Pode ser afirmar que a maquinofatura acabou com o trabalho artesanal?

  • Gabarito Enem
  • 2010
  • Primeiro dia
  • Caderno azul

Questão 11 da prova azul do primeiro dia do Enem 2010

A evolução do processo de transformação de matérias-primas em produtos acabados ocorreu em três estágios: artesanato, manufatura e maquinofatura.

Um desses estágios foi o artesanato, em que se

  1. trabalhava conforme o ritmo das máquinas e de maneira padronizada.
  2. trabalhava geralmente sem o uso de máquinas e de modo diferente do modelo de produção em série.
  3. empregavam fontes de energia abundantes para o funcionamento das máquinas.
  4. realizava parte da produção por cada operário, com uso de máquinas e trabalho assalariado.
  5. faziam interferência do processo produtivo por técnicos e gerentes com vistas a determinar o ritmo de produção.

Gabarito da questão

Opção B

Questões correspondentes

Assunto

Revoluções Industriais

407 palavras 2 páginas

A manufatura é um processo de elaboração de produtos utilizando as mãos onde sua produção não utiliza maquinas. Este tipo de produção foi utilizada ate século XVIII, quando ocorreu a troca pela maquinofatura, na revolução industrial. O gasto de energia na manufatura é pequeno, mas, como consequência, sua produção é baixa.
Após a revolução industrial, que ocorreu na Inglaterra, a manufatura foi substituída por uma produção industrial, a maquinofatura, que utiliza máquinas ao invés do trabalho artesanal. Isto fez com que a produção aumentasse em larga escala, com menos uso de mão de obra, e que o ritmo de trabalho fosse mais rápido, mas também fez que o gasto de energia ficasse muito grande porque, para que as máquinas funcionassem, era necessário energia, que foi obtida primeiramente do carvão e depois do petróleo.

Na manufatura, os trabalhadores produziam em pequena escala, sendo a maior parte das etapas manuais e as pessoas nao produziam toda a sua capacidade. Na dominação formal, as pessoas devem estar desempregadas para serem dominadas , isto é, o empregador precisa do funcionário, pois na manufatura os trabalhadores eram qualificados e como a produção era baixa se o empregador desejasse aumentar sua produção, deveria contratar mais funcionários, com isso os salários aumentam e seus lucros diminuem, isto é a chamada contradição da manufatura.
A maquinofatura consiste na inovação, no investimento em máquinas, na injeção de máquinas na indústria, pois agora o que o trabalhador demoraria um mês para produzir, era feito em um dia. Nesta fase o trabalhador era dominado pela máquina, a chamada dominação real. Com a maquinofatura houve uma catastrófica queda no número de trabalhadores, uma diminuição significativa nos salários e nas condições de trabalho, fazendo com que as pessoas dessem tudo de si, produzindo toda a sua capacidade, uma vez que o seu trabalho foi desqualificado e sua substituição era fácil e rápida, pois como havia muita procura por emprego e


Relacionados

  • Um breve resumo sobre a revolução industrial

    1390 palavras | 6 páginas

    Um breve resumo sobre: A Revolução Industrial Por: Felipe Oshiro Capitelli Vitor Ferreira Antonangelo Eng. Química – Prof. Msc. Alberto Tadeu Martins Cardoso Um breve resumo sobre: A Revolução Industrial Para compreender o que foi a revolução industrial, devemos primeiramente ter conhecimento de o que é ciência e tecnologia. Formalmente, segundo o Dicionário Aurélio, temos que: Ciência: Conjunto de conhecimentos socialmente adquiridos ou….

  • Comportamento do consumidor e pesquisa

    820 palavras | 4 páginas

    Arte Egípcia - AC / DC – Publicus (do Latim, tornar algo público) - Idade Moderna – Era Pré-Capitalista: subsistência, sistema de trocas, produção manufatureira, plebe e nobreza - GRANDE VIRADA NO MUNDO (Séc XVIII): Revolução Industrial (maquinofatura), aumento da produção de bens de consumo, acontecem divisões de classes, era dos “reclames” (materiais supérfluos), nova relação capital/trabalho, consolidação capitalismo - GRANDE VIRADA NO BRASIL: 1808, com a chegada da família real portuguesa….

  • Revolução indusrtrial

    2737 palavras | 11 páginas

    DESENCADEADORES André Gustavo Silva* Vanessa Cristina de Almeida** Yara Grasielle Santos Pereira*** Resumo: Este artigo exporá de forma sucinta, a Revolução Industrial que iniciou-se na Inglaterra em meados do século XVIII, modificando a vida e a forma de pensar da população daquela época. O artesanato que era a forma de produção mais utilizada daquele tempo é substituído pela maquinofatura, que acaba por contribuir para o enriquecimento da Burguesia Inglesa, que tinha capital suficiente para….

  • economia

    906 palavras | 4 páginas

    RESUMO DE ECONOMIA CARTEL, TRUSTE, HOLDING, OLIGOPOLIO,MONOPOLIO, CARTEL CONCEITOS DE ATIVIDADE EMPRESARIAL/COMERCIAL: Ação: documento que indica ser seu possuidor o proprietário de certa fração de uma empresa; Truste: empresas que dominam o mercado, combinam-se (fundem-se) para elevar o preço dos produtos aumentando a margem de lucro; Holding: empresa que mantém o controle sobre outras empresas mediante a posse das ações; Oligopólio: poucas empresas detém o controle da maior parcela….

  • Revolução industrial

    1065 palavras | 5 páginas

    Resumo de História: Revolução industrial (expansão) Aconteceu na segunda metade do séc. XIX na Europa, nos E.U.A e no Japão. Desenvolveu-se graças: - ao espírito capitalista dos empresários que pretendiam > produção e < custo e ao aperfeiçoamento dos meios e processos de produção. Levou ao aumento e melhoria da produção, a diminuição dos custos e ao aumento dos lucros. Resultando numa modernização industrial. - a dinâmica económica….

  • Sociologia Do Trabalho

    1436 palavras | 6 páginas

    Conceito : Processo de transformação das manufaturas em maquinofaturas, iniciado na Inglaterra (século XVIII), consolidando o capitalismo e o poder da burguesia. Esse processo não aconteceu ao mesmo tempo ... e nem da mesma forma em todos os lugares. 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL • Inglaterra - século XVIII: pós-1750. • Carvão, Ferro, Máquina à Vapor. • Processo de substituição da produção artesanal e doméstica pela maquinofatura. • Afirmação e consolidação do capitalismo.….

  • Revolução Indrustrial

    2166 palavras | 9 páginas

    onde sua produção não utiliza maquinas. Este tipo de produção foi utilizada ate século XVIII, quando ocorreu a troca pela maquinofatura, na revolução industrial. O gasto de energia na manufatura é pequeno, mas, como consequência, sua produção é baixa. Após a revolução industrial, que ocorreu na Inglaterra, a manufatura foi substituída por uma produção industrial, a maquinofatura, que utiliza máquinas ao invés do trabalho artesanal. Isto fez com que a produção aumentasse em larga escala, com menos….

  • Segurança do trabalho

    1226 palavras | 5 páginas

    evolução? Conceito : Processo de transformação das manufaturas em maquinofaturas, iniciado na Inglaterra (século XVIII), consolidando o capitalismo e o poder da burguesia. Esse processo não aconteceu ao mesmo tempo ... e nem da mesma forma em todos os lugares. 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL • • • Inglaterra - século XVIII: pós-1750. Carvão, Ferro, Máquina à Vapor. Processo de substituição da produção artesanal e doméstica pela maquinofatura. Afirmação e consolidação do capitalismo. • 2ª REVOLUÇÃO….

  • Tres etapas da adm sec XX

    1025 palavras | 5 páginas

    era o carvão e de matéria-prima o Ferro. * De 1860 a 1960 – 2ª Revolução – expansão da Maquinofatura para outros países como Bélgica, Alemanha, França, que usavam a energia do Petróleo e Elétrica e a matéria prima base era o aço. * De 1960 aos dias atuais – 3 ª Revolução – era da Microeletronica, Biotecnologia, Robótica. Países dominantes da tecnologia se sobressaem como os Estados Unidos e Japão. Quadro Resumo dos Fatores e Características Ficha de Síntese Fatores do Pioneirismo Inglês * Acumulação….

  • I Revolução o industrial

    1329 palavras | 6 páginas

    segunda fase. As manufaturas eram grandes oficinas onde os artesãos trabalhavam sob o controle do dono e a produção em série e as divisões do trabalho começaram a ser implantadas, aumentando a capacidade e a velocidade da produção. A última fase é a maquinofatura ou produção mecanizada. É o momento em que surgem as máquinas industriais que substituíram ferramentas e trabalhadores. Os artesãos tornaram-se operários submetidos ao ritmo das máquinas. Esta última fase marca o início da Revolução Industrial….

Outros Trabalhos Populares

O que aconteceu com o artesanato a partir da Revolução Industrial?

A partir da Revolução Industrial, que iniciou na Inglaterra, o artesanato foi fortemente desvalorizado, deixou de ser tão importante, já que neste período capitalista o trabalho foi dividido colocando determinadas pessoas para realizarem funções específicas, essas deixaram de participar de todo o processo de fabricação ...

O que mudou com a maquinofatura?

A facilidade trazida pelas máquinas permitia que qualquer sujeito minimamente instruído fosse capaz de servir como mão-de-obra. Com isso, os valores pagos pela força de trabalho reduziram significativamente e a obtenção dos novos meio de produção (máquinas) tornou-se um privilégio de poucos.

Qual a diferença entre o artesanato e a maquinofatura?

Artesanato consiste na produção artesanal, peça por peça, por um artesão ou uma equipe de artesãos. Era o tipo de trabalho comum na Europa para os trabalhadores livres e aqueles que não se encontravam nos campos. Já a manufatura é o processo de produção industrial.

Como era o trabalho feito no artesanato e na maquinofatura?

Estes empresários forneciam a matéria-prima, pagavam o artesão e revendiam o produto final. Mesmo trabalhando no sistema doméstico, o artesão ainda mantinha grande autonomia, pois conhecia todas as etapas de produção da mercadoria e controlava o tempo necessário para a execução de cada tarefa.

Toplist

Última postagem

Tag