Qual a importância das curvas de indiferença para o consumidor?

Página 1 de 50 - Cerca de 500 ensaios

  • Consumidor

    1944 palavras | 8 páginas

    APRESENTAÇÃO A Teoria do Consumidor trata fundamentalmente da teoria da escolha individual. Assim, o que veremos aqui é uma teoria da escolha individual, que envolve assuntos como a forma racional de consumo, preferência do consumidor e as curvas de indiferença. A Teoria do Consumidor é sustentada por hipóteses de racionalidade, que é dividida em três partes: preferências, restrições e escolhas. O objeto básico da teoria do consumidor é o comportamento do consumidor individual. Sendo o consumidor visto como uma unidade de consumo ou gasto, portadora de certo orçamento. Existe uma hipótese básica de que os indivíduos distribuem de forma racional a totalidade de suas despesas, buscando obter o máximo de satisfação dentro das limitações de orçamentos. A Teoria do Consumidor, ele calcula deliberadamente, escolhe conscientemente e maximiza a sua satisfação ou utilidade do bem/serviço adquirido. Pontos abordados pela teoria: comportamento do consumidor, preferência do consumidor, restrições orçamentárias, curva de indiferença e demanda de mercado. A teoria parte de algumas premissas básicas, tais como: - Integralidade – todo consumidor tem a capacidade de ordenar suas preferências; - Transitividade – existe Consistência na capacidade de ordenar as preferências; - Monotonicidade – mais de um bem é melhor que menos. Existem duas abordagens da Teoria do Consumidor: - Abordagem Cardinal – procura analisar o comportamento do consumidor, partindo da

  • Estudante

    2139 palavras | 9 páginas

    contratuais voluntários entre os agentes econômicos e a menor intervenção possível do governo. Aborda o conceito filosófico de individualismo com visão racionalista da economia. Para eles, pela complexidade e infinitos fatores que influenciam as decisãoes econômicas, deve-se estudar os fundamentos que regem as ações e comportamentos humanos, ver o que está por trás do fator de escolha humana. Daí vieram os axiomas, cuja definição afirma que o homem quer sempre aumentar o conforto e…

  • Lista de exercícios microeconomia

    2126 palavras | 9 páginas

    LISTA DE EXERCÍCIOS DE MICROECONOMIA 1) Explique porque a curva de oferta tem a forma ascendente e a curva de demanda descendente? A curva de oferta tem a forma ascendente porque quanto mais elevado for o preço do bem, maior será a quantidade que os produtores querem produzir e vender no mecado. Já a curva de demanda tem a forma descendente porque quanto mais elevados os preços forem, menor é a quantidade de pessoas dispostas a comprar. 2) Cite e explique razões e motivos…

  • Macroeconomia - Teoria do Consumidor

    1547 palavras | 7 páginas

    importante deste meio, possui fácil compartilhamento, contador de visualizações e seção de comentários. É fato que ele está assumindo algumas das responsabilidades que a mídia impressa já teve um dia, e esse passo é um grande fator na nossa mudança de hábitos. Esse site tem se tornado cada dia mais popular e cada dia recebe mais visitas de pessoas entre todas as idades com diversos interesses. A importância de criar um vídeo está na facilidade em se promover através dele e de poder…

  • Comportamento do consumidor

    1489 palavras | 6 páginas

    Duas aplicações que ilustram a importância da teoria econômica do comportamento do consumidor: Biscoitos Apple-Cinnamon-Cheeerios Programa de Tíquetes de Alimentação A General Mills teve que determinar o preço dos Biscoitos Apple-Cinnamon-Cheeerios antes de colocá-los no mercado. Quando o programa de tíquetes de alimentação foi instituído no início dos anos 60, os formuladores do programa tiveram que determinar se os tíquetes realmente proporcionariam mais alimentos aos…

  • Consumo de vesturaio

    9374 palavras | 38 páginas

    heterogeneidade, pois pode ser divida por mercado consumidor dentro de classes de renda, sexo, idade entre outros. Considerando a importância do comportamento desse mercado, este estudo tem como objetivo apresentar um diagnóstico do mercado de vestuário de Telêmaco Borba, pretende-se verificar como o mercado Telêmacoborbense, está atendendo as demandas apresentadas, pelas diferentes camadas sociais dessa cidade, no que diz respeito a vestuário, seja ela feminina, masculina, adolescente,…

  • paulo justino alexandre

    4169 palavras | 17 páginas

    Objectivos 2 Objectivos Gerais 2 Objectivos Específicos 2 Metodologia 2 Conceito da teoria do Consumidor 3 Definição de demanda 3 Tipos de consumo 3 A teoria da preferência e da escolha do consumidor 5 Conceitos de utilidade total e utilidade marginal 7 Distinção entre Utilidade Total e Utilidade Marginal 8 Teoria do valor 8 Curva de Indiferença 9 História curva da Indiferença 10 Características básicas da curva de indiferença 10 Restrição orçamentária 11 Equilíbrio do…

  • Microeconomia

    2017 palavras | 9 páginas

    Consumidor 1.1 - Restrição Orçamentária 1.2 - Preferências 1.3 - Utilidade e Escolha 1.4 - Preferência Revelada 2. Demanda Individual 2.1 - Demanda Individual 2.2 - A Equação de Slutsky 2.3 - Efeito-substituição de Hicks 2.4 - Excedente do Consumidor 2.5 - Variação Compensatória e Equivalente da Renda 3. Restrição orçamentária: a curva de oferta de trabalho 4. Escolha Intertemporal 5. Teoria da Firma 5.1 - Teoria da Produção 5.2 - Teoria de Custos Programa Bibliografia Básica:…

  • Contabeis

    3777 palavras | 16 páginas

    aulasparticularesiesde.com.br Wanderley Gonçalves Pós-graduado em Administração de Empresas pela Universidade São Judas Tadeu (USJT/SP). Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Professor emérito dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID/SP). Diretor do curso de Ciências Contábeis e coordenador dos cursos tecnológicos da área de comércio e gestão…

  • Teoria do consumidor

    2839 palavras | 12 páginas

    1 INTRODUÇÃO A Teoria do Consumidor trata fundamentalmente da teoria da escolha individual. Assim, o que veremos aqui é uma teoria da escolha individual, que envolve assuntos como a forma racional de consumo, preferência do consumidor e as curvas de indiferença. A Teoria do Consumidor é sustentada por hipóteses de racionalidade, que é dividida em três partes: preferências, restrições e escolhas. 2 RESUMO DA TEORIA DO CONSUMIDOR O objeto básico da teoria do…

Qual o significado da Teoria do consumidor e qual a importância das curvas de indiferença para o consumidor?

Como mencionado, a curva de indiferença é um método gráfico utilizado para determinar as combinações de bens em que o consumidor é indiferente entre qualquer uma delas. Ou seja, o consumidor não tem preferência entre uma combinação ou outra, já que cada uma proporciona o mesmo nível de satisfação.

O que mostra o equilíbrio do consumidor?

O equilíbrio do consumidor corresponde à situação em que este maximiza a sua utilidade, ou seja, em que dispõe do conjunto de bens que, de acordo com o rendimento e os preços, melhor satisfaz as suas necessidades.

Quais as propriedades das curvas de indiferenças?

As curvas de indiferença são convexas em relação à origem. substituição, e esta, normalmente, depende da quantidade consumida dos bens. possuem em abundância por bens que possuem em menor quantidade, as curvas de indiferença são normalmente convexas em relação à origem.

Quais os tipos de curva de indiferença?

Tipos de curvas de indiferença.
Reta orçamentária..
Curvas de indiferença e taxa marginal de substituição..
Ponto ótimo na reta orçamentária..
Tipos de curvas de indiferença..
Decisões dentro de uma restrição orçamentária..

Qual a relação entre uma função de utilidade e as curvas de indiferença?

As curvas de indiferença são usadas para demonstrar como um consumidor faz sua escolha entre diferentes bens de acordo com a utilidade que os atribui. O consumidor pode atribuir mais utilidade à sua escolha. Neste caso, as curvas de indiferença são mais afastadas da origem.

Toplist

Última postagem

Tag