

Entretanto, se tiver coragem, vale a pena! A vista do topo da igreja nos lembra que estamos em um corredor de vulcões, ou seja, uma cidade situada em um vale de relevo irregular. 

Na Catedral Primada está o mausoléu do Marechal Sucre e de Simón Bolívar, um dos grandes nomes da independência do Equador.

El Panecillo, a Virgem de Quito

Subindo o monumento é possível ter um bom panorama sobre a cidade, identificando o centro histórico,

alguns vulcões e como se dispersam geograficamente as 1,2 milhão de pessoas que moram na capital.

Museu Intiñan

Onde supostamente fica a verdadeira Linha do Equador. Lá, de maneira bastante interativa, podemos simular experiências que ocorrem de forma diferente em cada hemisfério, como a água escoando pelo ralo no sentido horário (no Sul) ou anti-horário. 

Além de colocar um pé em cada lado do mundo. Programa ideal para crianças.

Ciudad Mitad del Mundo

Abriga atrações como a réplica de uma antiga cidade colonial equatoriana; um planetário com apresentações diárias; e o Monumento Equatorial, uma espécie de pirâmide quadrangular que tem seus lados voltados para os quatro pontos cardeais.

Parque Nacional Machalilla

É uma das maiores e primeiras áreas protegidas na costa do Equador, compreendendo 60 mil hectares entre via terrestre e marinha. 

A entrada principal está localizada a 40 km de Puerto López. Podemos

caminhar pelo Bosque Tropical Seco. Sem contar atravessar praias selvagens lindíssimas como La Tortuguita e La Playita, de mar bem bravo.

Baños

É uma cidade na parte central do Equador, conhecida como o “Portão para a Amazônia”, por estar localizada às margens do rio Pastaza na bacia do rio Amazonas. Situada ao norte do vulcão Tungurahua.

Baños é famosa por suas fontes hidrotermais de água mineral. Além de ser um centro de peregrinação católica, devido à aparição da Virgem Maria próxima a uma cachoeira, sendo chamada de Virgen de Agua Santa.

Cuenca

Outra joia do período colonial na América do Sul impressiona pelo belo e bem preservado patrimônio, tanto que seu centro histórico foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

A declaração da Unesco ocorreu em 1999, motivada pela arquitetura original dos séculos XVIII e XIX e um traçado urbano conservado há mais de 400 anos.

Por outro lado, vemos um belo conjunto de parques, praças, igrejas e prédios públicos, principalmente no entorno da Plaza Mayor, ou Parque Abdón Calderón. 

Cuenca é famosa ainda pela produção dos clássicos chapéus Panamá. Nos últimos anos tem muitos europeus e norte-americanos aposentados em

busca de um lugar tranquilo e de baixo custo de vida para morar.

Guayaquil

Maior cidade do Equador e onde estão situadas as maiores empresas, universidades e o principal porto marítimo do país.

Manta

A cidade é o porto de cruzeiros turísticos, também é famosa por suas 13 praias, Museu Arqueológico Cancebi e proximidade do Parque Nacional Machalilla.

Riobamba

Da cidade parte o trem para o Nariz del Diablo – um dos trens mais perigosos do mundo, já que a rota baixa 500m de altitude em pouco tempo. 

Recebeu essa fama no momento de sua construção séc.XIX, afinal foi necessário dinamitar grandes montanhas e muitos homens morreram. 

Além de ser passagem para o Monte Chimborazo, o pico mais alto do país.

Ilhas Galápagos

Formado por 58 ilhas vulcânicas, o arquipélago de Galápagos, no Equador, é conhecido por suas espécies animais, como a tartaruga-gigante e o iguana-marinho. 

O local inspirou o cientista Charles Darwin a fundamentar, no século XIX, sua teoria da evolução das espécies.

O grupo de 13 ilhas principais e dezenas de outras ilhotas no Oceano Pacífico preserva o habitat de espécies como iguanas, leões-marinhos e tartarugas-gigantes. 

Aves como albatrozes e os fundamentais tentilhões-de-Darwin também estão lá, sofrendo com a exploração turística que o governo tenta frear com altas taxas e limitação de entradas.

Para quem tiver a oportunidade, além da observação dos animais, as ilhas oferecem grutas, vulcões e belas praias e opções de mergulho como atrativos.

Parque Nacional Cotopaxi

O vulcão Cotopaxi com seus mais de 6000 quilômetros de altitude está localizado a 75 km ao sul de Quito. Desde 1738 já ocorreram mais de 50 erupções neste vulcão. 

Em volta do vulcão encontram-se numerosos vales formados por lahares que dão origem ao Parque.

Ingapirca

É a Macchu Picchu do Equador. Localizada próxima a Cuenca. As ruínas incas de Ingapirca ficam a 3160 metros de altitude, no sul do Equador, entre as montanhas da Cordilheira dos Andes. 

O sítio arqueológico é um dos principais pontos turísticos do país.

Otavalo

A cidade é bem próxima a Quito e nos presenteia com riquezas arquitetônicas da época colonial alinhadas à cultura indígena. Nela se encontra o maior mercado indígena da América do Sul.

Parque Nacional Sangay 

Apesar de apenas três de suas erupções terem sido registradas. Sanagy é considerado como o vulcão mais ativo do Equador, já que a erupção iniciada em 1934 ainda está em andamento. 

Em função de sua localização remota, possui uma significativa relevância biológica e fauna única. Está listado como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1983.

Parque Nacional Yasuní

Nesse parque encontramos a mais bi diversificada reserva florestal da Amazônia equatoriana. 

Localizado em uma área de 9.823 km² entre os rios Napo e Curaray, nas províncias de Napo e Pastaza.

Lagoa Quilotoa

O vulcão Quilotoa formou uma cratera onde está essa lindíssima lagoa esverdeada, que vai ganhando tons diferentes conforme a luminosidade e o ponto de onde você a observa. 

No trajeto podemos avistar de longe outros vulcões, como o Cotopaxi e a vida interiorana do Equador.

Morro Cruz Loma

Com a ajuda do teleférico, após 18min de passeio na cabine com vista panorâmica chegamos a 4.050 metros de altitude. 

Lá de cima, podemos ver não apenas a Quito, mas também alguns dos principais vulcões do país, o Cotopaxi (com seu pico nevado), Cayambe, Antisana e Pasochoa.

Bosque Protector Cerro Blanco

Saindo de Guayaquil, em direção ao litoral pela Via a La Costa, está o Bosque Protector Cerro Blanco.

Administrado pela Fundacion Pro Bosque, é uma reserva ambiental particular que tem mais de 6 mil hectares de bosque seco tropical preservado. 

É possível encontrar 250 espécies de pássaros, mamíferos

e répteis diversos, muitos insetos de diferentes cores e tamanhos, além de árvores nativas da região.

El Museo De Las Ballenas

Nele encontramos uma coleção privada, ao alcance de todos, de amostras de espécies marinhas do Equador em geral, não somente baleias. 

Importante lembrar que a costa do Equador está na rota de

migração de diversos animais marinhos, com grande biodiversidade.

Reserva La Puntilla de Santa Elena

Localizado no ponto mais extremo da costa continental da América do Sul. Esta reserva recupera várias populações marinhas que vêm diminuindo pela pesca. Além da parte terrestre do bosque seco da região.

Possui 2.231 hectares marinhos e 203 hectares terrestres.

Mapa do Equador

O Equador é dividido em quatro zonas. A Costa, localizada a oeste do país, é uma zona plana, fértil e quente. 

Nessa região está a maior cidade do país, Guayaquil. Ao Leste está o Oriente, onde está situada uma parte da Floresta Amazônica, de clima úmido e quente. 

A zona do arquipélago Galápagos é formada por ilhas vulcânicas e natureza exclusiva.

A maior zona em termos territoriais é a Serra, corresponde a parte equatoriana dos Andes, cortando o país em duas partes, do Norte ao Sul. 

Possui alta altitude, com picos superiores a 6000 metros e vários vulcões, incluindo ativos. Sobre a Cordilheira Andina encontramos cidades importantes como: Quito, Cuenca e Riobamba.

Clima no Equador

Entre mil e dois mil metros está a terra templada, onde as temperaturas oscilam de 19°C a 24°C. Acima dessas altitudes ficam os páramos (planaltos gelados), com temperatura média inferior a 12°C. 

A região litorânea é úmida e quente no Norte e seca no Sul. Na faixa amazônica, o clima é equatorial.

O Equador pode ser visitado ao longo de todo o ano. Porém, o período mais recomendado para visitar o é na estação seca, entre Junho e Setembro. 

No entanto, se for visitar a região da Amazónia, onde chove ao longo de todo o ano, a melhor época para observação da vida selvagem é entre Novembro e Março.

Conclusão

Conforme vimos ao longo do texto e fotos, o Equador possui uma variedade incrível de atrações e ainda é um destino pouco explorado pelos brasileiros. 

Porém, os europeus e americanos já conhecem bem esse pequeno país da América do Sul. Apesar da altitude de algumas regiões, basta somente caprichar na hidratação e ter sempre um casaquinho disponível.

As facilidades para escolher o Equador como o local para passar as férias passam pela não necessidade de vistos, proximidade, facilidade de deslocamento entre os pontos turísticos e familiaridade com o idioma. 

A diversidade apresentada pelo país encanta; afinal podemos curtir o friozinho dos Andes, o calor das praias do Oceano Pacífico e a exuberância da biodiversidade das Ilhas Galápagos e Floresta Amazônica Equatoriana.

Talvez alguns brasileiros se assustam quando descobrem que a moeda oficial do país é o dólar americano; mas o que encontramos são custos bem acessíveis e, assim, fazem do Equador também uma escolha se levarmos em conta o custo-benefício. 

Aproveitem! Boa Viagem!

Quer viajar com segurança e tranquilidade para o Equador ou outro destino fora do país? Então, adquira um seguro viagem internacional e aproveite muito as suas férias!

Gostou de conhecer o Equador? Então, se quiser ficar por dentro das novidades e dicas sobre viagens, acompanhe sempre o blog do Assistente de Viagem!

Onde fica o Equador no Brasil?

Equador é o município mais meridional do estado brasileiro do Rio Grande do Norte, localizado na região do Seridó. De acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população estimada em 2019 é de 6.045 habitantes. Sua área territorial é de 264,985 km².

Qual a língua que se fala no Equador?

Qual idioma é usado para qual país?.

Qual o país mais próximo do Equador?

O Equador é um país localizado na América do sul e é ex-colônia espanhola. Localizado no noroeste da América do Sul, o território do Equador limita-se com a Colômbia (ao norte), Peru (ao sul e a leste) e com o oceano Pacífico (a oeste).

Qual a cidade mais próxima da Linha do Equador?

Distância entre o Equador e as principais cidades.

Toplist

Última postagem

Tag