Qual a diferença da vacina nacional e importada

As vacinas nacionais são de compra livre, ou seja, qualquer pessoa (mesmo sem ser médico veterinário) pode comprar e aplicar no seu cãozinho. foto: Divulgação

Existe sempre esta dúvida pelo tutor na hora de vacinar seu cãozinho, afinal a vacina nacional custa menos que a importada aplicada pelos profissionais médicos veterinários, e muitas vezes o orçamento anda curto para investir um valor maior, e dizem que ambas são a mesma coisa.

Mas saiba que existem sim grandes diferenças em relação as vacinas.

Não vamos debater fabricação de ambas pois o assunto é muito técnico, vamos explicar a parte principal que é conservação e aplicação.

As vacinas nacionais são de compra livre, ou seja, qualquer pessoa (mesmo sem ser médico veterinário) pode comprar e aplicar no seu cãozinho, isso é péssimo para a qualidade da vacina pois por serem produtos biológicos precisam ficar devidamente conservados em geladeira própria com temperatura de 2 a 8 graus; senão perdem efeito.

Além disso, não se pode ter outros produtos na geladeira para não “contaminar” a vacina e a geladeira não pode ser aberta e fechada constantemente pois isso modifica a temperatura interna. Consultórios, Clínicas e Hospitais Veterinários tem uma geladeira própria apenas para as vacinas, termômetros próprios, relatórios de observação da temperatura interna, produtos que mantem a temperatura correta no interior da geladeira caso haja alguma queda de energia, e vários outros cuidados (aprendemos isso na faculdade de medicina veterinária).

A casa de ração tem? Outro ponto chave é a distribuição, as vacinas importadas obrigatoriamente saem das fábricas para as distribuidoras com esse mesmo controle de temperatura além de registro rigoroso de cada lote, chegam nas distribuidoras que também obrigatoriamente tem que seguir esse controle e chegam nos estabelecimentos de saúde médica veterinária com garantia deste controle. Caso algum lote não mantenha seu aspecto correto é devolvido à fabrica. As vacinas nacionais mantêm esse controle? Sabe se que a mão de obra que encarece um produto, e é necessário muita mão de obra para garantir a qualidade da vacina importada.

Outro fator importante para não dizer o mais importante é que as vacinas importadas são aplicadas por médicos veterinários que carimbam e assinam a vacinação, ou seja, eles atestam que o animal estava saudável e apto para a vacina significando que a vacina fará o efeito desejável. Tanto que na hora da administração da vacina é feito perguntas para saber se o animal está bem, realizado aferição de temperatura, olha-se mucosas, pele, vê se estado de hidratação e outros detalhes que apenas o médico veterinário saberá identificar se seu animalzinho possui alguma doença incubada ou não.

E vacinar peludo doente é deixa-lo mais doente ainda e levá-lo a um possível óbito. Outro fator é o local da aplicação da vacina, o médico veterinário tem conhecimento para saber o local da aplicação da vacina que será melhor absorvida sem causar reações ou incomodo ao animal.

Vacina não é chegar e simplesmente aplicar que seu peludo não desenvolverá as terríveis doenças parvovirose, cinomose, leptospirose, etc, etc.  Para uma garantia maior de eficácia invista um pouco mais e proteja melhor seu peludo. Afinal o custo da vacina é infinitamente menor que o tratamento da doença que a aplicação pode causar.

Por Patricia Ribeiro de Oliveira, médica veterinária da Climev Laranjeiras

Eu resolvi escrever este artigo pois acredito que seja um assunto que acaba gerando muitas dúvidas em muitos tutores de cães e gatos. Pois eu sei que muitos pensam que a vacina importada é apenas uma estratégia para indústria conseguir arrancar mais dinheiro das pessoas já que a vacina nacional é mais barata.

Vacina nacional ou importada ?

No entanto você pode fazer uma simples experiência, basta conversar com vários Veterinários clínicos de sua região que eles vão imediatamente falar para vocês que a grande maioria dos animais que chegam em sua clínica com cinomose e parvovirose se tratam de animais não vacinados.

Caso você tenha interesse em aprender mais sobre as doenças que a vacina polivalente protege eu vou deixar aqui um dos meus vídeos no youtube em que falo sobre este assunto.

Diferenças da vacina nacional para vacina importada

Cepas

Em relação as cepas das vacinas não vão ter diferença pois são as mesmas ( cepas neste caso para quem não sabe são os antígenos das bactérias e vírus que são utilizadas estimular o sistema imune).

Nas vacinas vamos ter antígenos

Regulamentação nacional

Quanto a regulamentação nacional também não vai ter diferença, pois ambas são reguladas pelo governo federal é podem ser comercializadas.

Qualidade

A vacina importada possui uma qualidade maior que a nacional pois se trata de vacinas que são desenvolvidas em laboratórios de renome que utilizam tecnologias superiores na sua produção. Pois este laboratórios conseguem fazer adjuvantes superiores que vão potencializar a resposta imune.

Vacina importada possui mais qualidade

Uso por veterinários

As vacinas importadas também são utilizadas por médicos veterinários, o que traz uma tranquilidade maior pois vão ser aplicadas da maneira correta, vão ser armazenadas de maneira da correta, além do tutor ganhar um cartão de vacina com o carimbo e assinatura do veterinário. Caso também o animal manifestar alguma reação vacinal o que pode acontecer, você pode retornar ao veterinário para receber uma orientação sobre o problema.

Vacinas aplicadas por veterinários são mais seguras

Então quer dizer que a vacina nacional não protege ?

Nada disso ela pode proteger sim. No entanto um grande problema que acaba prejudicando a eficácia das vacinas nacionais além de ter uma qualidade inferior se deve ao fato de ser uma vacina comercializada em diversos lugares que não passam por uma fiscalização adequada o que acaba colocando em cheque se essa vacina realmente esta sendo armazenada de forma adequada.

Pois em muitas lojas que essas vacinas são comercializadas, muitas vezes não são apenas as vacinas que vão estar nesta geladeira, vão ter outros produtos, além das possibilidade funcionários guardarem alimentos e bebidas. Então essa geladeira vai ser abera com uma maior frequência o que pode acabar influenciando na temperatura desta vacina, além disso em alguns casos estes estabelecimentos desligam todos os equipamentos durante a noite.

Além disso também existe o problema da aplicação pois muitas pessoas que aplicam essas vacinas não são veterinários. Assim também como acontece da própria pessoa comprar para levar ela para casa e aplicar no seu animal em sacos plásticos com gelo que pode acabar tendo uma diferença de temperatura e inativar o composto da vacina, fazendo assim com que a vacina não tenha o efeito desejado.

Animais doentes podem ser vacinados ?

Não. Por isso é importante também que o cão seja levado para um médico veterinário vacinar. Pois se o animal já estiver doente então a vacina não vai resolver é além disso pode nem surtir efeito.

Por isso que na clinica o veterinário antes de vacinar ele busca avaliar se o animal está bem de saúde como por exemplo se o animal esta comendo, está bebendo água, se esta urinando direitinho, na dúvida aferem a tempetura. Pois se não estiver bem nem adianta vacina que a vacina não vai surtir efeito.

Por quê a vacina importada é mais cara que a nacional ?

  • Ela é mais cara porque tem mais impostos,
  • Vai ser aplicada por uma mão de obra qualificada no caso o veterinário,
  • Foi produzida por laboratórios de renome,
  • O animal vai ser avaliado pelo veterinário antes da aplicação
  • Vai gerar um documento que se trata do cartão de vacinal carimbado pelo veterinário que é muito importante para o tutor ter, pois se precisar viajar para algum lugar vai ter que ter o cartão em dia.

Agora realmente muitas pessoas acabam utilizando a vacina nacional no seu animal, principalmente pessoas que possuem dificuldades financeiras que as impedem de comprar uma vacina importada, então acabam sim utilizando a vacina nacional.

Se você gostou deste vídeo eu vou deixar um link aqui abaixo de um vídeo aonde falo sobre este assunto para você tirar outras conclusões.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Qual a melhor vacina para cães nacional ou importada?

As vacinas importadas são comprovadamente melhores que as nacionais sendo verificado através de inúmeros relatos clínicos e práticos.

Tem problema dar vacina importada e depois nacional?

Apesar do que alguns sites propagam, o fato da vacina ser nacional não implica diretamente no fato de ela ter menor eficácia. Os fatores que influenciam na eficácia da vacina são, principalmente, o armazenamento, o transporte e a conservação dela.

Qual a diferença entre a V10 nacional e importada?

Ainda, a diferença é que a nacional previne 4 tipos de doenças e a importada 10 tipos de doenças. Mas, outras pessoas ainda dizem que o mais importante é o armazenamento. Por isso, deve-se verificar no pet shop se a vacina foi mesmo armazenada na geladeira etc.

Qual a melhor vacina para cães filhotes?

As principais vacinas para cachorro filhote, consideradas obrigatórias, são: V6, V8, V10 e antirrábica..
V6, V8 ou V10 - A primeira dose é aplicada de 6 a 8 semanas de vida. O veterinário dirá qual é a mais indicada para seu cachorro. ... .
Antirrábica – Deve ser aplicada com 24 semanas de vida e possui apenas uma dose..

Toplist

Última postagem

Tag