Pode fazer tomografia e ressonancia no mesmo dia

Publicado em: 03/05/2017 - 21:05:00

Tese de doutorado avalia se deixar de comer e beber pode piorar as condições dos pacientes.

Afinal, é mesmo necessário ficar em jejum para exames de tomografia ou ressonância? A Dra. Paula N. V. Pinto Barbosa, da Radiologia, fez a si mesma essa pergunta depois de constatar, pelo senso comum, que pacientes da Emergência faziam os exames antes de uma cirurgia, sem ninguém perguntar se haviam comido ou bebido algo.

"Pensei assim: se operamos pacientes em estado grave, na Emergência, corremos com os exames e não temos tempo de checar se eles comeram ou beberam algo, por que faria diferença o jejum para pacientes mais saudáveis?"

A dúvida virou sua tese de doutorado, o que ela demonstrou na palestra "Jejum em exames de imagem", apresentada no último dia do evento científico Next Frontiers to Cure Cancer.

Primeiro, a Dra. Paula constatou que quase não havia estudos a respeito e que hospitais pelo mundo optavam por condutas diferentes, com jejum ou sem, ou com horários variados de jejum. Também na prática diária, na Radiologia, ela já via como o jejum afetava o humor e a disposição dos pacientes na sala de espera.

"A maior parte das reclamações dos pacientes é por causa do jejum. Eles ficam irritados, cansados, não se sentem bem. Alguns podem ter hipoglicemia, desidratação (que aumenta o risco de prejuízo à função renal) ou tontura, dor de cabeça", diz ela.

Para a equipe de Atendimento, o jejum também pode atrapalhar. "Às vezes, o paciente chegava sem jejum adequado, o exame era postergado até completar o tempo de jejum, causando atrasos desnecessários na assistência dos pacientes. Tivemos casos de pacientes que faziam muitos exames no mesmo dia e ficavam até 20 horas em jejum", diz ela.

Mesmo exames com contraste apresentaram bons resultados nos pacientes sem jejum. "Eles não vomitavam com o contraste, não havia alteração, então melhor fazer sem jejum." Hoje nosso protocolo aboliu o jejum para a maioria dos exames de imagem, com exceção de exames muito específicos de alguns órgãos.

Até para cirurgias o jejum prolongado já foi abolido em muitas instituições. É uma tendência. Na sua pesquisa, a Dra. Paula constatou que ingerir alimentos sólidos até seis horas antes e líquidos até 2 horas antes da anestesia é bom para o paciente, por reduzir o estresse pós-traumático e melhorar a recuperação pós-operatória. É o que diz, por exemplo, o manual da Sociedade Europeia de Anestesiologia.

No estudo, foram avaliados 3.206 pacientes, divididos em dois grupos: um grupo fez TC (tomografia computadorizada) com contraste com jejum e o outro fez o exame sem jejum preparatório. "Nós encontramos maior incidência de reações adversas no grupo que permaneceu em jejum. Destacamos também que, quanto maior o tempo de jejum, maior a frequência desses sintomas", diz ela.

O que o paciente com câncer deve saber sobre interações medicamentosas?

Chás e alguns medicamentos podem interferir na ação dos quimioterápicos Por Daniel Garcia, médico oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center Pacientes com câncer têm um risco particularmente alto de interações medicamentosas, que, por definição, são um efeito do uso de duas (ou mais) drogas, ou...

Orientações sobre a gripe 2018

A gripe A influenza ou gripe é uma infecção respiratória aguda, causada pelo vírus influenza, com alto potencial de transmissão. Os primeiros sintomas geralmente são: febre, dor muscular e tosse seca. A evolução costuma ser branda e autolimitada, por período de quatro dias a sete...

Para começar, vamos entender o que é a Ressonância Magnética?

A Ressonância Magnética conta com um campo magnético, que envia ondas de rádio e permite analisar as células por meio do computador e construir uma “fotografia” em 3 dimensões do corpo. Vale destacar que apenas o médico especializado pode indicar a necessidade e solicitar o exame de Ressonância Magnética.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a RM e nesse texto vamos esclarecer as mais comuns.

A Ressonância Magnética usa radiação?

Não. A RM não usa radiação ionizante, como ocorre nas radiografias e tomografias computadorizadas. É um exame realizado em campo magnético e de ondas eletromagnéticas.

O que é o contraste e por que ele é usado na Ressonância Magnética?

O contraste serve para melhorar a qualidade das imagens geradas nos exames de RM. Para isso, é utilizada uma substância chamada de gadolínio, inserida de forma intravenosa, que realça as características presentes nas estruturas anatômicas.

Existe alguma contraindicação?

Sim. Por conta do campo magnético forte, pacientes que possuem algum dispositivo metálico ou eletrônico, como marcapassos não-compatíveis, clipes de aneurisma cerebral antigos e fixadores ortopédicos externos, não podem realizar o exame. Atualmente, a maior parte dos dispositivos são compatíveis com o exame de Ressonância Magnética. Por isso, é imprescindível seguir as orientações médicas e informar aos profissionais sobre a situação em que o paciente se encontra.

O exame de RM é desconfortável?

Não. O foco da Mama Imagem é a precisão diagnóstica e o conforto dos pacientes. Em razão disso, investimos fortemente em equipamentos e tecnologia de ponta. A sala de Ressonância Magnética possui projeto de iluminação desenvolvida para que o paciente se sinta à vontade, seguro e tranquilo. O equipamento para a realização do exame tem a tecnologia Pianíssimo™, que reduz o ruído acústico (barulho durante o exame) para algumas sequências em até 90% em comparação aos sistemas convencionais. Dessa forma, proporciona aos pacientes um exame mais confortável, com o mesmo desempenho e imagens de alta qualidade.

Quem possui piercing pode fazer Ressonância Magnética?

Sim. Existem alguns cuidados a serem tomados ao fazer um exame de RM quando o paciente tem piercings, porém é permitido realizar o exame. Apesar de não usar radiação, a ressonância funciona como uma espécie de ímã, razão pela qual as pessoas que têm metais pelo corpo devem tomar cuidado. Por isso, os pacientes são orientados a retirar qualquer ornamento de metal que possa estar usando. No entanto, alguns piercings são feitos de material cirúrgico e, neste caso, não sofrem alteração com o exame. É importante informar no momento do exame a localização do piercing, pois, dependendo da área do corpo que for realizado o exame, poderá interferir na imagem.

Sob o comando do Dr. Tufik Bauab Jr., a Mama Imagem realiza, desde 2018, os exames de Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada.

Dr. Tufik é especialista nas áreas de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética, tem Fellow em Radiologia Urológica na University of Alabama, especialização médica na State University of New York, foi presidente da Sociedade Paulista de Radiologia – SPR, é Coordenador do Grupo de Estudos de Meios de Contrastes Radiológicos da Sociedade Paulista de Radiologia – SPR, Coordenador dos cursos de Medicina Interna da Jornada Paulista de Radiologia (JPR) e Curso Feres Secaf e coautor do livro “Radiologia Urológica” (1997), com Adilson Prando e Décio Prando.

A Mama Imagem ressalta a importância de consultar o seu médico e realizar os exames solicitados por ele, seguindo as orientações necessárias. Conte conosco para cuidar da sua saúde com ainda mais conforto, segurança e qualidade.

Mama Imagem – Tel.: (17) 3214-5858 | São José do Rio Preto/SP.

Pode fazer ressonância e tomografia com contraste no mesmo dia?

Não há interferência entre os meios de contraste radiológicos e as técnicas de aquisição de imagem da Medicina Nuclear. Por esse motivo, não é necessário intervalo entre exames radiológicos e cintilografia. O contrário também é verdadeiro: não há necessidade de intervalo entre cintilografia e exames radiológicos.

Pode fazer ressonância e tomografia?

Ambos os exames oferecem imagens precisas, mas a tomografia oferece imagens horizontais e em 3D, enquanto a ressonância permite ver planos frontais e oblíquos. É comum que a tomografia seja solicitada em casos mais simples, e a ressonância quando há necessidade de diagnósticos mais complexos.

Quantas ressonâncias posso fazer em um dia?

Por se tratar de um exame que não utiliza de radiação ionizante, diferente do raio x e da tomografia, não há contraindicação relacionada à quantidade de ressonâncias magnéticas que um paciente pode fazer.

Qual o intervalo de tempo para fazer tomografia?

Periodicidade da tomografia O Colégio Brasileiro de Radiologia recomenda que seja um exame anual e registre em laudo para controle da exposição de radioatividade. O exame é indolor e pode ser feito no Laboratório Exame.

Toplist

Última postagem

Tag