Qual a diferença da coral verdadeira para falsa

Diferença entre cobra coral falsa e verdadeira

Alguma teorias indicam que a coral verdadeira costuma ter colorações vermelha e amarela, enquanto a falsa tem as cores vermelho e preto.

Consulte Mais informação

Como identificar a cobra coral verdadeira?

Descritas em 1758, as cobras-corais verdadeiras apresentam coloração em tons de vermelho, laranja, amarelo e branco contrastantes com anéis ou manchas que variam do negro ao castanho-escuro.

A respeito disto, qual é a coral falsa?

Dentre as mais de 52 espécies de cobras consideradas não peçonhentas no Brasil, estão as falsas-corais. Elas apresentam o mesmo padrão de cor das corais verdadeiras, com algumas exceções, e podem achatar o corpo e enrodilhar a cauda, o que também é feita pelas corais.

Quais os tipos de cobra coral?

Só no Brasil existem 37 espécies de cobras corais verdadeiras, enquanto mais de 60 espécies são corais falsas.

Também se pode perguntar qual a diferença entre a cobra coral venenosa e a não venenosa?

A cauda da coral venenosa só possui anéis pretos e amarelos, sem vermelho. Já nas serpentes escarlates, que não são peçonhentas, o mesmo padrão se repete no corpo todo. Analise as cores e forma da cabeça da cobra. Observe se a cabeça da cobra é amarela e preta ou se é vermelha e preta.

Qual é a cobra coral mais venenosa?

Quietinha e mortal: conheça o poder da coral-verdadeira, uma das serpentes mais tóxicas do Brasil - Instituto Butantan.

Consequentemente, qual o tamanho da cobra coral falsa?

Caracterização: Serpente de médio porte, chegando a 1 m de comprimento. Coloração negra com tonalidade chumbo e ventre claro, quando adulto. Os juvenis são vermelhos, com uma faixa preta e outra branca na cabeça, e freqüentemente confundidos e chamados de cobras-corais.

Qual o valor de uma cobra coral?

Um grama do veneno de Cascavel e Jararaca custa R$ 300. Da cobra coral R$ 7 mil. "É uma atividade bastante lucrativa", assegura Marcos das Cobras.

Pode matar cobra coral?

Diferentemente da picada de outros tipos de cobra, a picada de cobra coral tem menos probabilidade de causar amputação. Entretanto, é um veneno muito tóxico, que pode matar rapidamente.

Você também pode perguntar qual a cor da cobra coral verdadeira?

A coral verdadeira tem um corpo com cores como vermelho, laranja, amarelo e branco que entram em contraste com anéis mais escuros em tons como preto e castanho-escuro.

Baixe em PDF

Baixe em PDF

Quer saber como diferenciar a cobra coral (peçonhenta) da falsa cobra coral (não peçonhenta), conhecida como serpente escarlate (ou serpente real). Ambas têm anéis pretos, vermelhos e amarelos na pele, então distinguir uma de outra pode ser questão de vida ou morte. Este artigo é destinado a pessoas que moram ou estão viajando para a América do Norte. Nota: as sugestões neste artigo só são seguramente aplicadas para as cobras corais nativas da América do Norte: Micrurus fulvius (cobra coral ocidental ou comum), Micrurus tener (cobra coral do Texas), e Micruroides euryxanthus (cobra coral do Arizona), encontradas no sul e oeste dos EUA. Infelizmente, em outros lugares do mundo, as espécies podem ter padrões de cores bem diferentes e, sem saber exatamente quais são elas, não se pode supor se são ou não peçonhentas.

  1. 1

    Examine o padrão seguido pelos anéis da pele da cobra. A primeira coisa que você deve observar é se a cor vermelha é vizinha da amarela. Se sim, a cobra em questão é a verdadeira coral.[1] Essa verificação simples é o modo mais eficaz de se distinguir a coral verdadeira da falsa nos Estados Unidos.

    • Em uma cobra coral, a sequência do padrão de anéis é esta: vermelho, amarelo, preto, amarelo, vermelho.
    • Na cobra escarlate, a sequência é assim: vermelho, amarelo, preto, vermelho (ou azul).

  2. 2

    Veja se a cobra tem a cauda preta e amarela. A cauda da coral venenosa só possui anéis pretos e amarelos, sem vermelho. Já nas serpentes escarlates, que não são peçonhentas, o mesmo padrão se repete no corpo todo.

  3. 3

    Analise as cores e forma da cabeça da cobra. Observe se a cabeça da cobra é amarela e preta ou se é vermelha e preta. A cabeça da coral é amarela e preta e seu focinho é curto. Já na cabeça da serpente escarlate predomina a cor vermelha e seu focinho é um pouco alongado.

  4. 4

    Decore algumas rimas para se lembrar das diferenças entre as cobras. Os habitantes das regiões onde vivem essas cobras criaram esses recursos mnemônicos que auxiliam a distinguir uma da outra:

    • Se amarelo e vermelho são vizinhos, saia de fininho. Preto e vermelho lado a lado, o animal é sossegado.
    • Se amarelo e vermelho são consortes, cuidado com a morte. Se vermelho e preto são parentes, o veneno está ausente.
    • Vermelho toca o amarelo, a morte usa seu cutelo. Se preto e vermelho estão ligados, o coração está relaxado.
    • Se amarelo e vermelho são amantes, você está morto em um instante. Se preto e vermelho são chegados, pode ficar aliviado.
    • Se vermelho e amarelo estão juntinhos, a morte chega de mansinho. Preto perto do vermelho, manso como um coelho.

  5. 5

    Lembre-se: as dicas neste artigo só são seguramente aplicadas para as cobras corais nativas da América do Norte: Micrurus fulvius (cobra coral Ocidental ou comum), Micrurus tener (cobra coral do Texas) e Micruroides euryxanthus (cobra coral do Arizona), encontradas no sul e oeste dos EUA.

    • Infelizmente, em outros lugares do mundo, o padrão de cores de cada espécie pode ser bem diferente e não se pode inferir com segurança se uma espécie é ou não peçonhenta seguindo as instruções deste artigo.
    • Isso significa que os recursos mnemônicos deste artigo podem não ser eficazes para diferenciar a cobra coral verdadeira da falsa em outros lugares do mundo.

    Publicidade

  1. 1

    Tenha cautela ao se aproximar de troncos secos e ao andar em áreas com muitas folhas secas. Tanto a coral verdadeira quanto a falsa passam as horas da manhã e da tarde abrigadas em troncos ou sob folhas secas. Também é possível encontrá-las em grutas e em fendas de pedra. Tenha muito cuidado ao suspender do chão um tronco ou uma pedra ou ao entrar em cavernas e grutas.[2]

  2. 2

    A serpente escarlate sobe em árvores. Se você vir uma cobra com desenhos de anéis coloridos na pele a escalar uma árvore, ela é provavelmente uma falsa cobra coral. As corais verdadeiras sobem em árvores apenas muito raramente. Ainda assim, convém manter a distância e analisar o padrão da pele para ter certeza de que o animal não é uma cobra coral.

  3. 3

    Observe a postura defensiva do animal. Quando uma coral se sente ameaçada, ela balança a cauda e a cabeça para frente e para trás, numa tentativa de confundir seus predadores. E as serpentes escarlates, por sua vez, não se defendem dessa maneira. Se você vir uma cobra sacudindo a cabeça e a cauda de forma estranha, provavelmente se trata de uma coral. Afaste-se imediatamente.[3]

    • Cobras corais são muito isoladas; avistá-las na natureza é extremamente raro. Elas só atacam quando se sentem extremamente ameaçadas, portanto, se você se vir uma cobra que se comporta do modo descrito acima, provavelmente terá tempo para fugir.
    • A serpente escarlate é uma cobra real — recebem esse nome as espécies de cobra que se alimentam de outras cobras, inclusive venenosas. Embora seja raro que demonstrem tal comportamento defensivo, elas podem sibilar e agitar a cauda (como faz uma cascavel).

  4. 4

    A cobra coral tem uma mordida peculiar. Para injetar o veneno, a cobra coral precisa fazer com que suas presas penetrem o máximo possível. Uma vez que as vítimas costumem se livrar da cobra antes que ela tenha tempo de injetar tanto veneno, casos de morte em decorrência da mordida de corais são bem raros. No entanto, sem tratamento, o veneno da cobra coral pode provocar ataques cardíacos e até a morte.[4]

    • A mordida da cobra coral não é tão dolorosa no início. No entanto, se algum veneno foi destilado na vítima, ela não tardará a apresentar alguns sintomas: fala enrolada, visão dupla e paralisia.[5]
    • Se você for picado por uma cobra, mantenha a calma, retire roupas apertadas e joias ou bijuterias e procure ajuda médica imediatamente.[6]

    Publicidade

Dicas

  • Um dos modos mais fáceis de se diferenciar a cobra coral verdadeira da falsa é fazendo a análise das cores dos anéis. Se você continuar com dúvidas, olhe para a cabeça da cobra: se ela for triangular, preta da ponta do nariz até os olhos e tiver apenas duas cores (e não três, como a escarlate), você está encrencado

.

Publicidade

Avisos

  • As cobras corais são muito venenosas. Mantenha distância delas.
  • Tenha cautela quando estiver trabalhando, caminhando ou descansando em áreas habitadas por cobras.
  • Apesar de não serem peçonhentas, a mordida das serpentes escarlates é bem dolorosa.
  • As instruções deste artigo não funcionam para todas as cobras corais. O desenho da pele da Micrurus frontali, por exemplo, tem este padrão: vermelho, preto, amarelo, preto, amarelo, preto, vermelho. Nesse exemplo, o anel vermelho é vizinho do preto; no entanto, a cobra é peçonhenta. Geralmente, uma pessoa fica paralisada cinco minutos após receber o veneno da cobra coral e morre após uma hora.

Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 339 768 vezes.

Como saber se a coral é verdadeira ou falsa?

As cobras corais-verdadeiras possuem a dentição responsável por inocular seu veneno na parte da frente de sua boca, assim, é mais facilmente acessível. Por outro lado, as falsas-corais apresentam esses dentes na parte de trás da boca, dessa forma, é mais difícil para que a cobra consiga injetar seu veneno no alvo.

Qual a diferença entre a cobra coral venenosa e a não venenosa?

A cauda da coral venenosa só possui anéis pretos e amarelos, sem vermelho. Já nas serpentes escarlates, que não são peçonhentas, o mesmo padrão se repete no corpo todo. Analise as cores e forma da cabeça da cobra. Observe se a cabeça da cobra é amarela e preta ou se é vermelha e preta.

Qual é a coral verdadeira?

A coral verdadeira tem um corpo com cores como vermelho, laranja, amarelo e branco que entram em contraste com anéis mais escuros em tons como preto e castanho-escuro. Sua cabeça tem um formato oval e possui olhos pequenos e pretos, cauda curta e roliça e escamas grandes.

Qual é a coral venenosa?

Entre as cobras peçonhentas, ou seja, que injetam veneno, estão as corais-verdadeiras, que são conhecidas por apresentar um veneno extremamente forte. A cobra coral destaca-se pela coloração bastante característica, formada por anéis pretos, vermelhos, brancos e amarelos.

Toplist

Última postagem

Tag