Quais as comidas de festa junina do Nordeste?

A festa junina foi trazida ao Brasil pelos portugueses, e logo os costumes indígenas e afro-brasileiros foram incorporados ao festival.

A festa, então, foi se tornando uma celebração multicultural. Se, na Europa, as fogueiras juninas de São João marcavam rituais que celebravam a chegada do verão, no Nordeste do Brasil, se agradecia às chuvas enviadas por São Pedro em regiões áridas para as lavouras.

De toda forma, em ambos os casos, é comemorada em junho a época de ótimo período de colheita e fartura. Sem dúvidas os pratos de festa junina fazem parte da principal atração do evento, por isso separamos aqui 5 tradicionais pratos típicos da data que vem lá da região do nordeste!

No Nordeste, as festas juninas são levadas muito a sério e estão entre as mais tradicionais do mundo, como as de Campina Grande, na Paraíba.

Com a chegada no Brasil, em meados do século XVII, as Festas Juninas foram aos poucos absorvidas pela cultura dos brasileiros e também adquiriram diversos aspectos que já eram comuns a esse povo. Além das danças em volta da Fogueira de São João, as comidas são ícones importantes dessa comemoração.

Tópicos deste artigo

  • 1 - Milho
  • 2 - Amendoim
  • 3 - Bolos
  • 4 - Outros

Milho

A origem histórica das tradições juninas é a Europa, quando os agricultores realizavam festas para comemorar as colheitas. Em Portugal, a tradição é celebrar a colheita do trigo, que acontece no verão europeu, entre os meses de junho e setembro. Com a colonização do Brasil, o costume foi introduzido aos poucos por aqui.

No entanto, o Brasil não era um grande produtor de trigo na época, por isso, as festas começaram a ser celebradas com outro grão, o milho. Atualmente, o item serve de base para quase todos os alimentos consumidos nas festas juninas. Além do milho cozido em si, outras comidas derivadas desse grão, como canjica, pipoca, curau e o bolo de milho ou fubá, são servidas durante os festejos.

Há pratos feitos de milho que variam conforme a região, como a pamonha, mais comum nos estados de Goiás e Minas Gerais, e a polenta, tradicional entre os gaúchos. Já os nordestinos costumam usar o milho para fazer cuscuz, que pode ser consumido com carne-seca ou ovo cozido.

Amendoim

Entre as guloseimas feitas com amendoim estão o pé de moleque e paçoca.

Servido com sal ou açúcar, o amendoim torrado é apreciado por muita gente nos festejos, mas não é só isso! A iguaria também é base para guloseimas como a paçoca doce, feita com farinha de mandioca e açúcar.

O pé de moleque é outra amostra do que pode ser feito com o amendoim. Nesse caso, mergulhado em melado de rapadura. Além disso, outros pratos, como a canjica, levam o amendoim para incrementar o sabor.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Bolos

O bolo de mandioca (macaxeira ou aipim), também conhecido por mané pelado, é um dos patrimônios das quermesses juninas. As explicações para um título tão curioso são várias. A mais comum diz que o nome homenageia um agricultor que, por superstição, colhia mandioca nu.

Há ainda a presença cada vez mais comum do chocolate nas festas juninas. A nega maluca é uma prova. O bolo cremoso é feito com muito chocolate na massa e ainda leva uma cobertura generosa de calda e granulado.

Outro ingrediente que pode ser usado em diversos pratos é o coco, que é incluído nas receitas de canjica e mané pelado. No entanto, o bolo de coco por si só é uma comida junina comum em diversas regiões do Brasil.

Outros

A maçã mergulhada em calda de açúcar, com um cabo de palito de picolé, dá origem à Maçã do Amor e faz sucesso entre os casais. Já o pão, cortado ao meio e recheado com molho de salsicha, o famoso cachorro-quente, também está incluído no cardápio das festas de junho.

Podemos destacar ainda a batata-doce, que é assada na brasa da fogueira. A lista é extensa, varia conforme a região e inclui itens como pinhão cozido, arroz-doce, bom-bocado e queijadinha.

Graças ao clima, que é frio em boa parte do país durante o mês junho, o quentão também é tradicional nas festas. Essa bebida, como o próprio nome já diz, é servida quente, sendo muito comum nos estados da região sul do Brasil. Feita de gengibre, canela e pinga ou vinho, faz sucesso nas comemorações.

Por Rafael Batista
Equipe Brasil Escola

Quais são as comidas de festa junina no Nordeste?

As comidas de festa junina fazem parte da tradição do Nordeste brasileiro..
Amendoim cozido e torrado..
Bolos..
Canjica..
Cuscuz..
Milho verde..
Pamonha..
Pipoca..
E também tem bebida junina: Licor..

Quais são os pratos de festa junina?

Quadrilha. Festa Junina que se preze deve ter uma quadrilha na sua programação. ... .
Bandeirolas. Um dos maiores símbolos da caracterização da Festa Junina está em um item pertencente à decoração: as bandeirolas. ... .
Fogueira. ... .
Comidas e bebidas típicas. ... .
Pau-de-sebo. ... .
Fogos de artifício. ... .
Caracterização e vestimenta. ... .
Balões..

Quais são os pratos típicos da região Nordeste?

Listamos 6 pratos da culinária nordestina para você experimentar na sua próxima viagem!.
Culinária nordestina é muito amor! ... .
Cuscuz nordestino: simples e saboroso. ... .
O Baião de Dois nordestino no Ceará ... .
O clássico Acarajé baiano. ... .
Bolo de rolo, a sobremesa pernambucana. ... .
A tapioca é famosa no Nordeste antes da onda fitness..

O que não pode faltar na festa junina de comida?

12 Comidas típicas para fazer em casa (ou comprar mesmo!).
Milho cozido..
Pipoca..
Salsichão..
Cuscuz..
Maçã do amor..
Cocada..
Paçoca..
Arroz doce..

Toplist

Última postagem

Tag