Quais são as principais atividades econômicas da África?

Na África Subsaariana a atividade rural está voltada para a exportação, por isso existe um grande número de lavouras monocultoras de produtos tropicais.

O sistema de plantations, ou seja, culturas tropicais que ocupam grandes extensões de terra, é um modo de produção introduzido pelos colonizadores europeus na segunda metade do século XIX. Na contemporaneidade essa prática continua sendo desenvolvida em enormes propriedades rurais, que não são de propriedade dos povos nativos, pelo contrário, pertencem a empresas estrangeiras ou a ricos fazendeiros brancos de descendência europeia.

A agricultura monocultora praticada usufrui das terras mais férteis. Diferente da agricultura de subsistência desenvolvida na África Islâmica, que não possui recursos tecnológicos ou mão-de-obra assalariada.

Na África Subsaariana a agropecuária ocupa grandes propriedades rurais, nelas são realizadas aplicações de insumos agrícolas (fertilizantes, agrotóxicos) e a força de trabalho é executada por trabalhadores assalariados, quase sempre mal remunerados.

Essa atividade agrícola abrange uma extensa área que parte do sul do Sahel e vai até a parte central do continente. As monoculturas são desenvolvidas em áreas de Savanas e florestas tropicais. Essas coberturas vegetais são provenientes de clima tropical, sendo assim, o percentual de chuvas é mais elevado que a parte norte do continente, a umidade permite o cultivo de culturas tropicais, como café, cana-de-açúcar, amendoim, algodão, chá, banana, abacaxi e cacau. Os países produtores têm a base de suas economias vinculadas à comercialização dos mesmos.

A produção monocultora produz reflexos sociais negativos, isso acontece porque o cultivo de alimentos (inhame, mandioca, sorgo e milhete), que fazem parte da dieta local, não é produzido para dar lugar a produtos de exportação. Por não serem auto-suficientes na produção de alimentos, esses países são obrigados a importar, o que agrava ainda mais os problemas ligados à fome.

Quanto à produção pecuária, essa porção da África ainda não tem se despontado, essa prática limita-se a ser desenvolvida nas proximidades do Sahel, onde são criados animais de pequeno porte, como ovinos e caprinos. A criação de gado tem sido comprometida em razão de doenças que atingem o rebanho, como febre aftosa, doença do sono e a brucelose.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Uma das principais formas de regionalização do continente africano divide-o em duas Áfricas: a África Subsaariana ou África Negra e a África Setentrional ou África Branca. Essa classificação, por sustentar-se em critérios étnicos e sociais, é bastante polêmica, pois pode favorecer a disseminação de preconceitos ou da segregação racial, que é um problema recorrente no continente africano.

A África Branca, do Norte ou Setentrional corresponde ao grupo de países localizados na porção norte do continente e ao norte do deserto do Saara: Marrocos, Tunísia, Argélia, Líbia, Sudão, Saara ocidental e Egito. Muitas vezes, essa região é vista como uma continuação do Oriente médio, já que possui características (população, paisagens, atividades econômicas e conflitos) muito semelhantes às do sudoeste da Ásia.

Grande parte da população da África Branca, assim como no Oriente Médio, possui pele mais clara e tem origem árabe. Além disso, da mesma forma que no sudoeste da Ásia, a maioria da população é islâmica e desenvolve sua sociedade a partir da Sharia, que envolve um conjunto de leis formadas pelo Alcorão, a Suna, que fala sobre os ensinamentos de Maomé, e outros valores criados ao longo dos primeiros séculos do Islamismo.

Com um clima desértico, as duas regiões, tanto o Norte da África como o Oriente Médio, possuem sua economia baseada na extração de petróleo, no turismo e na mineração. O Petróleo é extraído na Líbia, Argélia, Egito e Tunísia. O turismo é muito importante na região graças à grande herança cultural que podemos encontrar em praticamente todos os países dessa área, como o Egito, que ainda possui traços muito marcantes da civilização egípcia e da dominação romana em seu território. Além disso, embora a agricultura seja uma atividade secundária da região, no Magreb e no Vale do rio Nilo, ainda se encontram cultivos de azeitonas, frutas cítricas, tâmaras, trigo e algodão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além dessas semelhanças, tanto a África do Norte como o Oriente Médio foram colonizados por potências europeias, principalmente Inglaterra e França, que dividiram o território africano de forma arbitrária durante o processo conhecido como Neocolonização. A maior parte dos Estados nessas duas regiões foi criada a partir da permissão dessas duas potências. Atualmente, tanto a África do Norte como o Oriente Médio têm vivido constantes conflitos com diferentes motivações (étnicos, religiosos, políticos, territoriais), o que prejudica o desenvolvimento econômico e social dos países que essas regiões abarcam.

Mesmo em face de todas essas semelhanças, é preciso lembrar que a África do Norte pertence ao continente africano e está inserida na realidade desse continente, já o Oriente Médio é uma região do continente asiático que estabelece relações mais consolidadas com os demais países asiáticos e com o continente europeu.

NOTAS

1 Créditos da Imagem: Shutterstock.com e Tony Moran

Quais são as principais atividades econômicas na África?

Atividades como a pesca, extração mineral, metalurgia, indústria de alimentos, vestuários, construção e armamentos eram lucrativas e conseguiram manter economicamente bem um grande número de pessoas.

Quais as 3 maiores economias da África?

O top3 das maiores economias da África Subsariana é liderado pela Nigéria com PIB estimado em 504 mil milhões USD, seguido pela África do Sul com 411,5 mil milhões USD e Angola (124,8 mil milhões).

Quais são as principais atividades econômicas da África Cite alguns países onde essas atividades se destacam?

Resposta verificada por especialistas. As principais atividades econômicas praticadas na África são a exportação de commodities para outros países do mundo, o subdesenvolvimento industrial, concentração nas atividades extrativistas e na agricultura.

Quais as principais atividades econômicas da África do Sul?

A economia do país é alicerçada no setor de serviços, indústria, agricultura e extrativismo. Ocupa atualmente a condição de país mais rico e industrializado da África. O setor de serviços está inserido, majoritariamente, na atividade do turismo. O país tem no safári um dos mais importantes atrativos turísticos.

Toplist

Última postagem

Tag