Próximo eclipse solar no Brasil 2022

Quando a lua passar entre o sol e a Terra pela segunda vez este ano, ela bloqueará a maior parte da luz do sol e lançará sua sombra em nosso planeta, resultando em uma forma crescente e brilhante no céu.

Este eclipse solar, que acontece nesta terça-feira (25), é visível em partes da Groenlândia, Islândia, maior parte da Europa, Nordeste da África e Ásia ocidental e central. O evento dura quase quatro horas a partir das 6h da manhã, ou até o início da tarde, na maioria dos que estão no hemisfério oriental.

Como o sol, a lua e a Terra não estarão perfeitamente alinhados, trata-se de um eclipse parcial – daí a forma crescente da luz do sol, que parecerá espreitar debaixo da lua. No eclipse máximo, onde haverá maior cobertura do sol, aproximadamente 86% do sol estará coberto, de acordo com a EarthSky.

A lua está a quase quatro dias de seu perigeu, seu ponto mais próximo da Terra em sua órbita de 27 dias, durante o eclipse, e assim parecerá um pouco maior que o normal.

Aqueles que podem ver o eclipse perto do máximo poderão ver um sol em forma de crescente apontado para cima, quase como se houvesse uma “mordida” nele, de acordo com Michael Kirk, o investigador principal da Equipe de Ativação de Educação em Heliofísica da Nasa.

“Quando você sai e vê um eclipse solar, seja um eclipse parcial ou um eclipse total, que são realmente especiais, você acaba se sentindo parte de toda essa dança celestial entre a Terra e o Sol e a Lua”, disse Kirk. “E isso lhe dá uma sensação de lugar… é aqui que você está no sistema solar, que é tão vasto”.

Visualização segura de eclipses solares e lunares

Não é seguro olhar para os raios do sol sem óculos de proteção, mesmo quando o sol está coberto pela lua. É importante usar proteção para os olhos que atenda aos padrões internacionais para serem considerados “óculos de eclipse” adequados, de acordo com a American Astronomical Society.

Também não é aconselhável olhar para o sol através de uma câmera sem filtro, telescópio, binóculos ou outro dispositivo óptico, mesmo usando óculos adequados.

Um eclipse solar sempre ocorre cerca de duas semanas antes ou depois de um eclipse lunar, quando a lua cheia entra na sombra da Terra, dando à lua um tom avermelhado. Isso se deve à colocação do sol, da lua e da Terra, que estão quase em um estado plano, mas têm uma oscilação em sua órbita.

Um eclipse solar ocorre quando o sol, a lua e a Terra estão alinhados, com a lua em fase de lua nova; dentro de duas semanas, o sol, a Terra e a lua cheia se alinharão com a Terra e a lua, mudando de lugar em sua órbita e causando um eclipse lunar, de acordo com Kirk.

Este próximo eclipse solar parcial será seguido por um eclipse lunar total da lua cheia exatamente duas semanas depois, em 8 de novembro, de acordo com o The Old Farmer’s Almanac. Ao contrário de um eclipse solar, que só é visível em uma área relativamente pequena do mundo, um eclipse lunar pode ser visto de qualquer lugar do lado noturno da Terra.

Também ao contrário de um eclipse solar, ver um eclipse lunar não requer nenhum equipamento de segurança.

A próxima oportunidade de ver um eclipse solar não será até 20 de abril de 2023, quando haverá um eclipse solar anular visível na Austrália, Antártica e Sudeste Asiático, segundo a Nasa, e causará um anel de fogo completo ao redor da lua.

“Este eclipse parcial é realmente uma prévia do próximo ano”, disse Kirk. “Estamos procurando por este para realmente nos preparar e acompanhar, e divulgar o eclipse anular”.

Outros eventos espaciais este ano

Embora este eclipse solar parcial e o eclipse lunar total sejam os últimos a serem vistos no restante de 2022, há outros acontecimentos espaciais a serem observados no céu este ano.

Mais duas luas cheias cairão em 8 de novembro (a lua do castor) e 7 de dezembro (a lua fria), e também há mais cinco chuvas de meteoros no calendário, de acordo com o guia de chuva de meteoros de 2022 da EarthSky:

  • 5 de novembro: Táuridas do Sul
  • 12 de novembro: Táuridas do Norte
  • 18 de novembro: Leônidas
  • 14 de dezembro: Geminídeos
  • 22 de dezembro: Úrsidas

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Um eclipse solar parcial profundo está chegando em 25 de outubro de 2022. Ele será observável na maior parte da Europa, norte da África, Oriente Médio e partes ocidentais da Ásia. Continue lendo para saber a hora exata e as cidades de onde ele será visível.

Conteúdo

  • Quando será o eclipse solar em 2022?
  • Onde ver o eclipse solar parcial?
  • Mapa do eclipse solar de 2022
  • Como é um eclipse solar parcial?
  • Quando será o próximo eclipse em 2022?

Lembrete de segurança: nunca olhe diretamente para o sol sem óculos de visão solar ou de visualização de eclipses! Óculos de sol comuns não são seguros para observar o sol.

Quando será o eclipse solar em 2022?

Dois eclipses solares ocorrem em 2022 e ambos são parciais. O primeiro ocorreu em 30 de abril, e o segundo ocorrerá em 25 de outubro.

O último eclipse solar parcial de 2022 começará em 25 de outubro de 2022, às 8h58 GMT (5h58 BRT), atingirá o máximo às 11h GMT (8h BRT)) e terminará às 13:02 GMT (10h BRT). Durante o máximo do eclipse, 86,2% do Sol será eclipsado. Para comparação, durante o eclipse solar parcial em abril deste ano, 63,96% do Sol foi escondido pela Lua. Portanto, o eclipse solar de outubro pode ser considerado relativamente profundo.

Não se esqueça de converter o horário GMT (Greenwich Mean Time - Horário de Greenwich) para a sua hora local. Por exemplo, se você mora na Finlândia, seu horário local é o horário de verão da Europa Oriental, então, para você, 11h GMT será 14h EEST. Você também pode usar o aplicativo Guia de Eclipses para saber quando o eclipse está visível da sua localização.

Onde ver o eclipse solar parcial?

Observadores da Europa, Urais, Sibéria Ocidental, Ásia Central, Ásia Ocidental, sul da Ásia e nordeste da África verão o eclipse solar parcial de outubro.

Confira aqui algumas cidades onde ele estará visível e a porcentagem de cobertura do Sol:

  • Estocolmo, Suécia (46,20%)
  • Helsinque, Finlândia (54,03%)
  • Oslo, Noruega (39,28%)
  • Tallinn, Estônia (53,22%)
  • Kyiv, Ucrânia (51,30%)
  • Moscou, Rússia​​ (63,38%)
  • Chelyabinsk, Rússia (78,70%)
  • Teerã, Irã (55,36%)
  • Islamabad, Paquistão (55,56%)
  • Nova Deli, Índia (43,96%)

A cobertura máxima do Sol (86,2%) será visível na planície da Sibéria Ocidental na Rússia. Essa taxa cai para 70% no noroeste da China e para 63-62% nas partes nordeste da Noruega e da Finlândia.

Mapa do eclipse solar de 2022

Visualize os mapas animados dos próximos eclipses no aplicativo Guia de Eclipses. Além disso, o aplicativo mostra o tempo de todas as fases para qualquer local, permite definir alertas e mostra os melhores lugares para assistir a um eclipse.

O site de Hora e Data também mostra mapas de eclipses solares e lunares de diferentes pontos de visualização. Há mapas disponíveis para diferentes locais.

Como é um eclipse solar parcial?

Um eclipse solar ocorre quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, lançando uma sombra na Terra e bloqueando parcial ou totalmente a luz do sol em algumas áreas. Durante um eclipse solar parcial, os três corpos espaciais não ficam perfeitamente alinhados, e a Lua projeta apenas a parte externa de sua sombra na Terra. Como resultado, vemos o Sol em forma de crescente, ou como se a Lua tivesse tirado uma "mordida" dele.

Teste seus conhecimentos sobre eclipses solares e lunares com o nosso questionário. Tome cuidado - é mais difícil do que você pensa!

Complete o seguinte teste e veja o quanto você realmente sabe sobre eclipses solares e lunares. Ao final, você deve ter uma compreensão melhor desses fenômenos astronômicos e aprender alguns fatos históricos interessantes que provavelmente você não sabia. Decida se as seguintes afirmações são verdadeiras ou falsas.

Responda ao questionário!

Quando será o próximo eclipse em 2022?

O próximo eclipse em 2022 será um eclipse lunar total em 8 de novembro. Será uma Lua de Castor de Sangue espetacular - não perca! Ative as notificações do Star Walk 2 e do Sky Tonight para ficar atualizado com os eventos astronômicos mais interessantes.

Não haverá mais eclipses solares este ano. O próximo ocorrerá em 20 de abril de 2023 e será um eclipse solar híbrido. Confira em nosso infográfico os 5 próximos eclipses para saber mais sobre eclipses futuros.

Lista dos 5 próximos eclipses lunares e solares, suas datas, cronogramas e mapas de visibilidade. Verifique se você os verá a partir da sua localização!

Veja Infográfico

Em resumo: o último eclipse solar em 2022 ocorrerá em 25 de outubro. Será um eclipse parcial visível na maior parte da Europa, no norte da África, no Oriente Médio e em partes ocidentais da Ásia. Observadores na Rússia verão a cobertura máxima do Sol (86,2%). O próximo eclipse solar está previsto para abril de 2023. Saiba mais sobre eclipses futuros.

Lista dos 5 próximos eclipses lunares e solares, suas datas, cronogramas e mapas de visibilidade. Verifique se você os verá a partir da sua localização!

Veja Infográfico

Quando vai ser o próximo eclipse de 2022?

De acordo com o horário internacional, UTC, e cálculos de engenheiros da NASA, o próximo eclipse lunar será 8 de Novembro de 2022 e o próximo eclipse solar será 20 de Abril de 2023. As seguintes datas podem variar em torno de um dia devido ao fuso horário de cada país.

Quantos eclipses vão ter em 2022?

O terceiro eclipse de 2022 ocorre nesta terça, exatamente às 7h48. Vai ser um eclipse solar parcial no grau 2 do signo de escorpião e não será visível aqui do Brasil.

Qual vai ser o segundo eclipse de 2022?

O primeiro ocorreu em 30 de abril, e o segundo ocorrerá em 25 de outubro. O último eclipse solar parcial de 2022 começará em 25 de outubro de 2022, às 8h58 GMT (5h58 BRT), atingirá o máximo às 11h GMT (8h BRT)) e terminará às 13:02 GMT (10h BRT). Durante o máximo do eclipse, 86,2% do Sol será eclipsado.

Quando vai ter eclipse solar no Brasil 2022?

Um eclipse solar parcial se formará na manhã desta terça-feira, 25 de outubro de 2022.

Toplist

Última postagem

Tag