Quais são os elementos químicos que não são metais?

Conhecendo as propriedades físicas e químicas de um elemento, você saberia dizer se ele se classifica como Metal, Semimetal ou Ametal? Se não sabe, está na hora de participar de uma brincadeira muito divertida! Esta é a forma que o professor deve se dirigir à classe para introduzir o conteúdo da Tabela Periódica de maneira inovadora e eficaz, acompanhe nossas idéias de como aprender brincando.

A Tabela Periódica abrange muitos conceitos que dificultam a memorização, aliás, este é um dos grandes problemas que os alunos enfrentam no Ensino Médio, eles são levados ao péssimo hábito do “decoreba”. O que vamos propor aqui diz respeito à classificação dos elementos químicos em Metal, Semimetal ou Ametal, sendo assim é importante saber algumas das características de cada espécie:

Metais: são bons condutores de corrente elétrica e calor, apresentam brilho metálico característico, possuem elevada temperatura de fusão, são maleáveis e dúcteis (fáceis de moldar), exemplos: Ouro (Au), Cobre (Cu) e Prata (Ag);

Ametais: maus condutores de eletricidade, apresentam coloração opaca, baixo ponto de fusão e quando se encontram no estado sólido se fragmentam, ou seja, não é possível transformá-los em objetos. Exemplos de não-metais: Enxofre (S), Cloro (Cl), Bromo (Br).

Semimetais: as características desta classe ficam entre as dos metais e ametais: condutibilidade elétrica intermediária, brilho metálico moderado, temperatura de fusão elevada e podem se fragmentar. Exemplos: Boro (B) e Silício (Si).

É com base nestes conceitos que vamos montar a brincadeira:

1) A tarefa é simples, consiga uma Tabela Periódica ampliada não contendo nenhum elemento, mas que seja bem visível a separação entre Metais, Semimetais ou Ametais. É interessante que a divisão se apresente colorida, como mostrada abaixo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2) Observações:
- a divisão em cor amarela se refere à classe dos Metais;
- a faixa em azul representa os Semimetais;
- a cor vermelha e verde é referente aos Ametais;
- a coluna que se encontra na cor verde pertence aos Gases Nobres, eles se classificam como ametais;
- destaque o Hidrogênio: esclareça para a turma que o elemento Hidrogênio se encontra na cor branca porque não se classifica em nenhuma das classes citadas, é um elemento atípico que em temperaturas ambientes é um gás inflamável.

3) Recorte retângulos em papel cartão, escreva neles os nomes de alguns elementos (os mais conhecidos), estes serão as fichas.

4) Forneça a cada aluno uma ficha contendo um elemento.

5) Cada aluno deverá procurar a posição correta de sua ficha dentro da Tabela, sendo que neste momento o professor fornecerá as dicas;

6) As dicas serão as propriedades referentes aos Metais, Semimetais e Ametais que vimos neste contexto.

Demonstração:
Suponhamos que o aluno recebeu a ficha que contenha o Zinco, o professor então fornece dados do elemento, como: é brilhante, conduz corrente elétrica e pode ser transformado em finas chapas (folhas de Zinco). Se o aluno deduzir que está se referindo a um metal, deverá posicionar a ficha na divisão de cor amarela da Tabela.

E assim segue a brincadeira, dando a oportunidade a cada aluno de classificar um elemento em Metal, Semimetal ou Ametal. Boa diversão e um ótimo aprendizado!

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

A classificação dos elementos na Tabela Periódica é feita em cinco grupos: metais, semimetais, ametais, gases nobres e hidrogênio.

Na Tabela Periódica acima, os elementos estão classificados em cinco grupos, sendo identificados por cores diferentes

Na Tabela Periódica atual, os elementos químicos são agrupados em quatro grupos principais segundo as suas propriedades físicas e químicas: metais, semimetais, ametais e gases nobres. O hidrogênio, entretanto, é um elemento estudado à parte de tais grupos, pois suas propriedades são distintas. O hidrogênio forma, assim, uma espécie de quinto grupo. Observe a seguir quais elementos fazem parte desses grupos e por quê:

  • Metais: Os metais constituem a maior parte dos elementos da Tabela Periódica, representando dois terços deles, o que resulta em um total de 87. Alguns exemplos são a prata, ouro, cobre, zinco, ferro, alumínio, platina, sódio, potássio, entre outros.

Todos os elementos pertencentes a esse grupo possuem as seguintes propriedades principais:

- Brilho metálico;
- São sólidos, com exceção do mercúrio, que é líquido em temperatura ambiente;

- Conduzem corrente elétrica;

- Conduzem calor;

- São maleáveis, formando lâminas;
- São dúcteis, formando fios;
- Têm a tendência de perder elétrons e formar cátions.


Exemplos de metais

  • Ametais: São 11 elementos (carbono (C), nitrogênio (N), fósforo (P), oxigênio (O), enxofre (S) (está na imagem abaixo), selênio (Se), flúor (F), cloro (Cl), bromo (Br), iodo (I) e astato (At)) que possuem propriedades opostas às dos metais:

- Não possuem brilho;
- Não conduzem eletricidade;

- Não conduzem calor;
- Fragmentam-se;
- Têm a tendência de ganhar elétrons e formar ânions.


O enxofre é um ametal

  • Semimetais: São 7 elementos (boro (B), silício (Si) (está na imagem abaixo), germânio (Ge), arsênio (As), antimônio (Sb), telúrio (Te) e polônio (Po)) que possuem propriedades intermediárias aos metais e ametais:

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Apresentam brilho metálico;
- Pouca condução de eletricidade;
- Fragmentam-se.


O silício é um semimetal

  • Gases nobres: São os elementos pertencentes à família 18 (VIIIA ou zero) da Tabela Periódica. Eles são hélio (He) – usado para encher balões como na imagem abaixo –, neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr), xenônio (Xe) e radônio (Rn).

Eles são assim chamados porque além de serem gases em condições ambientes, eles possuem como principal característica a inércia química, sendo encontrados na natureza na forma isolada, sendo muito raro tê-los combinados com outros elementos.


O gás hélio usado para encher balões é um gás nobre

  • Hidrogênio: O hidrogênio é diferente de qualquer outro elemento químico, pois não se enquadra em nenhum dos grupos mencionados. Por isso, em algumas tabelas, ele aparece na parte central acima. Na maioria das Tabelas Periódicas, ele vem na família 1 (família dos metais alcalinos), porque ele possui apenas um elétron em sua camada de valência, mas as suas propriedades não são semelhantes aos membros dessa família.


O hidrogênio não pertence a nenhum grupo da Tabela Periódica


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Aproveite para conferir nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Quais elementos não são metais?

Os ametais ou não metais são os onze elementos químicos mostrados acima, isto é, carbono, nitrogênio, fósforo, oxigênio, enxofre, selênio, flúor, cloro, bromo, iodo e astato.

Quais são os metais e não metais?

Metais: a maioria apresenta-se no estado sólido, com exceção do mercúrio (Hg) que é líquido, possuem cor brilhante, são bons condutores de calor e eletricidade e são maleáveis (facilmente moldados). Não metais: alguns são líquidos, não são bons condutores de calor e eletricidade, e nem são passíveis de moldagem.

O que não Metal?

Os não metais são, por ordem de número atómico: Hidrogênio (H) Carbono (C) Azoto ou Nitrogênio (N)

Onde ficam os não metais na tabela periódica?

Os elementos não metálicos são: hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, carbono, fósforo, selênio, enxofre, halogênios e gases nobres. Os halogênios são os elementos que pertencem ao grupo 17: flúor, cloro, bromo, iodo, astato e tenessino.

Toplist

Última postagem

Tag