Porque se afirma que a Psicologia da Educação é uma disciplina ponte?

Quais são as contribuições da Psicologia da Educação para orientar e superar os desafios do contexto educacional atual?

A psicologia englobada na área educacional visa identificar comportamentos e atitudes na sala de aula e nos meios educacionais. Ela possui a função de auxiliar o professor na sua prática e ajuda-lo nas tarefas diárias, aprimorando o seu modo de mediar o conhecimento e o desenvolvimento cognitivo do aluno.

Quais as principais contribuições dos estudos da psicologia do desenvolvimento para a pedagogia e a prática diária dos professores?

Assim a psicologia tambem, aplica à educação e ao ensino , busca mostrar como, através da interação entre professor e alunos, entre os alunos , é possível a aquisição do saber e da cultura acumulados. por tanto papel do professor nesse processo, é fundamental.

Quais as contribuições da psicologia Sócio-histórica para pensar o lugar do psicólogo na escola e o seu papel na educação?

O papel do psicólogo na escola é mostrar aos professores, baseando-se nas ideias da psicologia sócio-histórica, a importância que eles têm para constituir a personalidade de seus alunos. ... Essas [objetivações] que são produtos da atividade social humana ao longo da história, por exemplo, linguagem, instrumentos.

Como um pedagogo pode atuar de forma efetiva é positiva na vida escolar dos alunos?

O pedagogo pode atuar de forma efetiva na vida escolar dos alunos ao promover atividades inclusivas, conhecer as habilidades, anseios e qualidades dos alunos, bem como dialogar e ter uma abordagem dinâmica.

Qual a diferença entre psicologia escolar e educacional?

Enquanto psicologia educacional se refere à pesquisa teórica, sendo assim mais abrangente, a psicologia escolar assim como a psicopedagogia são subdisciplinas aplicadas. É dado o nome de Psicologia da Educação ao segmento de estudos e pesquisas que visam descrever os processos psicológicos presentes na educação.

Porque se afirma que a psicologia da educação é uma disciplina ponte?

A sub-área da Psicologia, conhecida como Psicologia da Educação é conhecida como "disciplina ponte" por conta de alguns fatores. Esta área de fato é uma ponte entre as grandes áreas da Psicologia e da Educação, de forma a conseguir entender os padrões de comportamento de indivíduos no contexto educacional.

Qual a importância da psicologia para o processo de Ensino-aprendizagem Brainly?

Resposta: A psicologia da educação ajuda o professor a adaptar seu ensino de acordo com o nível dos alunos e seus processos de aprendizagem. Para que o conhecimento seja repassado de forma eficiente, é preciso que o professor tenha uma boa didática ligada a um ensino dinâmico, divertido e saudável.

É possível afirmar que a psicologia da educação serve para o aluno como uma disciplina ponte?

É possível afirmar que a psicologia da educação serve para o aluno como uma disciplina-ponte, de natureza aplicada, entre a psicologia e a educação, em que um dos objetivos são os processos de mudanças significativas para o aluno. ... II- A psicologia da educação é inútil quando é colocada em ambiente não escolar.

A psicologia da educação é “uma disciplina-ponte, de natureza aplicada, entre a psicologia e a educação” (Coll, 2004, p. vii) cujo objecto de estudo são os processos de mudança (e.g. desenvolvimento, aprendizagem e socialização) que ocorrem nas pessoas na sequência da sua participação numa ampla gama de situações e atividades educacionais; “trata-se de uma disciplina psicológica e educativa de natureza teórica e aplicada, [cabendo ao psicólogo a tarefa de] observar (diagnóstico), interpretar (prognóstico) e intervir no ato educativo, aos mais diversos níveis da aprendizagem”. É um acontecimento independente da idade e outras características concretas das pessoas e dos traços específicos das situações e atividades educacionais, não se circunscrevendo às que ocorrem em contexto escolar (Coll et al., 2004). Ao psicólogo que atua em contexto educativo, compete não apenas prevenir e remediar, mas principalmente promover o educando. Ao mesmo tempo deve investigar no sentido de adquirir uma maior compreensão e eficiência do processo ensino-aprendizagem (Barros & Barros, 1996, p.27).

A Psicologia da Educação deve estruturar-se em torno do processo ensino-aprendizagem que serve de fio condutor para a definir como sistema coerente e organizado de conhecimentos. Contudo, importa também abranger a educação familiar da criança e do adolescente, considerando que o processo ensino-aprendizagem não se limita ao aspecto puramente cognitivista, sendo também afetivo-motivacional, diferencial, desenvolvimental, ultrapassando o contexto escolar (Barros & Barros, 1996) .

A psicologia da educação deve limitar-se a uma psicologia geral aplicada aos problemas educativos, ou ser uma tecnologia que se limite a operacionalizar os princípios gerais da Psicologia, ela deve prestar atenção ao contexto histórico e natural no qual as pessoas vivem e aprendem, o qual influência fortemente a conduta humana, especialmente no âmbito da educação (Beltrán et al., 1990).

As tendências desta disciplina no futuro, são por exemplo i) as mudanças nos interesses relativos ao ensino e aprendizagem; ii) a consideração do caráter ativo e único do sujeito que aprende; iii) a interação; iv) uma orientação interpretativa ou ecológica; v) variáveis modificáveis; vi) modelos prescritivo. (Beltrán et al., 1990).

Qual o objeto de estudo da psicologia da educação que a torna uma disciplina ponte entre as áreas de Psicologia e educação?

IV - O objeto de estudos da Psicologia da Educação são os processos de mudança comportamental provocados ou induzidos nas pessoas, como resultado de sua participação em atividades educativas.

É possível afirmar que a psicologia da educação?

A psicologia da educação é uma subárea de conhecimento dentro da psicologia, que tem como função a produção de saberes relativos aos fenômenos psicológicos constituintes do processo educativo. Estudar psicologia da educação ou psicologia educacional é compreender o processo de ensino e aprendizagem.

Qual é o principal objeto da psicologia da educação?

A Psicologia da educação “trata-se de uma disciplina psicológica e educativa de natureza teórica e aplicada, [cabendo ao psicólogo a tarefa de] observar (diagnóstico), interpretar (prognóstico) e intervir no ato educativo, aos mais diversos níveis da aprendizagem”.

Qual é a importância da Psicologia para o processo de ensino e aprendizagem?

De acordo com a psicóloga, Thalita Soares Agati, a psicologia dentro da área da educação tem a importância de colaborar assertivamente com o processo de ensino-aprendizagem permitindo que o discente reflita, análise, avalie e redimensione todas as suas capacidades e potencialidades, direitos e deveres, erros e acertos, ...

Toplist

Última postagem

Tag