Quais as maneiras de restabelecer o glicogênio depletado durante atividade muscular?

Antes de pensar especificamente em carboidrato e glicogênio ao esporte, desde 1960, diversos pesquisadores começaram a evidenciar a importância do glicogênio muscular na prática de exercício físico, principalmente de intensidade moderada e alta, sendo observado a redução dos estoques durante a atividade, se associando com a queda do desempenho do atleta.

Por outro lado, foi apontado que o aumento do consumo de carboidratos antes e durante o exercício, favorecendo o armazenamento, poderia evitar a fadiga. Então, entender como esse macronutriente irá interagir em nosso corpo se tornou uma meta.

A partir disso, várias recomendações sobre a ingestão de carboidratos foram estabelecidas para a nutrição esportiva, visando principalmente seguir as adaptações frente ao exercício.

Carboidrato e glicogênio ao esporte: adaptações fisiológicas e a recomendação após o exercício

Para a formação do glicogênio, existe a necessidade da captação de glicose sanguínea para assim ser estocada, entretanto, há algumas adaptações durante o exercício que podem influenciar essa via. Logo, conforme ocorre a redução dos estoques com o gasto de energia, existe um aumento da ação da enzima responsável pela produção de glicogênio, favorecendo a recuperação muscular após o exercício. Além disso, também é observado a maior a captação de glicose sanguínea. 

Entretanto, com o passar do tempo ou conforme os estoques vão se restabelecendo, essas adaptações vão reduzindo, se tornando mais dependente da ação da insulina para estimular esse processo. Portanto, o consumo de carboidratos logo após o treino pode ser eficiente para uma rápida recuperação. Logo, recomenda-se o consumo de no máximo 1,2 g/kg/hora nas próximas 3 a 4 horas

Tipo de carboidrato e a recuperação do glicogênio

Apesar de ser demonstrado que a ingestão de frutose estimula melhor a restauração do glicogênio hepático enquanto a glicose faz o mesmo com o muscular, estudos evidenciam que a recuperação diária não é afetada pelo tipo ou tempo mas sim pela quantidade ingerida. Portanto, não devemos nos preocupar muito com as adequações de frutose e glicose nesse cenário. Todavia, quando pensamos no índice glicêmico (IG), é demonstrado que o consumo de alimentos de alto IG podem acelerar a restauração do glicogênio muscular, favorecendo a rápida recuperação.

Interação nutricional e a síntese de glicogênio

Já em relação a componentes que podem favorecer a síntese de glicogênio, é observado que a combinação de carboidratos com proteínas pode favorecer a rápida estocagem, entretanto, não é visto maiores benefícios quando são consumidos mais que 1 g/kg/h de carboidrato. Além disso, nota-se que a suplementação de creatina a longo prazo também pode beneficiar a recuperação do glicogênio muscular.

Práticas que favorecem estoques de glicogênio

Por fim, existem diversas estratégias que podem favorecer os estoques de glicogênio, principalmente poupando esse estoque. Nesse sentido, a partir da manipulação da dieta e de exercícios físicos, podemos trabalhar com estratégias vistas na literatura, como: loading de glicogênio, sleep-low training high, além de outras encontradas na prática clínica.

Na Prática Clínica

Na prática clínica, o consumo de carboidratos pode ser desafiador em muitos esportes, existindo a necessidade de ingerir grandes quantidades diárias. Nesse sentido, devemos incluir alimentos ricos em carboidratos de alta qualidade, como batatas, massas, pães, vegetais e frutas, fornecendo também uma variedade de micronutrientes além de outros compostos nutricionais. Assim, a partir do consumo desses alimentos, a literatura traz recomendações diárias de acordo com a intensidade do exercício:

Baixa intensidade ou baseadas em habilidades específicas

3 a 5 g de carboidratos por quilograma de peso corporal por dia

Moderada intensidade

5 a 7 g de carboidratos por quilograma de peso corporal por dia

Alta intensidade

6 a 10 g de carboidratos por quilograma de peso corporal por dia

Altíssima intensidade

10 a 12 g de carboidratos por quilograma de peso corporal por dia

Ademais, há também recomendações que visam a rápida recuperação muscular, ação interessante principalmente para aqueles que praticam mais de uma sessão de treino no mesmo dia. Assim, sugere-se  a ingestão de no máximo 1,2 g/kg/hora nas próximas 3 a 4 horas. Por fim, o consumo em conjunto de proteínas ou a suplementação de creatina a longo prazo também pode favorecer a formação do glicogênio.

Referências bibliográficas

Murray B, Rosenbloom C. Fundamentals of glycogen metabolism for coaches and athletes. Nutr Rev. 2018 Apr 1;76(4):243-259. doi: 10.1093/nutrit/nuy001

Kcal da Science Play

Nossa representante surgiu a medida que o Science Play foi crescendo. É fruto de um conjunto de características que representam VOCÊ, nosso cliente Science Play.

Como é restaurado o glicogênio muscular?

A restauração do glicogênio após uma sessão de treinamento é um dos processos mais importantes no anabolismo muscular. Esse glicogênio nosso corpo armazena tanto no fígado, quanto nos músculos. Sua restauração é feita, geralmente, com adição de carboidratos simples no pós treino, junto a uma fonte de proteína.

Qual o principal nutriente para a recuperação do glicogênio muscular?

Após o exercício, o fornecimento de carboidratos tem objetivo de fornecer energia para a restauração do glicogênio muscular e hepático e proporcionar uma rápida recuperação dos estoques de energia.

Como Depletar glicogênio?

O glicogênio muscular começa a ser depletado após 2-3 horas de exercício físico contínuo, realizado em intensidade de 60-80% do VO2 máximo ou em 15-30 minutos em exercício físico de alta intensidade (90-130% VO2 máximo).

O que é depleção do glicogênio muscular?

A depleção de glicogénio é um método que envolve treinar intensamente, de modo a esgotar as reservas de glicogénio muscular do corpo, o que, por sua vez, faz aumentar a nossa sensibilidade à insulina. Esta última é uma hormona que controla os níveis de glicose transportados na corrente sanguínea.

Toplist

Última postagem

Tag