Qual a diferença entre água e óleo?

If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se você está atrás de um filtro da Web, certifique-se que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Água! Essa molécula preciosa! Embora essencial à vida, ficamos à mercê das forças que regem suas atividades em nosso planeta.  Em toda parte fala-se dela por excesso ou escassez... Somente em momentos como estes de chuvas torrenciais  é que lembramos o seu poder de destruição  quando lagos, oceanos e rios ultrapassam suas margens e leitos arrastando tudo em seu caminho. Água que provoca mortes, também é a razão da forma de vida como a conhecemos na Terra, pois nenhum organismo permanece biologicamente ativo sem ela.  Mas a maioria da água de nosso ambiente não é mais da molécula pura, pois, na atmosfera está misturada a outros gases, na água do mar e nas fontes  potáveis  a alguns minerais. Isso se dá porque a água dissolve muitas substâncias, sendo assim considerada solvente universal.

 A importância dessa molécula e a sua universalidade como solvente causam alguns equívocos em relação ao seu uso na aromaterapia. Por exemplo, uma das formas mais populares de uso da aromaterapia, além da massagem, é seu uso em banhos. Em massagem, normalmente, estamos diluindo óleo essencial em óleo vegetal. Como semelhante dissolve semelhante essa mistura se torna homogênea. Um óleo essencial é lipossolúvel, mas só, levemente hidrossolúvel. Isto é, a água não é uma substância capaz de dissolver completamente o óleo essencial, e assim, formar uma mistura homogênea. Vamos esclarecer alguns pontos para justificar este fato:

Água e óleo se misturam?
A resposta mais frequente a essa pergunta é da impossibilidade da mistura decorrente da maior afinidade das moléculas da água entre si, pois, ocorre pela polarização elétrica dessas moléculas que tem do lado do oxigênio a polaridade  negativa e dos hidrogênios  positiva. Já as moléculas de óleo são de caráter neutro (apolar). Isso faz com que as moléculas de água
se atraiam e se agrupem, enquanto mantém  afastadas as moléculas de óleo.

Qual a diferença de óleo essencial para o  óleo vegetal?
Basicamente, os lipídios são as  biomoléculas que formam as gorduras que estão distribuídas em todos os tecidos,  principalmente nas membranas celulares. Na  forma líquida um óleo vegetal, geralmente resulta da espremedura de grãos e sementes  oleaginosas  como  girassol,  amêndoas, germe de trigo, gergelim, argan, etc.  Essas moléculas são fracamente solúveis em água (solvente polar) e altamente solúveis em solventes orgânicos (geralmente apolares).

Os chamados óleos essenciais utilizados em aromaterapia resultam da destilação das plantas aromáticas por arraste a vapor d’água que produz a separação do material volátil das plantas da água utilizada em seu processamento. O termo “óleo essencial” é empregado para esses tipos de líquidos oleosos que se formam. Por conseguinte, para  o preparo de banhos aromáticos  é recomendável  fazer algum tipo de diluição do óleo essencial antes de adicioná-los a água para obter uma solução adequada para banhos. Uma solução é quando podemos formar um sistema homogêneo, não visível a olho nu. Para tanto, podemos diluir óleos essenciais em uma colher de sopa de  mel, álcool ou sabonete neutro sem fragrância antes de aplicá-lo a água, assim teremos um banho aromático perfeito e bem diluído.

Diferença entre óleo na água e água na emulsão de óleo

Autor: Christy White

Data De Criação: 12 Poderia 2021

Data De Atualização: 18 Outubro 2022

Diferença entre óleo na água e água na emulsão de óleo - Ciência

Contente

  • O que é óleo em emulsão de água?
  • O que é água em emulsão de óleo?
  • Qual é a diferença entre óleo na água e água na emulsão de óleo?
  • Resumo - Óleo em Água vs Água em Emulsão de Óleo

o diferença chave entre óleo em água e água em emulsão de óleo é que as emulsões de óleo em água têm gotículas de óleo suspensas em água, enquanto as emulsões de água em óleo têm gotículas de água suspensas em óleo. Outra diferença principal entre a emulsão de óleo em água e água em óleo é que para atingir a estabilidade das emulsões de água em óleo, são necessários dois ou mais emulsificantes, mas para alcançar a estabilidade das emulsões de óleo em água, é necessário apenas um emulsionante.

Uma emulsão é uma mistura de duas ou mais substâncias que geralmente são imiscíveis. É uma forma de colóide. A diferença entre as emulsões e outras formas de coloides é que as fases dispersas e contínuas da emulsão são essencialmente líquidas. Além da diferença chave acima, outra diferença importante entre as emulsões de óleo em água e água em óleo é que as emulsões de óleo em água são úteis na produção de produtos à base de água, enquanto as emulsões de água em óleo são úteis na produção de produtos na indústria farmacêutica.

1. Visão geral e diferença chave
2. O que é óleo em emulsão de água
3. O que é água em emulsão de óleo
4. Comparação lado a lado - óleo em água vs água em emulsão de óleo na forma tabular
5. Resumo

Emulsões de óleo em água são sistemas coloidais que possuem gotículas de óleo dispersas pela água. Portanto, a água atua como a fase contínua desse colóide, enquanto o óleo é a fase dispersa. O óleo não se mistura com a água em condições normais. Mas com a mistura adequada e o uso de agentes estabilizadores, podemos obter a emulsão de óleo em água. A eficácia deste sistema aumenta com um tamanho pequeno de gotículas de óleo dispersas. Aumenta a biodisponibilidade de produtos farmacêuticos e também aumenta a vida útil de alimentos e bebidas.

Além disso, a natureza química das emulsões de óleo em água a torna muito importante na produção de produtos farmacêuticos à base de água. Os fabricantes usam essas emulsões para a produção de cremes e outros hidratantes oleosos. Além disso, todas as emulsões requerem um emulsificante para estabilizar a emulsão. Normalmente, as emulsões de óleo em água requerem mais de um emulsificante. Alguns exemplos de tais emulsificantes incluem polissorbato, laurato de sorbitano e álcool cetearílico.

O que é água em emulsão de óleo?

Emulsões de água em óleo são sistemas coloidais com gotículas de água dispersas por todo o óleo. Portanto, o óleo atua como a fase contínua desse colóide, enquanto a água é a fase dispersa. O óleo não se mistura com a água em condições normais. Mas com a mistura adequada e usando agentes estabilizadores, podemos obter a emulsão de óleo em água. A eficácia deste sistema aumenta com um tamanho pequeno de gotículas de óleo dispersas. Aumenta a biodisponibilidade de produtos farmacêuticos e também aumenta a vida útil de alimentos e bebidas.

Além disso, a natureza química das emulsões de água em óleo a torna muito importante na produção de produtos farmacêuticos à base de óleo. Ex: protetor solar e maquiagem. Tem uma natureza suave e, portanto, tem a capacidade de deixar nossa pele intacta. Isso o torna útil para o tratamento de peles secas e sensíveis. Ao contrário das emulsões de óleo em água, essas emulsões requerem apenas um emulsificante. Ex: estearato de sorbitano, lecitina, álcoois de lanolina / lanolina e monooleato de glicerila.

Qual é a diferença entre óleo na água e água na emulsão de óleo?

Emulsões de óleo em água são sistemas coloidais que possuem gotículas de óleo dispersas pela água. Emulsões de água em óleo são sistemas coloidais com gotículas de água dispersas por todo o óleo. Da mesma forma, a fase dispersa das emulsões de água em óleo é água, enquanto a fase dispersa das emulsões de óleo em água é óleo. Além disso, a fase contínua de emulsões de água em óleo é óleo, enquanto a fase contínua de emulsões de óleo em água é água.

Para alcançar a estabilidade das emulsões de água em óleo, são necessários dois ou mais emulsificantes. No entanto, para atingir a estabilidade das emulsões de óleo em água, é necessário apenas um emulsificante. E, os emulsionantes comuns úteis na formação de emulsões de água em óleo são Polissorbato, laurato de sorbitano e álcool cetearílico. Estearato de sorbitano, lecitina, álcoois de lanolina / lanolina e monooleato de glicerila são os emulsificantes comuns úteis na formação de emulsões de óleo em água. Emulsões de água em óleo são úteis para a produção de produtos à base de óleo, como cremes e outros hidratantes oleosos. Emulsões de óleo em água são úteis na produção de produtos à base de água, como protetor solar e maquiagem.

Resumo - Óleo em Água vs Água em Emulsão de Óleo

As emulsões água em óleo e óleo em água são importantes ingredientes da indústria farmacêutica, para a produção de diversos cremes e pomadas para aplicações tópicas. A diferença entre óleo em água e água em emulsão de óleo é que as emulsões de óleo em água têm gotículas de óleo suspensas em água, enquanto as emulsões de água em óleo têm gotículas de água suspensas em óleo.

Qual a diferença entre a água e o óleo?

A água é uma molécula polar feita de dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. Os óleos são moléculas apolares e orgânicas, que quando entram em contato com a água preferem ficar juntas e não se dissolver.

Por que que a água e o óleo não se?

OS OPOSTOS NÃO SE ATRAEM Ela sugere que a água é polar e o óleo é apolar e, dessa forma, por apresentarem essa diferença de polaridade, eles não se misturam. É fato que substâncias apolares e polares se dissolvem melhor entre si, mas essa não é uma regra generalizada.

Que mistura e água e óleo?

Exemplos de misturas heterogêneas: água e óleo, granito. A água e o óleo não se misturam, sendo assim, é um sistema que apresenta duas fases e cada uma é composta por uma substância diferente.

Por que o óleo flutua sobre a água?

O óleo, por exemplo, “flutua” em cima da água, porque é mais leve, menos pesado, menos denso que a água. Claro, o óleo tem outra propriedade que é o fato de ele não se misturar com a água… Já o mel é mais denso, mais pesado que a água, por isso ele fica no fundo do copo.

Toplist

Última postagem

Tag