Quais os principais problemas enfrentados na fronteira com o Brasil e os países Sul

Localizado na porção centro-oriental do continente sul-americano e banhado a leste pelo oceano Atlântico, o Brasil possui 23.086 ... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

por:

sobre: Geografia

Localizado na porção centro-oriental do continente sul-americano e banhado a leste pelo oceano Atlântico, o Brasil possui 23.086 km de fronteiras, sendo 7.367 km marítimas e 15.719 km terrestres. A fronteira com o oceano Atlântico estende-se da foz do rio Oiapoque, ao norte, na divisa do Amapá com a Guiana Francesa, até o arroio Chuí, ao sul, no limite do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Com exceção do Chile e do Equador, todos os países da América do Sul fazem fronteira com o Brasil. Ao norte estão Guiana Francesa, Suriname, Guiana e Venezuela; a noroeste, Colômbia; a oeste, Peru e Bolívia; a sudoeste, Paraguai e Argentina; e ao sul, o Uruguai.

Policiamento e fiscalização: A Polícia Federal é a responsável pela vigilância das fronteiras brasileiras. Fazem parte de suas atribuições a fiscalização de entrada e saída de pessoas no país, o controle dos meios de transporte que fazem o tráfego internacional, e a investigação e o combate dos crimes nacionais ou transnacionais que ocorram ou tenham início na faixa de fronteira: o tráfico de drogas, de armas, de mulheres e crianças; furtos e roubos de veículos; crimes contra a fauna e a flora, como a exploração ilegal de madeira e a biopirataria.

Ao longo de toda a fronteira há apenas 23 postos oficiais de fiscalização da Polícia Federal, da Receita Federal e do Ministério da Saúde. Entre os muitos problemas que as falhas na vigilância fronteiriça trazem ao Brasil estão os estrangeiros clandestinos no país, a entrada de drogas e armas e a evasão de divisas e riquezas nacionais. A falta de maior controle dos rios e do espaço aéreo da Amazônia possibilita que embarcações e aeronaves ilegais trafiquem drogas, armas e até animais silvestres.

O Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam) – projeto que prevê o controle terrestre, aéreo e fluvial da região com base em informações e imagens obtidas por sistemas de radar – começa a ser implantado no segundo semestre de 1998 pela empresa norte-americana Raytheon Company. Previsto para entrar em funcionamento até 2002, ele deverá identificar pistas e vôos clandestinos, auxiliar no combate ao contrabando e ao narcotráfico, além de fazer o mapeamento dos principais problemas e das riquezas naturais da região.

No sul do país, uma das questões mais danosas é o contrabando e o tráfico de drogas e armas na fronteira do Brasil com o Paraguai. A Polícia Federal calcula que cerca de 40 mil pessoas atravessem diariamente a Ponte da Amizade – ligação entre a cidade brasileira de Foz do Iguaçu e a paraguaia Ciudad del Este – sem nenhum tipo de controle. Os principais produtos contrabandeados do Paraguai são bebidas, perfumes, cigarros e produtos eletrônicos. Eles chegam ao Brasil por meio dos sacoleiros (pessoas que compram e os revendem) e, em maior escala, transportados por caminhões ou avião.

    • + do assunto
    • + do autor

    Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre as Fronteiras do Brasil e veja a resolução comentada. Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco

    Com extensão territorial de 8.514.876 quilômetros quadrados, o território brasileiro corresponde a 48% do subcontinente sul-americano. Sua grande dimensão e localização proporcionam fronteiras com quase todos os países da América do Sul. Marque a alternativa que indica as duas únicas nações sul-americanas que NÃO fazem fronteira com o Brasil.

    a) Argentina e Uruguai

    b) Equador e Chile

    c) Colômbia e Suriname

    d) Chile e Panamá

    e) Paraguai e Venezuela

    Analise o mapa da América do Sul e indique, através da utilização da rosa dos ventos, o sentido das fronteiras do Brasil com os seguintes países:

    a) Uruguai

    b) Suriname

    c) Peru

    d) Colômbia

    e) Argentina

    O Brasil possui 15.719 quilômetros de fronteiras. O país que apresenta o maior trecho fronteiriço com o território brasileiro é:

    a) Suriname

    b) Chile

    c) Bolívia

    d) Paraguai

    e) Argentina

    Cite os principais problemas nas fronteiras do Brasil com os países sul-americanos.

    Uma das fronteiras mais movimentadas do Brasil, cujo marco divisório é a Ponte da Amizade, passando sobre o Rio Paraná, separa o país do:

    a) Uruguai

    b) Bolívia

    c) Equador

    d) Paraguai

    e) Peru

    respostas

    Alternativa correta: letra “B”.

    a) Falso – O Brasil possui fronteiras com a Argentina (a sudoeste) e com o Uruguai (ao sul).

    b) Verdadeiro – Os únicos países que não fazem fronteira com o território brasileiro são o Chile e o Equador.

    c) Falso – O território brasileiro limita-se ao sul com o Suriname e a noroeste com a Colômbia.

    d) Falso – O Chile não faz fronteira com o território brasileiro. O Panamá também não possui fronteira com o Brasil, porém, ele é um país da América Central.

    e) Falso – O Brasil possui fronteira com o Paraguai (a sudoeste) e com a Venezuela (a noroeste).

    Voltar a questão

    a) O território brasileiro limita-se com o Uruguai ao sul.

    b) A porção norte do Brasil faz fronteira com o Suriname.

    c) O Brasil faz fronteira com o Peru a oeste.

    d) A fronteira entre Brasil e Colômbia está a noroeste do território brasileiro.

    e) A porção sudoeste do território do Brasil faz fronteira com a Argentina.

    Voltar a questão

    Alternativa verdadeira: letra “C”.

    a) Falso – Com 593 quilômetros de extensão, o Suriname é o país que apresenta o menor trecho fronteiriço com o Brasil.

    b) Falso – O Chile não faz fronteira com o Brasil.

    c) Verdadeiro – O país que possui o maior trecho de fronteira com o Brasil é a Bolívia. A fronteira entre esses dois países se estende por 3.126 quilômetros.

    d) Falso – A fronteira Brasil-Paraguai apresenta 1.290 quilômetros de extensão.

    e) Falso – Os territórios do Brasil e da Argentina compartilham uma área fronteiriça de 1.236 quilômetros de extensão.

    Voltar a questão

    O Brasil possui fronteira com 9 países da América do Sul, além do território da Guiana Francesa. Essa área fronteiriça se estende por 15.719 quilômetros, sendo difícil o controle e fiscalização. Nesse sentido, vários problemas ocorrem nas fronteiras do Brasil: entrada ilegal de migrantes, tráfico de drogas, prostituição, comercialização de produtos falsificados, contrabando de armas, tráfico de combustíveis, biopirataria, entre outros.

    Voltar a questão

    Alternativa correta: letra “D”.

    a) Falso – A Ponte da Amizade não separa o Brasil do Uruguai. Esses dois países possuem como fronteira os rios Quarai e Jargão, além de Chuí.

    b) Falso – O Rio Paraná não é um marco fronteiriço entre Brasil e Bolívia.

    c) Falso – O território brasileiro não possui fronteira com o Equador.

    d) Verdadeiro – Fundada no dia 27 de março de 1965, a Ponte da Amizade, que passa sobre o Rio Paraná, é o principal marco da fronteira entre Brasil e Paraguai.

    e) Falso – A Ponte da Amizade não está localizada na fronteira entre Brasil e Peru.

    Voltar a questão

    Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

    Quais os principais problemas enfrentados na fronteira com o Brasil e os países Sul

    Nesse sentido, vários problemas ocorrem nas fronteiras do Brasil: entrada ilegal de migrantes, tráfico de drogas, prostituição, comercialização de produtos falsificados, contrabando de armas, tráfico de combustíveis, biopirataria, entre outros.

    Quais são os principais problemas que são observados nas fronteiras do Brasil?

    Os principais problemas observados nas fronteiras são: imigração ilegal, contrabando, principalmente de produtos falsificados, tráfico de drogas e armas, entre outros.

    Quais as principais zonas de fronteira entre o Brasil e outros países?

    Fronteira terrestre.
    Ao norte: Suriname, Guiana, Venezuela e um território pertencente à França, a Guiana Francesa..
    A noroeste: Colômbia..
    A oeste: Peru e Bolívia..
    A sudoeste: Paraguai e Argentina..
    Ao sul: Uruguai..

    Quais são os países que não fazem fronteira com o Brasil na América do Sul?

    O Brasil possui fronteiras com 10 dos 12 outros países da América do Sul, com extensão total de 16.885,7 km. Somente Chile e Equador não possuem fronteiras com nosso país.

    Toplist

    Última postagem

    Tag