Por que o termo gestão de recursos humanos mudou para gestão de pessoas?

A diferença entre RH e Gestão de Pessoas está nas responsabilidades diante das rotinas da empresa. Enquanto o RH é a ponte de relacionamento entre a empresa e o colaborador. A gestão de pessoas tem como foco o desenvolvimento de competências.Almejar lucros através de uma equipe motivada e engajada e com um rendimento que beira a alta produtividade. Que empresa não quer isso não é mesmo?Por isso é tão importante entender a diferença entre RH e Gestão de Pessoas. Já que são duas áreas que se complementam e que possuem papéis essenciais no caminho de sucesso das empresas.No caso do RH em buscar estratégias para manter toda a empresa funcionando e feliz. E por outro lado, no caso da gestão de pessoas, com o gestor trabalhando no âmbito da sua equipe para que todos se mantenham engajados e em harmonia. Quer saber mais sobre a diferença entre RH e Gestão de Pessoas? Confira em nosso artigo a função de cada um desses setores na empresa.

O conceito de RH

Para entender o setor de RH e a principal diferença entre RH e Gestão de Pessoas é preciso conhecer as atividades típicas desse setor. Pode-se dizer que o RH passou de um departamento completamente burocrático para um setor estratégico.O setor assumiu novas responsabilidades que vão desde os processos de recrutamento e seleção até estratégias de retenção de talentos. Confira algumas das rotinas desse setor:

  • Realizar processos de recrutamento;
  • Desenvolver estratégias para retenção de talentos;
  • Planejar planos de carreira;
  • Reduzir a taxa de turnover;
  • Organizar cargos e funções.

Essas são algumas das responsabilidades do setor de RH dentro das empresas. Mostrando sua importância em relação a capacidade de conseguir utilizar os recursos da própria mão de obra para desenvolver a empresa de maneira rápida e eficaz.Quer descobrir o que o futuro do RH reserva para a sua empresa? Acesse esse eBook:

O conceito de Gestão de Pessoas

Podemos dizer que em toda gestão de pessoas temos a frente um líder, um gestor. É uma área que está em uma busca incessante para que os colaboradores estejam engajados através da otimização e capacitação de suas habilidades.E essa é uma diferença entre RH e Gestão de Pessoas. Enquanto o RH está planejando uma estratégia macro para a empresa, a gestão de pessoas está agindo diretamente no engajamento do colaborador. A gestão pessoal é o guia dos dos profissionais. Confira algumas das rotinas que a área de gestão de pessoas executa dentro das empresas.

  • Motivar colaboradores;
  • Engajar a equipe;
  • Manter uma comunicação onde o colaborador também tem voz de decisão;
  • Oferecer feebacks constantes;
  • Conhecer os perfis e habilidades dos colaboradores para adequá-los às funções exatas;
  • Conservar um bom ambiente de trabalho.

Tendo uma visão sobre as responsabilidades da gestão de pessoas podemos perceber a sua importância principalmente na questão das equipes. Portanto, todos os gestores, independente da sua área – comercial, produção, marketing ou financeira – precisam assumir o compromisso de gerir bem a equipe. Pois assim, é possível mantê-las em alto ritmo de produtividade.

A diferença entre RH e Gestão de Pessoas

Apesar de possuírem algumas semelhanças, há uma grande diferença entre RH e Gestão de Pessoas, quando analisamos algumas rotinas da empresa. Separamos alguns temas que fazem parte das organizações para mostrar qual o papel de cada setor referente a eles.

Processos de recrutamento

As duas áreas são de suma importância nos processos de recrutamento e seleção da empresa. A diferença entre RH e Gestão de Pessoas nessa função está na execução de tarefa que cada setor precisa assumir.A área de gestão de pessoas nesse caso tem como dever apontar ao RH as características e competência que o futuro novo colaborador precisa ter. Já o setor de RH precisa planejar o processo de recrutamento corretamente para encontrar o perfil ideal para vaga.

Formação de talentos

Todo gestor precisa estar atento às necessidades da equipe. Para isso, é necessário fazer avaliações constantes do desempenho dos colaboradores e mensurar os resultados apresentados diariamente. Dessa forma, é possível perceber onde estão os erros e o que é necessário para que a equipe esteja preparada para desempenhar bem suas funções.Sendo assim, a gestão de pessoas, por meio do gestor, pode apontar ao RH algum tipo de formação ou curso que seria benéfico aos profissionais. O RH então trabalha para executar o pedido, montando e organizando um treinamento ou capacitação que atenda as necessidades do setor. Alinhando assim, horário, tipo de curso (EAD ou presencial), local e etc.

Engajamento dos profissionais

O responsável pela gestão de pessoas é capaz de identificar a satisfação e insatisfação dentro da sua equipe. Além disso, pelo seu contato mais próximo ao colaborador, ele pode descobrir o fato real por trás do problema e propor ao RH alternativas para saná-lo.E aí está a diferença entre RH e Gestão de Pessoas quando o assunto é engajamento. A gestão de pessoas identifica o problema e o RH executa as estratégias para tentar motivar os colaboradores, seja com uma cultura de benefícios, incentivos financeiros e etc.Além do mais, os profissionais do setor de RH é que tem uma visão macro sobre o quanto é possível gastar e qual a forma mais eficaz de colocar o planejamento em prática.

Reestruturação de equipe

Se o RH possui um papel determinante nos processos de admissão e demissão, são os gestores que possuem a capacidade de apontar quem pode ser desligado. Empresas que passam por reestruturação dependem completamente desses setores. Apesar da diferença entre RH e Gestão de Pessoas, é necessário um trabalho em conjunto nas mudanças.Quando há necessidade de cortes, o gestor pode identificar profissionais que podem ser cortados sem atrapalhar o fluxo operacional da empresa.

RH e Gestão de Pessoas: setores que precisam atuar juntos

A diferença entre RH e Gestão de Pessoas precisa estar bem clara na rotina das empresas. Isso porque, sabendo exatamente o papel de cada uma dessas áreas fica mais fácil determinar de que forma cada setor pode contribuir com a empresa.Em um mercado tão competitivo não saber separar e reconhecer a diferença entre RH e Gestão de Pessoas pode comprometer os resultados. E mais ainda, pode sobrecarregar os profissionais com funções que nada tem a ver com sua competência.Após ler esse artigo questione-se para saber se a sua empresa está conseguindo separar essas áreas. Pois, quando cada um assume sua função é possível potencializar o engajamentos dos profissionais e consequentemente obter mais resultados.Para ficar por dentro do RH e ler mais conteúdos de gestão de pessoas, siga a Xerpa nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn e se mantenha sempre atualizado.

Qual a diferença entre gestão de recursos humanos e gestão de pessoas?

O departamento de Recursos Humanos é o contingente de responsáveis que faz a ponte entre a empresa e o colaborador. Gestão de Pessoas são as metodologias e as ferramentas, pelas quais você irá desenvolver e gerir as competências desses colaboradores.

O que mudou na gestão de pessoas?

Confira as principais iniciativas deste ano em comparação à 2020 para manter os colaboradores produtivos e garantir o bem-estar dos profissionais: O controle de ingresso das pessoas no ambiente de trabalho passou de 68% a 89%. A criação de um comitê para administrar casos de covid-19 passou de 63% a 82%.

Como surgiu o termo gestão de pessoas?

O setor de recursos humanos surgiu como a área de “recursos industriais”. Sua criação teve notoriedade durante a Revolução Industrial, para estruturar as relações entre empregador e empregado. No início do século XX o foco da área de administração de gente (recursos humanos) era voltado à remuneração.

Qual a relação entre gestão de pessoas e Recursos Humanos?

A gestão de pessoas é a área responsável por administrar o capital humano das empresas. Essa gestão utiliza técnicas de recursos humanos para conciliar os objetivos dos colaboradores com as metas da organização.

Toplist

Última postagem

Tag