Quais as perguntas frequentes na imigração?

Um dos grandes medos de quem viaja pela primeira vez à Europa é passar pela imigração, principalmente em países como Espanha e Inglaterra – os mais temidos. Vou confessar que eu também tinha esse medo e pesquisei tudo que pude para ficar tranquilo em relação a isso.

Hoje eu posso garantir que a imigração não é nenhum bicho de sete cabeças, basta você fazer tudo certo, manter a calma e em poucos minutos vai ter seu passaporte carimbado para realizar uma das experiências mais extraordinárias da sua vida.

Pra te ajudar nisso eu vou comentar um pouco sobre as minhas experiências na imigração da Europa e também algumas coisas que pesquisei. Mas antes de mais nada é legal você dar uma olhada no post Documentos para Viajar à Europa, onde eu descrevo todas as obrigatoriedades para ingressar no velho continente – fazendo o que eu comento nesse post você já vai estar praticamente com um pé na Europa.

Agora falando sobre a imigração, vou listar algumas coisas que acho legal você saber:

A simpatia dos fiscais

Muitas pessoas comentam que ser atendido por um fiscal que ‘aparenta’ ser mais simpático é melhor. Claro, não vou negar… mas nem sempre você consegue fazer essa escolha. A imigração é um procedimento rápido. A fila normalmente é única e eles vão chamando assim que terminam de atender um passageiro. Então não fique com essa ideia de buscar um fiscal simpático… você sim deve ser educado, sem exageros, com qualquer um que te atender.

Em qual língua serei atendido?

Isso vai depender do país que você vai ingressar… Em Portugal é claro que pode falar em português, assim como na Espanha pode falar em Espanhol. Mas o que vale para todos mesmo é o inglês. Pelo que eu pesquisei, caso você não consiga se comunicar, você pode solicitar alguém que fale sua língua. Mas é aconselhável que você tente se comunicar por conta própria – afinal você vai ter que se virar no país deles né?!

E afinal, quais perguntas são feitas na imigração?

Eis o que a maioria dos marinheiros de primeira viagem querem saber. Bom, primeiro que não existe uma lista com essas perguntas. O fiscal pode simplesmente olhar pra você e não perguntar nada, apenas carimbar seu passaporte e pronto, você já está dentro. Outros podem fazer várias perguntas… eu mesmo já respondi algumas, que foram mais ou menos assim:

1. Quantos dias você vai ficar?

Resposta: Tantos dias nessa cidade e tantos dias na viagem completa.

2. Onde você vai se hospedar?

Resposta: Em hostels. Aqui na cidade ficarei no hostel tal.

3. Quanto dinheiro você tem?

Resposta: Tenho mais ou menos tantos euros em espécie, mais cerca de tantos euros no travel money e mais um cartão de crédito. (não apresentei comprovantes pois não foi solicitado).

4. O que você faz no Brasil.. sua profissão?

Resposta: Sou designer.

4.1 O que faz um designer?

Resposta: Trabalho com a criação de materiais gráficos para empresas.

Basicamente as perguntas que eu respondi foram essas. Mas pesquisando um pouco mais eu ví que eles podem perguntar coisa do tipo:

1. Qual o motivo da sua viagem?

2. O que pretende visitar na cidade?

3. O que é tal atração? (caso você responda a pergunta anterior com: vou visitar a London Eye – Ele pode te perguntar: o que é a London Eye).

4. Você conhece alguém na Europa? (nesse caso é aconselhável dizer que não, a não ser que você tenha a carta convite de alguém de lá).

5. Você está viajando sozinho? (caso você esteja viajando com amigos, eles não vão estar com você nesse momento – basta então dizer que está viajando com amigos que também estão na fila da imigração.)

Em questão de perguntas, normalmente são essas. Sobre documentos é muito comum que eles solicitem: sua passagem de volta, seu seguro viagem e seu comprovante de reservas.

Tendo tudo isso em mãos, se mantendo calmo e respondendo tudo sem mentir ou enrolar, você não terá problemas. No mais é só curtir a viagem!

Escrito por

Robson Franzói é um jovem de Curitiba que tenta inspirar outros viajantes a explorarem diferentes lugares do mundo. Decidiu correr atrás dos seus sonhos e hoje vive desse blog, seu projeto mais especial. Apaixonado por fotografia e vídeos, o garoto vive para compartilhar suas experiências e dicas dos lugares que conhece. Suas fotos já estão ficando conhecidas e seus vídeos inspiram muitos viajantes. Aproveite e acompanhe o Instagram e também o Canal Um Viajante.

Quais as perguntas que fazem na imigração?

What is the purpose of your visit? (Qual o motivo da sua viagem?) – Essa pergunta é padrão e provavelmente será feita em toda entrevista de imigração. Você deve explicar o que está indo fazer no país de destino – turismo, trabalho ou estudo -, e sua resposta precisa condizer com seu tipo de visto.

O que não se falar na imigração?

12 erros que podem te barrar na imigração.
Não ter a passagem de volta comprada. ... .
Não comprovar que tem dinheiro para bancar a viagem. ... .
Não comprovar onde vai se hospedar durante a viagem. ... .
Não saber explicar o motivo da viagem e o que vai fazer durante a estadia. ... .
Não ter um seguro viagem..

O que eles pedem na imigração?

Passaporte. É o único documento válido para a entrada de brasileiros em outras pátrias. Nenhuma outra identificação tem o valor do passaporte, mas é válido ter disponível documentos complementares. Entre eles, listamos a identidade, carteira profissional ou de habilitação.

O que fazer para não ser barrado na imigração?

5 dicas valiosas de como não ser barrado(a) imigração.
Tenha a sua passagem comprada. Férias, viajar sem preocupação, sem data pra voltar… ... .
Comprove que você tem dinheiro suficiente para a viagem. ... .
Possua a hospedagem programada. ... .
Saiba explicar sobre a sua viagem. ... .
Tenha um seguro-viagem..

Toplist

Última postagem

Tag