Onde se dá o pôr do sol?

Essa é uma das certezas da vida. É ou não é? Você já havia parado para pensar nisso? Quando se nasce, sabe-se que um dia irá morrer. Sempre ouvi que essa era a única certeza da vida. Com a vivência, percebemos que outras certezas são mais agradáveis de lembrar. Ninguém quer e está preparado para a morte. No entanto, para o nascer e o pôr do sol, você está preparado? Quantas vezes você já o admirou? Quando foi a última vez?

Um dos fatores mais importantes na vida é valorizar o que temos, mas o que tenho visto e acompanhado em várias experiências são pessoas que passam pela vida, mas não a desfrutam. Não admiram o que possuem. Principalmente aquilo que é sem custo. O foco é no que se compra, ou no que se ganha, com ou sem esforço.

Várias pessoas jogam diariamente para ganhar na loteria. Mas quantas delas contemplam o sol? As maravilhas do mundo entram na nossa rotina, mas às vezes acabam passando despercebidas. Trabalha-se muito e, cada vez mais, visando um reconhecimento, destaque, fama, mas poucos desfrutam do caminho.

Ter um objetivo para alcançar é muito importante, mas não se pode perder o aprendizado e a beleza de cada dia. Cada conquista será uma etapa percorrida. Uma história para contar.

Todos os dias o sol nos brinda com lindos espetáculos, quando nasce e quando se põe. Independente se possui alguém para admirar ou não, ele estará sempre no mesmo horário, espelhando olhares diferentes a cada dia.

O sol, a natureza e os animais aproximam as pessoas, ao nos igualar sem discriminação. Todos possuem esse direito. Basta estar lá, pois na hora certa ele aparecerá. Ao nascer ou mesmo quando se põe, o sol vai embora para contemplar a lua.

Os mais pessimistas dirão: nos dias de chuva ele não vem. E é aí que está o segundo equívoco. O sol sempre vem, mesmo quando deixa outros se destacarem mais que ele. No entanto, tem seu ritmo e sua condição. É preciso estar atento e desperto.

Procure ter consciência do papel e do espaço que você possui, pois cada um tem uma luz para somar com os demais. Quanto mais integrada, mais brilhante e iluminada será a sua luz.

Seja como o sol. Saia todos os dias e promova seu grande espetáculo! Não se importe se não tiver ninguém te olhando, faça o seu melhor.

A cada pôr do Sol, uma nova pintura: por que o céu fica de cores diferentes?

Passamos o dia olhando para um céu azul, e, ao entardecer, uma pintura alaranjada toma conta dessa imensidão. Se o Sol, nossa estrela, emite sempre um mesmo tipo de luz, por que o céu muda de cor?

A cor que vemos no céu segue a mesma lógica da que enxergamos nos objetos. Elas são determinadas pelo comprimento de onda dos raios luminosos que suas moléculas refletem. Por exemplo, enxergamos o sangue humano na cor vermelha porque ele absorve todas as outras cores, menos o comprimento de onda vermelho. Assim, ele dispersa essa cor! O fenômeno é chamado na física de espalhamento.

Céu azul

O Sol emite luz branca para todo o universo. Mas, se olharmos o vácuo nas fotos espaciais, só veremos escuridão. Isso porque não há nenhum elemento para absorver a luz. A atmosfera do planeta Terra é a responsável por dar cor ao nosso céu. Formada principalmente por nitrogênio (78%) e oxigênio (21%), ela espalha a luz em todas as direções pelos gases e partículas no ar. A luz azul é mais espalhada do que as outras por ter um comprimento de onda menor, fazendo com que enxerguemos essa cor.

Pôr do sol laranja

Quando a noite começa a cair, o céu ganha tons alaranjados e avermelhados. Isso ocorre porque a luz do Sol precisa percorrer um caminho maior. Ao passar por mais atmosfera, a cor azul é ainda mais espalhada, fazendo com que somente as cores vermelha e laranja consigam chegar até nossos olhos

Céus extraterrestres

Agora que você já sabe que as cores do céu são determinadas pelas moléculas da atmosfera, já pode responder: o céu dos outros planetas também é azul? Acertou quem respondeu não! A composição das atmosferas é diferente, absorvendo comprimentos de ondas diferentes e compondo aquarelas diferentes!

As fotos tiradas de Marte comprovam um céu avermelhado devido à grande quantidade de poeira em sua atmosfera, levantada da superfície por ventos.

Já Urano e Netuno, que têm metano em suas atmosferas, copiam a Terra em tons azulados!

Netuno

Quer saber muito mais sobre Astronomia, Física e outros assuntos? Acompanhe os textos do Blog do Espaço e mande sua sugestão de tema por meio das nossas redes!

Onde começa o pôr do sol?

O sol aparece todas as manhãs, aproximadamente no mesmo lado do horizonte e se põe ao entardecer, no lado oposto. Leste (L): o lado onde o sol nasce no horizonte pela manhã indica o leste. Oeste (O): o lado onde o sol se põe no horizonte indica o oeste.

Onde o sol nasce e se põe no Brasil?

O sol sempre nasce no leste, em todos os lugares e independentemente do país ou continente. A cidade mais oriental do Brasil é Pitimbu, em Região Paraíba. Lá, o sol nasce às 4:59 da manhã e se põe novamente às 17:35 da noite nestes dias.

Em que direção o sol se esconde?

Pôr do sol (pré-AO 1990: pôr-do-sol) (também chamado de sol-pôr, anoitecer, entardecer ou ocaso) é o momento em que o Sol se oculta no horizonte na direção oeste, sendo o início da noite.

Como e que e o pôr do sol?

Pôr do sol é uma locução que faz referência ao momento do dia em que acontece o desaparecimento da luz do sol no horizonte. Seus sinônimos podem ser: ocaso, crepúsculo ou poente.

Toplist

Última postagem

Tag