Quais são os critérios que devem ser observados no armazenamento de reagentes químicos?

Quando o assunto é segurança no armazenamento e cuidados com produtos químicos, todo cuidado é pouco. Já que essa é uma etapa extremamente importante no ciclo de vida dos produtos químicos. Seja no cenário das Indústrias, centrais de distribuição e terminais de carga.

Quando um produto ou substância química não é armazenada correta, pode ocorrer uma série de problemas às empresas, pessoas e ao meio ambiente. 

Por isso, atividades que envolvam manejo e acondicionamento de elementos químicos cuidados cuidados redobrado com o quesito segurança.

As normas de armazenamento são extensas e específicas para cada caso. A seguir, preparamos um pequeno resumo, com as informações mais importantes que você precisa saber sobre o assunto.

Aproveitamos, também, para a lista de dicas práticas para o armazenamento de produtos químicos. Confira!

Normas técnicas e legais sobre armazenamento de produtos químicos

A legislação de segurança necessária e os requisitos básicos para garantir a vida dos trabalhadores da empresa e do meio ambiente. Elas devem ser aplicadas em qualquer situação que envolva risco químico.

  • Portaria 124/1980 - IBAMA: dispõe de 11 obrigações para diminuir a deflagrar a corpos d'água. São exigências quanto a localização de indústrias potencialmente poluidoras junto a coleções hídricas.
  • Norma regulamentadora 20 (NR20): requisitos necessários para a gestão de segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes decorrentes das atividades envolvendo elementos químicos.
  • Norma do Corpo de Bombeiros: variam de acordo com o regulamento estadual. É um exemplo: instrução Técnica n.º 25 e suas partes sobre Segurança Contra Incêndio Para Líquidos Combustíveis e Inflamáveis

Normas técnicas para o armazenamento dos produtos químicos inflamáveis

  • ABNT NBR 17505: define as exigências para o armazenamento de líquidos inflamáveis ​​e combustíveis. 
  • ABNT NBR 15514: requisitos como requisitos para a área de armazenamento de recipientes transportáveis ​​de gás liquefeito de petróleo (GLP). 

Como saber agrotóxicos?

  • Lei 7802/89, transporte e componentes de pesquisa, produção, comercialização, utilização e destino final dos resíduos, seus produtos agrotóxicos e afins.
  • Lei 9976/200: altera a Lei n.º 7.802, de 11 de julho de 1989. Refletindo sobre a pesquisa, experimentação, produção, embalagem e rotulagem, transporte, armazenamento, comercialização, propaganda comercial, utilização, importação, exportação, destino final dos resíduos e embalagens, registro, classificação, controle, fiscalização e fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins.
  • ABNT NBR 9843/2019 - Agrotóxicos e afins - Necessidade: requisitos para armazéns industriais, armazéns gerais e centros de distribuição; distribuidores e cooperativas; propriedades rurais; laboratórios e embalagens vazias.

Produtos controladores 

  • Polícia Federal: Portaria 240/2019 - Controle e fiscalização de produtos químicos.
  • Polícia Civil (São Paulo): decreto 3665/2000. O controle é lançado sobre produtos tóxicos, corrosivos explosivos, armas e munições
  • Exército: Decreto 10030/2019. Destina-se a todas as pessoas físicas e jurídicas que trabalham com produtos químicos, explosivos, armas, munições e blindagens balísticas.
  • Produtos químicos radioativos
  • CNEN NE 5.08 / 03: requisitos para o transporte, recebimento, armazenagem e manuseio de seguros de elementares de usinas nucleoelétricas.
  • CNEN NN 6.04 / 03: requisitos de segurança e proteção para posse, utilização, armazenamento e transporte de fontes de radiação para o funcionamento das instalações de radiografia industrial.

Boas práticas para o armazenamento de produtos químicos

Para ter mais segurança, sem armazenamento e movimentação de produtos químicos, algumas necessárias devem ser adotadas. Confira alguns dicas abaixo:

Identificação e sinalização

Toda pessoa que o manuseie o produto deve ser capaz de identificar sua categoria, saber os riscos provocados e compreender os procedimentos para evitar acidentes. Para isso é preciso:

  1. Sinalizar processar o local de armazenagem, com placas, indicadores e etiquetas;
  2. Que as embalagens dos produtos contenham seus rótulos, conforme a legislação vigente (Norma Regulamentadora 26) indicando os perigos envolvidos;
  3. Disponibilizar como FISPQs (Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos) de todos os produtos, para consulta sempre que necessário.
Segregação

Esse é um dos principais cuidados que não dizem respeito ao armazenamento de produtos químicos. 

Os produtos quimicamente configurados podem ser armazenados em grupos, mas é preciso garantir que uma barreira física entre cada um deles. Grupos incompatíveis devem ser armazenados o mais distante possível, uns outros.

Também são separados os itens importantes dos líquidos sólidos e os itens de contenção para impedir as reações possíveis.

Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

Para a correção correta dos EPIs deve ser baseada na avaliação dos riscos existentes na realização das atividades. 

Os equipamentos devem ser disponibilizados para a proteção dos colaboradores e devem ser usados ​​durante todo o transporte e armazenamento de itens itens.

Treinamentos

Para garantir o armazenamento e o armazenamento seguro dos produtos químicos, é importante promover treinamentos aos colaboradores. O que eles precisam saber:

  •  A forma mais adequada de atenção dos produtos;
  • Interpretar como informações dos rótulos das embalagens;
  • Entender as informações que estão nas FISPQs dos produtos;
  • Condições ideais para uma alocação dentro do estoque;
  • Uso correto dos equipamentos de proteção individual.
Telefone de

Uma equipe de especialistas é capaz de fornecer informações subsidiárias dos cenários emergenciais e ações de forma rápida e eficaz, otimizando a utilização de recursos e minimizando consequências. 

Por isso, é fundamental disponibilizar o Telefone de Emergência para atendimento às emergências com produtos químicos.

O armazenamento de produtos químicos requer uma observação de uma série de particularidades que não são observadas em rotinas de estoque de itens considerados normais. 

Por isso, é estar atento à segurança e ao cumprimento das exigências obrigatórias por meio das leis e normas regulamentadoras das atividades. 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato: 

Quais cuidados devemos ter ao armazenar os reagentes?

-Armazene os produtos em recipientes bem fechados e em local fresco e seco; -Para ter acesso aos produtos e necessário ter recebido orientações sobre os mesmos; -Se houver vazamento de produto no local, limpe imediatamente; -Feche as embalagens após o uso.

Como deve ser armazenado os reagentes com características redutoras?

Os compostos de natureza redutora (por exemplo, acéticos e oxálicos), devem estar separados daqueles de natureza oxidante (como nítrico, sulfúrico e perclórico). O ácido perclórico, por sua vez, não deve ser armazenado em prateleiras de madeira conforme os demais.

Como organizar os reagentes no laboratório?

Os reagentes devem ser armazenados considerando a sua natureza e a compatibilidade, portanto ácidos devem ser guardados com ácidos, e assim por diante. Se possível, reservar locais separados para armazenar produtos com propriedades químicas distintas. Não colocar, por exemplo, ácidos próximos a bases.

Quais os cuidados que se deve ter na manipulação de determinados reagentes químicos?

Ao manusear produtos químicos conheça suas características, tenha cautela, não deixe próximo de crianças, animais domésticos, sem identificação ou fonte de calor. Informe a todos sobre o produto, principalmente aqueles que irão manusear, não deixar próximo de fontes de calor e alocar em local apropriado.

Toplist

Última postagem

Tag