Quais foram as 7 modalidades que o Brasil ganhou a medalha de ouro?

Das 30 medalhas de ouro, a primeira foi conquistada logo na estreia, na Antuérpia, com o atirador e oficial do Exército Brasileiro Guilherme Paraense, no tiro, modalidade pistola rápida.

Modalidades campeãs

A modalidade que mais conquistou medalhas de ouro na história do esporte brasileiro é a vela, com sete, nas Olimpíadas de Moscou-1980, Atlanta-1996, Atenas-2004 e Rio-2016.

A que mais trouxe medalhas para o Brasil, seja de ouro, prata ou bronze, foi o judô, com 22. Foram quatro de ouro, três de prata e quinze de bronze.

A história vitoriosa do judô brasileiro nas Olimpíadas começou em 1972, quando o japonês naturalizado brasileiro Chiaki Ishii conquistou o bronze nos Jogos de Munique, na categoria meio-pesado.

Outra modalidade que deu muitas alegrias para o Brasil é o vôlei de quadra, com cinco medalhas de ouro, sendo três da seleção masculina, conquistadas em Barcelona-1992, Atenas-2004 e Rio-2016, e pela seleção feminina em Pequim-2008 e Londres-2012.

O atletismo, também com cinco medalhas de ouro, é mais uma modalidade de destaque do Brasil nas Olimpíadas. As duas primeiras foram conquistadas por Adhemar Ferreira da Silva, o primeiro bicampeão olímpico brasileiro, conquistando a medalha de ouro no salto triplo nas Olimpíadas de Helsinque-1952. Adhemar superou o então recorde mundial com a marca de 16,22m. O bi veio nas Olimpíadas de Melbourne-1956.

Joaquim Cruz, nos 800 metros em Los Angeles-1984, Maurren Maggi, no salto em distância em Pequim-2008 e Thiago Braz, no salto com vara no Rio-2016 foram os outros medalhistas de ouro do atletismo brasileiro.

Único tri

O primeiro e único tricampeão brasileiro é José Roberto Guimarães, técnico de vôlei da seleção masculina em Barcelona-1992 e da seleção feminina em Pequim-2008 e Londres-2012. Mas, diferente dos atletas, os técnicos não recebem medalha nas Olimpíadas.

Ranking de medalhas por modalidade:

Judô: 22 medalhas (4 de ouro, 3 de prata e 15 de bronze)

Vela: 18 medalhas (7 de ouro, 3 de prata e 8 de bronze)

Atletismo: 17 medalhas (5 de ouro, 3 de prata e 9 de bronze)

Vôlei de praia: 13 medalhas (3 de ouro, 7 de prata e 3 de bronze)

Natação: 13 medalhas (1 de ouro, 4 de prata e 8 de bronze)

Vôlei: 10 medalhas (5 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze)

Futebol: 8 medalhas (1 de ouro, 5 de prata e 2 de bronze)

Boxe: 5 medalhas (1 de ouro, 1 de prata e 3 de bronze)

Basquete: 5 (1 de prata e 4 de bronze)

Ginástica artística: 4 medalhas (1 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze)

Tiro esportivo: 4 medalhas (1 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze)

Hipismo salto: 3 medalhas (1 de ouro e 2 de bronze)

Canoagem velocidade: 3 medalhas (2 de prata e 1 de bronze)

Taekwondo: 2 medalhas (2 de bronze)

Pentatlo moderno: 1 (1 de bronze)

Maratonas aquáticas: 1 (1 de bronze)

Chegou a hora de acabar com todas as dúvidas que você tinha sobre as conquistas olímpicas. Neste almanaque vamos responder todas as dúvidas sobre atletas e países que já conseguiram um lugar no pódio mais sonhado do esporte.

Desde 1896 os Jogos Olímpicos distribuíram 15.683 medalhas para mais de 140 nações ao longo de 28 edições. Com tanta informação sobre a maior competição esportiva do planeta, era preciso extrair o que há de mais interessante. Quem é o maior medalhista? Qual modalidade traz mais ouros para o Brasil? Como é a distribuição de medalhas entre os todos países? As respostas para estas e outras perguntas estão logo abaixo.

Os 5 países com mais medalhas acumuladas

As mudanças políticas mundiais sempre influenciaram a distribuição de medalhas. Seja por conta de boicotes, como os de 1980 e 1984, ou pelo fim e surgimento de fronteiras, a maneira como é feita essa contabilidade por país sempre mudou muito. A Rússia, por exemplo, não herdou as medalhas da União Soviética, mas continuou sendo uma potência Olímpica. A China só entrou em peso nos Jogos a partir de 1984, mas não demorou a se tornar uma das maiores vencedoras.

Os 5 atletas com mais medalhas acumuladas

Certas modalidades permitem a um atleta ganhar várias medalhas em uma mesma edição dos Jogos, mas isso não significa que seja fácil ser um multimedalhista. Vai levar algum tempo até que alguém supere o feito de Michael Phelps.

Esportes que mais deram medalhas ao Brasil

Desde que o vôlei de praia passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos, em 1996, o Brasil conquista pelo menos duas medalhas na modalidade, o que a fez entrar neste ranking depois de seis edições, competindo com esportes mais tradicionais.

Atletas que mais deram medalhas ao Brasil

Em Tóquio 2021, Robert Scheidt vai para a sua sétima Olimpíada, e será o brasileiro com mais participações na competição. Em 2016, em sua primeira participação, o canoísta de 27 anos Isaquias Queiroz conquistou três medalhas e tem grandes chances de superar a marca de Scheidt.

Agora vamos ver se você merece uma medalha de ouro, prata ou bronze nos seus conhecimentos olímpicos:

Quiz olímpico

Qual o país com o maior número de medalhas de ouro no futebol?

Você acertou

    Medalhas olímpicas

    Américas do Norte e CentralAmérica do Sul EuropaÁfricaÁsiaOceania

    atletismobadmintonboxecanoagem de velocidadecanoagem slalom esgrimafutebolginástica artísticahandebolhipismohóquei sobre a gramajudôlevantamento de pesoluta olímpica nataçãopolo aquáticoremosaltos ornamentaistaekwondotênistênis de mesatiro com arcotiro esportivovela

    Total
    0 0 0 0

    acumuladopor olimpíadas

    País Continente Ouro Prata Bronze Total

    Continue explorando no quadro abaixo e descubra os maiores nomes da história dos Jogos Olímpicos.

    Os 100 maiores medalhistas

    Nome Páis Esporte Ouro Prata Bronze Total

    Créditos

    Apuração:

    • Marcos Guerra

    Texto:

    • Fabio Penna

    Arte e Design:

    • Alexandre Lage
    • Mario Leite

    Desenvolvimento:

    • Diego Marcelo

    Quais foram os 7 ouros do Brasil?

    OURO. Surfe: Ítalo Ferreira – Rio Grande do Norte. Boxe (categoria até 75 Kg): Hebert Conceição – Bahia. Canoagem: Isaquias Queiroz – Bahia. ... .
    PRATA. Skate street: Rayssa Leal (Fadinha) – Maranhão. Skate: Kelvin Hoefler – São Paulo. ... .
    BRONZE. Judô: Daniel Cargnin – Rio Grande do Sul. Judô: Mayra Aguiar – Rio Grande do Sul..

    Quais modalidades o Brasil ganhou medalhas de ouro?

    Medalhistas.
    Ana Marcela Cunha – maratona aquática. ... .
    Isaquias Queiroz - canoagem de velocidade C1 1000m. ... .
    Ítalo Ferreira – surfe. ... .
    Herbert Conceição – boxe na categoria peso médio. ... .
    Martine Grael e Kahena Kunze – vela. ... .
    Rebeca Andrade – medalha no salto da ginástica artística. ... .
    Time de Futebol Masculino..

    Quem ganhou as 7 medalhas de ouro do Brasil?

    Leia Também. Em Tóquio, o Brasil já foi campeão olímpico com Italo Ferreira (surfe), Rebeca Andrade (ginástica artística), Martine Grael e Kahena Kunze (vela), Ana Marcela Cunha (maratona aquática), Isaquias Queiroz (canoagem) e Hebert Conceição (boxe) e mais recentemente com o futebol masculino.

    Quantas medalhas o Brasil ganhou nas Olimpíadas de 2022?

    Ao todo, foram mais 32 medalhas em nove modalidades para o país, que já soma 238 no total, sendo 103 ouros, 75 pratas e 60 bronzes.

    Toplist

    Última postagem

    Tag