Quais são os fatores que contribuíram para o crescimento da população asiática?

Tudo bem? Nesta atividade você irá compreender e analisar as formas com que a população brasileira está distribuída no território brasileiro, considerando os fatores naturais, históricos e econômicos.

ATIVIDADE

O povoamento ou ocupação territorial do Brasil é irregular, ou seja, apresenta lugares densamente povoados (muitos habitantes por quilômetro quadrado) e vazios demográficos (poucos habitantes por quilômetro quadrado). Para medir a concentração de uma população de determinada área, calcula-se a sua densidade demográfica, por meio da divisão do total da população pela área em que está distribuída. O valor encontrado é expresso pelo número de habitantes por quilometro quadrado (hab./km2). O Brasil é um país populoso, pois sua população absoluta – isto é, a soma de todos habitantes, é elevada. No entanto é pouco povoado, isto porque, se considerarmos a relação entre número de habitantes e a sua área territorial, ou seja, a população relativa.

 A população brasileira, em sua maioria, concentra-se na faixa litorânea. Já as localidades no interior são pouco povoadas. Os nossos litorais, historicamente serviram de entrada para os imigrantes que chegavam por via marítima, além de serem utilizados para as trocas comerciais e concentrarem as maiores cidades brasileiras.

Os Lugares que favorecem a presença humana são disputados, como proximidades de cursos d’água (córregos, rios e lagos), terrenos planos com solos férteis e climas amenos, as chamadas áreas de atração. Já, os lugares com grande densidade de vegetação (como as florestas tropicais), escassez de água potável e temperaturas extremas dificultam o povoamento, e em muitas regiões são verdadeiros vazios populacionais, as chamadas áreas de repulsão. (ADAS, Melhem. Expedições Geográficas – 3 ed. 2018, p. 44 e 45.)

Assista ao vídeo abaixo, releia o texto acima e resolva as questões a seguir.

POPULAÇÃO BRASILEIRA: Distribuição geográfica – Canal OLHAR GEOGRÁFICO – Youtube

1. Conceitue:

 a) população absoluta;

 b) população relativa;

c) densidade demografia;

d) áreas de atração

e) áreas de repulsão.

2. Fale o que você entendeu sobre os fatores históricos e econômicos que influenciam a distribuição espacial brasileira.

3. Faça um breve comentário relativo a distribuição espacial da população brasileira.

Saiba Mais / Referências:

//www.ibge.gov.br/ Neste site você encontrará textos, mapas, gráficos e tabelas sobre diversos aspectos da população brasileira.

Objeto de Conhecimento Características e dinâmica da população – destruição espacial da população brasileira.
Componente Curricular Geografia
Habilidades (EF07GEO4-A) Analisar a destruição espacial da população brasileira, considerando os indicadores sócios econômicos, a diversidade étnico-cultural e racial, de sexo/gênero e idade nas regiões brasileiras.
Proponentes/ Professores: Donizette Soares da Silva, Rosani  Eustáquia  Mesquita Marta Helena Fernandes de Andrade Jusylene  Divina Dias Cardoso Marcilene de Faria Albernaz
Instituição Educacional: Escola Municipal Angelina Pucci Limongi
CRE: Brasil Di Ramos Caiado

Ciclo da Adolescência – Turma H (7º ano) – Educação Ambiental e Saúde

Os Tigres Asiáticos são um bloco econômico formado por quatro países da Ásia: Hong Kong, Singapura, Coreia do Sul e Taiwan.

Tais países começaram a se destacar entre a década de 1960 e de 1970, devido a um rápido e consistente crescimento econômico

Logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, esses países tinham uma economia fraca; eram nações pobres e subdesenvolvidas.

No entanto, a abertura pós-guerra das fronteiras, a localização geográfica de cada um deles e os investimentos privados internacionais contribuíram para alavancar suas economias.

O nome do bloco econômico faz analogia às características do tigre; animal selvagem, considerado perspicaz, veloz e agressivo, tal qual o crescimento da economia dos quatro países.

Ascensão da economia dos Tigres Asiáticos

O contexto histórico do crescimento da economia dos Tigres Asiáticos está diretamente relacionado com a Guerra Fria.

Com o objetivo de expandir o capitalismo e frear o socialismo, os Estados Unidos investiu em países do sudeste da Ásia que estavam se reconstruindo após a Segunda Guerra Mundial.

Para isso, impôs uma condição: tais países deveriam cultivar uma relação diplomática com os EUA (evitando, assim, o avanço do socialismo) e consumir produtos americanos.

Com o dinheiro recebido, os quatro países investiram principalmente em:

  • Educação: garantindo assim a erradicação do analfabetismo, o fim da evasão escolar, e a ampliação do conhecimento tecnológico. Tudo isso resultou em uma mão de obra extremamente qualificada.
  • Infraestrutura: indústria de alta tecnologia, estradas, ferrovias e portos.

Atento ao rápido desenvolvimento dos Tigres Asiáticos, o Japão leva algumas de suas principais indústrias para esses países. O intuito dos japoneses era usufruir de um custo de produção mais baixo e produzir itens de valor competitivo no mercado.

Assim, pode-se afirmar que um dos fatores que mais contribuíram para a ascensão dos Tigres Asiáticos foram os investimentos privados internacionais, que resultaram no desenvolvimento da exportação.

Os Estados disponibilizaram benefícios fiscais de forma a atrair as indústrias (exemplo: isenção ou redução de impostos). Essa medida teve importância fundamental na solidificação dos Tigres Asiáticos

As políticas eram orientadas para a exportação de produtos e baseadas em uma gestão econômica preocupada com a produção em grande escala, com as taxas de juros e com a produtividade.

Por volta da década de 1990, os Tigres Asiáticos deixam de atuar apenas como plataforma de exportação.

Assim, em vez de apenas reproduzir tecnologias estrangeiras de produção e exportar, eles começaram a compreender as técnicas das indústrias japonesas.

Com isso, passaram a produzir a sua própria tecnologia e os seus próprios produtos.

Os principais produtos fabricados pelas indústrias dos Tigres Asiáticos são:

  • Automóveis.
  • Brinquedos.
  • Computadores e periféricos.
  • Dispositivos de telecomunicação.
  • Eletroeletrônicos.
  • Máquinas industriais.
  • Navios.
  • Têxteis.

No entanto, havia uma escassez de matéria prima e além disso, a mão-de-obra ficou tão especializada que encareceu.

Esse foi o grande ponto de virada na economia dos Tigres Asiáticos.

Hong Kong, Singapura, Coreia do Sul e Taiwan sentiram necessidade de ter a sua própria plataforma de exportação e passaram a buscar países do sudeste asiático que pudessem servir de sede para suas indústrias.

Assim, buscaram nações que tivessem mão de obra mais barata, ainda que não tão qualificada, de forma que o custo de produção fosse o mais baixo possível. Assim, surgem os Novos Tigres Asiáticos.

Características dos Tigres Asiáticos

Confira abaixo as principais características dos Tigres Asiáticos:

  • Moeda desvalorizada.
  • Poucos recursos naturais.
  • Mercado nacional pequeno que fez com que a economia priorizasse o comércio com outros países.
  • Mão de obra barata e extremamente qualificada.
  • Alto investimento em educação.
  • Capacitação da mão de obra para qualificá-la.
  • Grande investimento na modernização da indústria.
  • Alto investimento na infraestrutura de transporte.
  • Adoção da plataforma de exportação como modelo de industrialização.
  • Aumento de salários.
  • Incentivos fiscais para exportações.
  • Isenção total de impostos na importação de máquinas e equipamentos industriais.
  • Industrialização para exportação para países mais ricos.
  • Rápido crescimento econômico.

Novos Tigres Asiáticos

O bloco dos Novos Tigres Asiáticos é formado por cinco países: Tailândia, Malásia, Indonésia, Vietnã e Filipinas.

Também chamados de Tigres Asiáticos de segunda geração, tiveram ascensão econômica entre a década de 1990 e a década de 2000.

Vietnã e Filipinas também são chamados de Novíssimos Tigres Asiáticos, pois foram os dois últimos a integrar o grupo.

Nessa época, alguns países do sudeste da Ásia, mais especificamente Japão, China e Coreia do Sul, ocupavam um lugar de destaque econômico bastante acentuado.

Por esse motivo, voltaram as atenções de suas indústrias para produtos inovadores, de alta tecnologia e de alto valor agregado, ou seja, itens cuja produção demandava mais tempo e mais dedicação.

Dessa forma, começaram a investir nos Novos Tigres Asiáticos e fizeram deles uma plataforma de exportação de produtos de baixo valor agregado, ou seja, de produtos básicos.

Com o investimento das grandes potências, Tailândia, Malásia, Indonésia, Vietnã e Filipinas viveram uma transição: de territórios agrários passaram a territórios urbanos e industriais.

Enquanto plataforma de exportação, os Novos Tigres Asiáticos conquistaram seu espaço no cenário econômico devido à industrialização com custo de produção baixo.

Os principais produtos fabricados pelas indústrias dos Novos Tigres Asiáticos são:

  • Alimentos.
  • Brinquedos.
  • Calçados.
  • Dispositivos eletrônicos.
  • Têxteis.

Embora o nível de industrialização tenha se desenvolvido significativamente, o mesmo não ocorreu com a tecnologia e a educação, principalmente se for estabelecida uma comparação com os Tigres Asiáticos.

Esse fator é, certamente, um dos que comprometem o desenvolvimento dessas nações, pois resulta em uma formação acadêmica fraca.

Diferentemente do que ocorreu nos Tigres Asiáticos, não houve erradicação do analfabetismo e nem da evasão escolar, por exemplo. Como consequência, nota-se que a mão de obra, embora seja volumosa e barata, não é tão qualificada.

A produção industrial dos Novos Tigres Asiáticos não é tão significativa quanto a dos ditos Tigres Asiáticos de primeira geração, também chamados de Dragões Asiáticos.

No entanto, os quatro países são ricos em matéria-prima e em volume de mão de obra, o que resulta em uma indústria de baixo custo.

Se esse conteúdo te interessou, não deixe de ler os textos abaixo:

  • Novos Tigres Asiáticos
  • Países da Ásia

Como e o crescimento populacional da Ásia?

A Ásia que era o continente com o maior volume populacional (representava 55% da população global) deve crescer 3,4 vezes nestes 150 anos, mas deve chegar a uma participação de 42,7% em 2100. Já a África será o continente com maior crescimento, aumentando em 19,5 vezes o seu volume populacional.

Quais são os fatores que contribuem para o crescimento da população?

Inúmeros fatores influenciam o crescimento populacional, mas os principais são natalidade, migração, qualidade de vida, geração de empregos e desenvolvimento social.

Por que os países asiáticos apresentam elevado crescimento populacional?

Há também algumas zonas de planícies, com ótimos solos para agricultura, e que, por isso, contam com grandes contingentes populacionais.

Quais são as principais características da população asiática?

Da população asiática, podemos dizer que é formada de povos de raça amarela, contudo, calham grandes distinções físicas, linguísticas e culturais entre eles. Há também outros troncos étnicos, como o negro e o branco, predominantes no sudeste do continente (Oriente Médio).

Toplist

Última postagem

Tag