Quais os interesses que motivaram a participação dos EUA no conflito?

Nas aulas sobre a Primeira Guerra Mundial, os professores costumam dar amplo destaque aos interesses imperialistas que motivaram o conflito entre as nações européias. Entretanto, a explicação sobre esse evento histórico também pode ser enriquecido caso o professor busque enriquecer o tema demonstrando outras questões para fora do mero interesse econômico. Para tanto, basta discutir previamente algumas das ideologias correntes nesse período.

Entre tantos valores e concepções políticas que corriam o mundo europeu na passagem do século XIX para o XX, o professor pode salientar que as lutas contra o Antigo Regime imprimiram um acentuado sentimento nacionalista entre liberais, republicanos e sindicalistas. Se for possível, o professor pode citar rapidamente uma passagem da obra “A Era dos Impérios”, do historiador Eric Hobsbawn, onde o autor diz que muitos soldados se lançavam nos campos de batalha defendendo, acima de tudo, a soberania de sua nação.

Após reforçar essa questão do nacionalismo, a turma já apresenta condições para que o professor demonstre como o sentimento nacionalista foi explorado, por exemplo, nas propagandas oficias dessa época. Partindo do pressuposto que em uma guerra um país precisa ampliar seus contingentes militares rapidamente e racionar seus recursos por conta da devastação dos conflitos, o professor pode realizar uma atividade onde os alunos assumem o papel de “críticos da comunicação”.

Apresentando os cartazes da Primeira Guerra Mundial, o professor pode oferecer uma atividade onde os alunos avaliem quais elementos são explorados em diferentes propagandas de governo fabricadas nessa época. Abaixo, seguem alguns cartazes e definições básicas que podem ser adotados para esse tipo de atividade.

Pôster 01: “Por que eu não vou? O 148º Batalhão precisa de mim.” O dever cívico sendo utilizando como forma de convencimento ao alistamento militar voluntário.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Pôster 02: “Quatro razões para comprar bônus de guerra” – A utilização da imagem dos inimigos de guerra para buscar a ajuda financeira da população canadense.
 


Pôster 03: “Preserve os produtos perecíveis. Se você tem um pomar, você deve fabricar conservas” - O racionamento como forma de suportar as dificuldades impostas pelos conflitos militares.
 

Pôster 04: “União do Império Britânico: ‘Uma vez alemão – sempre alemão’” - O uso da xenofobia como crítica aos inimigos de guerra.

Para realizar os exercícios sobre os EUA na I Guerra Mundial, tenha em mente seu inicial papel de neutralidade e seus interesses econômicos. Publicado por: Tales dos Santos Pinto

(Mackenzie) A respeito do envolvimento dos EUA na Primeira Grande Guerra, é INCORRETO afirmar que:

a) foi influenciado pela intenção germânica de atrair o México, prometendo-lhe ajuda na reconquista de territórios perdidos para os EUA.

b) os EUA financiaram diretamente a indústria bélica franco-inglesa e enviaram um grande contingente de soldados ao fronte.

c) uma possível derrota da França e Inglaterra colocaria em risco os investimentos norte-americanos na Europa.

d) contrariando o Congresso, o presidente dos EUA rompeu a neutralidade, declarando guerra às forças do Eixo.

e) a adesão dos EUA desequilibrou as forças em luta, dando um novo alento à Entente.

(Espcex-Aman) A Primeira Guerra Mundial foi um conflito de enormes proporções, ocorrido entre 1914 e 1918, que envolveu quase todo o continente europeu e várias outras regiões do mundo. Sobre esse conflito, é correto afirmar que

a) a disputa por regiões coloniais acirrou as rivalidades entre as grandes potências, levando ao fim de grandes alianças, como é o caso do desmantelamento da Tríplice Entente.

b) a chamada “paz armada” foi imposta ao final do conflito, quando os países europeus já estavam desgastados com a guerra, com o objetivo de cessar os combates e evitar novos conflitos.

c) a entrada dos Estados Unidos, com seu apoio econômico e militar, ao lado da Entente, foi fundamental para a derrota da Tríplice Aliança.

d) o assassinato de Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro‐húngaro, levou o Império austríaco, juntamente à Rússia, a declarar guerra à Sérvia, dando início ao conflito.

e) ao final do conflito, a Alemanha impôs à França a devolução dos territórios da Alsácia‐Lorena, ricos em minério de ferro e carvão.

Analise as afirmativas abaixo:

I) Antes da guerra, os Estados Unidos defendiam a política de “portas abertas” como a melhor solução para a forte concorrência imperialista. Nesse âmbito, as autoridades do governo dos EUA acreditavam que todos os imperialistas tinham direitos iguais na exploração dos territórios afro-asiáticos.

II) No dia 6 de abril de 1917, os Estados Unidos declararam guerra contra os alemães e seus aliados. Um grande volume de soldados, tanques, navios e aviões de guerra foram utilizados para que a vitória da Entente fosse assegurada. Em pouco tempo, as tropas alemãs e austríacas foram derrotadas.

III) Em 1917, os russos abandonaram a Tríplice Entente com a eclosão da Revolução Russa. Para as potências centrais, essa seria a oportunidade ideal para vencer o conflito. Não por acaso, os alemães puseram em ação um ousado plano de atacar as embarcações que fornecessem mantimentos e armas para a Inglaterra. Nesse contexto, navios norte-americanos foram alvejados pelos submarinos da Alemanha.

Assinale a alternativa:

a) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

b) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

c) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

d) se nenhuma das afirmativas estiver correta.

e) se todas as alternativas estiverem corretas.

Observe a imagem abaixo:


O presidente dos EUA, Woodrow Wilson, anunciando no Congresso dos EUA a ruptura das relações oficiais com a Alemanha

* Crédito da Imagem: National Archives and Records Administration.

Entre os motivos que levaram os EUA a entrar na I Guerra Mundial, não se pode indicar:

a) o ataque a navios dos EUA pelos alemães.

b) o interesse dos banqueiros estadunidenses na vitória da Tríplice Entente, já que fizeram vultuosos empréstimos, e uma derrota representaria grandes prejuízos.

c) o chamado telegrama Zimmermann, que propunha uma aproximação da Alemanha com o México.

d) as ligações culturais existentes entre os EUA e a Inglaterra, em virtude da colonização do passado.

respostas

Letra D. O Congresso dos EUA aprovou a entrada dos EUA na Primeira Guerra, que lutaram não contra as forças do Eixo, mas sim contra a Tríplice Aliança.

Voltar a questão

Letra C. Com a entrada dos EUA na I Guerra Mundial, a balança pendeu para o lado da França e da Inglaterra, em razão do poderio econômico e bélico dos EUA, que, graças à distância geográfica, não sentiu os efeitos devastadores dos combates.

Voltar a questão

Letra E. O posicionamento dos EUA mudou ao longo do conflito, levando sempre em consideração seus próprios interesses econômicos até o ponto em que os alemães passaram a ameaçá-los diretamente.

Voltar a questão

Letra D. A questão econômica e geopolítica, além dos ataques sofridos, foi o que levou os EUA a entrar na guerra, e não as questões culturais.

Voltar a questão

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Que interesses motivaram a participação dos EUA no conflito?

o que motivou os EUA na participação dos conflitos foi o fato dos alemães terem derrubado o seu navio que estava cheio de carga de alimentos e os interesses era principalmente a expansão do seu mercado consumidor e expanção capitalista eles foram espertos já entraram na guerra quando os países já estavam acabados e com ...

O que motivou a participação dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial?

Os Estados Unidos entraram na Primeira Guerra Mundial em 1917 por razões econômicas, já que eles eram os credores de boa parte dos países da Tríplice Entente, e a destruição destes no conflito poderia acarretar no não pagamento das dívidas com os norte-americanos.

Qual o interesse dos Estados Unidos na guerra?

Além dos interesses do mercado produtor de armas, há também o alienamento dos militares. Notamos nas entrevistas que esses não sabiam, por exemplo, quais eram os alvos do primeiro ataque no Iraque, nem o porquê eles estavam bombardeando os prédios que eram os alvos.

Quais os interesses dos Estados Unidos na Ucrânia?

Além da tática retórica, a atuação dos EUA e do governo Joe Biden em relação à guerra tem sido pautada por: Ajuda militar: só neste ano, Biden anunciou o envio de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5 bilhões) em recursos e armamentos para a Ucrânia; Sanções econômicas: desde 22.

Toplist

Última postagem

Tag