Qual a diferença de descriminar e discriminar

Discriminar ≠ descriminar

Discriminar... acto de segregar, isto é, como em «discriminação racial», etc.? Ou ato de descaracterizar uma situação de crime? Fico confuso ainda na aplicação correcta.

Lúcio Brasil 156K

Discriminar (do latim discriminare) significa distinguir, separar, diferenciar, segregar. Segregação racial = discriminação racial.

Descriminar (des + criminar – verbo sinónimo de incriminar) significa tirar a culpa a outrem, declarar inocente, absolver.

Cf. Descriminar vs. discriminar

Os conteúdos disponibilizados neste sítio estão licenciados pela Creative Commons.

Assim são as palavras parônimas: semelhantes, na escrita e na pronúncia, mas distintas em seus significados.

“Descriminar” e “discriminar” são exemplos dessa relação. Enquanto “descriminar”, escrito com “e”, é sinônimo de “descriminalizar”, “discriminar” é sinônimo de “distinguir”, “classificar por algum critério” – e discriminações, com “i”, de características pessoais, por exemplo, são crimes.

Se a diferença for difícil de ser aprendida lembrando-se apenas de que o prefixo latino DES – remete à oposição (portanto, “descriminar” é o oposto de “criminar”, de “imputar culpa a”), relacione as primeiras sílabas dos sinônimos dessas duas palavras:

DES

DEScriminar = DEScriminalizar = DESculpar

DIS

DIScriminar = DIStinguir = DIScernir

Se mesmo assim a dúvida quanto ao uso de uma ou de outra palavra persistir e não houver como consultar um dicionário manual ou online, troque-as por outra, diferente, cujo sentido seja parecido. Na maioria das vezes temos essa opção.

Descriminar ou discriminar: quando usar cada um?

Uma dúvida muito comum nas palavras em português é sobre o correto uso de “e” e “i” em algumas palavras que apresentam sonoridade parecida. Esse é o caso das palavras “descriminar” e “discriminar”.

Quer saber mais sobre elas, seus significados e quando usar cada uma? Então continue lendo o post!

Diferença entre “discriminar” e “descriminar”

“Discriminar” e “descriminar” são ambos verbos que existem na língua portuguesa e estão corretos. Entretanto, apresentam significados diferentes e precisam ser utilizados nas situações adequadas.

Significado de “descriminar”

O verbo “descriminar” diz respeito à retirada do crime, inocentando alguém ou alguma ação. É um sinônimo de absolver, inocentar, se referindo ao ato de descriminalização.

A palavra é formada pela junção de um prefixo (des) ao verbo (criminar). Esse prefixo é responsável pelo significado de separação, de sentido contrário. Ou seja, des + criminar é o contrário de imputar crime a algo ou alguém.

Exemplo do uso de “descriminar”

Alguns exemplos do uso do verbo descriminar e suas variações:

CADASTRE-SE E GARANTA O STOODI AGORA!

Acesse gratuitamente por 14 DIAS mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

  • O congresso discute se deve ou não descriminar o uso e venda de drogas;
  • Nosso país se encontra atrasado ao não descriminar o aborto como o resto do mundo;
  • Você acha correta a descriminação de roubo feita pelo juiz?

Significado de “discriminar”

Já o verbo “discriminar” possui um sentido completamente diferente. Faz referência ao ato de diferenciar, distinguir, estabelecer diferenças. Além disso, há também o sentido mais amplo de segregação, marginalização, baseando-se na mesma ideia de diferenciação.

Outro sentido também muito conhecido é o que se refere ao ato de especificar, listando ou relacionando. É muito utilizado, na primeira ideia, para se referir a preconceitos e discriminações, sejam elas raciais, religiosas, de orientação sexual, entre outros.

Exemplo do uso de “discriminar”

  • Uma sociedade atrasada tende a discriminar a variedade de orientações sexuais;
  • Você precisa discriminar as compras que fez na nota fiscal;
  • Quando as pessoas discriminam grupos marginalizados, estão agindo com preconceito.

Agora que você já sabe como usar corretamente os verbos “discriminar” e “descriminar”, continue lendo outros artigos no Blog do Stoodi! Confira também nossa base de exercícios de gramática!

Qual é a diferença de descriminação e discriminação?

Descriminar” é sinônimo de “descriminalizar” e “absolver”. “Discriminar” é sinônimo de “discernir” e “separar”.

Quando usar a palavra discriminar?

É mais usada no meio jurídico. Discriminar significa distinguir, separar, diferenciar, especificar. Isso pode ser feito com ou sem preconceito. Quando há preconceito, o sentido é de segregação.

Qual é o sinônimo de discriminar?

1 distinguir, diferenciar, diferençar, discernir. Segregar: 2 apartar, afastar, isolar, marginalizar, segregar, separar.

O que é discriminar as pessoas?

Discriminação: a discriminação significa "fazer uma distinção, diferenciação" que pode ter sua origem no preconceito e se refere a tratar alguém ou um grupo de pessoas de uma forma diferente, por motivos preconceituosos.

Toplist

Última postagem

Tag