Porque eu sinto atração por homens?

Identificar atração sexual pode ser um desafio gigantesco para muita gente. Já foi para mim (e ainda é às vezes). E hoje quero dar o meu melhor para explicar isso, principalmente se você é alguém que está em dúvida se sente ou não atração sexual. Ou se está em dúvida se sente atração por mais de um gênero.

Embora isso possa surpreender muitas pessoas, nem todo mundo entende o que é atração sexual, e geralmente isso se dá porque essas pessoas simplesmente não a sente (ou sente de forma muita baixa ou ocasionalmente ou em contextos específicos). Pessoas que se enquadram nessa definição que eu acabei de dar tem grande chance de fazerem parte do espectro assexual — a letra A da sigla LGBTQIAPN+.

Mas antes de continuar, é importante entender que existem diferentes tipos de atrações que podemos sentir pelas pessoas. Na figura abaixo está bem ilustrado:

Texto que está contido na imagem:

  • Atração sexual: é o desejo de ter relações sexuais com alguma pessoa. Esse sentimento só acontece com pessoas sexuais (ou alossexuais — que é o oposto de assexual, ou seja, a maioria das pessoas).
  • Atração romântica: é o desejo de se ter uma relação romântica com uma pessoa.
  • Crush: é um tipo de atração romântica. É o desejo, possivelmente temporário, de se ter uma relação romântica. É uma paquera que possivelmente não te levará a algum contato
  • Squish: é uma crush (paquera) do tipo arromântico. É o desejo de se ter uma relação platônica com uma pessoa. O famoso "crush de amizade".
  • Atração sensual: é o desejo de fazer coisas sensuais (não sexuais) com alguém. Especialmente relacionado com contato sensual, como ficar de conchinha, fazer carinho, ficar abraçado etc.
  • Atração estética: é o desejo de apreciar a aparência física de uma pessoa, sem haver desejo sexual ou romântico. Não há desejo de ter qualquer tipo de contato.

Eu sempre tive a sensação de que as pessoas estavam exagerando quando relatavam se sentir atraídas sexualmente por outras. E sim, as pessoas realmente exageram — principalmente homens. Afinal faz parte da masculinidade tóxica ser o garanhão, a máquina sexual e isso vale para todo homem, independente de sexualidade. E pra piorar a gente vive numa cultura hipersexualizada, então realmente é difícil saber o quanto as pessoas de fato sentem atração sexual ou estão performando. Por outro lado, mesmo tendo tudo isso em mente, naquela época eu sentia que comigo era diferente, e comecei perguntando para amigos próximos e a pesquisar bastante sobre o tema… A sensação é meio que alguém te explicando o cheiro de um perfume ou comida que você nunca experimentou. E ser um homem cis negro torna as coisas mais desafiadoras visto que a sociedade espera que homens negros sejam sexuais e sexualmente performáticos, muito mais que homens cis brancos. Logo, se você não demonstra o mesmo interesse por sexo ou relacionamentos como o convencional, então será questionado se há algo de errado com você. O clássico "você é um gay enrustido" chegando até "você precisa de tratamento".

Atração romântica eu sempre senti desde criança por mulheres, mas não sabia que era “atração romântica”. Eu achava que o jeito que eu me atraia pelas meninas era como todo mundo se atraia pelas outras pessoas. Quando eu tenho crush ou me apaixono eu sinto muita vontade de ficar perto daquela pessoa, conversar muito, fazer coisas juntos e começo a nos imaginar num relacionamento.

Até que um belo dia caiu a ficha “pera, então as pessoas não param nessa parte e vão além nos pensamentos??”.

Pra eu ficar ainda mais confuso com minha sexualidade na época, mais ou menos desde os 11 anos de idade eu comecei a experimentar excitação ao ver homens nu ou semi nu em determinados contextos. Só que apesar disso, eu não sentia o desejo, o instinto, nem pensamentos de engajar em nenhum ato sexual com aqueles homens.

“Atração sexual é diferente de desejo sexual”

Esse detalhe do parágrafo anterior era o que fazia com que a conta não fechasse na minha cabeça.

“Será que eu sou gay e estou em negação?”.

Mas eu analisava o relato de homens que sentem atração por homem e não me identificava.

Afinal, o quê eu sou?

E depois MUITO pesquisar e quebrar a cabeça descobri a comunidade assexual. Li bastante sobre o tema eu entendi um detalhe que me ajudou bastante:

atração sexual é diferente de desejo sexual.

O desejo sexual é tesão basicamente. É o nosso instinto de querer aliviar a tensão sexual, sentir orgasmo — e isso pode ou não ser associado a uma pessoa quando sentimos.

Você provavelmente tem dia que sente desejo sexual mas isso não necessariamente é despertado por alguém, é apenas a vontade por si só. Essa vontade pode ser despertada por várias coisas inclusive, e se não é despertada por uma pessoa então não é atração sexual, é só desejo. Logo, aparentemente meu cérebro desde novo associou intimidade envolvendo nudez com outro homem = sexo. É como se meu cérebro tivesse o seguinte comando “opa, to pelado perto de outro homem ou to vendo outro homem pelado. Vamos nos preparar pro sexo fisiologicamente”. Mas minha mente tava “aff que saco, espero que isso passe o quanto antes”.

Então eu já sabia que sentia atração romântica por mulheres e era estimulado sexualmente por homens sem me sentir de fato atraído sexualmente por eles. E na minha cabeça eu já tinha entendido também que a ideia de fazer sexo com qualquer pessoa, independente de gênero, me parecia boa. Algo meio que: “se eu começar a ficar com uma pessoa e o clima esquentar sinto que vou gostar bastante”, mas no dia-a-dia, vivendo e interagindo com as pessoas esse desejo nunca era direcionado a ou despertado por ninguém em particular. Inclusive ser assim é o que chamamos de ser ser “favorável a sexo” dentro da assexualidade (existem pessoas que tem aversão a sexo e as que são neutras quanto a ele).

As coisas começaram a mudar depois de um tempo para mim.

Dois eventos foram muito marcantes para mim:

1- Num determinado dia recebi um colega no meu quarto de hotel durante uma viagem.

A gente criou uma boa amizade embora tinha se conhecido a pouco tempo. Lembro que já era madrugada e a gente conversava sobre vários assuntos, inclusive relacionamento. Até que em dado momento eu não conseguia mais focar no que ele falava e literalmente comecei a pensar/imaginar um ato sexual com ele. Pras fanfiqueiras de plantão: não aconteceu nada e seguimos amigos (ainda bem). A atração não aconteceu novamente com ele.

2- Numa festa comecei a conversar com um cara. A gente tava conversando com a música alta, era uma balada. Eu lembro que não prestei mais atenção direito no que ele falava e só pensava “queria muito, muito mesmo, beija-lo agora”.

E a partir dai de forma mais esporádica começou a acontecer de eu ao interagir com outros caras no meu dia-a-dia eu ficar excitado, mas de um jeito diferente como acontecia antigamente quando eu não sentia vontade de ficar com eles.

Esse jeito diferente é que além de ficar excitado, minha respiração muda o ritmo um pouco, eu fico levemente nervoso e em alguns casos (na maioria não) penso “como seria ficar com ele?”. Não chego a fantasiar, talvez aconteceu uma ou outra vez. Mas hoje tenho certeza que isso é atração sexual.

Pras pessoas que tem pênis é muito confuso esse lance de excitação vs atração, nem sempre que algo te desperta excitação significa que é sexual, nem sempre que alguém te desperta excitação significa que você está atraído por aquela pessoa. Da mesma forma também você pode estar atraído por alguém e não estar excitado. Fico muito curioso para saber como isso se dá com pessoas que tem vagina, se é o seu caso explica ai nos comentários.

Então, esse é um "checklist" que pensei durante a escrita desse texto para resumir o que entendo como sinais de atração sexual, geralmente acontece quase tudo isso em conjunto:

  • Excitação
  • Leve nervosismo
  • Alteração do ritmo da respiração (eu meio que prendo um pouco sem querer)
  • Impulso/desejo de querer tocar, ter contato físico (nem sempre)
  • Vontade de beijar (nem sempre)
  • Talvez pode acontecer pensamentos / fantasias, mas é raro
  • Vontade de ver ou estar junto da pessoa sem roupa, de uma forma sensual / sexualmente explícita (que a pessoa esteja excitada também)

“É como se quase tudo sobre aquele pessoa se tornasse sexual”

Sobre o menino da festa, depois alguns meses a gente ficou. Acho que posso dizer que foi o primeiro homem que tive certeza que me senti atraído sexualmente. Na maioria das vezes que interagia com ele, pessoalmente, vendo stories ou mesmo trocando mensagens eu ficava excitado. É como se quase tudo sobre aquela pessoa se tornasse sexual, ao ponto de eu ter dificuldade de interagir com ela sem pensar em sexo ou no corpo dela. É tipo um “magnetismo” mesmo. E é bem diferente do sentimento romântico.

Só que essa atração pelos caras que acabei de descrever acontece abaixo do convencional pelo que observo outras pessoas relatando. ̶P̶o̶r̶ ̶is̶s̶o̶ ̶m̶e̶ ̶c̶o̶n̶s̶i̶d̶e̶r̶o̶ ̶d̶e̶n̶t̶r̶o̶ ̶d̶o̶ ̶e̶s̶p̶e̶c̶t̶r̶o̶ ̶a̶s̶s̶e̶x̶u̶a̶l̶,̶ ̶e̶s̶p̶e̶c̶i̶f̶i̶c̶a̶m̶e̶n̶t̶e̶ ̶n̶a̶ ̶á̶r̶e̶a̶ ̶c̶i̶n̶z̶a̶ ̶(̶g̶r̶a̶y̶-̶a̶)̶.̶ Também acontece com mulheres, com menos frequência ainda do que com homem, mas acontece. Ainda não sei dizer bem se sinto atração romântica por homem igual sinto por mulheres. Mas também não me importo muito mais com entender tanto essas coisas… ̶J̶á̶ ̶e̶n̶t̶e̶n̶d̶i̶ ̶q̶u̶e̶ ̶e̶s̶t̶o̶u̶ ̶d̶e̶n̶t̶r̶o̶ ̶d̶o̶ ̶e̶s̶p̶e̶c̶t̶r̶o̶ ̶a̶s̶s̶e̶x̶u̶a̶l̶ e do espectro bissexual ou pansexual, e que sexualidade pode ser algo fluído então fico aberto para o que o futuro me reserva pois estamos sempre nos descobrindo. Se amanhã ou depois eu me entender como bissexual apenas, ou como gay, ou como hétero, ou como pansexual — tanto faz isso é o de menos.

[ATUALIZAÇÃO: hoje, 2021, me considero bissexual apenas, não me considero mais como assexual. Isso se deu simplesmente porque passei a experimentar atração sexual de forma mais rotineira ao ponto em que eu vi que não fazia tanta diferença mais entre a minha vivência de de outras pessoas alossexuais, então passei a me reconhecer como alo — embora às vezes ainda eu me questione hahaha. Porém me sinto mais confortável assim no momento mesmo: não me rotulando como parte da comunidade assexual mais, mas tenho um IMENSO carinho e gratidão pela comunidade e me ponho como grande aliado].

Os rótulos são extremamente úteis e necessárioas, mas são limitados pois no fim somos muito únicos, até nos aproximos por ter umas paradas em comum porém ninguém é igual a ninguém.

A gente precisa antes de mais nada entender o que sentimos e o que nos deixa confortáveis, sem sem preocupar com a aprovação ou entendimento das outras pessoas — inclusive as pessoas da comunidade LBGTQIAPN+ que infelizmente invisibiliza muitas vivências que fogem da dualidade hétero/homo (assim como da binaridade homem e mulher cisgêneros). Acho que a gente enquanto raça humana tem uma dificuldade muito grande de não criar regras rígidas para enquadrar as pessoas.

Se você tem dúvida quanto a sentir ou não atração sexual acho que quando você sentir, e se um dia você sentir, você meio que vai conseguir falar. Se você não sentir ou isso nunca estiver óbvio pra você tá tudo bem também. Se você não consegue dizer o que é ou tem medo de dizer algo e depois mudar de ideia: tá tudo bem! Sério, é ok não ter certeza. É ok ter medo. Você não é a única pessoa que passa por isso e isso não te torna inferior ou pior que ninguém.

O que realmente importa e deve ser questionado sempre por você é:
"eu estou satisfeito e confortável?"

Se a resposta for não entenda se isso parte de expectativas e julgamentos externos — afinal vivemos numa sociedade cisheteronormativa, e a comunidade LGBTQIAPN+ como eu disse invisibiliza e invalida a vivência de quem não é lésbica e gay.

Se o incômodo de fato parte de você mesme, então busque apoio buscando pessoas que tem vivência semelhante ou que abraçam exatamente como você é (mesmo que você não consiga definir). E se afaste de quem te faz se sentir mal por causa disso ou fique tentando simplificar sua vivência. Se for possível, busque ajuda profissional também. Terapia ajuda muito a gente navegar essas coisas, não que você precise de tratamento ou cura para quem você é — mas é porque todo esse processo pode gerar muita ansiedade e outros transtornos mentais se a gente não tiver uma certa estrutura e rede de apoio para acolhimento.

Boa parte das pessoas não tem dúvida quanto a sentir atração sexual pois desde novas elas experimentam e é algo muito óbvio pra elas, muito instintivo. Se você tem dúvidas quanto a sentir ou não existe uma boa chance de você ser assexual, e se for o caso está tudo bem! Muito bolo pra você! Se você tem dúvida quanto a sentir por mais de um gênero, existe boa chance de você ser bi ou pan. E tá tudo bem! E se você não for nada disso ou não quiser se rotular, tá tudo ótimo também!

Boas descobertas!

Referências muito importantes e que peço que você acesse no mínimo uma, se puder:

  • Sobre NÃO TER CERTEZA
  • Assexualidade: O quê é?
  • Cartilha de Assexualidade do Coletivo Abrace
  • Entrevista com um homem negro que se identificava como gay antes de se identificar como bi
  • 9 MENTIRAS que te contaram sobre ASSEXUAIS
  • Somo bissexuais
  • Minha Bissexualidade | Mari Morena
  • O B não é de Biscoito — Podcast Todas as Letras
  • Bissexualidade vs. Pansexualidade | Qual a diferença?

Porque eu sinto atração por homem?

Dan, Sentir atração por homens talvez seja o desejo de ser perfeito, de ser atraente, de ter um belo físico.

Como saber se sinto atração por homens?

Impulso/desejo de querer tocar, ter contato físico (nem sempre) Vontade de beijar (nem sempre) Talvez pode acontecer pensamentos / fantasias, mas é raro. Vontade de ver ou estar junto da pessoa sem roupa, de uma forma sensual / sexualmente explícita (que a pessoa esteja excitada também)

Porque eu sinto tanta atração por uma pessoa?

A atração é impulsionada pelos mesmos caminhos cerebrais que controlam a sensação de recompensa. Dessa forma, isso explica o motivo pelo qual os estágios iniciais de um relacionamento podem ser tão estimulantes. Afinal, a dopamina é produzida e causa uma sensação de euforia quando estamos perto das pessoas que amamos.

Como parar de ter atração por homem?

O que é importante mesmo é que você dê abertura para esse desejo em sua subjetividade, deixe que ele apareça da forma que ele é, deixe que a imagem que você faz de você mesmo comece a mudar para acolher em si esse desejo, porque a imagem é possível da mudar, já o desejo só consegue ser 'reprimido', o que vai te levar à ...

Toplist

Última postagem

Tag